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07/05/2014 IMPLANTAÇÃO Criação: 3 de novembro de 1969 Serviços até 1996: abastecimento de água e coleta de esgoto Primeira certificação da Qualidade.

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2 07/05/2014 IMPLANTAÇÃO

3 Criação: 3 de novembro de 1969 Serviços até 1996: abastecimento de água e coleta de esgoto Primeira certificação da Qualidade ISO 9001: 27 de dezembro de 1996 para Sistema de Abastecimento de Água e Coleta de Esgoto Número de funcionários diretos atual: Número de contas (fev.2014): Ligações de água (fev.2014) – Ligações de esgoto (fev.2014)– áreas operacionais: Guarará, Betânia, Gonzaga, Paraíso e sede do Departamento de Resíduos Sólidos 1 prédio administrativo Perfil institucional

4 Certificado válido até 16/08/2015 Qualidade

5 Drenagem: março de 1997 Gestão de Resíduos Sólidos: (varrição, coleta de resíduos e aterro sanitário) : julho de 1999 Incorporação de serviços Gestão Ambiental (licenciamento, educação, fiscalização ambiental): outubro de 1998 Gestão de Riscos Ambientais: janeiro de 2001

6 Diretorias do SEMASA

7 Manutenção e Operação Áreas de atuação: Sistemas de água, esgoto e drenagem Estação de Tratamento de Água do Guarará Estação de Tratamento de Esgoto do Parque Andreense Principais dados: 98% da população atendida com rede de água 96% coleta de esgoto; 40% enviado a tratamento 22 centros de reservação ( m³) 5 pisciniões e 7 piscininhas Principais serviços executados em 2013: Limpeza de bocas de lobo: unidades limpas Limpeza de córregos (capina e roçada): ,66 m² Limpeza mecânica de rio/tanques: 3.479,28 ton Índice de perdas d’água: 22,5%

8 Gestão Ambiental Áreas de atuação: Licenciamento ambiental Fiscalização ambiental Educação ambiental Gestão do Parque Natural do Pedroso Coordenação do Comugesan (Conselho Municipal de Gestão de Saneamento Ambiental de Santo André) Gestão do Fungesan (Fundo de Gestão de Saneamento Ambiental)

9 Resíduos Sólidos Áreas de atuação: Coleta (orgânicos, recicláveis e de saúde) Varrição manual e mecanizada Gestão das Estações de Coleta Disposição final e tratamento de resíduos (Aterro Municipal) Principais dados: 87 postos de entrega voluntária de recicláveis (PEVs) 16 Estações de Coleta 2 Cooperativas de Reciclagem 47 postos para entrega de pilhas e baterias 7.783,11 km de média de extensão de varrição manual (relatório anual 2013) 1.501,48 km de média extensão varrição mecanizada (relatório anual 2013)

10 Defesa Civil/Riscos Ambientais Principais atuações: Prevenção de riscos ambientais e domésticos Atendimento emergencial em caso de desastres Plano Operação Chuvas de Verão – realizado anualmente (dezembro a abril) Monitoramento dos níveis de rios, córregos e piscinões, através de câmeras e 28 pluviômetros semi-automáticos e automáticos Coordenação dos Nupdecs (Núcleos de Proteção de Defesa Civil) Mapa de riscos ambientais e notificação de moradias para remoção em área de risco

11 Planejamento e Obras Áreas de atuação: Faz a gestão e executa obras e projetos de saneamento urbano Serviços de agrimensura e cadastro Principais dados (fev/2014): Rede de água: km Rede de esgoto: Km Rede de drenagem: 398 Km

12 ORGANOGRAMA - DPO CENTRO DE CONTROLE DE CONTRATOS

13 ATPO Assistência Técnica de Programa e Obras DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E OBRAS

14 Diagnóstico Falta de padrão nos documentos e processos Enfrentamos um grande desafio na retomada das obras, pois havia desencontro de informações dos Contratos e do status das Obras, devido a FALTA de padronização para armazenamento e disponibilização dos dados nos processos administrativos ( EXTERNO e INTERNO ). Cenário externo ao SEMASA Órgãos externos e parceiros com desconfiança do SEMASA. Sugerindo caminhos contra a vontade da Nova administração.

15 Centro de Controle de Contratos – CCC Conjunto de atividades com informações confiáveis fornecidas através de relatórios, planilhas e cronogramas com a finalidade de subsidiar os gestores na tomada de decisão. Relatório Quinzenal Relatório Mensal Relatório Desembolso Relatório Anual Reunião Semanal MS PROJECT Indicadores Boletim de Medição Doc. Caixa Centro de Controle de Contratos – CCC CCC CENTRO DE CONTROLE DE CONTRATOS

16 Objetivos – CCC Centralizar o controle físico - financeiro dos contratos e obras. Padronizar informações e critérios de apuração de resultados. Manter matrizes para um controle confiável. Digitalizar toda a documentação apresentada (por processos )

17 CENTRO DE CONTROLE DE CONTRATOS 1 Passo : Envolvidos Interno e Externo Combinar e Estabelecer prazos com os parceiros : Contratada e CEF 2 Passo : Interno -Analisar e adequar os fluxogramas internos. - Definição dos produtos do programa

18 CENTRO DE CONTROLE DE CONTRATOS Exemplo de adequação interna: Protocolo da medição na CEF Deposito de Contra Partida Pagamento da medição LIBERAÇÃO dos RECURSOS PELA CEF ANTESDEPOIS

19 Relatório Quinzenal Relatórios quinzenais com detalhamento da evolução de todas as obras no período. Este relatório traz o histórico físico- financeiro da obra, bem como suas pendencias. Sendo uma das referências para o Engenheiro da CEF vistoriar e avaliar a evolução dos serviços. CENTRO DE CONTROLE DE CONTRATOS

20 Melhor Indicadores Estratégico - DPO Para monitoramento da qualidade das Obras temos o Indicador Estratégico do SEMASA – IQO. Histórico e análise do indicador, gerando gráficos atualizados com informações lúdicas para melhorar o entendimento a meta. Proposta de revisão da fórmula de cálculo com inserção de fator de AQC da contratada. CENTRO DE CONTROLE DE CONTRATOS

21 Reunião Semanal com a Contratada São realizadas reuniões semanais com todas as contratadas, mediante o pré agendamento. Nestas reuniões são tratadas pendencias existentes nas obras e planejadas as próximas etapas. CENTRO DE CONTROLE DE CONTRATOS

22 Medição Mensal CENTRO DE CONTROLE DE CONTRATOS -Medição dos Quantitativos, -Resumo do empreendimento- RE; - Memórias de cálculos, -Boletim de Solicitação de Movimentação de Recursos – BSCA.

23 Relatório de Desembolso – Mensalmente são elaborados relatórios das medições, que se referem às obras realizadas no mês para os contratos vigentes, fornecendo assim dados para elaboração do MS PROJECT. CENTRO DE CONTROLE DE CONTRATOS

24 CRONOGRAMA de PLANEJAMENTO – PREVISTO x REALIZADO Preenchimento automático do cronograma de planejamento Financeiro Valor PREVISTO vem do Planejamento Estratégico Valor REALIZADO preenchido automaticamente junto com as medições realizadas CENTRO DE CONTROLE DE CONTRATOS

25 MS PROJECT MS PROJECT Elaboramos o planejamento e seu cronograma com a utilização do software.

26 EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

27 CENTRO DE CONTROLE DE CONTRATOS CCC elaborou também um Painel de Bordo para rápida visualização da situação dos contratos, possibilitando aos gestores agilidade na tomada de decisões.

28 Próximos Passo : Avanços Tecnológicos Assunto 01 : Conversas com a CTI para disponibilizar via Internet. Agregar os projetos aos Digitais. Assunto 02: -Transformar em plataforma Segura. -Primeira reunião dia Jan/14. -Principais vantagens: -Plataforma de internet. -Planejamento físico e financeiro no sistema. -Matriz única de dados com geração de relatórios gerenciais. CENTRO DE CONTROLE DE CONTRATOS

29 RESULTADO ALCANÇADO Padronização para armazenamento dos dados e informações; Celeridade nos relatórios e processos administrativos; CENTRO DE CONTROLE DE CONTRATOS Cumprir metas programadas Nova visibilidade e credibilidade perante os agentes financiadores e parceiros externos;

30 OBRIGADO A TODOS CENTRO DE CONTROLE DE CONTRATOS Eng. Roger Gregório Tel. (11) ou (11) globo.com


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