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OSÉIAS – FIDELIDADE NO RELACIONAMENTO COM DEUS. Texto básico “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele.

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Apresentação em tema: "OSÉIAS – FIDELIDADE NO RELACIONAMENTO COM DEUS. Texto básico “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele."— Transcrição da apresentação:

1 OSÉIAS – FIDELIDADE NO RELACIONAMENTO COM DEUS

2 Texto básico “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra." (Oséias 6:6) 2

3 Introdução 3  Oséias é o profeta da graça.  É o homem de coração quebrantado.  Ele não apenas falou do amor de Deus, mas o demonstrou de forma eloquente ao amar sua esposa infiel.  Estudar esse livro é penetrar nas profundezas do coração de Deus e trazer à tona as verdades mais sublimes do amor incondicional de Deus pelo povo da aliança.

4 O Autor  O nome Oséias significa Deus salva, ou salvação, e é equivalente a Josué e Jesus.  O nome do profeta já trazia em si um chamado ao arrependimento e uma semente de esperança.  Oséias já foi chamado de “o profeta do amor”, porque seu livro manifesta um profundo amor da parte de Deus por Israel, um amor não correspondido.  Deus é mostrado como um marido traído que procura reatar o casamento com a esposa, que se tornou prostituta.  O ministério de Oséias estendeu-se aproximadamente de 725 a 700 A.C. começando no final do reinado de Jeroboão II.  O ministério teve uma duração de 58 anos. 4

5 O Autor  Os seus líderes permitiam que o povo praticasse idolatria (2Cr 27:2; 2 Rs 15:35) e cometessem “prostituição” contra o Senhor (Os1:2; 2:8; 4:12-15).  Eles recusaram-se a reconhecer que Deus lhes tinha proporcionado a riqueza que possuíam (Os 2:8).  Na verdade, eles atribuíam aos ídolos a sua prosperidade (Os 2:5; 10:1).  O povo havia se tornado cobiçoso e avarento, oprimindo os que eram menos capazes de se defender (Os 4:2; 10:13; 12:6-8).  A vida pessoal e o ministério profético de Oséias estavam ligados intimamente com a sua missão.  O Senhor usou a vida matrimonial de Oséias como exemplo para ensinar o Reino do Norte.  Os filhos, cujos nomes nos parecem muito estranhos, são mensagens do juízo de Deus à nação.  De fato, a tragédia doméstica de Oséias o preparou para entender e interpretar o amor imutável do Senhor. 5

6 Características Estruturais  Podemos resumir a história de Israel, contida no livro de Oséias, por meio dos nomes dos três filhos do profeta: 6 Nome dos FilhosSignificadoReferência JezreelDispersoÀ época em que Deus espalha Israel entre as outras nações Lo-RuamaDesfavorecidaO Senhor tira sua misericórdia da nação e permite que ela sofra por seus pecados Lo-AmiNão meu povoÀquela época do programa do Senhor em que Israel não comunga com ele e não é o seu povo com antes o fora.

7 Características Estruturais  Estrutura dos capítulos do livro: 7 TemaCapítulos A imagem da infidelidade de Israel1 a 3 A proclamação dos pecados de Israel4 a 7 A proclamação do julgamento8 a10 A promessa de restauração de Israel11 a 14

8 Mensagem Principal  A principal mensagem é o amor incondicional de Deus, sendo esta a mensagem que mais se aproxima à paixão de Cristo.  Oséias estava lembrando o povo de Israel que Deus os amava intensamente e que a fidelidade do seu amor é constante.  O amor de Deus é retratado no papel do marido sofredor da esposa infiel. Israel foi avisado que deveria abandonar seus deuses, os ídolos.  A mensagem foi direcionada principalmente para aqueles que ignoraram o amor verdadeiro, representado na atitude de Gômer para com Oséias.  O propósito da mensagem era de conversão, mudança de atitude para com Deus. 8

9 A imagem da infidelidade de Israel  Oséias recebe uma ordem difícil do Senhor: “Vá, tome uma mulher adúltera” (1:2, NVI).  Então ele vai e toma por esposa a Gômer.  Esse casamento é certamente um símbolo do adultério espiritual de Israel.  Mediante o seu relacionamento cruelmente profanado com Gômer, Oséias pôde compreender o verdadeiro significado do pecado de Israel: adultério espiritual e até prostituição.  Depois, o Senhor ordenou que o profeta procurasse a esposa desobediente, e ele a encontrou à venda em um mercado de escravos (3:1-2).  Ele teve de comprar a própria esposa, trazê-la para casa e assegurar-lhe seu perdão e amor.  Ele tem todos os motivos para acreditar que Gômer se arrependeu de seus pecados e tornar-se uma esposa fiel.  Tudo isso retrata a infidelidade de Israel com o Senhor.  A nação estava casada com o Senhor (Êx 34:14-16; Dt 32:16; Is 62:5; Jr 3:14) e deveria manter--se fiel a ele.  Todavia, Israel cometeu “adultério espiritual” ao abandonar o Deus verdadeiro e adorar os ídolos dos inimigos. 9

10 A imagem da infidelidade de Israel  Israel, como Gômer, seria escravizada (cativeiro) por causa de seus pecados.  Mas esse não é o fim da história.  Da mesma forma que Oséias procurou sua esposa e a trouxe para casa, o Senhor procuraria seu povo, o libertaria e o restauraria em sua bênção e amor.  “adultério espiritual” pode ser um pecado dos cristãos do Novo Testamento como foi dos judeus do Antigo (cf. 1Jo 2:15-17; Ap 2:1-7; Tg 4:1-10).  Os cristãos que amam o mundo e vivem para pecar são falsos com seu Salvador e partem o coração dele.  Assim como Oséias não deveria desistir da sua mulher, mesmo diante da sua ostensiva infidelidade, Deus não desiste do seu povo.  Mesmo quando esse povo se torna infiel, Deus permanece fiel.  O seu amor é incompreensível e imerecido.  Ele não nos ama por causa das nossas virtudes, mas apesar dos nossos pecados; ele não nos busca por causa dos nossos méritos, mas apesar dos nossos deméritos.  O amor de Deus nos oportuniza uma segunda chance.  Ele é o Deus da segunda oportunidade.  Foi esse amor devotado do Pai celestial que tornou possível nossa reconciliação com ele. 10

11 A proclamação dos pecados de Israel  Sem dúvida, todos os vizinhos falaram sobre os pecados de Gômer e apontaram um dedo acusador para ela.  Não obstante, agora Oséias aponta o dedo para eles e expõe os pecados deles.  A condição espiritual do povo: 11 SímboloSignificado A nuvem da manha (6:4)porque num momento está aqui e, no seguinte, já se foi, é passageira um pão que não foi virado (7:8)pois a religião do povo não estava enraizada na vida dele, mas era algo superficial as cãs (7:9)porque perde a força, mas não se dá conta disso uma pomba enganada (7:11)porque é instável, voa de um aliado político para outro um arco enganoso (7:16)com o qual não se pode contar

12 A proclamação dos pecados de Israel  O povo de Israel estava com suas relações verticais e horizontais interrompidas.  Não há sociedade humana que possa prevalecer onde estão ausentes a verdade, o amor e o conhecimento de Deus.  Esses são os fundamentos da piedade e da moralidade.  Esses são os alicerces da família, da igreja e da sociedade.  O profeta faz um diagnóstico da nação de Israel, dissecando suas entranhas e trazendo à tona seus horrendos pecados.  Esse diagnóstico não é diferente daquele que descreve a nossa realidade em pleno século

13 A proclamação do julgamento  A rebeldia sempre é punida (Pv 14:14), e Israel era isso – rebelde (4:16; cf. Jr 3:6,11).  Oséias via a chegada dos assírios para punir a nação e escravizá-la.  Por que Deus permitiu que Israel fosse julgado pela perversa Assíria? Porque ele amava seu povo.  O amor sempre disciplina para melhorar o filho (Hb 12:1-13; Pv 3:11- 12)  Devemos ser agradecidos pela disciplina amorosa de Deus (Sl 119:71).  O propósito de Deus na disciplina do seu povo não era a sua destruição, mas a sua restauração.  O que Deus esperava era uma genuína conversão, manifestada pelo arrependimento (“até que se reconheçam  culpados”) e pela fé (“e busquem a minha face”).  Essa volta para Deus era apenas uma barganha. 13

14 A proclamação do julgamento  Eles se voltariam para Deus, e Deus se voltaria para eles para abençoá-los com chuvas e fartas colheitas.  A religião natural era tudo o que eles desejavam.  Eles queriam uma boa colheita. Não Deus, propriamente.  A igreja evangélica brasileira está eivada dessa mesma tendência.  As pessoas lotam os templos não porque têm sede de Deus, mas porque têm fome do pão que perece.  Elas não querem Deus, querem apenas as benesses de Deus.  Por sua vez, muitos pregadores não estão interessados na salvação dos perdidos, mas apenas no lucro. 14

15 A proclamação da restauração de Israel  Da mesma forma que Oséias tirou a esposa da escravidão e a restabeleceu em sua casa e em seu coração, também a nação seria restaurada à sua terra e ao seu Senhor.  Esses capítulos finais exaltam o amor fiel de Deus em contraste com a infidelidade de seu povo.  Desde o início do relacionamento de Deus e Israel, o povo estava “inclinado a desviar-se” (11:7).  Deus atraiu-o com laços de amor (11:4); no entanto, o povo tentou quebra-los e seguir seu próprio caminho.  Pecado não é apenas quebrar a lei do Senhor; é partir o coração dele.  O profeta fecha as cortinas do seu ministério com uma palavra de esperança e com uma promessa de restauração.  O cativeiro assírio não coloca um ponto final no plano soberano de Deus.  As tragédias humanas não frustram os planos daquele que governa a história e dirige o universo. 15

16 Aplicação para atualidade  Quando se fala de fidelidade, está se falando de cumprir e honrar os compromissos assumidos na aliança, tendo como princípio a moral, a obrigação; já a lealdade inclui os valores baseados no vínculo afetivo, ou seja, quem é fiel não trai devido à moral; já o leal não trai devido o vínculo de amor e se revela num envolvimento bem maior do que o previamente estabelecido.  Deus revela assim a sua grande lealdade e misericórdia, pois mesmo Israel sendo infiel, Deus, contudo, estendeu a sua lealdade providenciando o Cordeiro que tira o pecado do mundo.  A presença do Senhor é real.  Ele sempre esteve presente e desejou que os homens tivessem um relacionamento pessoal com ele, mas desde o princípio até os dias atuais, Deus tem sido esquecido por muitos e substituído por outros deuses, ou pior, Deus só é lembrado nos momentos difíceis da vida.  Esta atitude de infidelidade e idolatria (tudo o que ocupa o lugar de Deus) entristeceu e tem entristecido a Deus.  Mas o profeta Oséias trouxe a memória de quem é Deus e que a promessa de restauração do altar ao único Deus vivo seria novamente estabelecida entre as famílias da Terra. 16

17 Conclusão  Quando Deus estabelece um relacionamento, ele exige absoluta lealdade.  Deus julga Israel com secas, invasões e exílio.  Apesar do rigor desse ato ter dado a impressão de que Israel seria abandonado para sempre, o Senhor pretendia restaurar seu povo.  Quando os israelitas se arrependessem de seus pecados, Deus os faria retomar à sua terra e restauraria suas ricas bênçãos.  O livro de Oséias fornece uma clara e equilibrada ideia de Deus.  O Senhor ama seu povo e com ele deseja ter um relacionamento profundo e amoroso.  Ele é ciumento de afeição e não tolera concorrentes.  Quando seu povo peca, ele o disciplina na medida certa.  A disciplina do Senhor pode parecer dura, mas a resposta divina ao pecado de Israel é, na verdade, uma prova de seu amor e comprometimento.  Deus não admite que coisa alguma arruíne o relacionamento que ele estabeleceu conosco, e fará tudo para preservá-lo. 17


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