A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de Bloco: Engenharia de Software

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de Bloco: Engenharia de Software"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Bloco: Engenharia de Software
Alunos: Victor Garcia de Sousa - Tiago Bani - Pedro Paulo Gouveia -

2 Demanda do Cliente Para avaliar a qualidade do ensino, a INFNET realiza um levantamento de opinião dos alunos a respeito dos cursos frequentados. Os cursos são avaliados pelos alunos por meio de um questionário que lhe são apresentados individualmente ao final dos cursos que frequentam. A solicitação da INFNET é por um formulário eletrônico para coleta de opinião no mesmo formato do questionário, com acesso seguro via browser.

3 Pontos a serem apresentados
Diagrama de Processo Arquitetura da Solução Estudo de riscos Requisitos Diagrama de Caso de Uso e descrições Diagrama de Classes  Testes Wireframes das telas

4 Diagrama de Processos Obs.: O scheduler será ativado às 0h para verificar quais avaliações poderão ser iniciadas ou encerradas.

5 Arquitetura da Solução

6 Detalhamento da Arquitetura
Servidor: Linux Servidor Web: Apache Servidor de Aplicação: Weblogic Banco de Dados: MySQL Navegadores Suportados: Mozilla Firefox e Google Chrome A linguagem utilizada no desenvolvimento do sistema será o Java versão 7, por sem bem atual e com expertise suficiente no mercado, além disso trabalha em alta performance com o Weblogic. A escolha do Banco MySQL foi por considerarmos que pelo tamanho da aplicação não é necessário algo muito robusto como um Oracle, por exemplo. Além disso, o custo também influenciou na decisão.

7 Estudo de Riscos Durante o processo de identificação dos riscos do projeto, os mesmos foram classificados em cinco tipos: Tecnologia Pessoas Organizacional Ferramentas Requisitos Estimativa

8 Estudo de Riscos A escala de probabilidade dos riscos identificados foi estipulada da seguinte forma: Nula (0%) Muito baixa (até 10%) Baixa (10 a 25%) Média (25 a 50%) Alta (50 a 75%) Muito alta (> 75%)

9 Estudo de Riscos Ao todo, foram identificados 11 (onze) riscos potenciais para o decorrer do projeto. Todos foram considerados de probabilidade Muito Baixa. Ou seja, segundo nossa análise eles possuem no máximo 10% de chances de ocorrerem. Os mesmos serão discutidos e tratados futuramente durante as reuniões do projeto a fim de minimizar a sua matriz de probabilidade x impacto.

10 Estudo de Riscos: Exemplo

11 23 Requisitos foram mapeados
De acordo com o briefing da INFNET e as reuniões com o representante Thiago... 23 Requisitos foram mapeados Exemplo: ID NOME DESCRIÇÃO JUSTIFICATIVA INF01 O sistema deve permitir a manutenção de um cadastro de questões do tipo texto As opções de resposta serão em escala Likert de cinco graus, sem qualquer preferência de resposta entre as alternativas apresentadas A Escala Likert é um tipo de escala de resposta psicométrica usada comumente em questionários e é a escala mais usada em pesquisas de opinião

12 Diagrama de Caso de Uso

13 Diagrama de Classe

14 Wireframes De acordo com a solução e arquitetura pensadas para essa aplicação, foram criados wireframes das telas para ilustrar da melhor maneira possível a ideia do sistema. Obs.: Lembrando que wireframes são apenas ilustrações representativas dos elementos fundamentais da interface com o usuário. Não necessariamente o que for mostrado a seguir, será o produto final das telas do sistema.

15 Wireframes: Cadastro de Questões

16 Wireframes: Cadastro de Avaliação

17 Wireframes: Cadastro de Usuário

18 Wireframes: Gerar Planilha

19 Wireframes: Consulta de Alunos

20 Wireframes: Exemplo do Formulário

21 Casos de Teste Os casos de teste foram derivados dos casos de uso. Os cenários foram identificados através da descrição dos caminhos a percorrer pelos fluxos básico e alternativo de cada caso de uso.

22 Sugestões de Melhorias Futuras
Expandir e melhorar o formulário para os cursos de graduação. Permitir que o aluno possa acessar o formulário através dos laboratórios da INFNET com um login e senha. Permitir que os coordenadores de cursos tenham acesso ao sistema.

23 Projeto de Bloco: Engenharia de Software
FIM


Carregar ppt "Projeto de Bloco: Engenharia de Software"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google