A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A IMPORTÂNCIA DO BIBLIOTECÁRIO NAS ESCOLAS PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTO –SMED/NH E. M. E. F. EUGÊNIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A IMPORTÂNCIA DO BIBLIOTECÁRIO NAS ESCOLAS PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTO –SMED/NH E. M. E. F. EUGÊNIO."— Transcrição da apresentação:

1 A IMPORTÂNCIA DO BIBLIOTECÁRIO NAS ESCOLAS PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTO –SMED/NH E. M. E. F. EUGÊNIO NELSON RITZEL NOVO HAMBURGO 2010 NOME: BIBLIOTECÁRIO VITOR DIAS

2 1 - E.M.E.F. EUGÊNIO NELSON RITZEL Histórico da Escola Montou-se, em 1986, provisoriamente, uma escola no centro comunitário, que passou a denominar-se Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Presidente Campos Salles – Anexo Núcleo Residencial Kephas (Bairro de Novo Hamburgo). Esta iniciou-se com aproximadamente 260 alunos, 5 salas (com chão de concreto), 11 professores e 3 funcionários. Construiu-se, no decorrer de 1986 – 1987, o “Escolão Eugênio Nelson Ritzel”, que é popularmente conhecido como o “Escolão do Kephas”. A inauguração ocorreu, com a presença de altas autoridades estaduais, em 05 de março de 1988, na administração municipal de Atalíbio Antonio Foscarini e Hélio Feltes. A denominação visa homenagear o idealizador do projeto Kephas, o Prefeito Eugênio Nelson Ritzel que administrava em 1978 a referida Prefeitura.

3 2 - DADOS ESTATÍSTICOS DO MUNICÍPIO DE NOVO HAMBURGO População de NH: Escolas municipais: 75 no total Bibliotecários Escolares: 10 no total Alunos da E. M. E. F. Eugênio Nelson Ritzel: 1200 alunos A escola Eugênio Nelson Ritzel atualmente contempla o ensino do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de 9 anos e da 5 ª à 6ª série do ensino Fundamental de 8 anos. Além disso, conta com a modalidade EJA do ensino Fundamental no noturno.

4 3 - LEI 12244/ UNIVERSALIZAÇÃO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES NO BRASIL Além de ter que construir 25 bibliotecas por dia, o Brasil terá que, pelo menos, formar oito vezes mais bibliotecários até Lei aprovada no fim de maio deste ano determina que toda escola precisará de um acervo administrado por especialista. Segundo o movimento Todos pela Educação, hoje existem 21,6 mil profissionais habilitados e 200 mil escolas de educação básica. Uma conta simples mostra um abismo de, pelo menos, 178,4 mil bibliotecários. Mas o número pode ser muito maior: poderá ser necessário haver mais de um bibliotecário por escola, e nem todo bibliotecário já habilitado trabalha em escolas. "Os sistemas de ensino do País deverão desenvolver esforços progressivos para que a universalização das bibliotecas escolares, nos termos previstos nesta Lei, seja efetivada num prazo máximo de dez anos, respeitada a profissão de Bibliotecário", diz a lei aprovada por Lula. Duas leis federais (Lei n° 4.084/062 e Lei n 9.674/98) determinam que só formados em Biblioteconomia podem trabalhar como bibliotecários. Os cursos de Biblioteconomia duram, em geral, 4 anos e são oferecidos pelas grandes universidades públicas do país. Fonte: GUIA DO ESTUDANTE. Disponível em:. Acesso em: 20 nov

5 4 – IMPORTÂNCIA DO BIBLIOTECÁRIO NAS ESCOLAS Bibliotecário visto como Educador - tem como principal tarefa realizar atividades que visem incentivar a leitura, além de orientar os alunos na utilização da Biblioteca. Interação Bibliotecário e Professores - O bibliotecário juntamente com professores deve realizar a tarefa de seleção de materiais atualizados e de grande valia no ensino-aprendizagem. Buscar Literatura Infanto-Juvenil que torne os alunos em leitores críticos, com capacidade de ampliar sua experiências e conhecimento. Na pesquisa escolar, o Bibliotecário precisa saber com antecedência do professor, o tema da pesquisa solicitada aos alunos, para ter condições de preparar os materiais para pesquisa. Pesquisa Escolar - O Bibliotecário deverá auxiliar os alunos na pesquisa escolar criando atitudes positivas com relação à utilização da informação e da Biblioteca. Além disso, o Bibliotecário deve ajudar aos alunos na familiarização com os materiais existentes na Biblioteca, sua localização e os meios existentes para recuperação da informação: catálogos, internet, sumários de livros, etc. ensinando os alunos a utilizar diferentes fontes de informações.

6 4 - IMPORTÂNCIA DO BIBLIOTECÁRIO NAS ESCOLAS Participação do Bibliotecário nas reuniões e projetos escolares - É fundamental a participação do Bibliotecário nas reuniões pedagógicas, administrativas e outras, para assim valorizar a Biblioteca e sua efetiva inserção na vida da Escola. Outrossim, ele deve participar de projetos que visem incentivar a leitura, através da organização, contribuição e empenho de eventos como: Feira do Livro, Feira Literária, Hora do Conto, Concursos de poesia e etc. Manifesto sobre a Biblioteca Escolar da UNESCO - “Sobre a atuação do Bibliotecário escolar, o Manifesto aponta para a necessidade do seu trabalho em conjunto com a administração e corpo docente a fim de integrar uma Política pedagógica de ensino entre as aulas e o uso da Biblioteca”. (SILVA, 2005). Processamento técnico, organização e circulação de materiais (livros, revista, gibis, DVD’s, etc.): Cabe ao bibliotecário a responsabilidade de organizar os materiais da Biblioteca, através da separação por formato, assunto e ordem de importância, visando sempre a adequação conforme os tipo de usuário. O processamento técnico deve ser conforme o aprendido na graduação, voltado ao público alvo. É importante salientar,que a utilização de um “sistema de gerenciamento de Bibliotecas “ torna-se indispensável para o registro, catalogação e circulação desses materiais. É de conhecimento geral, que atualmente temos diversos Softwares de “Gerenciamento de Bibliotecas” gratuitos ou livres, disponibilizados na Internet e de fácil acesso e manuseio. Além disso, é de suma importância, que o Bibliotecário utilize os materiais de apoio no processamento técnico como: CDD, CDU e AACR2 para assim tornar a Biblioteca Escolar conforme os padrões Biblioteconômicos.

7 4 - IMPORTÂNCIA DO BIBLIOTECÁRIO NAS ESCOLAS Marketing de Bibliotecas - Cabe ao Bibliotecário criar métodos convidativos para atrair os usuários para se tornarem usuários reais da Biblioteca, ou seja, aqueles que frequentam a Biblioteca constantemente. A criação de boletins informativos servem para divulgar os materiais adquiridos, os serviços e produtos oferecidos pela Biblioteca. As promoções e organizações de eventos e concursos Literários também possui papel fundamental na divulgação da Biblioteca. O Marketing pessoal é outra maneira que Bibliotecário tem de atrair o maior número de usuários para a Biblioteca. A simpatia, cordialidade, prestatividade e acolhimento são atributos dos quais o profissional pode se utilizar para quebrar de uma vez por todas a imagem de que o Bibliotecário fica apenas sentado, sem permitir que os usuários circulem e manuseiam os materiais da Biblioteca, com o semblante pesado, além de ser quase sempre uma figura estereotipada como sendo uma “pessoa rabugenta”.

8 5 – BIBLIOTECA MARIO QUINTANA DA E.M.E.F. EUGÊNIO NELSON RITZEL Constitui-se de 1300 materiais catalogados, até o momento. O Software de “Gerenciamento de Bibliotecas” é o PHL Serviços oferecidos - Circulação de materiais, reserva, pesquisa, hora do conto, além de propiciar aos professores espaço destinado para o planejamento de aula, auxiliando através de suportes bibliográficos e multimídiáticos. Entretenimento - A Biblioteca disponibiliza leituras nos intervalos de aula para entretenimento, papel fundamental no incentivo a leitura. A Biblioteca contribui com projetos de incentivo a leitura como - Sacolas Literárias, Pipi Room Cultural, Caixas Literárias Infantis, Caixa literária da Escola Aberta, Roda de Poesias e Feira Literária. Sacolas Literárias - São disponibilizados aos alunos da Educação Infantil e a 1° anos, sacolas contendo diferentes tipos de materiais (livros, revistas e gibis) que são oferecidos aos alunos levarem para suas respectivas casas, retornando em três dias e na modalidade de rodízio entre eles. Pipi Room Cultura - Informações diversas sobre Educação, docência e listas de aquisições da Biblioteca (atualizada mensalmente). Esse Informativo encontra-se nas paredes do banheiro dos professores da escola. Caixas Literárias Infantis - São caixas contendo livros de diferentes assuntos que servem de complemento para a leitura em sala de aula. Esses materiais encontram-se reunidos no mesmo local (caixa) facilitando seu manuseio e controle. Caixa Literária da Escola Aberta - No intuito de contribuir para a Escola Aberta nos finais de semana, a Biblioteca disponibiliza uma caixa contendo diferentes materiais bibliográficos armazenados em um só local contribuindo para a leitura como forma de entretenimento dos alunos. Roda de Poesia - A escola realiza a Roda de Poesia em dias específicos, sendo que a contribuição da Biblioteca é armazenar e oferecer diferentes poesias para serem utilizados nesses momentos. Feira Literária: A escola realiza no mês de maio de cada ano a Feira Literária, trazendo atrações como autores, contadores de histórias e Editoras. A Biblioteca contribui com a organização do evento.

9 Turma 2º E em momento de leituraAcervo da Biblioteca 6 - Fotos

10 7 - Fotos Turma 2º E em momento de leitura Caixa de Poesias Pipi Room Cultural

11 8 – CONSIDERAÇÕES FINAIS O profissional Bibliotecário é fundamental para desenvolvimento, evolução e melhoria do ensino escolar, contribuindo através de seus serviços para uma educação escolar de qualidade. Através do incentivo à leitura e técnicas de pesquisa o Bibliotecário escolar encontra uma ferramenta de grande valia para desenvolver nos estudantes as competências básicas para a aprendizagem ao longo de suas vidas. Instigando a imaginação do leitor fornece subsídios para torná-lo responsável pela sociedade em que vive e pelo seu próprio futuro, contribuindo para um acréscimo cultural em seu cotidiano. Cabe ao Bibliotecário escolar trabalhar em conjunto com a comunidade escolar: pais, alunos, professores, administradores e equipe diretiva, no intuito de democratizar as decisões sobre aquisições, serviços oferecidos e projetos almejados. É o principal responsável pelas alternativas que visem aumentar a qualidade da Biblioteca. Uma das atividades de grande importância do Bibliotecário é sempre buscar auxiliar os professores em suas atividades em sala de aula, mantendo um vínculo de compartilhamento de informações, subsidiando os estudos dos alunos com repertório de materiais da mesma cobertura temática utilizada pelo professor.

12 9 - AGRADECIMENTOS A Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo A Secretaria Municipal de Educação e Desporto – SMED/ Novo Hamburgo A equipe diretiva da E. M. E. F. Eugênio Nelson Ritzel. A Comunidade Escolar da E. M. E. F. Eugênio Nelson Ritzel. A todos que acreditam na Profissão de Bibliotecário Aos Profissionais Bibliotecários Ao Conselho Regional de Biblioteconomia. CRB/10 À amiga e colaboradora, Profa Mestre, Lídia Zart.

13 10 - EPÍGRAFE “O Professor moderno, responsável por sua função, solícito, inteligente, que todos queremos ter em nossas Universidades é aquele que cada dia está ensinando a seus alunos o caminho da Biblioteca” (Eduardo Santo Fonte)

14 REFERÊNCIAS BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino - aprendizagem. 6.ed. Petrópolis: Vozes, CAMPELLO, Bernadete Santos. et al. A Biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, ___________. Como usar a Biblioteca na escola: um programa de atividades para o ensino fundamental. 2. ed.. Belo Horizonte: Autêntica, CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA. Disponível em:.Acesso em: 20 nov ELAS são maioria na Região. Jornal NH, Novo Hamburgo, p. 6, 30 nov Comunidade. FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas técnicas para o trabalho científico: Elaboração e formatação, com explicitação das normas da ABNT. 14. ed. Porto Alegre: [s. n.], GUIA DO ESTUDANTE. Disponível em:. Acesso em: 20 nov SILVA, Fabiano Couto Corrêa da. Bibliotecários especialistas: guia de especialidades e recursos informacionais. Brasília: Thesaurus, SILVA, Waldeck Carneiro da. Miséria da Biblioteca escolar. 3. ed.. São Paulo: Cortez, 2003.


Carregar ppt "A IMPORTÂNCIA DO BIBLIOTECÁRIO NAS ESCOLAS PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTO –SMED/NH E. M. E. F. EUGÊNIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google