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O trabalho de campo. Projeto de pesquisa Definido: Onde Com quem.

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Apresentação em tema: "O trabalho de campo. Projeto de pesquisa Definido: Onde Com quem."— Transcrição da apresentação:

1 O trabalho de campo

2 Projeto de pesquisa Definido: Onde Com quem

3 O trabalho de campo Permite a aproximação do pesquisador sobre a realidade sobre a qual formulou o problema de pesquisa. Um bom trabalho de campo depende de: Um problema de pesquisa colocado de forma clara Levantamento Bibliográfico bem feito Procedimento que viabilize a operacionalização

4 O “Campo” na pesquisa qualitativa Recorte espacial que diz respeito ao recorte teórico correspondente ao objeto de investigação. A pesquisa social trabalha com GENTE e suas REALIZAÇÕES - Os sujeitos são componentes do objeto de estudo

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6 Existem várias formas e técnicas de realizar o trabalho de campo mas os instrumentos principais são: Observação Entrevista

7 Observação Entrevista Feita sobre tudo que não é dito mas pode ser visto por um observador atento Tem como matéria prima a fala do entrevistado. Instrumentos do trabalho de campo

8 Neutralidade na Pesquisa Aspectos teóricos Aspectos Operacionais A forma de colocar isto em prática depende do objetivo do pesquisador – ele vai recortar um pedaço da realidade para observar e descrever. Como fica a neutralidade?

9 Tanto o observador como o observado interferem no conhecimento da realidade. Por isso a pesquisa social nunca é neutra.

10 Entrevistas: Podem ser consideradas conversas com finalidades Podem ser classificadas em: 1) Sondagem de opinião: Questionário totalmente estruturado e o informante esta restrito a dar respostas somente as perguntas formuladas pelo pesquisador. 2) Semiestruturada: Perguntas fechadas e abertas o o entrevistado pode discorrer sobre o tema 3) aberta em profundidade: O participante fala livremente sobre o tema e as perguntas do entrevistador são feitas para aprofundar o que o entrevistado diz

11 4) Focalizada: Quando se destina a esclarecer apenas um determinado problema 5) Projetivas: Usa recursos visuais como filmes, fotos. Geralmente é utilizada quando existem problemas difíceis de serem tratados diretamente.

12 Tipo de dados produzidos 1) Primários: informações diretamente colhidas através do diálogo com o entrevistado e tratam da reflexão deste sobre a sua realidade. Podem ser considerados subjetivos pois só podem ser conseguidos com a ajuda do entrevistador. São: Opiniões, sentimentos, condutas, razões para determinados comportamentos, etc 2) Secundários: poderiam ser obtidos por meio de outras fontes (censo, estatística, registros civis)

13 A entrevista também está sujeita às mesma dinâmicas que interferem nas interações sociais

14 Considerações Práticas Apresentação: Alguém de confiança pode fazer o “elo” entre o entrevistador e o entrevistado. Menção do interesse: falar de forma resumida do que se trata o trabalho em linguagem do senso comum Apresentar credencial: Carta de apresentação da Instituição

15 Justificativa da escolha do entrevistado: Por que ele foi selecionado Conversa inicial – Aquecimento – Serve para quebrar o gelo e depende de habilidades sociais importantes do pesquisador.

16 Registros Com o consentimento Se possível “ao pé da letra”

17 Observação Participante O pesquisador se coloca como observador de uma situação social com a finalidade de realizar um investigação científica – colher dados Instrumento: Diário de Campo

18 APS Observar e registrar fenômenos urbanos do cotidiano Raça, etnia e religião; Geração e idade; Gênero e orientação sexual; Diferenciação social, cultural e exclusão social; Atividades humanas: trabalho, saúde, educação, lazer, cultura.

19  Constituição dos Grupos e distribuição dos temas.  Observação de fenômenos urbanos.  Registro das observações com caracterização do contexto.  Levantamento de diferentes discursos sobre o fenômeno (senso comum, mídia e outros).  Pesquisa bibliográfica com identificação dos discursos teóricos sobre o fenômeno.  Elaboração de um relatório como trabalho final da disciplina articulando a descrição da vivência, o fenômeno observado e os múltiplos discursos que se propõem a descrevê-lo.

20 Avaliação O professor avaliará o Trabalho Integrado quanto a sua forma e conteúdo e estabelecerá uma nota de zero (0) a dez (10), com peso 1 (um). A nota maior ou igual a 7,0 aprovará o aluno.


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