A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 11 Data:13/03/08 Assunto: A queda dos corpos (Capítulo 12) Professora Cristiane.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 11 Data:13/03/08 Assunto: A queda dos corpos (Capítulo 12) Professora Cristiane."— Transcrição da apresentação:

1

2 Aula 11 Data:13/03/08 Assunto: A queda dos corpos (Capítulo 12) Professora Cristiane

3 Por que os corpos caem? Ao soltarmos uma bolinha, esta será atraída pela Terra e por este motivo começa a cair. A Terra atrai naturalmente todos os corpos ao seu redor. A atração provoca uma variação no valor da velocidade dos corpos em queda. A variação da velocidade é conhecida como aceleração da gravidade ( 10m/s 2 ).

4 Queda dos corpos A queda dos corpos pode ocorrer de três maneiras: numa região que tenha ar (com resistência do ar). numa região que não tenha ar (vácuo). numa região onde a resistência do ar pode ser desprezada. Em cada situação o movimento de queda terá uma característica específica.

5 Resistência do ar Questão 9 do Estudo Dirigido. É uma força de atrito que o ar exerce sobre o corpo dificultando a realização do movimento. Esta força tem sentido oposto ao da queda do corpo. Quanto maior a superfície em contato com o ar, maior será a resistência. A figura representa a força de resistência do ar atuando em duas bolas que caem. As setas representam a resistência do ar!

6 Vácuo Espaço vazio. Retira-se todos os gases presentes. Não existe ar. Onde existe o vácuo? Existe no espaço. Pode ser produzido artificialmente. Questão 10 do Estudo Dirigido.

7 Galileu Fundador do Método Experimental Era um cientista investigador, por esta razão é considerado o criador do método experimental. Suas idéias e hipóteses eram sempre observadas, testadas e experimentadas. Questão 15 do Estudo Dirigido.

8 Galileu e a queda livre Conclusões de Galileu: No vácuo ou desprezando a resistência do ar: todos os corpos, independente das massas, soltos de uma mesma altura caem juntos, com a mesma aceleração (aceleração da gravidade). Com resistência do ar : corpos de massas diferentes quando soltos de uma mesma altura, não caem juntos. O corpo de maior massa cairá primeiro. Queda livre: movimento de queda de um corpo no vácuo. movimento de queda de um corpo quando a resistência do ar é desprezada. Questão 11 e 12 do Estudo Dirigido.

9 Simulando a queda dos corpos ArVácuo

10 Pensando um pouco... A fotografia de múltipla exposição mostra duas esferas em queda livre. As esferas foram abandonadas simultaneamente. Desprezando qualquer tipo de atrito. O que podemos dizer sobre o movimento de queda? O movimento é acelerado. Esta aceleração é a da gravidade e seu valor é 10m/s 2. Questão 8 do Estudo Dirigido. Isto significa que a cada 1 segundo a velocidade de cada esfera aumenta 10m/s.

11 T i =0s V i = 0m/s T=1s V= 10m/s T=2s V= 20m/s T=3s V= 30m/s Ti=0s Vi= 30m/s T=1s V= 20m/s T=2s V= 10m/s T=3s V= 0m/s Movimento de descida é acelerado. Movimento de subida é desacelerado. Nos movimentos observados a resistência do ar é desprezada. Aceleração que atua na bola é a da gravidade (10m/s 2 ).

12 Para Casa E que a Física acompanhe todos vocês! Abraços e até segunda-feira. Atividade do livro texto Trabalhando as idéias do capítulo Página 140 Fazer os exercícios 8,9,10,11 e 13


Carregar ppt "Aula 11 Data:13/03/08 Assunto: A queda dos corpos (Capítulo 12) Professora Cristiane."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google