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Indicadores do Autosserviço. Pauta - Índice de Vendas Abras e a conjuntura do setor - Abrasmercado (GfK) - Índice de Volume (Nielsen)

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1 Indicadores do Autosserviço

2 Pauta - Índice de Vendas Abras e a conjuntura do setor - Abrasmercado (GfK) - Índice de Volume (Nielsen)

3 Índice Nacional de Vendas Abras

4 - Em dezembro, as vendas do setor apresentaram crescimento de 30,01% na comparação com o mês de novembro/2011; - Quando comparado com o mesmo mês do ano anterior (dezembro/10), o resultado é um crescimento real de 1,54%.

5 - O setor supermercadista fechou o ano de 2011 com um crescimento de 3,71% nas vendas acumuladas do ano, em valores reais.

6 Abrasmercado

7 A cesta AbrasMercado em dezembro de 2011 apresentou crescimento de 2,23%, enquanto o índice IPCA/IBGE apresentou alta de 0,50%. AbrasMercado (Consolidado Nacional): Dezembro/11 PeríodoValor em R$ Novembro/11R$ 311,74 Dezembro/11 R$ 318,64 Var. (%) Mês x Mês Anterior 2,23% PeríodoValor em R$ Dezembro/10R$ 307,04 Dezembro/11 R$ 318,64 Var. (%) Mês x mês do ano anterior 3,78% Maiores Quedas (%) Mês anteriorVariação 2011 CEBOLA - 7,24%13,3% BATATA - 3,77% -5,4% TOMATE -3,38%7,1% Maiores Altas (%) Mês anteriorVariação 2011 FEIJÃO 7,37%10,4% SABONETE 6,10%20,1% CARNE TRASEIRO 6,02% 4,7%

8 Comparação AbrasMercado, IPCA e IPCA-Alimentos Abrasmercado IPCAIPCA-Alimentos Variação Mensal - Dez/11versus Nov/11 2,23%0,50%1,23% Acumulado do ano - Jan/11 a Dez/11 3,78%6,50%7,18%

9 R$ 348,38 R $ 311,56 R$ 305,36 R$ 358,98 R$ 262,37 A região Norte apresentou a cesta mais cara do Brasil em dezembro (R$ 358,98). Sudeste apresentou a maior variação (3,79%). Cestas Regionais Nov/11 R$Dez/11 R$ % Cestas Nov/Dez Sul 343,58348,381,40% Norte 353,18358,981,64% Sudeste 300,19311,563,79% C. Oeste 297,13305,362,89% Nordeste 258,18262,371,57%

10 Índice Nacional de Volume

11 IMP. FAT. Variação de Volume, Valor e Preço – YTD11 x YTD10 (OND) Base: 132 Categorias de Produto – Autosserviços Brasil – Fonte: Nielsen | Retail Index Em 2011, o Índice Nielsen de Volume fechou com crescimento de +1,8% Deflacionado IPCA = 6,63%

12 IMP. FAT. Variação de Volume, Valor e Preço – YTD11 x YTD10 (OND) Base: 132 Categorias de Produto – Autosserviços Brasil – Fonte: Nielsen | Retail Index Formato 1 a 4 CK cresce acima da média

13 IMP. FAT. Variação de Volume, Valor e Preço – YTD11 x YTD10 (OND) Base: 132 Categorias de Produto – Autosserviços Brasil – Fonte: Nielsen | Retail Index A região metropolitana do Rio foi a área com maior crescimento frente a 2010 CE ATÉ BA ES, MG E INT.RJ GDE RJ GDE SP INT.SP + LITORAL PR, SC E RS MS, GO E DF

14 Contribuição de Variação de Volume do Total das Cestas nas Áreas – YTD11 x YTD10 (OND) Base: 132 Categorias de Produto – Fonte: Nielsen | Retail Index Vinho foi a categoria que mais contribuiu para o crescimento da Cesta Nielsen em 2011 IMP. FAT.

15 Categorias que apresentaram maior redução de vendas em volume em 2011 Top 10 Quedas (Variação de Volume > -3%): Variação de Volume YTD11 x YTD10 – Total Autosserviços Brasil Ranking: Variação ponderada pela importância em faturamento das categorias para o Total Cestas - Fonte: Nielsen | Retail Index IMP. FAT.

16 Obrigado pela atenção! Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS Gerente: Flávio Tayra Analistas Responsáveis: Elaine Castro /Clarice Ferreira Tel.:


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