A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Durou pouco tempo a ilusão de paz após a Primeira Guerra. Dominada por Hitler, a Alemanha se armou e voltou à carga, no momento em que o ocidente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Durou pouco tempo a ilusão de paz após a Primeira Guerra. Dominada por Hitler, a Alemanha se armou e voltou à carga, no momento em que o ocidente."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 Durou pouco tempo a ilusão de paz após a Primeira Guerra. Dominada por Hitler, a Alemanha se armou e voltou à carga, no momento em que o ocidente capitalista estava mais preocupado com a União Soviética e o avanço do comunismo. Essa guerra é, sem duvida, uma continuação da primeira. (Winston Churchill)

5 1. ANTECEDENTES DO CONFLITO A impotência da Liga das Nações em manter a paz mundial; Reunião da Liga das Nações Antiga Sede da Sociedade das Nações

6 A política externa agressiva de Japão, Itália e Alemanha A destruição de Guernica (1939), assinalando a cooperação alemã com Francisco Franco na Guerra Civil Espanhola.

7 Conferência de Munique

8 1.1. O expansionismo alemão (teoria do espaço vital) Renânia (região do rio Reno, 1936) Anschluss (união) – Áustria (março, 1938); Conferência de Munique (setembro, 1938) – Sudetos/Tchecoslováquia.

9

10 1.2. Pacto de Não Agressão (Ribentropp – Molotov) – Alemanha/URSS. A precaução de Adolf Hitler antes da invasão da Polônia. Era preciso evitar uma guerra desgastante em duas frentes. Vyacheslau Molotov assina o Pacto

11 2. O INÍCIO DA GUERRA 1ª PARTE: GUERRA EUROPEIA Invasão da Polônia (1º de setembro de 1939) O estopim do conflito. Invasão da Polônia (1º de setembro de 1939) O estopim do conflito. Soldados alemães destroem a divisão fronteiriça com a Polônia

12 2.1. A “BLITZKRIEG” (GUERRA-RELÂMPAGO) Em rápidas investidas dos tanques (“panzers”) apoiados pela aviação (“Luftwaffe”), os alemães conquistaram parte da Europa Ocidental. O fracasso na tentativa de conquistar a Inglaterra.

13 Batalha da Inglaterra – Operação “Leão-Marinho”

14 2.2. A traição do pacto de não agressão-invasão à URSS Hitler direcionou 65% de seu exército para invadir a URSS, forçando-a a declarar-lhe guerra.

15 Entrada da URSS na Guerra

16 2ª PARTE: A GUERRA TORNOU-SE MUNDIAL (1941) Em 7 de dezembro, o Japão ataca a base militar norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí, forçando a entrada dos EUA no conflito.

17 2ª PARTE: A GUERRA TORNOU-SE MUNDIAL (1941) Em 7 de dezembro, o Japão ataca a base militar norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí, forçando a entrada dos EUA no conflito.

18 Formam-se os blocos rivais Aliados Inglaterra França URSS EUA Eixo Alemanha Itália Japão

19 Ataque japonês a Pearl Harbor

20 3.1. AS MAIS SANGRENTAS BATALHAS A contraofensiva aliada bombardeou intensamente as principais cidades alemãs e italianas Batalhas no pacífico (Midway, Guadalcanal etc.) Batalha no deserto (Norte da África) General Von Rommel, comandante da Operação África Corps

21 3.2. Batalha de Stalingrado ( ) Fim do mito da invencibilidade alemã Início da contraofensiva soviética rumo a Berlim A mais sangrenta de toda a Guerra

22 Conferência de Teerã (nov./dez. de 1943)

23 Operação “Overlord” – O Dia “D”

24

25

26

27 3.3. O DIA “D” – Desembarque aliado na Normandia A maior operação de guerra de todos os tempos; Assinalou o início da libertação da Europa Ocidental.

28 O mau tempo dificultou o desembarque nas praias francesas

29 3.4. O fim da Guerra (1945) - Conferência de Yalta, Crimeia (fevereiro)

30 Conferência de Yalta

31 - Rendições da Itália (abril) e da Alemanha (maio), Uma das últimas aparições de Hitler, em frente a seu Bunker

32 - As bombas sobre o Japão: Hiroshima e Nagasaki

33 A bomba sobre Hiroshima – 6 de agosto de 1945

34 Conferência de Potsdam (julho/agosto de 1945)

35 Holocausto Holocausto

36

37 Hiroshima Monumento: Bomba atômica em Hiroshima

38 Nagasaki Nagasaki 2002

39 Julgamento de Nuremberg Hermann Goering Hudolf Hess Ribbentrop Wilhelm Keitel Ernst Kaltenbrunner

40


Carregar ppt "Durou pouco tempo a ilusão de paz após a Primeira Guerra. Dominada por Hitler, a Alemanha se armou e voltou à carga, no momento em que o ocidente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google