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SERVIÇO DE AÇÃO SOCIAL DA IGREJA METODISTA EM GUARATINGUETÁ PLANO DE TRABALHO.

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1 SERVIÇO DE AÇÃO SOCIAL DA IGREJA METODISTA EM GUARATINGUETÁ PLANO DE TRABALHO

2 CENTRO EDUCACIONAL METODISTA DE ATENDIMENTO A INFÂNCIA ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

3 CEMAI CENTRO EDUCACIONAL METODISTA DE ATENDIMENTO À INFÂNCIA Objetivos Promover o desenvolvimento integral da criança, complementando a ação da família e da comunidade; Assegurar à criança atividades curriculares estimuladoras proporcionando condições adequadas para promover o bem-estar e o desenvolvimento da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual, lingüístico, moral e social, mediante a ampliação de suas experiências e o estímulo ao interesse pelo conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade; Criar um ambiente favorável ao desenvolvimento e ao ajustamento social e afetivo; Propiciar à criança o desenvolvimento da criatividade, especialmente como elemento de auto-preservação; Proporcionar à criança seu desenvolvimento individual para que ela tenha capacidade de estabelecer novas relações entre situações já vivenciadas e as que serão apresentadas e nas quais deverá se integrar;

4 Objetivos Estimular a curiosidade, a iniciativa e a independência da criança; Desenvolver a psicomotricidade que favoreça o desenvolvimento da personalidade e melhor preparar para o aprendizado da leitura e da escrita; Promover iniciação à matemática e ao pensamento científico; Propiciar o desenvolvimento de hábitos de asseio, ordem, economia e iniciativa; Semear virtudes cívicas, sociais e morais que conduzam ao amor à Pátria, ao bem comum, bem como o respeito aos seus semelhantes e à natureza; Promover o senso de autodisciplina consciente; Propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas para a eficiência da aprendizagem na escola de ensino fundamental.

5 CEMAI CENTRO EDUCACIONAL METODISTA DE ATENDIMENTO À INFÂNCIA Alunos, Corpo Docente e de Apoio O Centro Educacional Metodista de Atendimento à Infância atende o número de 73 crianças de 2 a 5 anos; Temos 13 funcionários trabalhando no ensino, atendimento psico-pedagógico, direção, limpeza e manutenção, merenda e secretaria; Atividades Especiais Celebração de Páscoa com a presença dos pais; Dia das mães – homenagem as mães com uma linda apresentação das crianças; Festa na Roça – a festa caipira com a participação dos pais, comunidade e Igreja Metodista e Igrejas convidadas; Dia dos Pais, temos apresentação das crianças em homenagem aos pais, com canções comemorativas e brincadeiras;

6 CEMAI CENTRO EDUCACIONAL METODISTA DE ATENDIMENTO À INFÂNCIA Atividades Especiais Dia dos avós é um momento de especial importância, quando recebemos os avós maternos e paternos na escola, para comemorar este dia e homenagear os queridos avós; Saída extraclasse: FAZENDINHA em São José dos Campos com as crianças de 4 e 5 anos. As crianças de 2 e 3 anos fizeram o passeio ao AQUARIO de Aparecida; A FESTA DE ENCERRAMENTO com a participação de todas as crianças é um momento muito gratificante onde Agradecemos à Deus pela companhia, proteção e cuidado no ano que passou. O projeto ESTAÇÃO DE NATAL, da Secretaria de Promoção Social e da Secretaria de Turismo e Comunicação, onde o CORAL DAS INSTITUIÇÕES FILANTROPICAS puderam participar do “MUSICAL DE NATAL”, com 200 crianças, com regência e organização da professora Claudia Maria Fróes de Toledo (diretora do CEMAI).

7 CEMAI CENTRO EDUCACIONAL METODISTA DE ATENDIMENTO À INFÂNCIA Atividades Pedagógicas Reuniões de capacitação com as professoras, acontecem durante o ano letivo para planejamento e organização das atividades pedagógicas, sob a orientação e preparação da Diretora Claudia Maria Fróes de Toledo ; Reuniões pedagógicas feitas com pais e responsáveis para apresentação das atividades desenvolvidas – como Projeto de Leitura; Desenvolvimento de Projetos de leitura, distribuídos pelos trimestres letivos durante o ano; Canções, atividades e historias, apresentadas aos pais e familiares pelos alunos; O atendimento aos pais e familiares por diversas vezes no ano, a fim de sanar as dúvidas, resolver os problemas apresentados e principalmente para fazer com que o desenvolvimento da criança no dia-a-dia da escola, venha a ter um acompanhamento interessado e próximo da realidade dela.

8 CEMAI CENTRO EDUCACIONAL METODISTA DE ATENDIMENTO À INFÂNCIA Expansão das atividades escolares Implantação de turma de tempo integral, atendendo crianças de 4 e 5 anos; As atividades de tempo integral são desenvolvidas para atender as necessidades das crianças quanto ao desenvolvimento físico, cognitivo, social, emocional; Para as atividades de tempo integral há duas professoras. Uma professora para as atividades artísticas/lúdico-educacionais e outra professora para o momento de descanso; Ao iniciar o dia, elas tomam o café da manhã e se reúnem para o “Bom dia”. Ao encerrar as atividades da manhã e após o almoço, os alunos do período integral vão ao encontro das crianças da tarde para iniciar um novo período de atividades; Faz parte do currículo das atividades desenvolvidas com as crianças do período Integral: Fantoches, construção com lego, montagem, recorte, teatro e música, atividades pedagógicas, passeios pedagógicos;

9 CEMAI CENTRO EDUCACIONAL METODISTA DE ATENDIMENTO À INFÂNCIA O eixo de todo trabalho pedagógico são as múltiplas formas de diálogo e interação: Este deve primar pelo envolvimento e interesse genuíno dos adultos, em todas as situações, provocando, brincando, rindo, apoiando, acolhendo, estabelecendo limites com energia e sensibilidade, consolando, observando, estimulando e desafiando a curiosidade e a criatividade, através de exercícios de sensibilidade, reconhecendo e alegrando-se com as conquistas individuais e coletivas das crianças, sobretudo as que promovam a autonomia, a responsabilidade e a solidariedade. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil Resolução CNE/CEB nº 1 De 7 DE ABRIL DE 1999 (Diário Oficial de 13/4/9, seção 1, p 18)

10 PAF – PROGRAMA DE ATENDIMENTO À FAMÍLIA ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

11 PROGRAMA DE ATENDIMENTO À FAMÍLIA Objetivos O Programa tem por objetivo promover a integração dos beneficiários ao mundo do trabalho por meio de ações articuladas e mobilização social. Assim o Programa apresenta os seguintes critérios de elegibilidade para a permanência no programa: O Programa tem a duração de seis meses com a prorrogação até um ano mediante avaliação social; Freqüência nas reuniões sócio-educativas mensais com temas voltados para a realidade das famílias atendidas; Participação nos cursos de qualificação profissional oferecidos pela instituição e em parceria com a CEMEP – Centro Municipal de Ensino Profissionalizante.

12 PROGRAMA DE ATENDIMENTO À FAMÍLIA Os cursos profissionalizantes O SASIMG em parceria com a CEMEP (Centro Municipal de Ensino Profissionalizante), disponibilizando os seguintes cursos de qualificação profissional de 2ª a 6ª feira das 13h às 17h, para atender as famílias e a comunidade local: Corte e costura, ministrado pela Profa. Célia, com duração de 01 ano – apoio do CEMEP; Curso de Pat aplique, ministrado pela Profa. Nilsa, com duração de 06 meses – apoio do CEMEP; Panificação artesanal, ministrado pelo Prof. Expedito, onde concluíram o curso 5 turmas – apoio do Fundo Social de Solidariedade;

13 PROGRAMA DE ATENDIMENTO À FAMÍLIA Os cursos profissionalizantes Curso de Eletrotécnica básica, residencial e Industrial, com 320 horas/aula, ministrado voluntariamente pelo Prof. Luis Pasin com o suporte da voluntária Osiara (Igreja Metodista em Guaratinguetá) – Curso realizado pelo SASIMG. Módulos concluídos: NR 10 – Alunos participantes: 08 (não pode haver freqüência menor que 100% - D.O.U. 598 (07/12/2004) Eletricidade predial - Alunos iniciais: 26 Alunos aprovados (certificação em emissão): 10 Eletricidade Industrial - Alunos iniciais: 12 Alunos aprovados (Certificação em emissão): 10

14 PROGRAMA DE ATENDIMENTO À FAMÍLIA O curso de Artesanato O curso de artesanato é coordenado pelas voluntárias Valdair Aparecida de Toledo e Vânia Aparecida Couto Klauberg (Igreja Metodista em Guaratinguetá). Atendem no curso, 40 alunas em diversas áreas: Bordado em pano; Pintura em tecido; Macramê; Crochê e tricô; Bolsa em tecido confeccionada com caixa de leite. O Serviço Social também tem o atendimento individual para as alunas das áreas de abrangência dos CRAS: Centro, Vila Paulista, Pedregulho e do Parque São Francisco, além de que são realizados encaminhamentos para o AME – Ambulatório Médico de Especialidades e assistência Jurídica. Temos momentos dedicados a Pastoral que acompanha e atende os Projetos do SASIMG.

15 PROGRAMA DE ATENDIMENTO À FAMÍLIA Atividades com as famílias São realizados encaminhamentos pela Instituição para as Redes Sócio-assistenciais: UBS- Engenheiro Neiva UBS Cohab Projeto Gestante Irmão Altino - Campo do Galvão Creche Chico Xavier Secretaria Municipal de Saúde –Assistidas para exames: DNA Secretaria Municipal de Assistência Social– Inclusão no programa Minha Casa, Minha Vida CRAS Vila Paulista – Documentos,Inclusões em Programas CRAS – Pedregulho -Inclusões em Programas Conselho Tutelar Paróquia São Pedro Apostolo – Inclusão no programa de Cesta Básica

16 PROGRAMA DE ATENDIMENTO À FAMÍLIA No ano de 2013, o PAF continuou suas atividades através das reuniões sócio educativas mensais com as famílias, onde tivemos a seguinte freqüência e temas abordados: Obs.: Foram atendidas 05 cestas de emergência, 01 família desligada por ser atendida tanto na Paróquia de São Pedro quanto no SASIMG e 05 famílias desligadas por 03 faltas consecutivas nas reuniões sem justificativa. REUNIÕES SÓCIO-EDUCATIVAS Mês Número de famílias assistidas Temas Abordados:PresençaFaltas justificadas Fev14 Planejamento Familiar 113 Mar14 Comemoração do Dia Internacional da Mulher 71 Abr14 Introdução à Pré-Conferência Municipal e Comunhão com Deus 93 Mai14 Relação entre Pais e Filhos 58 Jun14 Relações Afetivas 67 Ago11 As Crianças aprendem o que vivenciam 83 Set11 Saúde bucal 83 Out11 Prevenção do Câncer 92 Nov11 Apresentação da peça de teatro “Vida de Moises” 101 Dez12 Encerramento O Real Sentido do Natal 120

17 PROJETO ESPERANÇA II ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

18 PROJETO ESPERANÇA II Objetivos e ações do Projeto Diante dos problemas sociais encontrados com elevado número de crianças e adolescentes expostas a envolvimento com drogas, evasão escolar, gravidez na adolescência, violência doméstica, o Projeto Esperança II, tem como objetivo oferecer um programa de ações complementares à escola e de apoio psico-social e sócio-familiar a crianças e adolescentes, na faixa etária de 06 a 17 anos. O Projeto também desenvolve ações com as famílias das crianças e adolescentes, num projeto de vida saudável com crianças e adolescentes que participam de atividades de segunda a quinta-feira, das 08h às 11h. A Assistente Social do SASIMG também tem dado suporte às famílias que necessitam ser atendidas e encaminhadas para as redes Sócio-assistenciais: Creche Chico Xavier (vaga na creche), Posto de Saúde da COHAB (atendimento pediátrico e clínico geral) e nos CRAS.

19 HORÁRIOSEGUNDATERÇAQUARTAQUINTASEXTA 08hAcolhimento Reunião da Equipe e Atendimentos 8h10minOrientação de estudo Experiência Matemática Atividade FísicaGrupo de orientação psicossocial Oficinas * Artes * Recreação * Hora da novidade 9:40hHora da leitura 09h40minLanche 10hAtividade Física Empreendedo- rismo Social Saúde e Qualidade de vida Pastoral 11hSaída Cronograma Geral PROJETO ESPERANÇA II - Crianças

20 Cronograma Geral PROJETO ESPERANÇA II - Adolescentes HORÁRIOSEGUNDATERÇAQUARTAQUINTASEXTA 08hAcolhimento Reunião da Equipe Técnica 8h10minOficina de música Grupo de orientação psicossocial Orientação de estudo Experiência matemática Oficinas * Artes * Recreação * Hora da novidade Empreendedo- rismo Social 09h40minLanche 10h Saúde e Qualidade de vida Atividade Física Pastoral 11hSaída

21 PROJETO ESPERANÇA II Corpo Docente do Projeto 01 Psico-Pedagoga, 01 Assistente Social, 01 Prof. de Educação Física, 02 Voluntários de Música e Pastoral. Atividades Pedagógicas Jogos pedagógico tais como: soletrando, escrevendo certo entre outros, visando o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo; Projeto de leitura com o “Livro Se a Criança Governasse o Mundo”, enfatizando ética e cidadania, possibilidades de mudanças em suas vidas, sendo que ao final do projeto os alunos confeccionaram um livro de autoria das crianças e dos adolescentes; No Projeto Saúde e Qualidade de Vida temos trabalhos com os temas Alimentação Saudável, Dengue e Reciclagem de lixo; Acompanhamento de atividades escolares em geral.

22 PROJETO ESPERANÇA II Atividades Psicológicas São realizados atendimentos individuais e em grupo, proporcionando o desenvolvimento pessoal e social; Arte terapia (pintura, artesanato, desenhos); Oficina de beleza, atividades livres e lúdicas utilizando-se de jogos e brincadeiras que estimulam a criatividade e o desenvolvimento psicomotor, a confiança e a melhora da auto estima; Grupo de terapia com os adolescentes trabalhando o respeito mútuo, a valorização do potencial e o resgate dos vínculos familiares.

23 PROJETO ESPERANÇA II Atividades Esportivas Atividades de aquecimento e alongamento proporcionando a coordenação motora e socialização; Jogos de futebol, vôlei e tênis de mesa (ping-pong); Brincadeiras recreativas como pega-pega, pula corda, esconde-esconde, queimada e bandeirinha, dança da cadeira, atividades aeróbicas, bexiga no pé e diversas gincanas realizadas na semana do Dia das crianças. Atividades Culturais e Sociais Dia de Salão de Beleza; Comemoração do Dia das Mães e Pais; Palestras educativas realizadas pela equipe odontológica sobre Higiene Bucal – Secretaria da saúde do Município; Festa na Roça com apresentação da dança caipira realizada pelos alunos do Projeto; Festa de encerramento do projeto com entrega de presentes e Panetones.

24 Por fim, agradecemos a Deus a companhia, o cuidado e proteção até aqui, esperançosos de que Ele permanecerá guiando nossos passos e nos conduzindo com Sua mão. DIRETORIA E FUNCIONÁRIOS DO SASIMG


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