A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

III CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO-JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE 2008-2009 ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "III CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO-JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE 2008-2009 ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL."— Transcrição da apresentação:

1 III CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO-JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

2 .A III CNIJMA é um instrumento voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as idéias consensuadas para as etapas sucessivas.

3 Tema Central: Mudanças Ambientais Globais. –Terra (Biosfera / Biodiversidade / Deflorestamento); –Água (Hidrosfera / Recursos hídricos / Desertificação); –Fogo (Sociosfera / Energia e mobilidade / Matriz energética e transportes); –Ar (Atmosfera / Ar e clima / Mudanças climáticas). O tema central será debatido em subtemas referentes aos quatro elementos básicos - água, fogo, terra e ar - numa perspectiva sistêmica e integrada com abordagem interdisciplinar e transdisciplinar das ciências, história, geografia e linguagens: TEMA CENTRAL E SUBTEMAS DA III CNIJMA

4 MATERIAL DIDÁTICO DA III CNIJMA  Volume 1 - Passo-a-Passo para Conferência de Meio Ambiente na Escola e Educomunicação.  Volume 2 – Mudanças Ambientais Globais – Pensar + agir na escola e na comunidade: aspectos conceituas.  Volume 3 - Formando COM-VIDA e construindo a Agenda 21 na Escola. Encontra-se disponível nos sítios ml e mlhttp://www.mec.gov.br/conferenciainfanto2008

5 QUEM PODE PARTICIPAR  Professores, alunos, pais, funcionários, direção e demais pessoas de comunidades escolares, compreendendo: –escolas que possuem pelo menos uma turma de 5ª a 8ª série e do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; –escolas especiais ou escolas com classes especiais que não possuem seriação, com exceção daquelas para alunos surdos; –escolas de assentamentos rurais que não possuem turmas das séries/anos finais do ensino Fundamental. OBS: os adolescentes são os protagonistas do processo.

6  cadastrando-se no INEP, caso ainda não seja;  realizando Conferência de Meio Ambiente na Escola;  enviando os resultados à respectiva CRE no envelope-resposta. COMO PARTICIPAR Após receber o material enviado pelo MEC e seguindo o cronograma que consta no regulamento estadual, cada escola participará:

7 ETAPAS NO RIO GRANDE DO SUL A III CNIJMA terá seis etapas no RS: 1.Etapa Estadual de Formação, 2.Etapa Regional de Formação, 3.Conferência na Escola, 4.Seleção de responsabilidades e cartazes  Mostras Regionais,  Mostra Estadual, 5.Encontro Preparatório Estadual e 6.Participação da Delegação Gaúcha na III CNIJMA.

8 2. Etapa Regional de Formação Acontecerá nos municípios-sede das CREs, com a participação de 1 professor e 1 aluno de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental, além de representantes da COR. Objetivo: capacitar professores e alunos representantes de escolas para atuarem como mobilizadores, multiplicadores e responsáveis pela realização das Oficinas de Conferência e da Conferência de Meio Ambiente em suas respectivas escolas, bem como para formar e implementar estudos que viabilizem a formação das COM-VIDA.

9 3. Conferência de Meio Ambiente na Escola Pode ser precedida por Oficinas de Conferência (momentos preparatórios, com a participação de gestores, professores, oficineiros, palestrantes, etc.). Proporcionam vivência direta do processo e aprofundamento conceitual do tema e dos subtemas. A Conferência de Meio Ambiente envolverá estudantes de todos os níveis e turnos de ensino, professores, funcionários e a comunidade escolar. A escola elege um(a) delegado(a) e seu suplente, define uma responsabilidade e uma ação e produz um cartaz, que traduz visualmente a responsabilidade assumida. Os resultados da Conferência são registrados na folha de retorno anexa ao material didático e também são cadastrados via internet.

10 Quem são os(as) Delegados(as). A escola elege 2 delegados(as), titular e suplente. Se a escola for selecionada, o(a) delegado(a) poderá vir a representá-la e também ao RS na III CNIJMA.

11 Critérios para a eleição – o aluno ou aluna deve:  estar matriculado(a) na 5ª a 8ª série do Ensino fundamental ;  ter entre 11 e 14 anos, sendo 11 anos completos no período da Conferência na Escola e 14 anos completos na data da realização da III CNIJMA, ou seja, até 2 de abril de 2009.

12  ter participado de maneira significativa e destacado-se na construção da responsabilidade e da ação durante a Conferência na Escola;  interessar-se pelo debate das questões em pauta;  comunicar-se bem e ser claro(a) na exposição de suas idéias

13 Exceções – podem ser eleitos(as):  estudantes de escolas de assentamentos rurais entre 11 e 14 anos de idade, sem restrição de série;  estudantes com necessidades educacionais especiais, matriculados em Escolas Especiais e Classes Especiais sem seriação, na faixa etária de 11 a 21 anos;  estudantes surdos, na faixa etária de 11 a 21 anos, das séries/anos finais do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série).

14 Principais passos da Conferência na Escola  Estudar o material distribuído pelo MEC, discutir cada subtema da III CNIJMA e eleger um deles.  Definir uma responsabilidade a ser assumida pela comunidade escolar, relacionada ao subtema eleito.  Definir de que maneira a responsabilidade assumida será transformada em ação prática.

15  Registrar com fotos os principais momentos da Conferência. Se houver dificuldade no registro fotográfico, poderão ser elaborados desenhos detalhados.  Participar da comunidade virtual “Vamos Cuidar do Brasil” hospedada no endereço eletrônico e registrar na mesma todo o processo da Conferência de Meio Ambiente na Escola o que propiciará interação entre escolas e estados na discussão do tema e subtemas, bem como a participação em forúns e chats e a publicação de fotos, desenhos e textos.www.educarede.org.br

16 Responsabilidades e cartazes serão selecionados desvinculadamente, em duas etapas:  Regional e Estadual seguindo-se critérios pré-determinados. 4. Seleção de responsabilidades e cartazes

17 Critérios para a Seleção de Responsabilidades As responsabilidades serão selecionadas observando-se:  consistência  clareza  coerência com o tema escolhido e a ação descrita e  recorrência na categoria.

18 Critérios para a Seleção de Cartazes Os cartazes serão selecionados observando-se:  criatividade e  coerência entre a ilustração e a responsabilidade.

19 Mostras Regionais As responsabilidades e os cartazes de cada escola serão expostos em Mostras Regionais, selecionados e e enviados à Secretaria da Educação. Obs.: os critérios encontram-se no regulamento.

20 Mostra Estadual Os trabalhos selecionados nas CREs serão expostos na Mostra Estadual, quando serão selecionados 11 cartazes e 27 responsabilidades, a serem levados pela Delegação Gaúcha à III CNIJMA. Obs.: os critérios encontram-se no regulamento.

21 5. Encontro Preparatório Estadual  Data: 1º e 2 de abril de 2009  Participantes: –Delegação Gaúcha de estudantes; –Pais, mães ou responsáveis; –Professores acompanhantes; –COE/RS.  Objetivo: reunir a Delegação Gaúcha com o propósito de propiciar um espaço de debate e aprendizagem, –consolidar e aprofundar os subtemas da III CNIJMA e –prepará-la para a etapa nacional.

22 Delegação Gaúcha da III CNIJMA  27 (vinte e sete) jovens, sendo: –24 (vinte e quatro) de escolas de Ensino Regular, dentre eles um com necessidades educacionais especiais e –03 (três) de escolas de comunidades, sendo –um de comunidades indígenas, –um de comunidades quilombolas e –um de assentamentos rurais.

23 6. Participação da Delegação Gaúcha na III CNIJMA A III CNIJMA acontecerá em Brasília, de 3 a 8 de abril de 2009, e contará com a participação de cerca de 690 delegados(as) representando todas as unidades federativas. Os Delegados(as) irão elaborar coletivamente a Carta das Responsabilidades e produtos de Educomunicação – rádio, vídeo, jornal e multimídia. Os cartazes selecionados nos estados comporão a Exposição da III CNIJMA que, logo após, deverá tornar-se uma mostra itinerante.

24 ETAPAS E PRAZOS PrazosAção Julho- agosto/2008 Etapa Estadual de Formação. Mobilização das escolas, por meio das CREs e da UNDIME. Inscrição das escolas para a Etapa Regional de Formação. Cadastramento de escolas no INEP, caso hajam escolas não cadastradas. Julho- ago/2008 Etapa Regional de Formação. Envio do material didático pelo MEC.

25 PrazosAção ago/setembro 2008 Preparação das Conferências de Meio Ambiente nas escolas (Pré-Conferências). Ago a 17/out/ 2008 Realização das Conferências de Meio Ambiente nas escolas, seguindo os princípios e critérios estabelecidos no material Passo a Passo para a Conferência na Escola. até 20/out/2008 Cadastramento das escolas na internet e postagem do envelope-resposta com cartaz + folha de retorno + 2 fotos para a respectiva CRE. 27/out- 07/nov/ 2008 Realização de Mostras Regionais, com a seleção de responsabilidades e cartazes nas CREs.

26 PrazosAção até 10/nov/2008 Postagem dos cartazes selecionados nas CREs para a SEDUC /nov/ 2008 Realização de Mostra Estadual, com a seleção de responsabilidades e cartazes e informação ao MEC sobre os integrantes da Delegação Gaúcha da III CNIJMA. até 05/dez/2008 Postagem dos cartazes selecionados ao MEC, juntamente com a identificação dos(as) delegados(as) devidamente autorizados por seus responsáveis.

27 PrazosAção até 15/dez/ 2008 Divulgação das Delegações Estaduais pelo MEC – delegados(as) selecionados(as) para a III CNIJMA /abr/ 2009 Encontro Preparatório Estadual /abr/ 2009 III CNIJMA em Brasília. 08 ou 09/ abr/2009 Recepção da Delegação Gaúcha e retorno de componentes aos municípios de origem.

28 “Toda Educação que não for ambiental, não pode se dizer EDUCAÇÃO” Paulo Freire OBRIGADO!


Carregar ppt "III CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO-JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE 2008-2009 ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google