A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Moderna Cartografia – parte 1 Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Moderna Cartografia – parte 1 Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP."— Transcrição da apresentação:

1 A Moderna Cartografia – parte 1 Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP

2 A Moderna Cartografia A Expansão Marítima e Comercial dos século XV e XVI passou a exigir mapas cada vez mais técnicos e próximos da realidade. Desta forma, o mapa de Gerardus Mercator (1512 – 1594) tornou-se a preferida dos navegantes desde o século XVI, por ser a única em que as direções podiam ser traçadas em linha reta sobre o mapa, pois essas direções seriam proporcionais a realidade. Esse tipo de mapa ainda hoje é utilizado em navegações marítimas e aéreas, além de serem muito utilizados em atlas e livros da atualidade. Pela primeira vez uma projeção era utilizada para representar uma superfície esférica sobre uma superfície plana.

3 Como transformar?

4 É por meio das Projeções Cartográficas Projeção cartográfica é a representação de uma superfície esférica (a Terra) em um plano (o Mapa). Problema – problema cartográfico? A Terra é uma superfície esférica, como é sabido, toda superfície esférica é um sólido não achatável, isto é, não planificável. Assim, sempre que achatarmos uma esfera, ela necessariamente sofrerá alterações ou deformações. Isso quer dizer que todas as projeções apresentam deformações em relação às distâncias, às áreas ou aos ângulos. Desta forma, cabe ao cartógrafo escolher o tipo de projeção que melhor atenda seus objetivos.

5 Tipos de Projeções Cartográficas A maior parte das projeções existentes derivam dos três tipos ou métodos originais que são: Projeção Cilíndrica; Projeção Cônica; Projeção Plana ou Azimutal.

6 Planisfério em Projeção Cilíndrica Possibilita a representação total da Terra, sendo muito utilizada para elaborar planisférios para a navegação marítima e aérea.

7 Planisfério em Projeção Cilíndrica É feita como se uma luz atravessasse o globo e projetasse os paralelos e meridianos, os continentes e oceanos sobre um cilindro envolvente, que depois é planificado: Os paralelos e medianos ficam retos e perpendiculares, formando ângulos retos – 90º. O cilindro tangencia (encosta) na região da linha do equador, assim é única área que as dimensões são proporcionais as originais; as demais áreas do globo não guardam as medidas proporcionais originais. Quanto mais perto dos pólos (altas latitudes), maior a deformação: os países parecem grandes ou esticados.

8 Planisfério em Projeção Cônica É usada para representar de países ou regiões de latitudes intermediárias, embora possa ser empregada para outras latitudes Ela resulta da projeção do globo sobre um cone, que posteriormente é planificado. Apresenta paralelos circulares e medianos radiais, isto é, retas que se originam de um único ponto.

9 Planisfério em projeção Plana ou Azimutal Azimute é uma medida de direção horizontal, definida em graus. Significa caminho em árabe, e é muito utilizado em astronomia, topografia, engenharia e etc. No azimute, a direção corresponde ao norte, e aumenta de acordo com o lado direito dos ponteiros do relógio.

10 Planisfério em projeção Plana ou Azimutal Existem três tipos de Azimute: Azimute magnético, que é indicado pela bússola, muito utilizado nas navegações e em astronomia, que é uma das coordenadas horizontais; Azimute geográfico que é medido em direção do Pólo Norte: Azimute cartográfico, que é medido a partir da direção das linhas verticais na carta. Exemplo: Azimute Cartográfico

11 Planisfério em projeção Plana ou Azimutal É uma projeção muito utilizada para representar as regiões polares; Ela resulta da projeção da superfície da Terra sobre um plano a partir de um ponto (azimute – pólo). Esse tipos de projeção: Contém paralelos projetados em círculos concêntricos e meridianos projetados em linhas retas. As linhas e proporções se deformam na medida em que se afastam do ponto de tangência.

12 Planisfério em projeção Plana ou Azimutal A Projeção Plana ou Azimutal, também, é utilizada para representar o mundo todo, porém como a distorção é maior a medida que se afasta do ponto de tangência (azimute/pólo), essa projeção não é indicada para projetar o mundo todo.


Carregar ppt "A Moderna Cartografia – parte 1 Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google