A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Esp. Olga C. Scandolara

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Esp. Olga C. Scandolara"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Esp. Olga C. Scandolara
RITMO E MOVIMENTO Professora Esp. Olga C. Scandolara

2 ORIGEM DA PALAVRA RITMO
A palavra ritmo deriva do grego Rytmus Que significa tudo o que flui e o que se move no universo

3 Objetivo do trabalho rítmico
Promover ao ser humano: - A Melhoria das qualidades físicas ( coord....) -Desenvolver e melhorar a natureza socioemocional e afetiva. -melhorar a natureza cognitiva( raciocínio, atenção). Buscar estímulos positivos de energia e harmonia ( evitar depressão).

4 FUNÇÕES DO RITMO: Entre outras... Melhorar o domínio do movimento
Reforçar a memória Realização do movimento com naturalidade Etc... (Lopes apud MONTEIRO e ARTAXO, 2000)

5 Algumas definições do ritmo:
O ritmo é o elemento mais essencial da música; determina seu movimento e sua palpitação , e representa o contraste entre o som e o silêncio ( JEANDOT, 1997) O ritmo é a capacidade de adaptar-se a um ritmo dado, interiorizá-lo e reproduzi-lo em movimento (WEINECK, 1991)

6 O ritmo é uma qualidade física. pela mudança de tensão e de repouso
O ritmo é uma qualidade física...pela mudança de tensão e de repouso...estando presente em todas as modalidades esportivas (TUBINO, 1984) Compreende-se como ritmo interno o ritmo próprio do ser humano, marcado pelo seu organismo, ( batidas do seu coração) ; e o ritmo externo como a movimentação realizada no grupo num determinado espaço...tais ritmos são do corpo e ambos devem ser analisados conjuntamente.... (GARCIA & HAAS, 2002)

7 PALAVRAS CHAVES elemento essencial da música
contraste entre o som e o silêncio qualidade física ( modalidades desportivas) tensão e repouso ritmo interno e ritmo externo

8 Exemplo na Ginástica Rítmica:
Uma equipe de GR participará de uma seletiva para Olimpíadas 2016, numa prova de conjunto com aparelho bola. A equipe deve manter o ritmo de treinos para aperfeiçoar os movimentos, em especialmente em nível técnico, sincronismo e em relação à música...onde se somará os ritmos internos de cada atleta para se compor um único rítmo, do grupo.

9 Exemplos de ritmos: A) Ritmo mecânico: Não apresenta variações, é um ritmo determinado: ( música, eletrônica e street) B) Ritmo disciplinado: os movimentos são pré determinados, dentro daquele espaço de tempo: ex. marcha no quartel ( 120 passos por minutos) C) Ritmo natural: ex. ciclo vital do ser humano ( dança contemporânea e dança para PCDs)

10 D) Ritmo espontâneo: Caracteriza-se por reações espontâneas do ser humano: ex. crianças ao ouvirem uma música começam a dançar sem pensar muito no movimento, apenas segue seu instinto. E) Ritmo refletido: O coreógrafo cria a coreografia a partir da música. Ex: Música é selecionada a partir de um tema a ser coreografado.

11 Frase musical e bloco musical:
Frase musical: Popularmente se denomina como os 8 tempos Podemos perceber quando há uma mudança na música Na dança é comum se utilizar os 8 movimentos corporais como, 1 frase = 8 marcações Bloco musical: Composto por 4 frases musicais ( 32 tempos)

12 Classificações do ritmo:
O ritmo musical é composta basicamente pela melodia e harmonia, que são compostas pelo compasso musical, ou seja as notas são agrupadas em tempos para facilitar a leitura da música. ( tempo e contratempo) - Ritmo binário: Ex: dois e dois ( marchinhas alemã, forró) acento mais forte no 1 Ritmo terciário: Compasso com 3 tempos: Ex. 1,2,3 ( valsa, samba), acento mais forte 1 Ritmo quaternário: Compasso com 4 tempos: ex. 1,2,3,4 (Tango)

13 Então, em função do nº de movimentos diferentes poderemos resumir:
1 frase musical = 8 tempos ½ frase musical = 4 tempos 1 bloco musical = 32 tempos 2 tempos = Compasso binário 3 tempos = compasso ternário 4 tempos = compasso quaternário

14 Bibliografia: GARCIA, Ângela e HASS, Aline Nogueira. Ritmo e dança. Canoas: Ed. ULBRA, 2003.

15 Parte prática: Músicas nos ritmos binário, terciário, quaternário, frase musicais de 8 tempos e blocos musicais de 32 tempos. Reconhecer os ritmos. Introduzir em movimentos corporais, com e sem aparelhos da GR


Carregar ppt "Professora Esp. Olga C. Scandolara"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google