A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A AÇÃO DO GESTOR ESCOLAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS-EJA MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES Curso Pós-Graduação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A AÇÃO DO GESTOR ESCOLAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS-EJA MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES Curso Pós-Graduação."— Transcrição da apresentação:

1 A AÇÃO DO GESTOR ESCOLAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS-EJA MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES Curso Pós-Graduação em Metodologias Inovadoras Aplicadas a Educação na especificidade Gestão do Trabalho Pedagógico

2 OBJETIVO Apresentar um relato de experiência de gestão educacional na promoção da formação continuada relacionado a metodologias mais adequadas para atender às necessidades dos alunos e professores da classe EJA. METODOLOGIA Pesquisa bilbiográfica Pesquisa de campo – do tipo relato de experiência - descritiva

3 A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade específica da Educação Básica que se propõe a atender a um público ao qual foi negado o direito à educação durante a infância e/ou adolescência seja pela oferta irregular de vagas, seja pelas inadequações do sistema de ensino ou pelas condições socioeconômicas desfavoráveis.

4 A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A política para a EJA deve ser repensada a fim de que se meça a possibilidade de integração total desse aluno à escola uma vez que para essa clientela, acessar estas políticas significa não somente servir- se dos benefícios e serviços que elas oferecem, mas oportunamente construí-las e desconstruí-las, coletivamente, utilizando, entendendo e definindo novos conceitos que partam da objetivação de suas idéias, da constatação de sua realidade e da concretização de seus direitos.

5 O PROFESSOR DE JOVENS E ADULTOS: desafios enfrentados Os professores têm de lidar constantemente com alunos que têm problemas emocionais e psicológicos adquiridos pela sua condição diante da sociedade e de si mesmos. Material didático utilizado, totalmente descontextualizado da realidade do aluno. Baixos salários; Escassa formação e habilitação na área Metodologias que não motivam o aluno

6 O PROFESSOR DE JOVENS E ADULTOS: desafios enfrentados Na Educação de Jovens e Adultos, ao contrário do ensino regular, diversas situações são encontradas: alunos que trabalham, de diferentes faixas etárias, com tempos diversificados de interrupção ou iniciação tardia nos estudos e professores “despreparados” para este público alvo. Parece que a principal preocupação por parte de alguns educadores é repassar conteúdos para um grupo, que é mais heterogêneo do que no ensino regular (em idade, conhecimentos, vivência, maturidade, motivação, disposição) (SOUZA, 2007, p. 3).

7 O PAPEL DO GESTOR NO INCENTIVO À FORMAÇÃO CONTINUADA DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS GESTOR – PARTICIPAÇÃO - um item imprescindível para o funcionamento da escola O sucesso da ação do gestão deve estar pautada em princípios: Melhorar a qualidade pedagógica do processo educacional das escolas; garantir ao currículo escolar maior sentido de realidade e atualidade; aumentar o profissionalismo dos professores; combater o isolamento físico, administrativo e profissional de toda a equipe escolar; motivar o apoio das às sua equipe de trabalho; desenvolver em comum objetivos da comunidade escolar (BARBOSA, 1994, p. 18)

8 O PAPEL DO GESTOR NO INCENTIVO À FORMAÇÃO CONTINUADA DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS Cabe ao gestor cuidar para a realização de programas de capacitação no trabalho, onde a formação continuada constitui-se um elemento importante na habilitação profissional. “o gestor pode crescer e aprender a ser um solucionador sistemático de problemas, capaz de identificá-los como desafios e tomar decisões de formas múltiplas e agir rapidamente para implementa-las” (BARBOSA, 1994, p. 86).

9 O PROFESSOR DE JOVENS E ADULTOS E A NECESSIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA “A sociedade espera dos professores um comprometimento com a formação de um educando capaz de assumir-se como ser social e histórico, transformador e criador “(NEVES; MATOS, 2004, p. 7). O professor de hoje não pode mais prender-se a um ensino convencional, onde ainda há, nessa prática, o preconceito contra a liberdade do aluno nas atividades escolares.

10 A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA COMUNITÁRIA SANTA TEREZINHA Estratégia de ação Planejamento – Porque queremos mudar Elaboração e encaminhamento de proposta de treinamento à uma Consultoria A organização e planejamento das ações pedagógicas Orientações para planejamento das aulas O treinamento

11 Aulas de matemática Conteúdos extraídos do dia-a-dia. Aulas de português Renovação os conteúdos adaptando-os à realidade do aluno. Jornal, mural, revistas, tema gerador Aulas de história, ciência e geografia Trabalhos em grupo em sala; Maquetes, dramatização, música, tudo feito em sala de aula, em grupos orientados pelos professores

12 Oficina e encerramento Aplicação do treinamento em sala de aula Avaliação das ações pedagógicas Número de alunos Abr/2006 a ago/2006 Out/Nov/ %12% Redução de 13% nas ausências às aulas DISCIPLINASSET/2006Nov/2006 Notas% alunos Notas% alunos Português7,2648,5 a 1072 Matemática6,3827 a 8,560,3 Ciências7 a 8608,5 a 985 História6,3828,5 a 972 Geografia7 a 8,5759 a 1085 Absenteísmo Notas dos alunos

13 CONSIDERAÇÕES FINAIS O treinamento do grupo de professores da EJA da escola aqui descrita, proporcionou um melhor preparo para aplicar as disciplinas em sala e, nesse ponto enfatiza-se a ação do gestor educacional ao promover condições para a formação continuada dos professores em questão, habilitando-os a um melhor desenvolvimento de suas aulas, motivando os alunos a participarem e a sentirem-se sujeitos ativos de seu processo-ensino-aprendizagem.

14 MUITO OBRIGADA!


Carregar ppt "A AÇÃO DO GESTOR ESCOLAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS-EJA MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES Curso Pós-Graduação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google