A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

© Prof. Dr. Ing. Klaus North 1 Aprender a inovar Do planejamento estratégico a uma ecologia do conhecimento Prof. Dr. Klaus North Universidade de Wiesbaden,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "© Prof. Dr. Ing. Klaus North 1 Aprender a inovar Do planejamento estratégico a uma ecologia do conhecimento Prof. Dr. Klaus North Universidade de Wiesbaden,"— Transcrição da apresentação:

1 © Prof. Dr. Ing. Klaus North 1 Aprender a inovar Do planejamento estratégico a uma ecologia do conhecimento Prof. Dr. Klaus North Universidade de Wiesbaden, Alemânia

2 © Prof. Dr. Ing. Klaus North 2 Integração de produtos físicos e de serviços Valor produto físico Componente de serviço Tempo (elementos tangíveis e intangíveis)

3 © Prof. Dr. Ing. Klaus North 3 Desenvolve as vantagens locais A empresa do século 21 De produtos físicos a soluções completas De fatores tangíveis a intangíveis De recursos à relações dificulta a imitação

4 © Prof. Dr. Ing. Klaus North 4 Planejamento estratégico de competências: A Escada do Saber é a base para a empresa inteligente + singularidade “ser melhor que o resto” Gestão operacional da informação Capacidade competitiva Signos+ sintaxe Dados+ significado Informações + inter-relações (contexto, experiências. expectativas) Conhecimento + aplicação Saber Fazer + Motivação Agir + Atuação correta (agir corretamente) Competência Gestão Estratégica do conhecimento

5 © Prof. Dr. Ing. Klaus North 5 Análise estrategica 1.Que competências/capacidades esperam nossos clientes de nós mesmos nos próximos 3 anos?  O Que devemos fazer para desenvolver essas competências/capacidades? 2.O Que nós fazemos melhor do que os nossos competidores?  Como podemos fortalecer essas vantagens? 3.O Que os nossos competidores e inovadores fazem melhor do que nós mesmos?  O Que podemos aprender com eles ?

6 © Prof. Dr. Ing. Klaus North 6 La metáfora tradicional da empresa: o capitão e sua tripulação

7 © Prof. Dr. Ing. Klaus North 7 A nova metáfora: o jardineiro na ecologia do conhecimento

8 © Prof. Dr. Ing. Klaus North 8 Diseñando con alegría el futuro alegre, abierto y ante el futuro Todos nosotros somos creativos y valientes entusiasmados por aprender y con iniciativa autónomos y cumplidores Todos nosotros nos guíamos según los principios básicos de la gestión empresarial Asumimos los retos Nos autoorganizamos Nos automotivamos Nos autocontrolamos Nuestras pautas de relación son abiertas, „fair play“ y llenas de confianza.

9 © Prof. Dr. Ing. Klaus North 9 Building the Entrepreneurial Corporation –Sustaining bottom-up energy and commitment –Managing operational interdependencies –Creating and pursuing opportunities Building and maintaining organizational flexibility Linking skills, knowledge and resources Rewiewing, developing and supporting initiatives Managing the tension between short-term performance and long-term ambition Developing and embedding organizational values and purpose Establishing strategic mission and priorities The Renewal Process Front-line "Entrepreneurs" Senior level "Coaches" Corporate "Leaders" (Source: Ghoshal and Bartlett, 1995) The Integration Process The Entrepreneurial Process

10 © Prof. Dr. Ing. Klaus North 10 Duas estratégias de inovação O sistema alemão de inovação promove... Produtos de alto valor agregado segundo linhas de desenvolvimento em setores maduros O sistema anglo-saxão de inovação promove..... inovações em novos setores e novas tecnologias (BMBF, 1998:Zur technologischen Leistungsfähigkeit Deutschlands) Inovação incremental Inovação radical

11 © Prof. Dr. Ing. Klaus North 11 Inovação incremental se baseia em.... (primeira parte) Plataformas tecnológicas (acumulação de conhecimentos, provedores como parceiros de desenvolvimento) A visão enfatisa a continuidade (“tecnologias proibidas”) Produção diversificada de alta qualidade (inovação em processos, contato “estreito” com clientes, melhora contínua)

12 © Prof. Dr. Ing. Klaus North 12 Inovação incremental se baseia em....(segunda parte) Reduzida mobilidade de empregados, (reter empregados, assegurar a troca de conhecimentos) Formação específica para ocupações, setores, empresas ( conhecimentos implícitos! Distribuição ampla de conhecimentos) Transferência cooperativa de tecnologia (fóruns de intercâmbio, projetos comuns) Normas técnicas consensuais

13 © Prof. Dr. Ing. Klaus North 13 Inovação radical se baseia em Tecnologia de ponta combinada com serviços (saltos tecnológicos moderados) A visão enfatiza a troca (“não existe tabus”) “Economia de idéias” (Inovações moderadas de processos de ciclo de vida curto) Alta mobilidade de empregados/experts entre ocupações, setores e empresas (elites de conhecimento) Capital de risco financia a inovação Normas técnicas se estabelecem por competência

14 © Prof. Dr. Ing. Klaus North 14 5 campos de ação para promover a inovação incremental 1. Estabelecer uma capacidade própria e contínua de P&D 2. Desenvolver uma cultura e dispositivos de qualidade 3. Promover o intercâmbio tecnológico 4. Desenvolver sensores de mercado(“intimidade” com o cliente) e sensores tecnológicos 5. Desenvolver ama cultura de aprendizagem

15 © Prof. Dr. Ing. Klaus North 15 Três campos de ação para o desenvolvimento da empresa inteligente 1 Gestão estratégica do conhecimento: Quais são as competências necessárias para competir no futuro? 2 Criação das condições adequadas (“ecología do conhecimento”): Valores, motivação (incentivos), “o gestor jardineiro” 3 Criação de uma infra-estrutura de comunicação, informação e documentação

16 © Prof. Dr. Ing. Klaus North 16 Literatura Iansiti, M. and Levien, R. (2004): Strategy as ecology, Harvard Business Review, March 2004, pp Leibold/ Probst/ Gibbert (2002): Strategic management in the knowledge economy, Erlangen: Wiley/ Publicis North, K., Rivas, R. (2004): Gestión empresarial orientado al conocimiento, Buenos Aires: Editorial Dunken (www.dunken.com.ar)www.dunken.com.ar

17 © Prof. Dr. Ing. Klaus North 17 O conhecimento é humano!


Carregar ppt "© Prof. Dr. Ing. Klaus North 1 Aprender a inovar Do planejamento estratégico a uma ecologia do conhecimento Prof. Dr. Klaus North Universidade de Wiesbaden,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google