A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Controladores PWM By :Igor Oliveira. Conceito de PWM ( Conceito de PWM ( Pulse Width Modulation ou Modulação de Largura de Pulso ) Através do Chaveamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Controladores PWM By :Igor Oliveira. Conceito de PWM ( Conceito de PWM ( Pulse Width Modulation ou Modulação de Largura de Pulso ) Através do Chaveamento."— Transcrição da apresentação:

1 Controladores PWM By :Igor Oliveira

2 Conceito de PWM ( Conceito de PWM ( Pulse Width Modulation ou Modulação de Largura de Pulso ) Através do Chaveamento de tensão na Carga Obtemos Sinais com uma Largura que Podemos Controlar e com isso Controlar a Velocidade de um Motor DC. Logo um PWM nada mais é do que um Circuito Digital Mas Tem uma Vantagem que Utilizamos Apenas um Bit. Para um circuito digital poder controlar um circuito analógico - um brilho de uma lâmpada ou a velocidade de um motor - há basicamente duas técnicas. A conversão D/A (Digital/Analógico) e a modulação por largura de pulso (PWM). Através do Chaveamento de tensão na Carga Obtemos Sinais com uma Largura que Podemos Controlar e com isso Controlar a Velocidade de um Motor DC. Logo um PWM nada mais é do que um Circuito Digital Mas Tem uma Vantagem que Utilizamos Apenas um Bit. Para um circuito digital poder controlar um circuito analógico - um brilho de uma lâmpada ou a velocidade de um motor - há basicamente duas técnicas. A conversão D/A (Digital/Analógico) e a modulação por largura de pulso (PWM).

3 Onde São Utilizados : Inversores de Freqüência Inversores de Freqüência Soft Start Soft Start Dimmer Dimmer Fontes Chavedas Fontes Chavedas

4 A maneira tradicional, ou mais simples de se controlar uma carga de potência é através de um reostato em série. A grande desvantagem deste tipo de controle, denominado “linear”, é que a queda de tensão no reostato multiplicada pela corrente que ele controla representa uma grande quantidade de calor gerada.

5 PWM Para que se entenda como funciona esta tecnologia no controle de potência, partimos de um circuito imaginário formado por um interruptor de ação muito rápida e uma carga que deve ser controlada

6 Funcionamento: Quando o interruptor está aberto não há corrente na carga e a potência aplicada é nula. No instante em que o interruptor é fechado, a carga recebe a tensão total da fonte e a potência aplicada é máxima. Como fazer para obter uma potência intermediária, digamos 50%, aplicada à carga? Uma idéia é fazermos com que a chave seja aberta e fechada rapidamente de modo a ficar 50% do tempo aberta e 50% fechada. Isso significa que, em média, teremos metade do tempo com corrente e metade do tempo sem corrente

7 A potência média e, portanto, a própria tensão média aplicada à carga é neste caso 50% da tensão de entrada. Veja que o interruptor fechado pode definir uma largura de pulso pelo tempo em que ele fica nesta condição, e um intervalo entre pulsos pelo tempo em que ele fica aberto. Os dois tempos juntos definem o período e, portanto, uma freqüência de controle.

8 Variando-se a largura do pulso e também o intervalo de modo a termos ciclos ativos diferentes,podemos controlar a potência média aplicada a uma carga. Assim, quando a largura do pulso varia de zero até o máximo, a potência também varia na mesma proporção.

9 Prática Usando LM555

10 Explicando o Circuito: A medida que variamos o Potenciômetro a largura do pulso que o 555 envia ao motor também é modificada, o transistor é responsável pelo acionamento do motor para proteger o 555 se caso o motor parar por algum motivo e provocar um aumento da corrente, o que acarretaria na sua queima. O papel do Potenciômetro é controlar o 555 que irá responder com Pulsos ao motor de acordo com o estado do potenciômetro.

11 Usando como Dimmer: 2% da Luminosidade Total :

12 20% da Luminosidade Total :

13 30% da Luminosidade Total :

14 50% da Luminosidade Total :

15 90% da Luminosidade Total :

16 Vantagens do PWM Na condição de aberto, nenhuma corrente circula pelo dispositivo de controle e, portanto, sua dissipação é nula. Na condição de fechado, teoricamente, se ele apresenta uma resistência nula, a queda de tensão é nula, e ele não dissipa também nenhuma potência.


Carregar ppt "Controladores PWM By :Igor Oliveira. Conceito de PWM ( Conceito de PWM ( Pulse Width Modulation ou Modulação de Largura de Pulso ) Através do Chaveamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google