A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O desenvolvimento da linguagem oral  Recolha e audição de produções do património oral (ouvir adivinhas, lengalengas, trava-línguas, rimas… gravados ou.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O desenvolvimento da linguagem oral  Recolha e audição de produções do património oral (ouvir adivinhas, lengalengas, trava-línguas, rimas… gravados ou."— Transcrição da apresentação:

1 O desenvolvimento da linguagem oral  Recolha e audição de produções do património oral (ouvir adivinhas, lengalengas, trava-línguas, rimas… gravados ou ditos)  Reprodução e registo áudio de produções do património oral (dizer para gravar adivinhas, provérbios, lengalengas, trava-línguas, rimas… lidos, ditos de cor)  Construção de frases a partir de recursos fónicos Actividades para trabalhar a oralidade Adaptado por José Carvalho

2 O desenvolvimento da linguagem oral Actividades para trabalhar a oralidade 1. Faça uma lista de rimas (quatro, no mínimo). Escolha uma delas. Construa com elas um texto encadeado. (Exemplos: palavras em –eca (boneca/ careca/caneca/faneca); em -elo (castelo/ amarelo/cabelo/chinelo).

3 O desenvolvimento da linguagem oral Actividades para trabalhar a oralidade  Jogar com prefixos. Elabore uma lista de palavras. Junte-lhes um prefixo (des-; in-; etc.). Forme novas palavras. (Exemplos: construir – desconstruir, reconstruir; fazer – desfazer, refazer)

4 O desenvolvimento da linguagem oral  Palavras em rede Actividades para trabalhar a oralidade …mento fomento casamento juramento movimento aconselhamento estacionamento acontecimento comento pavimento encantamento acampamento esbarramento desenvolvimento andamento corrimento atropelamento acompanhamento esvaziamento batimento engarrafamento, agrupamento levantamento sentimento carregamento pagamento alimento ligamento

5 O desenvolvimento da linguagem oral  Palavras em rede Actividades para trabalhar a oralidade Des… Desafogar Deslocar Destruir Despertar Desenhar Descobrir Deslocar Descer Desembrulhar Desinteressar Desistir Desactivar Deslocar Desiludir Desimpedir Desintegrar Deslizar Desmarcar Desligar Deslavar Desabitar Desabar Desaguar Despreocupar  Jogar com prefixos

6 O desenvolvimento da linguagem oral Actividades para trabalhar a oralidade Actividades para trabalhar a oralidade Mapa Semântico

7 O desenvolvimento da linguagem oral Actividades para trabalhar a oralidade  Forme novas palavras, por acréscimos, supressões ou mudança de sílabas. (Exemplos: pato/sapato; torta/trota; ramo/mora)

8 O desenvolvimento da linguagem oral Actividades para trabalhar a oralidade  Forme frases com recurso a aliterações e a onomatopeias. (Exemplos: Vem o vento veloz volta as velas varre o vazio / Pedra pesada pisa papéis prende palha preta / Gato guloso gosta de gata com garras gostosas Plim… Ploc… Ping… Ping… Truz… Truz… Traz… Praz…. Catrapuz / Dlim… Dlão… Dlão… Ding… Dong… Dong… Dong… TRIMMMM!)

9 O desenvolvimento da linguagem oral Actividades para trabalhar a oralidade 1.1. Construa um texto encadeado com as palavras que registou. (Exemplo: Dentro da caneca / estava a faneca/ chegou o careca / comeu a boneca / calçou o chinelo / fechou o castelo / procurou o cabelo / no cesto amarelo)

10 O desenvolvimento da linguagem oral Actividades para trabalhar a oralidade 1.2. Construa textos encadeados com as palavras que registou. Exemplo:  O Luís Dentro da caneca,  Tinha uma perdizEstava a faneca.  E não a quis.Chegou o careca,  Fugiu para o chafariz,Comeu a boneca.  Escorregou e partiu o narizCalçou o chinelo,  Foi-se queixar ao juizFechou o castelo  Coitado do petiz, tão infeliz!...Procurou o cabelo No cesto amarelo.

11 O desenvolvimento da linguagem oral Actividades para trabalhar a oralidade  Actividades de Elocução e Dicção  Seleccione um texto para dizer em voz alta. Diga-o como se estivesse: com pressa, aflito, radiante, furioso, cansado, a mastigar…

12 O desenvolvimento da linguagem oral Actividades para trabalhar a oralidade  Actividades de Elocução e Dicção  Escreva frases para um diálogo absurdo- frases gramaticalmente correctas mas sem sentido (non sense). (Exemplo: - Tenho um sapato entalado no dedo. / - Os meus sapatos apertam-me as orelhas.)

13 O desenvolvimento da linguagem oral Actividades para trabalhar a oralidade  Actividades de Elocução e Dicção  Registe todos os lugares comuns de que se lembra. Construa com eles um diálogo. (Exemplo: - É a vida. / - A vida está cara. / - Está, está. Está pela hora da morte. / - Tem de se fazer pela vida. / - Pois é, esta vida tem dois dias… / - E não se sabe o dia de amanhã. / - O futuro a Deus pertence. / - O que é preciso é saúde.)

14 O desenvolvimento da linguagem oral Actividades para trabalhar a oralidade  Narração de histórias a) Reconte uma história que conheça. b) Escolha uma história com diálogos. Dramatize esses diálogos. c) Conte uma história a partir das imagens apresentadas. d) Escolha duas histórias diferentes. Conte-as como se fossem uma só.

15 Planificação para a Turma Trabalho Autónomo dos Alunos Planificação para a Turma Trabalho Autónomo dos Alunos Organização de materiais Organização do tempo Organização do espaço Avaliação Apoio Currículo Organização Pedagógica da Sala de Aula O desenvolvimento da linguagem oral


Carregar ppt "O desenvolvimento da linguagem oral  Recolha e audição de produções do património oral (ouvir adivinhas, lengalengas, trava-línguas, rimas… gravados ou."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google