A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Esp. Olga C. Scandolara.  A palavra ritmo deriva do grego Rytmus Que significa tudo o que flui e o que se move no universo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Esp. Olga C. Scandolara.  A palavra ritmo deriva do grego Rytmus Que significa tudo o que flui e o que se move no universo."— Transcrição da apresentação:

1 Professora Esp. Olga C. Scandolara

2  A palavra ritmo deriva do grego Rytmus Que significa tudo o que flui e o que se move no universo

3 PPromover ao ser humano: -- A Melhoria das qualidades físicas ( coord....) --Desenvolver e melhorar a natureza socioemocional e afetiva. --melhorar a natureza cognitiva( raciocínio, atenção). BBuscar estímulos positivos de energia e harmonia ( evitar depressão).

4  Entre outras...  Melhorar o domínio do movimento  Reforçar a memória  Realização do movimento com naturalidade  Etc...  (Lopes apud MONTEIRO e ARTAXO, 2000)

5  O ritmo é o elemento mais essencial da música; determina seu movimento e sua palpitação, e representa o contraste entre o som e o silêncio ( JEANDOT, 1997)  O ritmo é a capacidade de adaptar-se a um ritmo dado, interiorizá-lo e reproduzi-lo em movimento (WEINECK, 1991)

6  O ritmo é uma qualidade física...pela mudança de tensão e de repouso...estando presente em todas as modalidades esportivas (TUBINO, 1984)  Compreende-se como ritmo interno o ritmo próprio do ser humano, marcado pelo seu organismo, ( batidas do seu coração) ; e o ritmo externo como a movimentação realizada no grupo num determinado espaço...tais ritmos são do corpo e ambos devem ser analisados conjuntamente.... (GARCIA & HAAS, 2002)

7  elemento essencial da música  contraste entre o som e o silêncio  qualidade física ( modalidades desportivas)  tensão e repouso  ritmo interno e ritmo externo

8  Uma equipe de GR participará de uma seletiva para Olimpíadas 2016, numa prova de conjunto com aparelho bola. A equipe deve manter o ritmo de treinos para aperfeiçoar os movimentos, em especialmente em nível técnico, sincronismo e em relação à música...onde se somará os ritmos internos de cada atleta para se compor um único rítmo, do grupo.

9  A) Ritmo mecânico: Não apresenta variações, é um ritmo determinado: ( música, eletrônica e street)  B) Ritmo disciplinado: os movimentos são pré determinados, dentro daquele espaço de tempo: ex. marcha no quartel ( 120 passos por minutos)  C) Ritmo natural: ex. ciclo vital do ser humano ( dança contemporânea e dança para PCDs)

10  D) Ritmo espontâneo: Caracteriza-se por reações espontâneas do ser humano: ex. crianças ao ouvirem uma música começam a dançar sem pensar muito no movimento, apenas segue seu instinto.  E) Ritmo refletido: O coreógrafo cria a coreografia a partir da música. Ex: Música é selecionada a partir de um tema a ser coreografado.

11  Frase musical: Popularmente se denomina como os 8 tempos  Podemos perceber quando há uma mudança na música  Na dança é comum se utilizar os 8 movimentos corporais como, 1 frase = 8 marcações  Bloco musical: Composto por 4 frases musicais ( 32 tempos)

12  O ritmo musical é composta basicamente pela melodia e harmonia, que são compostas pelo compasso musical, ou seja as notas são agrupadas em tempos para facilitar a leitura da música.  ( tempo e contratempo)  - Ritmo binário: Ex: dois e dois ( marchinhas alemã, forró) acento mais forte no 1  Ritmo terciário: Compasso com 3 tempos: Ex. 1,2,3 ( valsa, samba), acento mais forte 1  Ritmo quaternário: Compasso com 4 tempos: ex. 1,2,3,4 (Tango)

13  1 frase musical = 8 tempos  ½ frase musical = 4 tempos  1 bloco musical = 32 tempos  2 tempos = Compasso binário  3 tempos = compasso ternário  4 tempos = compasso quaternário

14  GARCIA, Ângela e HASS, Aline Nogueira. Ritmo e dança. Canoas: Ed. ULBRA, 2003.

15  Músicas nos ritmos binário, terciário, quaternário, frase musicais de 8 tempos e blocos musicais de 32 tempos.  Reconhecer os ritmos.  Introduzir em movimentos corporais, com e sem aparelhos da GR


Carregar ppt "Professora Esp. Olga C. Scandolara.  A palavra ritmo deriva do grego Rytmus Que significa tudo o que flui e o que se move no universo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google