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Sistemas de Informação – Unidade 3

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Apresentação em tema: "Sistemas de Informação – Unidade 3"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação – Unidade 3

2 Educação a Distância – EaD
Sistemas de Informação Professor: Flávio Brustoloni

3 Sistemas de Informação
Cronograma: Turma EMD0119 Data Atividade 13/12 1º Encontro 24/01 2º Encontro 1ª Avaliação Disciplina 31/01 3º Encontro 2ª Avaliação Disciplina 07/02 4º Encontro 3ª Avaliação Disciplina (FINAL)

4 Unidade 3 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
1/69

5 Objetivos da Unidade: Identificar os processos de administração e gerenciamento da informação dentro das organizações; Compreender como são projetados e desenvolvidos os Sistemas de Informações para atender uma determinada área dentro das empresas; Identificar os benefícios que os Sistemas de Informação podem trazer às organizações e quais os critérios de segurança que são adotados para que a informação transite de forma segura. 2/69

6 TÓPICO 1 Administração e Gerenciamento da Informação
3/69

7 (Estamos na página 117 da apostila)
1 Introdução Tópico 1 O gerenciamento da informação é a atividade mais importante para os níveis empresariais de tomada de decisão e estratégicos dentro de uma organização. Esse gerenciamento deverá ser executado por profissionais que tenham uma visão da tecnologia e da organização. (Estamos na página 117 da apostila) 4/69

8 2 Planejamento da Informação na Empresa
Tópico 1 Uma das áreas que por suas características de complexidade e de importância precisa cada vez mais de planejamento é, sem dúvida, a de informações, tecnologia e informática. (Estamos na página 118 da apostila) 5/69

9 2 Planejamento da Informação na Empresa 2.1 Princípios de Planejamento
Tópico 1 * Existência prévia de objetivos externos; * Reação ante mudanças ou previsões dos fatos; * Planejamento coerente com o planejamento estratégico da empresa; * Liberdade em replanejar; * Consideração aos envolvidos. (Estamos na página 118 da apostila) 6/69

10 2 Planejamento da Informação na Empresa 2.2 Objetivos do Planejamento
Tópico 1 O planejamento de informática deve estar alicerçado no planejamento estratégico da empresa e deve fornecer à direção da empresa os conhecimentos adequados para fazer frente a tarefa de administrar. (Estamos na página 119 da apostila) 7/69

11 (Estamos na página 120 da apostila)
2 Planejamento da Informação na Empresa 2.3 Componentes do Planejamento Tópico 1 * Sistema de informação; * Estrutura Organizacional; * Sistema de Decisão. (Estamos na página 120 da apostila) 8/69

12 2 Planejamento da Informação na Empresa 2.4 Planejamento Estratégico
Tópico 1 * Planejamento estratégico: de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada. (Estamos na página 121 da apostila) 9/69

13 2 Planejamento da Informação na Empresa 2.4 Planejamento Estratégico
Tópico 1 * Planejamento tático: desenvolvido pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução de objetivos previamente fixados, segundo uma estratégia predeterminada, bem como as políticas orientativas para o processo decisório da empresa. (Estamos na página 121 da apostila) 10/69

14 2 Planejamento da Informação na Empresa 2.4 Planejamento Estratégico
Tópico 1 * Planejamento operacional: é normalmente elaborado pelos níveis organizacionais inferiores, com foco básico nas atividades do dia a dia da empresa, pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimentos e implantação estabelecidas. (Estamos na página 121 da apostila) 11/69

15 3 Plano Diretor de Informática
Tópico 1 É um processo para determinar os objetivos a serem atingidos com o uso dos recursos computacionais e a indicação dos recursos necessários para o seu desenvolvimento, cuja finalidade é estabelecer diretrizes básicas que nortearão as atividades relacionadas com a informática da empresa. (Estamos na página 121 da apostila) 12/69

16 3 Plano Diretor de Informática 3.1 Finalidade
Tópico 1 * Incrementar comunicação interna; * Melhorar previsão de necessidades futuras de informação; * Identificar oportunidades de aperfeiçoamento e redução de custos nas atividades de informática; * Justificar investimentos na área; * Adquirir maior visão de informática dentro da organização. (Estamos na página 122 da apostila) 13/69

17 3 Plano Diretor de Informática 3.2 Aspectos Relevantes
Tópico 1 * Usuários insatisfeitos; * Negligência da alta administração; * Documentação falha e desatualizada; * PDI em desacordo com a empresa; (Estamos na página 122 da apostila) 14/69

18 3 Plano Diretor de Informática 3.3 Etapas de Elaboração do PDI
Tópico 1 Primeiramente, devem fazer parte da elaboração do PDI os seguintes profissionais: gerentes técnicos, líderes de projeto ou gerentes de projeto, analistas de suporte, administrador do BD, empresa de consultoria externa. (Estamos na página 123 da apostila) 15/69

19 3 Plano Diretor de Informática 3.3 Etapas de Elaboração do PDI
Tópico 1 * Conhecimento da empresa; * Levantamento da situação atual; * Estabelecimento dos objetivos; * Definição das necessidades; * Cronograma; * Orçamento; * Execução; * Acompanhamento / Revisão. (Estamos na página 124 da apostila) 16/69

20 4 Organização da Informação
Tópico 1 É necessário que toda a informação seja apresentada de forma organizada e que interfira nos procedimentos ou nos processos organizacionais. Isto é função da O&M (Organização de Sistemas e Métodos). (Estamos na página 124 da apostila) 17/69

21 4 Organização da Informação 4.1 Distribuição na Organização
Tópico 1 * Descentralização da produção; * Descentralização dos projetos; * Autonomia local. (Estamos na página 126 da apostila) 18/69

22 4 Organização da Informação 4.2 Objetivos
Tópico 1 * Conhecimento do objeto principal da empresa; * Melhoria da qualidade, produtividade e efetividade; * Diminuição dos custos; * Aproximação clientes x envolvidos; * Maior retorno financeiro; * Satisfação recursos humanos; * Foco na atuação da empresa. (Estamos na página 126 da apostila) 19/69

23 4 Organização da Informação 4.3 Gestão do Projeto de Informações
Tópico 1 Muitas empresas demandam grande quantidade de tempo e recursos para o desenvolvimento de aplicativos que visem a melhoria das mesmas como um todo, porém acabam esquecendo-se de sua atividade principal. (Estamos na página 127 da apostila) 20/69

24 4 Organização da Informação 4.3.1 Desafios
Tópico 1 O maior culpado pelo fracasso dos projetos em TI é a própria gerência, por ser multifuncional e não poder dedicar o tempo necessário ao projeto e também por não ter o apoio logístico necessário às áreas envolvidas. (Estamos na página 128 da apostila) 21/69

25 4 Organização da Informação 4.3.2 Gestão da Mudança
Tópico 1 Qualquer tipo de mudança (inclusive as tecnológicas) sempre vão provocar mudanças no ambiente social da empresa. (Estamos na página 128 da apostila) 22/69

26 4 Organização da Informação 4.3.3 A Eficácia do Projeto
Tópico 1 * Objetivos claros; * Metodologia adequada; * Equipe treinada e motivada; * Visão do Negócio. (Estamos na página 129 da apostila) 23/69

27 4 Organização da Informação 4.3.4 Desenvolvimento Gerencial
Tópico 1 * Estruturação do conhecimento; * Ampliação dos canais de informação; * Aumento da capacidade de utilização de ferramentas gerenciais; * Aumento de interação e circulação de gerentes. (Estamos na página 129 da apostila) 24/69

28 4 Organização da Informação 4.3.5 Tomada de Decisão Gerencial
Tópico 1 * Entender e definir o problema; * desenvolver alternativas; * avaliar alternativas; * tomar decisão e implementá-la; * avaliar os resultados da decisão. (Estamos na página 130 da apostila) 25/69

29 4 Organização da Informação 4.4 Como administrar informações
Tópico 1 Para administrar a informação, as organizações devem utilizar, de forma sistematizada, os recursos de informações e profissionais para gerenciá-los, de modo que interligados às metas da organização possam atender as necessidades informacionais exigidas pela administração. Com a necessidade de administrar a informação de forma ordenada e trazer resultados com maior velocidade e precisão, as organizações constroem os Sistemas de Informação. (Estamos na página 130 da apostila) 26/69

30 4 Organização da Informação 4.4.1 Atingindo Metas
Tópico 1 Fazer as perguntas certas; conquistar as pessoas; ter visão do todo; planejar o futuro; antecipar as mudanças; operacionalizar as mudanças; conviver com o longo prazo; Ter paciência; não esquecer do agora; gerenciar a complexidade; tentar sempre. (Estamos na página 132 da apostila) 27/69

31 4 Organização da Informação 4.5 Alguns Aspectos
Tópico 1 * Aspecto moral (certo e errado) * Aspecto Legal (regulamento social); * Aspecto Ético (princípios de julgamento). (Estamos na página 132 da apostila) 28/69

32 LOUCOS POR COMPUTADOR!!!!

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46 TÓPICO 2 Desenvolvimento de Sistemas
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47 (Estamos na página 137 da apostila)
1 Introdução Tópico 2 Desde os primórdios da informática, a insatisfação dos usuários com o atendimento de suas necessidades de Sistemas de Informação é causa de transtornos para os profissionais da área que constroem os Sistemas de Informação. (Estamos na página 137 da apostila) 30/69

48 2 Implementação de Sistemas
Tópico 2 A implementação é um processo que ocorre ao longo de todo o ciclo de vida do sistema. É um processo bastante longo e se caracteriza como uma mudança para a organização. (Estamos na página 138 da apostila) 31/69

49 2 Implementação de Sistemas 2.1 Ciclo de Vida dos Sistemas
Tópico 2 O ciclo de vida do software é o período que vai de seu planejamento até sua morte. Nesse intervalo, há um retorno constante para algumas etapas, que faz com o software fique atendendo aos requisitos para o qual foi projetado, até por fim a sua morte. (Estamos na página 138 da apostila) 32/69

50 2 Implementação de Sistemas 2.1 Ciclo de Vida dos Sistemas
Tópico 2 * Necessidades; * Análise; * Projeto; * Construção; * Instalação; * Produção; * Manutenção. (Estamos na página 139 da apostila) 33/69

51 2 Implementação de Sistemas 2.2 Tipos de Implementação
Tópico 2 2.2.1 Por uma Equipe Interna Por Usuário Final Por Terceiros Através de Pacotes (Estamos nas páginas 140 a 142 da apostila) 34/69

52 2 Implementação de Sistemas 2.3 Sucesso na Implementação
Tópico 2 * Domínio Técnico; * Domínio de Dados; * Domínio do Usuário; * Domínio Organizacional; (Estamos na página 142 da apostila) 35/69

53 2 Implementação de Sistemas 2.4 Medidas de Sucesso na Implementação
Tópico 2 * Aceitação; * Uso; * Desempenho; * Satisfação; (Estamos na página 143 da apostila) 36/69

54 3 Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas
Tópico 2 A Metodologia de desenvolvimento de Sistemas – MDS consiste em um roteiro que permite o uso de uma ou várias técnicas de construção de softwares e que deve auxiliar o desenvolvimento dos mesmos, atendendo as necessidades do usuário. (Estamos na página 143 da apostila) 37/69

55 3 Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas 3.1 Fases da Metodologia
Tópico 2 3.1.1 Estudo Preliminar * Nominar a equipe; * Identificar diretrizes e necessidades; * Detalhar os requisitos funcionais; * Definir estratégia de análise do sistema atual; * Aprovar o estudo preliminar. (Estamos na página 144 da apostila) 38/69

56 3 Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas 3.1 Fases da Metodologia
Tópico 2 3.1.2 Análise do Sistema Atual * Revisar o Estudo Preliminar; * Identificar ambiente atual; * Identificar os fatores críticos; * Diagramar o sistema atual; * Definir estratégia do projeto lógico; * Aprovar a análise. (Estamos na página 145 da apostila) 39/69

57 3 Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas 3.1 Fases da Metodologia
Tópico 2 3.1.3 Projeto Lógico * Revisar a análise do sistema atual; * Elaborar macropastas; * Elaborar a lógica de programação; * Definir estratégia do projeto físico; * Aprovar o projeto lógico. (Estamos na página 145 da apostila) 40/69

58 3 Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas 3.1 Fases da Metodologia
Tópico 2 3.1.4 Projeto Físico * Revisar o projeto lógico; * Especificar o modelo de dados; * Definir a arquitetura; * Construir o sistema; * Finalizar o sistema; * Definir as estratégias de implantação; * Aprovar o projeto físico. (Estamos na página 146 da apostila) 41/69

59 3 Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas 3.1 Fases da Metodologia
Tópico 2 3.1.5 Projeto de Implantação * Revisar o projeto físico; * Refinar planejamento de implantação; * Executar testes(*); * Avaliar resultados dos testes(*); * Finalizar o sistema; * Disponibilizar o sistema; * Acompanhar pós-implantação; * Aprovar o projeto final. (Estamos na página 146 da apostila) 42/69

60 (Estamos na página 147 da apostila)
3 Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas 3.2 Metodologias de Engenharia e Qualidade Tópico 2 * ISO * TQM – Total Quality Management; * CMM – Capability Maturity Model; * PSP – Personal Software Process; * TSP – Team Software Process; * QIP – Quality Improvement Paradigm; * SPICE – Software Process Improvement and Capability dEtermination. (Estamos na página 147 da apostila) 43/69

61 (Estamos na página 147 da apostila)
3 Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas 3.3 Prototipagem de Sistemas de Informação Tópico 2 A Prototipagem pode ser considerada um experimento no qual uma versão preliminar do sistema é disponibilizado para o(s) usuário(s) para avaliação ou demonstração, a fim de que eles entendam como será o sistema quando o mesmo estiver pronto. (Estamos na página 147 da apostila) 44/69

62 TÓPICO 3 Sistemas de Informação nos Negócios
45/69

63 (Estamos na página 151 da apostila)
1 Introdução Tópico 3 Inúmeras são as atividades que contribuem para que a tecnologia da informação possa realizar nas organizações seu relevante papel estratégico, que deva agregar valor aos produtos e/ou serviços da organização, auxiliando a promoção das inteligências competitiva e emrpesarial sobre seus concorrentes. (Estamos na página 151 da apostila) 46/69

64 2 Questões Relevantes 2.1 Privacidade
Tópico 3 Com o uso da Tecnologia da Informação nada mais é como era antes: tanto podemos receber como enviar mensagens de todas as formas e gostos – a maioria contra o nosso gosto. (Estamos na página 152 da apostila) 47/69

65 (Estamos na página 152 da apostila)
2.1.1 Hacking Tópico 3 O hacking é o ato de invadir um sistema de informações para obter dados, destruí-los ou alterá-los sem autorização ou conhecimento do proprietário. É executado pelos hackers. Os crackers são hackers mau intencionados. (Estamos na página 152 da apostila) 48/69

66 (Estamos na página 152 da apostila)
2.1.1 Hacking Tópico 3 Ilustração de um hacker (Estamos na página 152 da apostila) 49/69

67 (Estamos na página 153 da apostila)
2.1.2 Jamming Tópico 3 O jamming é o ato de invadir um sistema de informações e bloquear o acesso ao mesmo através de rotinas de software específicas. Assim, o sistema fica indisponibilizado e pode causar danos atingindo organizações e pessoas. (Estamos na página 153 da apostila) 50/69

68 (Estamos na página 153 da apostila)
2.1.3 Sniffing Tópico 3 O Sniffing é o ato de interceptar informações que trafegam por uma rede para depois usá-las de forma ilícita. (Estamos na página 153 da apostila) 51/69

69 (Estamos na página 154 da apostila)
2.1.4 Spoofing Tópico 3 O Spoofing consiste em obter informações passando-se por outros. No âmbito da internet, podem ser construídos sites falsos que enganam os usuários e obtêm dados de forma fraudulenta. (Estamos na página 154 da apostila) 52/69

70 (Estamos na página 154 da apostila)
2.1.5 Spamming Tópico 3 O Spamming é a prática de envio de s para alguém sem que essa organização ou pessoa tenha autorizado. É a maior “praga” do século no mundo das comunicações. (Estamos na página 154 da apostila) 53/69

71 2 Questões Relevantes 2.2 Erros e Desperdícios
Tópico 3 * Descarte de equipamentos; * Utilização de recursos excessivos; * Tempo gasto pelos empregados; * Tempo gasto lendo . (Estamos na página 155 da apostila) 54/69

72 2 Questões Relevantes 2.2 Erros e Desperdícios
Tópico 3 Erros de Informática: * Usuário com expectativas não esclarecidas ou falta de feedback; * Programa apresentando erro; * Entrada de dados incorreta. (Estamos na página 156 da apostila) 55/69

73 2 Questões Relevantes 2.3 Questões Éticas
Tópico 3 As questões éticas lidam com aquilo que é considerado certo ou errado. (Estamos na página 156 da apostila) 56/69

74 2 Questões Relevantes 2.3.1 Código de Ética
Tópico 3 Algumas organizações adotam o código de ética, que nada mais é do que um conjunto de regras de conduta que devem ser seguidas pelos usuários para evitar o comportamento fora dos padrões da organização. (Estamos na página 156 da apostila) 57/69

75 2 Questões Relevantes 2.3.2 Princípios Éticos
Tópico 3 Os princípios éticos podem ser vistos como essas frases que marcam a vida da gente, e que, muito antes de agirmos diante de alguma situação, temos o cuidado de analisá-los. (Estamos na página 157 da apostila) 58/69

76 2 Questões Relevantes 2.4 A Qualidade de Vida
Tópico 3 Algumas características com ênfase no uso da Tecnologia da Informação têm levado a situações que colocam em risco a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável. Alguns exemplos: (Estamos na página 158 da apostila) 59/69

77 2 Questões Relevantes 2.4 A Qualidade de Vida
Tópico 3 * Transformações no mundo do trabalho; * Desigualdade social; * Exclusão Digital; * Dependência Tecnológica; * Riscos para a saúde. (Estamos na página 159 da apostila) 60/69

78 3 A Ilegalidade e o Controle
Tópico 3 As organizações devem ficar atentas ao uso inadequado dos recursos da mesma, prevenindo os erros e os enganos. (Estamos na página 159 da apostila) 61/69

79 3 A Ilegalidade e o Controle 3.1 Crimes praticados pelo computador
Tópico 3 A capacidade do computador em processar milhões de dados em menos de um segundo pode ajudar um ladrão a roubar dados valendo milhões de dólares. (Estamos na página 160 da apostila) 62/69

80 (Estamos na página 160 da apostila)
3 A Ilegalidade e o Controle Computador como ferramenta para o crime Tópico 3 Criminosos deste tipo utilizam-se de senhas, login, e outros recursos tecnológicos para roubar quantias de contas eletrônicas ou então produzir falsificações. (Estamos na página 160 da apostila) 63/69

81 3 A Ilegalidade e o Controle 3.1.2 Computador como objeto do crime
Tópico 3 Um computador torna-se o objeto do crime todas as vezes que o acesso a um sistema é obtido ilegalmente, dados ou equipamentos de computação furtados ou destruídos, ou ainda quando um software é copiado ilegalmente. (Estamos na página 161 da apostila) 64/69

82 (Estamos na página 162 da apostila)
3 A Ilegalidade e o Controle 3.2 Controles para comércio ilegal na Internet Tópico 3 Organizações criminosas ligadas ao tráfico de drogas, terrorismo, fraudes financeiras e pedofilia têm utilizado a Tecnologia da Informação para ampliarem seus campos de atuação. (Estamos na página 162 da apostila) 65/69

83 3 A Ilegalidade e o Controle 3.3 Auditoria de Sistemas de Informação
Tópico 3 Auditoria é o ato em que se pode identificar o grau de confiabilidade dos Sistemas de Informação pelos resultados obtidos em função do que foi proposto. (Estamos na página 163 da apostila) 66/69

84 3 A Ilegalidade e o Controle 3.3.1 Abordagem ao redor do computador
Tópico 3 Abordagem que requer que o auditor examine os níveis de anuência1 associados à aplicação dos controles organizacionais. (1) s.f. Ação ou efeito de anuir; aprovação, consentimento: isso foi feito com a anuência de todos. (Estamos na página 163 da apostila) 67/69

85 3 A Ilegalidade e o Controle 3.3.2 Abordagem através do computador
Tópico 3 Caracterizado pelo manuseio de dados, aprovação e registros de transações comerciais, sem deixar evidências documentais razoáveis através dos controles de programas construídos junto aos sistemas (Logs). (Estamos na página 163 da apostila) 68/69

86 3 A Ilegalidade e o Controle 3.3.3 Abordagem com o computador
Tópico 3 Os sistemas são auditados totalmente pelo computador. (Estamos na página 164 da apostila) 69/69

87 Parabéns!!! Terminamos a Unidade.

88 Sistemas de Informação
PRÓXIMA AULA: 4º Encontro da Disciplina 3ª Avaliação da Disciplina (AVALIAÇÃO FINAL sem consulta)


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