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Avaliação Trienal 2007-2009 Matemática, Probabilidade e Estatística Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada - UFPR

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Apresentação em tema: "Avaliação Trienal 2007-2009 Matemática, Probabilidade e Estatística Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada - UFPR"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação Trienal Matemática, Probabilidade e Estatística Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada - UFPR

2 Proposta do Programa Área de concentração: Matemática Aplicada Linhas de pesquisa: Análise Numérica (Mestrado/Doutorado) Otimização (Mestrado/Doutorado) Equações Diferenciais (Mestrado/Doutorado) Álgebra e Topologia (Mestrado) Cursos oferecidos: Mestrado (iniciou-se em 2002) Doutorado (iniciou-se em março de 2010)

3 Proposta do Programa Infra-Estrutura Exclusivos para a pós-graduação/iniciação científica: –Duas salas de estudo para estudantes do PPGMA com capacidade total de 18 alunos (mesas individuais). –Sala de seminários para estudantes do PPGMA (capacidade: 4 pesssoas). –Informática: Laboratório de Informática para estudantes da pós-graduação com 6 computadores e 1 impressora. Há mais 4 computadores que serão montados em breve. O programa também tem 2 equipamentos multimídia (notebook + projetor), e cada professor tem um computador em sua sala. –Sala de estudos do grupo PET-Matemática. –Sala da coordenação/secretaria com 2 computadores e 2 impressoras. Infra-estrutura compartilhada: –Biblioteca (Setores de Ciências Exatas e Tecnologia) que vem sendo atualizada todo ano com base em solicitações dos pesquisadores. –2 anfiteatros com 70 lugares; sala de seminários com capacidade para 20 pessoas, ambos do Setor de Ciências Exatas

4 Planejamento futuro Principais objetivos: Consolidação do curso de doutorado em Matemática Aplicada, que iniciou-se em março de Aumento + estabilização do número de estudantes no mestrado. Em especial, aumentar a captação de estudantes egressos do curso de Matemática Industrial da UFPR. Fortalecimento dos grupos de pesquisa em Matemática Aplicada, focando em particular no grupo de Otimização. Incremento de linhas de pesquisa em Matemática Pura, com possível criação de um curso de mestrado em Matemática Pura, ou ampliação do área de concentração do atual mestrado para Matemática. Aumentar a colaboração efetiva com outras instituições brasileiras e do exterior, em particular com pesquisadores da América Latina. Continuar o apoio aos estágios pós-doc dos docentes (fortalecer colaborações + aumentar qualidade das publicações) Aumentar/equilibrar a atuação dos pesquisadores na iniciação científica (fixação dos alunos da graduação no programa) Fortalecer ainda mais as atividades do Curso de Verão. Proposta do Programa

5 Corpo Docente NomeTipo (P, C, V) Orientador Creenciado (M e/ou D) Ano do doutorado Bolsista do CNPq (nivel) Elizabeth W. KarasP*PPMMM Yuan Jin YunPPPMMM 19931B Saulo P. Oliveira--PP MM Edson Ribeiro Alvares--CP MM 2002 Jurandir CecconPPPMMM 2005 Marcelo M.S. AlvesPPPMMM 2002 Soraya R.T. KudriPPPMMM 1995 Gisele C. DucatiP-- M 2002 Higidio P. OquendoPPCMMM 1999 * afastada para pós-doutorado no segundo semestre de 2007

6 Corpo Docente NomeTipo (P, C, V) Orientador Creenciado (M e/ou D) Ano do doutorado Bolsista do CNPq (nivel) Ademir Alves Ribeiro-- C M 2005 Alexandre Kirilov--C--* Eduardo O.C. Hoefel--CC MM 2006 Pedro D. Damázio--CC MM 2003 João B.M. XavierC-- M 1998 José Carlos CifuentesC José R.R. BarbosaC Liliana M.G. CuminC Luiz A. R. de SantanaC-- M 2003 * Afastado para pós-doutorado

7 Bolsistas de Produtividade do CNPq: 1A1B1C1D2 Matemática e Estatística Outros Comitês --

8 Corpo Discente - Teses e Dissertações Mestrado Número de alunos Graus concedidos no periodo Tempo mediano de titulação Orientadores credenciados (número) meses meses meses11 Resultados de formação de mestres e doutores: Sem orientações 1 orientação2 orientações3 orientações4 ou mais orientações Mestrado Distribuição das orientações no corpo docente (concluídas em 2007, 2008, ou 2009):

9 Corpo Discente - Teses e Dissertações Publicações ocorridas entre 2004 e 2009 (inclusive) resultantes de teses ou dissertações : AlunoDefesa (ano)RevistaQualisPublicação (ano) Tiago Madureira2006Journal of Mathematical Physics B22006 Tomas Keller Breuckmann 2004Fuzzy Sets and SystemsB12006

10 Produção Intelectual Dados da produção bibliográfica do corpo docente permanente publicada no período: A1A2B1B2B3B4B5Número de docentes permanentes * 23*22--**2* *** Distribuição da produção bibliográfica no corpo docente permanente no período: (durante o período entraram 2 professores e saíram 2 professores do quadro permanente) Sem publicações1 a 2 artigos3 a 4 artigos5 ou mais artigos 1431 *um artigo A2 e um B4 não aparecem no coleta em 2008 (solicitamos a correção do arquivo do coleta): Mathematische Zeitschrift, v. 258(4), p , 2008 / International Journal of Mathematics and Mathematical Sciences, v. 2008, p. 01, **2 B3 aceitos para publicação (listados em 2009 como B2) aparecem incorretamente no coleta em 2008 ***1 artigo publicado em 2009 não possui classificação no Qualis

11 Inserção Social Inserção e impacto regional: Curso de Verão, onde são oferecidos vários minicursos direcionados a estudantes de graduação e outros a professores do ensino médio. Curso de Atualização para professores, realizado em conjunto com o IMPA duas vezes ao ano. Participação no programa PICME com 25 alunos. Visibilidade e transparência da atuação do programa: Sítio na internet do Programa atualizado, com informações sobre alunos e ex- alunos, disciplinas e estrutura dos cursos, currículos lattes de docentes e dissertações dos alunos. Credenciamento de orientadores com base na produtividade, na experiência e dedicação a orientação, e também na busca de recursos para projetos próprios e projetos do departamento (regras disponíveis no sítio do programa).

12 Inserção Social Composição das bancas: Bancas contam com pesquisadores experientes provenientes de instituições com cursos de doutorado; a participação de membros externos ao programa é obrigatória. Integração e cooperação com outros programas e centros de pesquisa. Publicações conjuntas e projetos de pesquisa com pesquisadores do IMPA, IME-USP, ICMC-USP, Unicamp, UFSC, UFMG, LNCC, UNMDP (Argentina), U. Sherbrooke (Canadá), Southeast University (China) e outros. Projeto Procad com IMPA ( ) Participação como Centro de Desenvolvimento no Instituto do Milênio - AGIMB.

13 Programas 6 e 7 (opcional para os demais) Participação em corpos editoriais de revistas internacionais: Yuan Jin Yun – membro do corpo editorial de Numerical Linear Algebra With Applications (desde 2001) e de Applied Mathematics and Computation (desde 2007). Organização de eventos internacionais (de 2004 em diante): International Workshop on Mathematical Modelling and Methods in Energy (Curitiba, 2004) Foz Congress on Mathematics and its Applications (Foz do Iguaçu 2006) Encontro Sul-Americano em Representações de Álgebras (2008)

14 Programas 6 e 7 (opcional para os demais) Publicações destacadas no período (professores permanentes do programa em negrito): KARAS, E. W.; RIBEIRO, A. A.; C.A.S.; SOLODOV, M., A bundle-filter method for nonsmooth convex constrained optimization.;Mathematical Programming, v. 116 (2008) (A1) RIBEIRO, A. A.; KARAS, E. W.; C.C.G. Global convergence of filter methods for nonlinear programming;SIAM Journal on Optimization, v. 19 (2008) (A1) WU, X.; GOLUB, G. H.; CUMINATO, J. A.; YUAN, J.Y. Symmetric-triangular decomposition and its applications part II: Preconditioners for indefinite systems. BIT (Nordisk Tidskrift for Informationsbehandling), v. 48 (2008) (A2) CECCON, Jurandir ; Montenegro, Marcos. Optimal L p -Riemannian Gagliardo-Nirenberg inequalities. Mathematische Zeitschrift, v. 258(4) (2008) (A2) OLIVEIRA, S. P. ;SERIANI, G.. Dispersion analysis of spectral element methods for elastic wave propagation. Wave Motion, v. 45 (2008) 729 – 744 (A2) KARAS, E. W. ; Pilotta, Elvio A. ; Ribeiro, Ademir A.. Numerical comparison of merit function with filter criterion in inexact restoration algorithms using hard-spheres problems. Computational Optimization and Applications, v. 44 (2009) (A2)

15 Outras Informações Infra-estrutura - Há possibilidade de grande melhora quanto às instalações do Programa, pois o Setor de Ciências Exatas (que congrega 6 departamentos) terá um novo prédio (anunciado em 2010). Fortalecimento e equilíbrio das linhas de pesquisa: - Entre 2007 e 2008, a linha de Análise Numérica cresceu de 1 para 4 pesquisadores (contratações do DMAT-UFPR). A área conta agora com dois bolsistas CNPq, profs. Yuan Jin Yun e Saulo Pomponet Oliveira. - A área de Otimização agora conta com uma bolsista CNPq, profa. Elizabeth Karas. - Incorporação da nova linha de pesquisa de Álgebra e Topologia. - Fortalecimento gradativo dos Seminários do PPGMA, que agregam todas as linhas. Doutorado em Matemática Aplicada: - Iniciou-se em março de Para os alunos, prevê intercâmbio de um semestre no IMPA. - Projeto feito em colaboração com pesquisadores da UFSC e IMPA. Integrarão o corpo docente: Fermín S.V. Bazán (UFSC), pesquisador CNPq 2 - Análise Numérica Igor Mozolevski (UFSC), pesquisador CNPq 2 - Equações Diferenciais, Análise Numérica

16 Outras Informações Evolução do número de alunos do mestrado: :7,7 /ano (7-8-8) :12/ano ( ) - Motivos do incremento de 2007 a 2009: aumento do número de bolsas disponíveis (CNPq, Reuni, Fundação Araucária [fundação estadual]), reformulação das linhas de pesquisa. - Previsão de 10 defesas para 2011 (foram 6 em 2010). - Infelizmente, em 2010 houve diminuição no número de ingressantes; haverá nova seleção em julho. Egressos: mais de 50% do total de egressos do mestrado cursou ou está cursando doutorado em Matemática. - No triênio formaram-se apenas 9 estudantes mas, em compensação, 8 estão cursando doutorado em Matemática. Curso de Verão: Até 2006 consistia apenas em 2 cursos de nivelamento; a partir de 2007 organizam-se mini-simpósios em cada área do PPGMA. Em 2008, tivemos mais de 100 participantes, e o curso de verão trouxe vários alunos para o curso de mestrado.

17 Quadro Resumo de Indicadores PQ1 = (2+6+4)/7 = 12/7 = 1,71 PQ2 = ( )/7 = 21/7 = 3 PQ3 = ( )/7 = 24/7 = 3,42 onde A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 = número de artigos publicados pelos docentes permanentes no triênio em revistas do respectivo estrato do Qualis; DP = número (médio) de docentes permanentes no triênio. AP1 = AC/DP = 21/7 = 3 (produtividade na área de concentração) AP2 = (AQ-AC)/DP = 3/7 = 0,43 (produtividade em tópicos de aplicações) onde AC = número total de artigos publicados no triênio em revistas “core” da área (Matemática ou Estatística) de concentração do Programa; AQ = número total de artigos publicados no triênio em revistas do QUALIS; DP = número (médio) de docentes permanentes no triênio. PF = (M/OM + 2,5 D/OD) = M/OM = 9/10, onde M = número de mestres formados no triênio OM = número (médio) de orientadores credenciados para o Mestrado D = número de doutores formados no triênio OD = número (médio) de orientadores credenciados para o Doutorado PQ1PQ2PQ3AP1AP2PF 1,7133,4330,430,9


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