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Renato Avanzi PIC / PIXYS COMUNICAÇÃO INTERNA Renato Avanzi Janeiro – 2.007.

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1 Renato Avanzi PIC / PIXYS COMUNICAÇÃO INTERNA Renato Avanzi Janeiro – 2.007

2 Renato Avanzi PIC / PIXYS OBJETIVOS DO TREINAMENTO Fornecer ferramentas para a elaboração de um plano de comunicação eficiente Discutir questões estratégicas da Comunicação Interna Propor mudanças de filosofia e de estrutura para o gerenciamento da comunicação interna Discutir as funções de facilitação do comunicador Fomentar a troca de experiências entre os participantes do grupo Trabalhar com “cases” dos participantes Apresentar “cases” de outras empresas. Fornecer ferramentas para a elaboração de um plano de comunicação eficiente Discutir questões estratégicas da Comunicação Interna Propor mudanças de filosofia e de estrutura para o gerenciamento da comunicação interna Discutir as funções de facilitação do comunicador Fomentar a troca de experiências entre os participantes do grupo Trabalhar com “cases” dos participantes Apresentar “cases” de outras empresas.

3 Renato Avanzi PIC / PIXYS Sobre o que não vamos falar!! Como elaborar veículos de comunicação (operacional) Como montar um orçamento para a área de comunicação (operacional / contábil) Programa completo de endomarketing Todas as métricas de mensuração. Como elaborar veículos de comunicação (operacional) Como montar um orçamento para a área de comunicação (operacional / contábil) Programa completo de endomarketing Todas as métricas de mensuração.

4 Renato Avanzi PIC / PIXYS Nosso trabalho Em equipe Esquema livre das transparências (alguns “cases” ilustrativos) Lâminas apenas para referência “ALTERNATIVAS”. Em equipe Esquema livre das transparências (alguns “cases” ilustrativos) Lâminas apenas para referência “ALTERNATIVAS”.

5 Renato Avanzi PIC / PIXYS PLANO ESTRATÉGICO DA EMPRESA A. 11 passos para desenhar um plano eficaz de comunicação interna B. Como pensar estratégias de comunicação alinhadas com o negócio C.Sistemas de comunicação: empresa + pessoas.

6 Renato Avanzi PIC / PIXYS A. 11 passos para desenhar um plano eficaz de comunicação interna

7 Renato Avanzi PIC / PIXYS Elaboração do Plano de comunicação Plano estratégico da empresa Análise do ambiente interno Principais conceitos a transmitir 1 / 4

8 Renato Avanzi PIC / PIXYS Elaboração do Plano de comunicação Consolidação dos Comitês Estrat. e Operacional Definição dos públicos de interesse Segmentação dos veículos 2 / 4

9 Renato Avanzi PIC / PIXYS Elaboração do Plano de comunicação Calendário de eventos Ações de Apoio 3 / 4 Acompanha- mentos, Avaliações e feed backs

10 Renato Avanzi PIC / PIXYS Elaboração do Plano de comunicação Atendimento às solicitações de clientes internos Divulgação de resultados 4 / 4

11 Renato Avanzi PIC / PIXYS Elaboração do Plano de comunicação – Módulo 1 Plano estratégico da empresa Definição de onde a Comunicação Interna pode contribuir para o atingimento dos objetivos estratégicos

12 Renato Avanzi PIC / PIXYS Entenda o objetivo da empresa Qual o objetivo básico da sua empresa? LUCRO: indispensável para a perenidade dela e manutenção do seu salário.

13 Renato Avanzi PIC / PIXYS Custa muito menos manter os clientes atuais do que conquistar novos É preciso encantar o cliente e o espelho mágico para isso é o funcionário. Custa muito menos manter os clientes atuais do que conquistar novos É preciso encantar o cliente e o espelho mágico para isso é o funcionário.

14 Renato Avanzi PIC / PIXYS Planejamento em Comunicação Trabalho de um alfaiate – alinhava pedaços de pano – agrega adereços – transforma micro-estruturas em modelos de alta-costura Busca pelo simples, belo, pelos detalhes que aprisionam os olhos Criatividade. Trabalho de um alfaiate – alinhava pedaços de pano – agrega adereços – transforma micro-estruturas em modelos de alta-costura Busca pelo simples, belo, pelos detalhes que aprisionam os olhos Criatividade.

15 Renato Avanzi PIC / PIXYS Plano Estratégico da Empresa Objetivos estratégicos da empresa Fatores-chave de sucesso / Diferenciais Competitivos Focos p/ a sobrevivência Cúpula Missão Valores Objetivos

16 Renato Avanzi PIC / PIXYS Comunicação interna é ferramenta de suporte às demais áreas CI é um prestador de serviços para os clientes internos CI deve implementar uma política e comandar o processo interno junto com as demais áreas. Comunicação interna é ferramenta de suporte às demais áreas CI é um prestador de serviços para os clientes internos CI deve implementar uma política e comandar o processo interno junto com as demais áreas.

17 Renato Avanzi PIC / PIXYS EMPRESAS+ PESSOAS VALORES a serem respeitados NECESSIDADES a serem supridas RESULTADOS a serem obtidos EXPECTATIVAS a serem atendidas ESTRATÉGIAS a serem implementadas HABILIDADES a serem desenvolvidas POLÍTICAS a serem cumpridas ATITUDES a serem praticadas OBJETIVOS a serem perseguidos CONHECIMENTOS a serem adquir./empreg. Sistemas de Comunicação

18 Renato Avanzi PIC / PIXYS Elaboração do Plano de comunicação – Módulo 2 Análise do ambiente interno

19 Renato Avanzi PIC / PIXYS Conceitos importantes Esteja sempre consciente de que existem outras culturas, formas de pensar e agir, tão válidas quanto as suas Dentro da mesma empresa convivem várias culturas diferentes As pessoas sempre serão diferentes umas das outras, ainda que vivam sob as regras de uma mesma cultura. Esteja sempre consciente de que existem outras culturas, formas de pensar e agir, tão válidas quanto as suas Dentro da mesma empresa convivem várias culturas diferentes As pessoas sempre serão diferentes umas das outras, ainda que vivam sob as regras de uma mesma cultura.

20 Renato Avanzi PIC / PIXYS Para melhorar ou mudar a cultura: Trate o outro como gostaria de ser tratado Coloque-se na posição do outro Dê atenção concentrada, não apenas ouvidos (audição ativa) Valorize os sentimentos e a emoção Entenda os componentes da cultura da empresa para respeitá-los Regras claras. Trate o outro como gostaria de ser tratado Coloque-se na posição do outro Dê atenção concentrada, não apenas ouvidos (audição ativa) Valorize os sentimentos e a emoção Entenda os componentes da cultura da empresa para respeitá-los Regras claras.

21 Renato Avanzi PIC / PIXYS ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO O entendimento da cultura organizacional como passo prévio para estruturar a comunicação Os fatores que influenciam a cultura corporativa Quais as técnicas para investigar redes e canais e as estratégias de comunicação para cada um deles Pesquisa, o canivete suíço das ferramentas.

22 Renato Avanzi PIC / PIXYS O QUÊ OU QUEM CONSTRÓI A CULTURA DA ORGANIZAÇÃO? A holding O dono O presidente O CEO... A holding O dono O presidente O CEO... Mumby e Clair (1997)

23 Renato Avanzi PIC / PIXYS Fatores que influenciam a cultura corporativa Credibilidade no board: exemplos dos dirigentes Memória: boas lembranças são exemplos e motivam, mesmo quem não fez parte da história. Atitudes de confiança (Ex: só os indicados por funcionários são contratados) Credibilidade no board: exemplos dos dirigentes Memória: boas lembranças são exemplos e motivam, mesmo quem não fez parte da história. Atitudes de confiança (Ex: só os indicados por funcionários são contratados)

24 Renato Avanzi PIC / PIXYS Uma nova organização MECANICISMO ORGANISMO Empresa como máquina Rotina e automação Monotonia e alienação Quem pensa X quem faz Produtividade com stress Organismo vivo, mutável Crescimento pessoal Funcionário é agente Informações transitam Produtividade com prazer

25 Renato Avanzi PIC / PIXYS Motivação Conscientização Orgulho Nova cultura Expertise Marca Informação Qualidade e produtividade Manutenção, crescimento e lucro Prazer

26 Renato Avanzi PIC / PIXYS Técnicas para investigar redes e canais

27 Renato Avanzi PIC / PIXYS Convivência com as secretárias, office boys, ascensoristas, motoristas,... Atenção às dinâmicas em reuniões Aprofundamento das entrelinhas durante entrevistas para os veículos internos Utilizar técnicas de neuro-linguística Conquistar primeiro para amolecer depois Experiência histórica dos impérios da antiguidade Técnica da isca de formiga Convivência com as secretárias, office boys, ascensoristas, motoristas,... Atenção às dinâmicas em reuniões Aprofundamento das entrelinhas durante entrevistas para os veículos internos Utilizar técnicas de neuro-linguística Conquistar primeiro para amolecer depois Experiência histórica dos impérios da antiguidade Técnica da isca de formiga

28 Renato Avanzi PIC / PIXYS Pesquisas Pesquisas de clima organizacional (?) Pesquisas de opinião (participação) –Potencialidades –Novos usos digitais Pesquisas sobre veículos de comunicação – “Deixar de existir”... Pesquisas de clima organizacional (?) Pesquisas de opinião (participação) –Potencialidades –Novos usos digitais Pesquisas sobre veículos de comunicação – “Deixar de existir”...

29 Renato Avanzi PIC / PIXYS Elaboração do Plano de comunicação – Módulo 3 Principais conceitos a transmitir

30 Renato Avanzi PIC / PIXYS É preciso responder: Onde estamos? Para onde vamos? O que esperam de mim? Onde estamos? Para onde vamos? O que esperam de mim? (e não só as tradicionais questões: quem, quando, onde, como e porque?).

31 Renato Avanzi PIC / PIXYS TODOS PRECISAM CONHECER OS OBJETIVOS DA EMPRESA DEVE HAVER COERÊNCIA DEVE-SE ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO ! Há maior satisfação quando todos se comprometem com os objetivos e participam de definição e implantação de todas as etapas. TODOS PRECISAM CONHECER OS OBJETIVOS DA EMPRESA DEVE HAVER COERÊNCIA DEVE-SE ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO ! Há maior satisfação quando todos se comprometem com os objetivos e participam de definição e implantação de todas as etapas.

32 Renato Avanzi PIC / PIXYS A decisão estratégica e de aplicação do plano de comunicação é DESCENDENTE – o que a empresa precisa que eu comunique (objetivo estratégico): inovação, qualidade, crescimento, tecnologia, etc.. O termômetro da comunicação é ASCENDENTE – diferença entre informar e comunicar Os conteúdos da Comunicação Interna na era da Internet - HORIZONTALIZAÇÃO. A decisão estratégica e de aplicação do plano de comunicação é DESCENDENTE – o que a empresa precisa que eu comunique (objetivo estratégico): inovação, qualidade, crescimento, tecnologia, etc.. O termômetro da comunicação é ASCENDENTE – diferença entre informar e comunicar Os conteúdos da Comunicação Interna na era da Internet - HORIZONTALIZAÇÃO.

33 Renato Avanzi PIC / PIXYS Processo de comprometimento: levar a equipe a ter a emoção da autoria e a segurança do inventor (comunicação) Melhoria é um processo de mudança –A mudança é uma ameaça à segurança –A insegurança causa reações emocionais –A batalha entre a lógica X emoção é perdida. É preciso equilíbrio Coloque-se no lugar do outro. Processo de comprometimento: levar a equipe a ter a emoção da autoria e a segurança do inventor (comunicação) Melhoria é um processo de mudança –A mudança é uma ameaça à segurança –A insegurança causa reações emocionais –A batalha entre a lógica X emoção é perdida. É preciso equilíbrio Coloque-se no lugar do outro.

34 Renato Avanzi PIC / PIXYS Linguagem positiva / comunicação persuasiva Técnica de teatro: comunicação, sem o uso da tecla Closed Caption Re-enquadramento das palavras. Técnica de teatro: comunicação, sem o uso da tecla Closed Caption Re-enquadramento das palavras.

35 Renato Avanzi PIC / PIXYS Eu acho...Vamos testar isto (vício comum) Não tenho certeza Procure descobrir Veja bem, acho que...Não gera credibilidade Queria te perguntar...Condicional Gostaria de dizer... enfraquece a idéia Pode ser...Não têm nada de assertivo Não sei, qualquer um... É preciso ter consciência da existência dos vícios de linguagem para eliminá-los. Eu acho...Vamos testar isto (vício comum) Não tenho certeza Procure descobrir Veja bem, acho que...Não gera credibilidade Queria te perguntar...Condicional Gostaria de dizer... enfraquece a idéia Pode ser...Não têm nada de assertivo Não sei, qualquer um... É preciso ter consciência da existência dos vícios de linguagem para eliminá-los. Evite: Alternativas

36 Renato Avanzi PIC / PIXYS ProblemaDESAFIO Custo INVESTIMENTO Erro LIÇÃO / PASSOS Culpado RESPONSÁVEL Agressivo ASSERTIVO Tímido REFLEXIVO Arrogante AUTO-CONFIANTE Covarde CAUTELOSO (excesso de cautela) Crise OPORTUNIDADE Velho EXPERIENTE Criança JOVEM Não falte COMPAREÇA Não esqueça LEMBRE-SE Mas E... ProblemaDESAFIO Custo INVESTIMENTO Erro LIÇÃO / PASSOS Culpado RESPONSÁVEL Agressivo ASSERTIVO Tímido REFLEXIVO Arrogante AUTO-CONFIANTE Covarde CAUTELOSO (excesso de cautela) Crise OPORTUNIDADE Velho EXPERIENTE Criança JOVEM Não falte COMPAREÇA Não esqueça LEMBRE-SE Mas E... Prefira: Alternativas

37 Renato Avanzi PIC / PIXYS ConvocarCONVIDAR Palpite SUGESTÃO/CONTRIBUIÇÃO BrigarDISCUTIR Etc..ETC.. VAMOS ALCANÇAR A METATemos que perseguir a meta ConvocarCONVIDAR Palpite SUGESTÃO/CONTRIBUIÇÃO BrigarDISCUTIR Etc..ETC.. VAMOS ALCANÇAR A METATemos que perseguir a meta Prefira: Alternativas

38 Renato Avanzi PIC / PIXYS A comunicação, especialmente dos líderes com seus subordinados, depende de treinamentos constantes Os treinamentos são melhor aproveitados, quando a comunicação “vende” melhor os benefícios pessoais e profissionais de fazê-los. A comunicação, especialmente dos líderes com seus subordinados, depende de treinamentos constantes Os treinamentos são melhor aproveitados, quando a comunicação “vende” melhor os benefícios pessoais e profissionais de fazê-los.

39 Renato Avanzi PIC / PIXYS Alternativas Suporte aos gerentes Treinamento de comunicação, com ênfase no plano de carreira e na empregabilidade do gerente Como levantar e suprir as necessidades de informação de seus subordinados Fornecer periodicamente pautas a serem exploradas Contextualização dos assuntos Gerar analogias para facilitar o entendimento de todos. Treinamento de comunicação, com ênfase no plano de carreira e na empregabilidade do gerente Como levantar e suprir as necessidades de informação de seus subordinados Fornecer periodicamente pautas a serem exploradas Contextualização dos assuntos Gerar analogias para facilitar o entendimento de todos.

40 Renato Avanzi PIC / PIXYS Alternativas para scripts aos gerentes TEMA: Corte nos Cursos Externos PRÓS: Re-enquadramento das despesas garantirá a saúde financeira da empresa CONTRAS: Perda de promoções; Cursos interrompidos ARGUMENTOS: redução passageira; circunstâncias do mercado; poucas empresas mantêm um programa como esse; e-learning interno; biblioteca virtual PALAVRAS-CHAVE: temporário; otimização; redução PALAVRAS INDESEJÁVEIS: corte; perda; eliminação. TEMA: Corte nos Cursos Externos PRÓS: Re-enquadramento das despesas garantirá a saúde financeira da empresa CONTRAS: Perda de promoções; Cursos interrompidos ARGUMENTOS: redução passageira; circunstâncias do mercado; poucas empresas mantêm um programa como esse; e-learning interno; biblioteca virtual PALAVRAS-CHAVE: temporário; otimização; redução PALAVRAS INDESEJÁVEIS: corte; perda; eliminação.

41 Renato Avanzi PIC / PIXYS Impactos no leitor 1º lugar: Títulos (os mais lidos em todas as publicações) 2º lugar: Fotos (boas imagens devem reafirmar a matéria e transmitir um conceito) 3º lugar: Legendas (devem fugir do óbvio e agregar mais informação) 4º lugar: Janelas (não devem repetir o conteúdo que já está na matéria). 1º lugar: Títulos (os mais lidos em todas as publicações) 2º lugar: Fotos (boas imagens devem reafirmar a matéria e transmitir um conceito) 3º lugar: Legendas (devem fugir do óbvio e agregar mais informação) 4º lugar: Janelas (não devem repetir o conteúdo que já está na matéria).

42 Renato Avanzi PIC / PIXYS Imagens que falam por si Importância de uma boa imagem para a comunicação É preciso definir o tipo de imagem que reforce a imagem da organização (Benetton, Lingerie Du Loren, Sorriso, Ice Kiss, etc..) O movimento nas imagens (Business Week) X cenas mortas. Importância de uma boa imagem para a comunicação É preciso definir o tipo de imagem que reforce a imagem da organização (Benetton, Lingerie Du Loren, Sorriso, Ice Kiss, etc..) O movimento nas imagens (Business Week) X cenas mortas.

43 Renato Avanzi PIC / PIXYS PAUTAS DIFERENCIADAS

44 Renato Avanzi PIC / PIXYS FIAT Making of de propagandas (peixinhos) Exportações: almoço com o comandante do navio, visita à embarcação, curiosidades Valorização do Brasil e do brasileiro (roteiros em vídeos para as escolas do Brasil e Mercosul) Concessionárias: ações sociais com benefícios à comunidade (escolas reformadas no RS) Instrumento de marketing. Making of de propagandas (peixinhos) Exportações: almoço com o comandante do navio, visita à embarcação, curiosidades Valorização do Brasil e do brasileiro (roteiros em vídeos para as escolas do Brasil e Mercosul) Concessionárias: ações sociais com benefícios à comunidade (escolas reformadas no RS) Instrumento de marketing.

45 Renato Avanzi PIC / PIXYS Conteúdos EDITORIAL – assuntos de interesse imediato (salário, férias, cesta básica, participação nos lucros) – assuntos de interesse correlato (família, poupança, chefias, segurança) – Auto-aperfeiçoamento (learning center – ABN Amro Bank) – Gerais (lazer, dicas, cultura) – Informações contextualizadas: implicações diretas e indiretas. EDITORIAL – assuntos de interesse imediato (salário, férias, cesta básica, participação nos lucros) – assuntos de interesse correlato (família, poupança, chefias, segurança) – Auto-aperfeiçoamento (learning center – ABN Amro Bank) – Gerais (lazer, dicas, cultura) – Informações contextualizadas: implicações diretas e indiretas.

46 Renato Avanzi PIC / PIXYS CRIATIVIDADE – Natal (história; consumo na festa; 1º a chegar; último a sair; o que faziam os ausentes; fotos de partes do corpo; fotos extravagantes) – Inauguração (grandezas comparativas; perfil dos operários; o “arroz de festa”; o impacto na vida de cada um) – Aniversários (astrologia; zodíaco; mapa astral; horóscopo cômico; horóscopo chinês; características dos signos) – Família (página especial; encarte infantil; concursos com foco; premiações por participação) – Projetos (personalização do envio; concursos). CRIATIVIDADE – Natal (história; consumo na festa; 1º a chegar; último a sair; o que faziam os ausentes; fotos de partes do corpo; fotos extravagantes) – Inauguração (grandezas comparativas; perfil dos operários; o “arroz de festa”; o impacto na vida de cada um) – Aniversários (astrologia; zodíaco; mapa astral; horóscopo cômico; horóscopo chinês; características dos signos) – Família (página especial; encarte infantil; concursos com foco; premiações por participação) – Projetos (personalização do envio; concursos).

47 Renato Avanzi PIC / PIXYS COMERCIAL (força de vendas) Promover o conceito da venda qualitativa, acima da quantidade: –implica em prestar um bom atendimento –respeitar os limites de vendas do cliente para não gerar encalhe –estimular expectativas realistas –apresentar características verdadeiras –analisar a capacidade de pagamento Convenções Campanhas de vendas. Promover o conceito da venda qualitativa, acima da quantidade: –implica em prestar um bom atendimento –respeitar os limites de vendas do cliente para não gerar encalhe –estimular expectativas realistas –apresentar características verdadeiras –analisar a capacidade de pagamento Convenções Campanhas de vendas.

48 Renato Avanzi PIC / PIXYS DESENVOLVIMENTO DE RH –Admissão de novos funcionários (manuais integrativos) –Comportamento Qualidade de vida Segurança / EPIs Empreiteiras –Treinamento –Administração dos quadros –Demissões. –Admissão de novos funcionários (manuais integrativos) –Comportamento Qualidade de vida Segurança / EPIs Empreiteiras –Treinamento –Administração dos quadros –Demissões.

49 Renato Avanzi PIC / PIXYS ESTRATÉGICO / ADMINISTRATIVO –ISOs –Outras certificações (14....) –Mudança de sede –Incorporações / compras / fusões. –ISOs –Outras certificações (14....) –Mudança de sede –Incorporações / compras / fusões.

50 Renato Avanzi PIC / PIXYS INVESTIDORES –Informes para investidores e acionistas –Consolidação da marca no mercado –Clipping comentado –Repique para CVM. –Informes para investidores e acionistas –Consolidação da marca no mercado –Clipping comentado –Repique para CVM.

51 Renato Avanzi PIC / PIXYS NÃO SE DEVE: Confundir o que você acha que os outros pensam, com o que eles realmente pensam As experiências de cada um diante do mesmo fato podem ser muito diferentes É PRECISO: Enxergar - Colocar-se no lugar do outro Respeitar Compreender. NÃO SE DEVE: Confundir o que você acha que os outros pensam, com o que eles realmente pensam As experiências de cada um diante do mesmo fato podem ser muito diferentes É PRECISO: Enxergar - Colocar-se no lugar do outro Respeitar Compreender.

52 Renato Avanzi PIC / PIXYS Sinergias: conceitos a transmitir externamente Matérias internas que são matéria-prima da assessoria de imprensa – recordes, voluntariado, personagens (ex: Abílio Diniz e Lula; soldado da PM de Santos). Matérias internas que são matéria-prima da assessoria de imprensa – recordes, voluntariado, personagens (ex: Abílio Diniz e Lula; soldado da PM de Santos).

53 Renato Avanzi PIC / PIXYS Polícia Militar

54 Renato Avanzi PIC / PIXYS Elaboração do Plano de comunicação – Módulo 4 Consolidação dos Comitês Estrat. e Operacional

55 Renato Avanzi PIC / PIXYS Função do comunicador interno Gerenciar todo o processo Manter o foco no business, não isoladamente nas técnicas de comunicação Informar, comunicar, orientar Contra o “Oscar”: o ótimo é inimigo do bom. Gerenciar todo o processo Manter o foco no business, não isoladamente nas técnicas de comunicação Informar, comunicar, orientar Contra o “Oscar”: o ótimo é inimigo do bom.

56 Renato Avanzi PIC / PIXYS Quantas vezes por mês você se reúne com a área de Marketing para estabelecer ações complementares? Quando foi a última reunião que você teve com Marketing, Relações Industriais, Vendas, Jurídico, Administração, Treinamento...? Neste momento, quais as ações conjuntas e com quais áreas você está desenvolvendo? Quantas vezes por mês você se reúne com a área de Marketing para estabelecer ações complementares? Quando foi a última reunião que você teve com Marketing, Relações Industriais, Vendas, Jurídico, Administração, Treinamento...? Neste momento, quais as ações conjuntas e com quais áreas você está desenvolvendo?

57 Renato Avanzi PIC / PIXYS Cresça mais as orelha com os palpites dos formadores de opinião e menos com os comentários da cúpula (experiência X visão viciada) Caminhe, visite, conheça, converse, pesquise: jamais infira, não seja um gabinetóide idiota Cuidado com as aparências: todo bandido tem celular modelo top. Cresça mais as orelha com os palpites dos formadores de opinião e menos com os comentários da cúpula (experiência X visão viciada) Caminhe, visite, conheça, converse, pesquise: jamais infira, não seja um gabinetóide idiota Cuidado com as aparências: todo bandido tem celular modelo top.

58 Renato Avanzi PIC / PIXYS Faça seu marketing pessoal Um bom assessor é como um bom artista: “ele deve ir onde o povo está” Circular pelo chão de fábrica, pelos espaços de convivência, no fumódromo, no refeitório, no grêmio, na recepção, nos pontos de ônibus tudo funciona como um termômetro para que o profissional de comunicação possa auditar a temperatura da empresa. Um bom assessor é como um bom artista: “ele deve ir onde o povo está” Circular pelo chão de fábrica, pelos espaços de convivência, no fumódromo, no refeitório, no grêmio, na recepção, nos pontos de ônibus tudo funciona como um termômetro para que o profissional de comunicação possa auditar a temperatura da empresa.

59 Renato Avanzi PIC / PIXYS Treinamentos: importância da comunicação

60 Renato Avanzi PIC / PIXYS Todos os gestores devem ser gestores da comunicação no seu âmbito Todos os colaboradores precisam participar e se comprometer com os processos de comunicação Todos os gestores devem ser gestores da comunicação no seu âmbito Todos os colaboradores precisam participar e se comprometer com os processos de comunicação

61 Renato Avanzi PIC / PIXYS Unificar o discurso organizacional é um dos desafios mais importantes dos profissionais da comunicação corporativa A coerência de mensagem que se projeta dentro e fora da organização é vital para buscar credibilidade institucional. Unificar o discurso organizacional é um dos desafios mais importantes dos profissionais da comunicação corporativa A coerência de mensagem que se projeta dentro e fora da organização é vital para buscar credibilidade institucional.

62 Renato Avanzi PIC / PIXYS Sinergias / Comitês Comunicação interna Decisões estratégicas Recursos humanos Vendas Produção

63 Renato Avanzi PIC / PIXYS Sinergia e participação de todos é importante (comitês), mas não suficiente Mesmo tendo todos os objetivos conhecidos, a falta de informação não permite chegar aos resultados esperados. Sinergia e participação de todos é importante (comitês), mas não suficiente Mesmo tendo todos os objetivos conhecidos, a falta de informação não permite chegar aos resultados esperados.

64 Renato Avanzi PIC / PIXYS Falta de alinhamento na FIAT Palio Citymatic, com Saci Pererê Propaganda de excelente share of mind, mas contrária ao Projeto Mobilidade. Palio Citymatic, com Saci Pererê Propaganda de excelente share of mind, mas contrária ao Projeto Mobilidade.

65 Renato Avanzi PIC / PIXYS Elaboração do Plano de comunicação – Módulo 5 Definição dos públicos de interesse

66 Renato Avanzi PIC / PIXYS Segmentação do Público Interno donos presidentes superintendentes diretores empregados. donos presidentes superintendentes diretores empregados.

67 Renato Avanzi PIC / PIXYS Segmentação do Público Familiares dos empregados Acionistas Terceirizados Concessionários Franqueados Pré-aposentados Aposentados Estagiários Trainees Candidatos a empregos.

68 Renato Avanzi PIC / PIXYS As vantagens do envolvimento da família

69 Renato Avanzi PIC / PIXYS Ser humano como função e pessoa (realidade e sonho) Família + empresa Funcionário está casado com a empresa: precisa ter uma Lua de Mel Limite tênue: complemento ou concorrência? Convivência gera abertura, solicitações, manias,... É preciso entrar na mente, não na camisa. Ser humano como função e pessoa (realidade e sonho) Família + empresa Funcionário está casado com a empresa: precisa ter uma Lua de Mel Limite tênue: complemento ou concorrência? Convivência gera abertura, solicitações, manias,... É preciso entrar na mente, não na camisa.

70 Renato Avanzi PIC / PIXYS O pior inimigo é aquele que você não vê Junte-se a eles, para não ser uma exceção As paróquias da empresa: –Como participar e agrupar Visitando a igreja Assistindo às missas Confessando Conhecendo fraquezas e forças Conhecendo o sacerdote Interagindo com a comunidade Apresentando idéias complementares, nunca substitutas. O pior inimigo é aquele que você não vê Junte-se a eles, para não ser uma exceção As paróquias da empresa: –Como participar e agrupar Visitando a igreja Assistindo às missas Confessando Conhecendo fraquezas e forças Conhecendo o sacerdote Interagindo com a comunidade Apresentando idéias complementares, nunca substitutas. Rádio corredor

71 Renato Avanzi PIC / PIXYS Meios para tirar proveito da “rádio corredor” Os rumores são um canal de comunicação informal: para muitos, um enigma, para outros, um recurso valioso que permite detectar pontos fracos na relação com as pessoas. James Taylor – Empresa como espaço de conflitos

72 Renato Avanzi PIC / PIXYS Como minimizar o impacto negativo dos rumores

73 Renato Avanzi PIC / PIXYS É melhor prevenir do que remediar As informações devem circular livremente As interpretações devem ser banidas Estimule a transparência interna Divulgue os bons valores do trabalho em equipe e da preservação da individualidade As informações devem circular livremente As interpretações devem ser banidas Estimule a transparência interna Divulgue os bons valores do trabalho em equipe e da preservação da individualidade Alternativas

74 Renato Avanzi PIC / PIXYS Como detectar a origem dos rumores Procure avaliar os relacionamentos e a comunicação dentro das áreas Pesquisa USA: 80% das crises são geradas por quem está próximo às empresas.

75 Renato Avanzi PIC / PIXYS Surgem por falta de comunicação eficiente São mantidos por executivos truculentos e não comunicativos Antecipação (técnica da cartomante) Soltar a língua (método do papagaio) Esquecer o medo (coragem do genro) Diferença entre um foco e um “Cristo” Surgem por falta de comunicação eficiente São mantidos por executivos truculentos e não comunicativos Antecipação (técnica da cartomante) Soltar a língua (método do papagaio) Esquecer o medo (coragem do genro) Diferença entre um foco e um “Cristo”

76 Renato Avanzi PIC / PIXYS É preciso manter ativo um Programa de Gerenciamento de Crises – Comunicação interna + Comunicação externa. É preciso manter ativo um Programa de Gerenciamento de Crises – Comunicação interna + Comunicação externa.

77 Renato Avanzi PIC / PIXYS Momentos de crise –Situações de impacto na imagem: –Acidentes (com ou sem vítimas) –Violação de produtos / recall –Demissão em massa de funcionários –Fusões ou aquisições –Falências ou concordatas –Processos judiciais (denúncias, fraudes) –Seqüestros Políticas de transparência com a imprensa e o público interno Sentido profilático (boletins urgentes) Raramente a imagem de uma empresa é comprometida pela comunicação. Quase sempre é uma questão estrutural. –Situações de impacto na imagem: –Acidentes (com ou sem vítimas) –Violação de produtos / recall –Demissão em massa de funcionários –Fusões ou aquisições –Falências ou concordatas –Processos judiciais (denúncias, fraudes) –Seqüestros Políticas de transparência com a imprensa e o público interno Sentido profilático (boletins urgentes) Raramente a imagem de uma empresa é comprometida pela comunicação. Quase sempre é uma questão estrutural.

78 Renato Avanzi PIC / PIXYS Fomente a discussão: nunca de cunho político ou estético, mas isenta e ética Fale pouco, rápido, tudo e somente a verdade. Fomente a discussão: nunca de cunho político ou estético, mas isenta e ética Fale pouco, rápido, tudo e somente a verdade. Mantenha um Manual de Crises via on line, com testes periódicos para estimular a compreensão Acrescente informações sobre possíveis crises que podem estar a caminho.

79 Renato Avanzi PIC / PIXYS Espaços não ocupados pela empresa são vulneráveis Comunicação presencial é sempre mais eficiente nestes casos (face a face). Espaços não ocupados pela empresa são vulneráveis Comunicação presencial é sempre mais eficiente nestes casos (face a face).

80 Renato Avanzi PIC / PIXYS A comunicação na motivação pessoal

81 Renato Avanzi PIC / PIXYS Pirâmide de Maslow AUTO REALIZAÇÃO NECESSIDADES DE ESTIMA NECESSIDADES SOCIAIS NECESSIDADES DE SEGURANÇA NECESSIDADES FISIOLÓGICAS

82 Renato Avanzi PIC / PIXYS AUTO REALIZAÇÃO NECESSIDADES DE ESTIMA NECESSIDADES SOCIAIS NECESSIDADES DE SEGURANÇA NECESSIDADES FISIOLÓGICAS Comun. pouco usual Comun. para atitudes Informação básica Alternativas

83 Renato Avanzi PIC / PIXYS OBJETIVO PONTUAL: minimizar ou eliminar a ocorrência de acidentes, por inadequação no uso de EPIs COMPORTAMENTO INADEQUADO: não é gerado por desconhecimento, mas motivado por fatores psicológicos e emocionais POSSÍVEIS SOLUÇÕES: festa com presença da família, retratando em entrevistas os mais sinceros e espontâneos sentimentos de filhos e cônjuges. Registrar alguns deles em fotos, usando equipamentos. Desenvolver atividade de colagem, pintura, machetaria ou escultura sobre a visão dos filhos sobre seus pais, vivos e inteiros. OBJETIVO PONTUAL: minimizar ou eliminar a ocorrência de acidentes, por inadequação no uso de EPIs COMPORTAMENTO INADEQUADO: não é gerado por desconhecimento, mas motivado por fatores psicológicos e emocionais POSSÍVEIS SOLUÇÕES: festa com presença da família, retratando em entrevistas os mais sinceros e espontâneos sentimentos de filhos e cônjuges. Registrar alguns deles em fotos, usando equipamentos. Desenvolver atividade de colagem, pintura, machetaria ou escultura sobre a visão dos filhos sobre seus pais, vivos e inteiros.

84 Renato Avanzi PIC / PIXYS Fique atento Também na Comunicação Interna, não podemos esquecer de ouvir o nosso público Como poucos mercados, nosso público tem nome, cara e endereço conhecidos Utilize ferramentas de CRM que estão disponíveis em Recursos Humanos. Também na Comunicação Interna, não podemos esquecer de ouvir o nosso público Como poucos mercados, nosso público tem nome, cara e endereço conhecidos Utilize ferramentas de CRM que estão disponíveis em Recursos Humanos.

85 Renato Avanzi PIC / PIXYS Elaboração do Plano de comunicação – Módulo 6 Segmentação dos veículos

86 Renato Avanzi PIC / PIXYS A – A importância da Comunicação face a face Nada tão importante Nada mais difícil. Nada tão importante Nada mais difícil.

87 Renato Avanzi PIC / PIXYS Pesquisa com comunicadores 6 % citam face a face e murais como os principais meios de comunicação 80 % dos funcionários preferem comunicação face a face 90 % dos funcionários preferem o veículo “mural”. 6 % citam face a face e murais como os principais meios de comunicação 80 % dos funcionários preferem comunicação face a face 90 % dos funcionários preferem o veículo “mural”. Fonte: Aberje

88 Renato Avanzi PIC / PIXYS O segredo óbvio da comunicação Psicologia O exercício da comunicação pressupõe: – 1) conhecimento do público – 2) aplicação de conhecimentos sobre a psicologia dos relacionamentos humanos (afetividade). Psicologia O exercício da comunicação pressupõe: – 1) conhecimento do público – 2) aplicação de conhecimentos sobre a psicologia dos relacionamentos humanos (afetividade).

89 Renato Avanzi PIC / PIXYS Conhecimento do grupo –Disponibilidade para ouvir –Enxergar, perceber, entender, sentir –Dar a cara para bater –Afinar-se com os líderes naturais –Freqüentar os locais de agrupamento –Prestatividade para auxiliar Objetivos compartilhados Respeito ao tempo, senhor dos relacionamentos Respeito às individualidades. Conhecimento do grupo –Disponibilidade para ouvir –Enxergar, perceber, entender, sentir –Dar a cara para bater –Afinar-se com os líderes naturais –Freqüentar os locais de agrupamento –Prestatividade para auxiliar Objetivos compartilhados Respeito ao tempo, senhor dos relacionamentos Respeito às individualidades.

90 Renato Avanzi PIC / PIXYS Ganhos: Percepção de tendências, antes do problema instaurado –Quando está a ponto de estourar –Quando está querendo ir embora –Quando precisa ser ouvida Transparência e participação mais produtiva. Percepção de tendências, antes do problema instaurado –Quando está a ponto de estourar –Quando está querendo ir embora –Quando precisa ser ouvida Transparência e participação mais produtiva.

91 Renato Avanzi PIC / PIXYS Alternativas Colaborative day Comitê de suporte (cliente interno analisa e sugere) Change jobs Dia do “não ” (gerar contatos. Colaborative day Comitê de suporte (cliente interno analisa e sugere) Change jobs Dia do “não ” (gerar contatos.

92 Renato Avanzi PIC / PIXYS A FELICIDADE É O MOTOR E O OBJETIVO DE TODAS AS PESSOAS !!

93 Renato Avanzi PIC / PIXYS Desenvolver e estimular a afetividade dos funcionários com relação à empresa e ao seu trabalho O empregado precisa sentir orgulho de trabalhar na organização, falar bem dela para a sua família, para seus amigos, indicar seus produtos ou serviços a toda pessoa do seu rol de relacionamento. Desenvolver e estimular a afetividade dos funcionários com relação à empresa e ao seu trabalho O empregado precisa sentir orgulho de trabalhar na organização, falar bem dela para a sua família, para seus amigos, indicar seus produtos ou serviços a toda pessoa do seu rol de relacionamento.

94 Renato Avanzi PIC / PIXYS Comunicação face a face (tem a característica da emoção) + comunicação formal (garante a integridade dos dados). Comunicação face a face (tem a característica da emoção) + comunicação formal (garante a integridade dos dados).

95 Renato Avanzi PIC / PIXYS ORGANIZAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO INTERNA

96 Renato Avanzi PIC / PIXYS Quais matérias devem ser veiculadas em quais veículos Definição de qual parcela do público deve ser comunicada Análise da abrangência do veículo Timing disponível para a comunicação. Definição de qual parcela do público deve ser comunicada Análise da abrangência do veículo Timing disponível para a comunicação.

97 Renato Avanzi PIC / PIXYS House organs Seus conteúdos devem reforçar o plano estratégico da empresa e da comunicação Envio para as residências é uma boa alternativa (Ex: na cesta básica) Seus conteúdos devem reforçar o plano estratégico da empresa e da comunicação Envio para as residências é uma boa alternativa (Ex: na cesta básica)

98 Renato Avanzi PIC / PIXYS House organs Devem repetir as informações de forma diferenciada e complementar. Ferramentas: Mural – chamadas para despertar Jornal – mais completo Intranet – em drops (hipertexto) – teaser eletrônico Face a face – participação/afetividade Devem repetir as informações de forma diferenciada e complementar. Ferramentas: Mural – chamadas para despertar Jornal – mais completo Intranet – em drops (hipertexto) – teaser eletrônico Face a face – participação/afetividade

99 Renato Avanzi PIC / PIXYS JORNAL Leitura individual Concentrada Maior tempo de produção BOLETIMMais ágil MURAL Muito mais ágil Linguagem de out door VÍDEO Atenção concentrada Exige infra estrutura Produção mais custosa e demorada RÁDIO / SOM Atenção compartilhada Infra estrutura Rapidez Qualquer local

100 Renato Avanzi PIC / PIXYS / INTRANET otimização de equipamentos atenção exclusiva Local de trabalho Dispersão do foco principal DISQUETES Mais conteúdo Produção econômica Compartilhamento com família CD ROM / DVD Muito mais conteúdo Interatividade Produção mais onerosa Interatividade com família

101 Renato Avanzi PIC / PIXYS Regularizações Registro em Cartório das publicações jornalísticas Definição de jornalista responsável Identificação da indústria gráfica Multas e punições Prejuízo de imagem. Registro em Cartório das publicações jornalísticas Definição de jornalista responsável Identificação da indústria gráfica Multas e punições Prejuízo de imagem.

102 Renato Avanzi PIC / PIXYS Mídias - Alternativas Ombudsman interno Coral Festivais Caravanas Balão inflável Pedágio na entrada Reuniões minuto Eventos (teatro, gincana, etc..). Ombudsman interno Coral Festivais Caravanas Balão inflável Pedágio na entrada Reuniões minuto Eventos (teatro, gincana, etc..).

103 Renato Avanzi PIC / PIXYS IMPRESSOS – jornal no WC –Jornal no vestiário –Toalhas de refeitórios –Guardanapos –Armários –Post it (capacetes, botas, crachás) –Bilhetes nos uniformes –Out door / in door –Urnas de participação –Kit de informação –camisetas IMPRESSOS – jornal no WC –Jornal no vestiário –Toalhas de refeitórios –Guardanapos –Armários –Post it (capacetes, botas, crachás) –Bilhetes nos uniformes –Out door / in door –Urnas de participação –Kit de informação –camisetas ELETRÔNICOS –Painel eletrônico (Roche) –Vídeo conferência –Tótem eletrônico –Celular –Vídeo jornal em ônibus –DVD – CD Integração – Mural eletrônico. Mídias - Alternativas

104 Renato Avanzi PIC / PIXYS Tecnologia digital Interatividade –Usuário ativo (medir afinidade com o meio) –Tem poder de intervenção –É seletivo na escolha da navegação Mutação e atualização contínuas (apresentadas ou estimuladas) Feed back imediato Linguagem –Não linear (impactos de imagens, sons, movimentos – elemento surpresa) –Click leva a outras realidades –flexibilidade Conteúdo –Proximidade com o perfil (desejos, anseios, interesses) – FUN. Interatividade –Usuário ativo (medir afinidade com o meio) –Tem poder de intervenção –É seletivo na escolha da navegação Mutação e atualização contínuas (apresentadas ou estimuladas) Feed back imediato Linguagem –Não linear (impactos de imagens, sons, movimentos – elemento surpresa) –Click leva a outras realidades –flexibilidade Conteúdo –Proximidade com o perfil (desejos, anseios, interesses) – FUN.

105 Renato Avanzi PIC / PIXYS Site com entretenimento: –Puzzle com brindes –Crônicas sobre boas lembranças Site com pesquisas de interesse: –Valores de imóveis –Mercado de autos usados –Juros de empréstimos bancários Álbum de fotos de todos os eventos. Site com entretenimento: –Puzzle com brindes –Crônicas sobre boas lembranças Site com pesquisas de interesse: –Valores de imóveis –Mercado de autos usados –Juros de empréstimos bancários Álbum de fotos de todos os eventos. Alternativas

106 Renato Avanzi PIC / PIXYS Meios bastante utilizados na Europa e nos Estados Unidos

107 Renato Avanzi PIC / PIXYS Caixa de sugestões eletrônica Pesquisa eletrônica, gerando envolvimento de todos os funcionários (redução da tensão) para a tomada de decisões que vão afetá-los, direta ou indiretamente Tótem eletrônico para o chão de fábrica, visando democratizar as informações Marketing interno (endomarketing). Caixa de sugestões eletrônica Pesquisa eletrônica, gerando envolvimento de todos os funcionários (redução da tensão) para a tomada de decisões que vão afetá-los, direta ou indiretamente Tótem eletrônico para o chão de fábrica, visando democratizar as informações Marketing interno (endomarketing). Alternativas

108 Renato Avanzi PIC / PIXYS Projetos sociais com funcionários – associação da marca – expansão de valores éticos – valorização pelas boas iniciativas – construção de uma personalidade social – coerência dentro e fora – ganhos junto a funcionários, clientes e comunidade Clube dos Legais (afetividade) Atividades internacionalizadas (olimpíadas, games profissionais). Projetos sociais com funcionários – associação da marca – expansão de valores éticos – valorização pelas boas iniciativas – construção de uma personalidade social – coerência dentro e fora – ganhos junto a funcionários, clientes e comunidade Clube dos Legais (afetividade) Atividades internacionalizadas (olimpíadas, games profissionais). Alternativas

109 Renato Avanzi PIC / PIXYS Elaboração do Plano de comunicação – Módulo 7 Calendário de eventos

110 Renato Avanzi PIC / PIXYS Definição dos eventos para cada um dos segmentos de público

111 Renato Avanzi PIC / PIXYS Anos de casa Natal Dia das crianças Data da categoria Festa Junina Convenção de vendas Lançamento de produtos/serviços. Anos de casa Natal Dia das crianças Data da categoria Festa Junina Convenção de vendas Lançamento de produtos/serviços. Surpreender Alternativas

112 Renato Avanzi PIC / PIXYS Lençol dobrado em formato de ave, no hotel, dentro da campanha “dê asas à sua imaginação” Alternativa para surpreender

113 Renato Avanzi PIC / PIXYS Realizações para o entrosamento e a sinergia entre funcionários e áreas

114 Renato Avanzi PIC / PIXYS Crachás com nomes visíveis Dinâmicas e jogos específicos Loto-foto Casual day –a vestimenta interfere no relacionamento –os papéis desempenhados dentro e fora da empresa são incompatíveis e anti-produtivos). Crachás com nomes visíveis Dinâmicas e jogos específicos Loto-foto Casual day –a vestimenta interfere no relacionamento –os papéis desempenhados dentro e fora da empresa são incompatíveis e anti-produtivos). Alternativas

115 Renato Avanzi PIC / PIXYS FIAT –Café com o presidente –Reuniões de feed back –Possibilidades iguais de participação –Revista para a família, entregue com a cesta básica –Revista interna “Expresso” –Prêmio de Educação –Baile de debutantes para filhas de funcionários –Programa de integração família / empresa. –Café com o presidente –Reuniões de feed back –Possibilidades iguais de participação –Revista para a família, entregue com a cesta básica –Revista interna “Expresso” –Prêmio de Educação –Baile de debutantes para filhas de funcionários –Programa de integração família / empresa.

116 Renato Avanzi PIC / PIXYS Elaboração do Plano de comunicação – Módulo 8 Ações de Apoio

117 Renato Avanzi PIC / PIXYS Escolha das atividades complementares que reforçam a estratégia do negócio

118 Renato Avanzi PIC / PIXYS Endomarketing Atuar junto ao público interno, considerado como mercado prioritário para atender o cliente externo Uso de ferramentas do MKT de mercado Aproveitamento de ações externas (ex: patrocínio) para desenvolver ações internas: Redecard e Daniele Hypolito Conceito de CLIENTE INTERNO. Atuar junto ao público interno, considerado como mercado prioritário para atender o cliente externo Uso de ferramentas do MKT de mercado Aproveitamento de ações externas (ex: patrocínio) para desenvolver ações internas: Redecard e Daniele Hypolito Conceito de CLIENTE INTERNO.

119 Renato Avanzi PIC / PIXYS Educação (Metal Leve – José Mindlin) Esportes (Pão de Açúcar – Abílio Diniz) Lazer (Caloi – passeios) Assistência social (Porto Seguro) Diversidade étnica (Benetton) Preservação histórica (Alcan – MG) Defesa ambiental (Petrobras) Manifestações culturais (Bunge – Mozarteum), etc.. Educação (Metal Leve – José Mindlin) Esportes (Pão de Açúcar – Abílio Diniz) Lazer (Caloi – passeios) Assistência social (Porto Seguro) Diversidade étnica (Benetton) Preservação histórica (Alcan – MG) Defesa ambiental (Petrobras) Manifestações culturais (Bunge – Mozarteum), etc.. Alternativas

120 Renato Avanzi PIC / PIXYS Ações que valorizam o funcionário como cidadão

121 Renato Avanzi PIC / PIXYS Programas de voluntariado – Com temas variados – Pontuais Programas de valorização de funcionários aposentados Campanhas de informação e conscientização (eleições, referendo, investimentos, segurança, etc..) Campanhas de engajamento social (doação de sangue, órgãos, etc..). Programas de voluntariado – Com temas variados – Pontuais Programas de valorização de funcionários aposentados Campanhas de informação e conscientização (eleições, referendo, investimentos, segurança, etc..) Campanhas de engajamento social (doação de sangue, órgãos, etc..). Alternativas

122 Renato Avanzi PIC / PIXYS Só ensinar a ler e escrever não transforma as pessoas em cidadãos. Essas são apenas ferramentas; é preciso ter matéria-prima para transformar” Crodowaldo Pavan Programas associados a exigências de caráter desenvolvimentista são mais eficientes para s sociedade, com ganhos para as empresas Só ensinar a ler e escrever não transforma as pessoas em cidadãos. Essas são apenas ferramentas; é preciso ter matéria-prima para transformar” Crodowaldo Pavan Programas associados a exigências de caráter desenvolvimentista são mais eficientes para s sociedade, com ganhos para as empresas Alternativas

123 Renato Avanzi PIC / PIXYS Para organizar programas de caráter social e/ou específicos, conte com a parceria de organizações do 3o. Setor: Maior curva de experiência Melhor integração de objetivos Resultados mais consistentes. Para organizar programas de caráter social e/ou específicos, conte com a parceria de organizações do 3o. Setor: Maior curva de experiência Melhor integração de objetivos Resultados mais consistentes. Alternativas

124 Renato Avanzi PIC / PIXYS Elaboração do Plano de comunicação – Módulo 9 Acompanha- mentos, Avaliações e feed backs

125 Renato Avanzi PIC / PIXYS Aplicabilidade do acompanhamento monitoramento do ambiente previsibilidade dos problemas nascentes detecção de desvios no projeto original start para ações corretivas. monitoramento do ambiente previsibilidade dos problemas nascentes detecção de desvios no projeto original start para ações corretivas.

126 Renato Avanzi PIC / PIXYS Métricas e instrumentos para mensurar a comunicação interna

127 Renato Avanzi PIC / PIXYS O mais difícil é definir as métricas para a mensuração dos resultados (precisam ser acessíveis, descomplicadas e conhecidas) Os registros formais dão parâmetros importantes para isso Uma vez definidas as métricas, é possível mensurar pela comparação de performance. O mais difícil é definir as métricas para a mensuração dos resultados (precisam ser acessíveis, descomplicadas e conhecidas) Os registros formais dão parâmetros importantes para isso Uma vez definidas as métricas, é possível mensurar pela comparação de performance.

128 Renato Avanzi PIC / PIXYS Sistema de inteligência e memória - Alternativas Registros permanentes Feed backs espontâneos Feed backs estimulados Respostas, participações e sugestões Conceitos apreendidos (questionários e contatos - amostragem) Pesquisas internas e externas Ouvidoria Resultados tangíveis Benchmark Jogos internos para levantar a percepção da empresa (adjetivos). Registros permanentes Feed backs espontâneos Feed backs estimulados Respostas, participações e sugestões Conceitos apreendidos (questionários e contatos - amostragem) Pesquisas internas e externas Ouvidoria Resultados tangíveis Benchmark Jogos internos para levantar a percepção da empresa (adjetivos).

129 Renato Avanzi PIC / PIXYS Técnica da personificação Se fosse uma pessoa que entrasse agora nesta sala, como ela seria (perfil físico e psicológico) Se estivesse dando uma festa, que características ela teria Se fosse uma viagem, para onde seria e como se chegaria lá Se fosse um lugar, qual seria (descrição) etc... Se fosse uma pessoa que entrasse agora nesta sala, como ela seria (perfil físico e psicológico) Se estivesse dando uma festa, que características ela teria Se fosse uma viagem, para onde seria e como se chegaria lá Se fosse um lugar, qual seria (descrição) etc... Alternativas

130 Renato Avanzi PIC / PIXYS Avaliações de dupla mão - Alternativas Chefias avaliam subordinados (formal e informal) Subordinados avaliam chefias Governança corporativa OBS: Resultados em comunicação devem impactar na avaliação global, no plano de carreira e na participação nos bônus / lucros. Chefias avaliam subordinados (formal e informal) Subordinados avaliam chefias Governança corporativa OBS: Resultados em comunicação devem impactar na avaliação global, no plano de carreira e na participação nos bônus / lucros.

131 Renato Avanzi PIC / PIXYS Avaliação comparativa dos resultados previstos e realizados É preciso estabelecer metas bem definidas e factíveis: – Nº de inscritos em um treinamento – Nº de questionários para “melhor empresa para trabalhar” – % de participação em um evento Efetuar análises comparativas consistentes e embasadas (sem “achismos”). É preciso estabelecer metas bem definidas e factíveis: – Nº de inscritos em um treinamento – Nº de questionários para “melhor empresa para trabalhar” – % de participação em um evento Efetuar análises comparativas consistentes e embasadas (sem “achismos”).

132 Renato Avanzi PIC / PIXYS Elaboração do Plano de comunicação – Módulo 10 Atendimento às solicitações de clientes internos

133 Renato Avanzi PIC / PIXYS Elaboração profissional do briefing Invista tempo na elaboração do briefing de jobs demandados por outras áreas Formalize os pedidos por escrito Crie um mínimo de burocracia para ganhar em agilidade Pondere sobre possíveis “bug’s”, atendimento de demandas, criação de novos canais e logomarcas, etc... Invista tempo na elaboração do briefing de jobs demandados por outras áreas Formalize os pedidos por escrito Crie um mínimo de burocracia para ganhar em agilidade Pondere sobre possíveis “bug’s”, atendimento de demandas, criação de novos canais e logomarcas, etc...

134 Renato Avanzi PIC / PIXYS Como montar uma pauta estratégica a partir do briefing Como chegam as pautas: “divulgue que nós vamos fazer isso...” Como obter um briefing estratégico: – por que vai fazer? – como vai fazer? – o que espera que o funcionário faça? – como é o melhor jeito do funcionário fazer isso? – quais os resultados gerais desejados? – assine aqui !!... Como chegam as pautas: “divulgue que nós vamos fazer isso...” Como obter um briefing estratégico: – por que vai fazer? – como vai fazer? – o que espera que o funcionário faça? – como é o melhor jeito do funcionário fazer isso? – quais os resultados gerais desejados? – assine aqui !!...

135 Renato Avanzi PIC / PIXYS Avaliação estratégica das solicitações Assim como você não altera as “petições” do Depto. Jurídico, as áreas da empresa devem acatar as recomendações da “Comunicação Interna” Verifique se a solicitação atende às necessidades ou se é um veneno para matar o boi e deixar vivo o carrapato Defenda idéias com embasamento profissional, nunca pessoal. Assim como você não altera as “petições” do Depto. Jurídico, as áreas da empresa devem acatar as recomendações da “Comunicação Interna” Verifique se a solicitação atende às necessidades ou se é um veneno para matar o boi e deixar vivo o carrapato Defenda idéias com embasamento profissional, nunca pessoal.

136 Renato Avanzi PIC / PIXYS Definição de um cronograma viável Tudo na empresa precisa de um prazo para acontecer. Na Comunicação não pode ser diferente Contribua para a criação de hábitos saudáveis de planejamento e execução Demonstre que a falta de planejamento eleva os investimentos desnecessariamente Eduque para o raciocínio das “3 bolas”. Tudo na empresa precisa de um prazo para acontecer. Na Comunicação não pode ser diferente Contribua para a criação de hábitos saudáveis de planejamento e execução Demonstre que a falta de planejamento eleva os investimentos desnecessariamente Eduque para o raciocínio das “3 bolas”.

137 Renato Avanzi PIC / PIXYS Elaboração do Plano de comunicação - Módulo 11 Divulgação de resultados

138 Renato Avanzi PIC / PIXYS Prestação de contas da Comunicação Interna Todas as ações devem gerar relatórios: – descrevendo conquistas e resultados – como se fosse solicitar patrocínio externo – contendo memória histórica. Todas as ações devem gerar relatórios: – descrevendo conquistas e resultados – como se fosse solicitar patrocínio externo – contendo memória histórica.

139 Renato Avanzi PIC / PIXYS O marketing do valor agregado pela Comunicação

140 Renato Avanzi PIC / PIXYS Venda a área de comunicação interna para toda a empresa Reuniões de conhecimento da área e da equipe (todas as áreas ou individualmente) Apresentação pessoal de projetos, bem planejada Dar conhecimento, convencer e validar os projetos da área Cursos e treinamentos com formadores de opinião externos Benchmark. Reuniões de conhecimento da área e da equipe (todas as áreas ou individualmente) Apresentação pessoal de projetos, bem planejada Dar conhecimento, convencer e validar os projetos da área Cursos e treinamentos com formadores de opinião externos Benchmark. Alternativas

141 Renato Avanzi PIC / PIXYS Desenvolvimento da cultura da comunicação interna - fidelização Apresentação específica durante o processo de integração de novos funcionários, estagiários, trainees e terceirizados. Alternativas

142 Renato Avanzi PIC / PIXYS Conquista de espaços para a comunicação – convencimento interno Apresentação de sugestões Desenvolvimento de projetos Avaliação de perspectivas Demonstração de lucratividade com a comunicação (sucessos) Demonstração de prejuízos sem a comunicação (insucessos). Apresentação de sugestões Desenvolvimento de projetos Avaliação de perspectivas Demonstração de lucratividade com a comunicação (sucessos) Demonstração de prejuízos sem a comunicação (insucessos). Alternativas

143 Renato Avanzi PIC / PIXYS Elaboração do Plano de comunicação Plano estratégico da empresa Análise do ambiente interno Principais conceitos a transmitir Mensagem: Conteúdo Idéia, proposta Benefício, motivação Apelo emocional, moral, racional Imagens Padronização 1 / 4 Pontos positivos Pontos negativos Definição de onde a Comunicação Interna pode contribuir para o atingimento dos objetivos estratégicos

144 Renato Avanzi PIC / PIXYS Elaboração do Plano de comunicação Consolidação dos Comitês Estrat. / Operac. Definição dos públicos de interesse Segmentação dos veículos de comunic. Murais Intranet Jornal Boletim Clipping Toalhas Refeit. Videojornal Líderes (face a face) Calendário de reuniões Lideranças estratégicas Lideranças Operacionais Colaboradores Familiares Novos funcion. Pré-aposentados Aposentados Acionistas 2 / 4

145 Renato Avanzi PIC / PIXYS Elaboração do Plano de comunicação Calendário de eventos Ações de Apoio Feed Backs / Avaliações Pessoais Oficiais (avaliações) Vias de dupla mão Vias coletivas Cafés da manhã Open house Family Day Natal Torneios Concursos Dia das Crianças Qualidade de vida Voluntariado Treinamentos Tempo de casa Colaborative day Campanhas Coral Progr. Sugestões E-learning Show room 3 / 4

146 Renato Avanzi PIC / PIXYS Elaboração do Plano de comunicação Atendimento às solicitações de clientes internos Divulgação de resultados Pessoais Veículos Vias coletivas Briefing Cronogramas Desenvolv. do projeto Avaliação Manutenção ou correções 4 / 4

147 Renato Avanzi PIC / PIXYS RESUMO GERAL Adeque a comunicação interna ao plano estratégico da empresa Deixe sua sala e dê mais atenção aos funcionários Procure colocar-se no lugar do outro Seja mais estratégico do que operacional. Adeque a comunicação interna ao plano estratégico da empresa Deixe sua sala e dê mais atenção aos funcionários Procure colocar-se no lugar do outro Seja mais estratégico do que operacional.

148 Renato Avanzi PIC / PIXYS RESUMO GERAL Crie comitês de comunicação (estratégico e operacional) Mais do que informação, é preciso estimular a participação Aplique pesquisa como suporte a decisões Utilize elementos de marketing, propaganda, TV, rádio e internet para otimizar a comunicação interna.

149 Renato Avanzi PIC / PIXYS RESUMO GERAL Estimule o reconhecimento dos funcionários em todas as ações de comunicação interna O elemento mais importante da Com. Interna é o face-a-face, o contato direto Humanize as relações dentro da empresa Acima de tudo, comunicar é emocionar o público para conduzi-lo a uma ação desejada.

150 Renato Avanzi PIC / PIXYS CONCEITO DAS FERRAMENTAS Por mais que você entenda de mecânica; Ainda que você conheça todos os motores: Com um único martelo você não conserta um carro ! Utilize o conjunto de ferramentas que você dispõe Reúna todas as áreas com foco no mesmo objetivo Só assim será possível manter a máquina da empresa em movimento. Por mais que você entenda de mecânica; Ainda que você conheça todos os motores: Com um único martelo você não conserta um carro ! Utilize o conjunto de ferramentas que você dispõe Reúna todas as áreas com foco no mesmo objetivo Só assim será possível manter a máquina da empresa em movimento.

151 Renato Avanzi PIC / PIXYS BIBLIOGRAFIA –Inteligência Emocional - Daniel Goleman,1996, Ed.Objetiva –Amor e Sobrevivência - Dean Ornish, 1998, Ed.Rocco –Emoções que Curam – Org. por Daniel Goleman, 1997, Ed. Rocco –Portas abertas – Célia Valente e Walter Nori, Ed. Best Seller –Tudo que seus gurus não lhe contaram sobre comunicação empresarial - Roger Cahen, Ed. Best Seller –O que é jornalismo – Clóvis Rossi, Ed. Brasiliense –Notícia um produto à venda – Cremilda Medina, Summus Editorial –Jornalismo empresarial – Jaurês Rodrigues Palma, Ed. Sulina/RS –Jornalismo empresarial – Francisco Gaudêncio Torquato do Rego, Summus Editorial –O outro lado do ensino de comunicação – Antonio Marcos Ananias de Queiroz, ECA/USP –Comunicação sob a ótica empresarial – Edson Vaz Musa, Rhodia – Arte e percepção visual – Rudolf Areheim – A força da comunicação – Frank Corrado – Tratado de Comunicação – Gaudêncio Torquato, Thomson. –Inteligência Emocional - Daniel Goleman,1996, Ed.Objetiva –Amor e Sobrevivência - Dean Ornish, 1998, Ed.Rocco –Emoções que Curam – Org. por Daniel Goleman, 1997, Ed. Rocco –Portas abertas – Célia Valente e Walter Nori, Ed. Best Seller –Tudo que seus gurus não lhe contaram sobre comunicação empresarial - Roger Cahen, Ed. Best Seller –O que é jornalismo – Clóvis Rossi, Ed. Brasiliense –Notícia um produto à venda – Cremilda Medina, Summus Editorial –Jornalismo empresarial – Jaurês Rodrigues Palma, Ed. Sulina/RS –Jornalismo empresarial – Francisco Gaudêncio Torquato do Rego, Summus Editorial –O outro lado do ensino de comunicação – Antonio Marcos Ananias de Queiroz, ECA/USP –Comunicação sob a ótica empresarial – Edson Vaz Musa, Rhodia – Arte e percepção visual – Rudolf Areheim – A força da comunicação – Frank Corrado – Tratado de Comunicação – Gaudêncio Torquato, Thomson.

152 Renato Avanzi PIC / PIXYS MUITO OBRIGADO PELO PRAZER E PELO PRIVILÉGIO DA SUA PARTICIPAÇÃO !!! Renato Avanzi (11) ramal 202 pic comunicacao.com.br Renato Avanzi (11) ramal 202 pic comunicacao.com.br Conte comigo sempre que precisar.


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