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Indicadores do Autosserviço

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Apresentação em tema: "Indicadores do Autosserviço"— Transcrição da apresentação:

1 Indicadores do Autosserviço

2 Pauta Índice de Vendas Abras e a conjuntura do setor Abrasmercado (GfK) Índice de Volume (Nielsen)

3 Índice Nacional de Vendas Abras

4 Índice Nacional de Vendas – Dezembro/11
Em dezembro, as vendas do setor apresentaram crescimento de 30,01% na comparação com o mês de novembro/2011; Quando comparado com o mesmo mês do ano anterior (dezembro/10), o resultado é um crescimento real de 1,54%. Índice Nacional de Vendas – Dezembro/11 Variações Mensais – Total Brasil Período de Análise – Dezembro/11 Variação Nominal Variação Real* (IPCA / IBGE) Mês x Mês Anterior 30,66% 30,01% Mês x mesmo Mês Ano Anterior 8,14% 1,54% Acumulado do ano 10,58% 3,71%

5 O setor supermercadista fechou o ano de 2011 com um crescimento de 3,71% nas vendas acumuladas do ano, em valores reais.

6 Abrasmercado

7 2,23% 3,78% AbrasMercado (Consolidado Nacional): Dezembro/11
A cesta AbrasMercado em dezembro de 2011 apresentou crescimento de 2,23%, enquanto o índice IPCA/IBGE apresentou alta de 0,50%. AbrasMercado (Consolidado Nacional): Dezembro/11 Período Valor em R$ Novembro/11 R$ 311,74 Dezembro/11 R$ 318,64 Var. (%) Mês x Mês Anterior 2,23% Período Valor em R$ Dezembro/10 R$ 307,04 Dezembro/11 R$ 318,64 Var. (%) Mês x mês do ano anterior 3,78% Maiores Quedas (%) Mês anterior Variação 2011 CEBOLA - 7,24% 13,3% BATATA - 3,77% -5,4% TOMATE -3,38% 7,1% Maiores Altas (%) Mês anterior Variação 2011 FEIJÃO 7,37% 10,4% SABONETE 6,10% 20,1% CARNE TRASEIRO 6,02% 4,7%

8 Comparação AbrasMercado, IPCA e IPCA-Alimentos
Variação Mensal - Dez/11versus Nov/11 2,23% 0,50% 1,23% Acumulado do ano - Jan/11 a Dez/11 3,78% 6,50% 7,18%

9 A região Norte apresentou a cesta mais cara do Brasil em dezembro (R$ 358,98). Sudeste apresentou a maior variação (3,79%). R$ 348,38 R$ 311,56 R$ 305,36 R$ 358,98 R$ 262,37 Cestas Regionais Nov/11 R$ Dez/11 R$ % Cestas Nov/Dez Sul 343,58 348,38 1,40% Norte 353,18 358,98 1,64% Sudeste 300,19 311,56 3,79% C. Oeste 297,13 305,36 2,89% Nordeste 258,18 262,37 1,57%

10 Índice Nacional de Volume

11 Em 2011, o Índice Nielsen de Volume fechou com crescimento de +1,8%
IMP. FAT. Variação de Volume, Valor e Preço – YTD11 x YTD10 (OND) Base: 132 Categorias de Produto – Autosserviços Brasil – Fonte: Nielsen | Retail Index Deflacionado IPCA = 6,63%

12 Formato 1 a 4 CK cresce acima da média
IMP. FAT. Variação de Volume, Valor e Preço – YTD11 x YTD10 (OND) Base: 132 Categorias de Produto – Autosserviços Brasil – Fonte: Nielsen | Retail Index

13 A região metropolitana do Rio foi a área com maior crescimento frente a 2010
IMP. FAT. CE ATÉ BA ES, MG E INT.RJ GDE RJ GDE SP INT.SP + LITORAL PR, SC E RS MS, GO E DF Variação de Volume, Valor e Preço – YTD11 x YTD10 (OND) Base: 132 Categorias de Produto – Autosserviços Brasil – Fonte: Nielsen | Retail Index

14 Vinho foi a categoria que mais contribuiu para o crescimento da Cesta Nielsen em 2011
IMP. FAT. Contribuição de Variação de Volume do Total das Cestas nas Áreas – YTD11 x YTD10 (OND) Base: 132 Categorias de Produto – Fonte: Nielsen | Retail Index

15 Categorias que apresentaram maior redução de vendas em volume em 2011
IMP. FAT. Top 10 Quedas (Variação de Volume > -3%): Variação de Volume YTD11 x YTD10 – Total Autosserviços Brasil Ranking: Variação ponderada pela importância em faturamento das categorias para o Total Cestas - Fonte: Nielsen | Retail Index

16 Obrigado pela atenção! Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS Gerente: Flávio Tayra Analistas Responsáveis: Elaine Castro /Clarice Ferreira Tel.:      


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