A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALUNA: LUCI FERNANDES COCZENSKI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALUNA: LUCI FERNANDES COCZENSKI"— Transcrição da apresentação:

1 ALUNA: LUCI FERNANDES COCZENSKI
INFORMÁTICA APLICADA I ALUNA: LUCI FERNANDES COCZENSKI CURSO: AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL DICIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA I PROFESSOR: NILZO MACHADO

2 RELATÓRIO DO PROJETO SAÚDE BUCAL lll Com a seqüência das atividade em saúde bucal l e ll relato o que apliquei na unidade básica de saúde SANTA CLARA no município de Tenente Portela R/S. Cada parágrafo é referente ao período e o assunto em que foi passado para pessoas que se encontravam na sala de espera da unidade de saúde, sempre com pessoas e faixa etária diferentes entre elas gestantes, crianças, jovens, adultos e idosos. Também afirmo que em todos os períodos do projeto foi retomado a importância de escovar os dentes e usar o fio dental. O público presente foi de quinze a vinte pessoas por encontro.

3 Relatei com base no folder alguns cuidados que precisamos ter no nosso dia a dia em especial com a saúde bucal, doenças de boca, como se auto examinar, os riscos e o próprio conhecimento da boca, pois, todos nós sabemos que qualquer doença quando descoberta a tempo é mais fácil ser tratada e as sanches de cura é maior. Saber se conhecer é muito importante é assim que podemos identificar o surgimento de caroços, manchas, feridas, sangramentos ou qualquer alteração na região bucal. O dente natural é uma riqueza que devemos dar muito valor, ele traz uma melhor aparência e muitos beneficio para outras partes do organismo através de uma boa mastigação.A boca é a porta de entrada a tudo o que vai ao nosso organismo. Quando falamos ou no sorriso nossa boca também precisa ser bem apresentada, o sorriso é o endereço que a pessoa está bem. A higiene da boca dentes e língua é um compromisso de cada pessoa. Cada pessoa tem sua própria responsabilidade e precisa se conhecer e observar qualquer alteração ou mudanças que ocorrer na região da boca. Sempre que tiver dúvidas ou a cada seis meses é preciso ir ao consultório do dentista para avaliação.Também é muito importante observar a escova de dente,ela precisa estar sempre com boa aparências as cerdas devem estar retas e de preferência ser macia. Mas nunca se esqueçam que limpar a boca, escovar os dentes, a língua e passar o fio dental é um habito diário e obrigatório para todos e todas as idades com dentes ou sem os mesmos.23/01/2012 manhã

4 Usando o macro modelo da boca desenvolvi atividade de uma escovação correta e identifiquei os prejuízos que ocorrem em caso do uso incorreto. Nosso dente é preso ao osso do rosto mas temos a gengiva que esta ao redor de nossos dentes, quando usamos escova com cerdas duras e escovamos nossos dentes com muita força , no sistema vai e vem pode ocorrer que as gengivas se afastam do dente deixando a raiz exposta dando sensibilidade no dente com a impressão de cárie ou dente com problema. A forma rotativa é a mais recomendada diminui a força e faz com que as gengivas ficam protegidas e a raiz dos dentes não ficam expostas.A língua também tem sua necessidade de ser higienizada pois ela é áspera e precisa ser higienizada diariamente, restos de alimentos que podem fermentar e causar mau hálito e gosto ruim na boca. Sempre observar a escova de dente que quando as cerdas se abrem ou se dobram é preciso trocar as mesmas, os dentes não são limpos por marcas de creme dental nem por quantidade de creme, mas por tempo que se escova, recomenda-se no mínimo cinco minutos. O fio dental deve ser passado preferencialmente antes de escovar os dentes pois ele retira os restos de alimentos que estão entre os dentes e a escova completa a limpeza da boca.23/01/2012 tarde.

5 As próteses são parte importante para pessoas que não possui dentes natural, então a higiene das próteses (dentaduras) devem ser feita com freqüência e com muito cuidado, eliminando bem os restos de alimento que ficam na parte superior ou inferior no espaço entre a prótese e as gengivas, podendo ser usada escova com cerdas mais dura. As gengivas de quem usa prótese também precisa ser limpa com uma gaze e creme dental. Se as gengivas estão saudáveis é mais fácil usar a prótese que deve ser trocada a cada cinco anos, pois o osso do rosto se modifica e é preciso que a mesma fique firme, não machuque, não caia ao falar e tenha boa aparência. Não precisamos nos privar de nenhuma alimentação que estraga os dentes (doces), escovar sempre que puder e após as refeições, passar o fio dental pelo menos uma vez por dia estamos evitando as caries e o tártaro. O tártaro, resíduos acumulado na raiz dos dentes e só o dentista pode retirar, sangra, dói e danifica o dente e as raízes dos dentes entre outras doenças que podem levar a perder os mesmos. Com o modelo dos dentes mostrei como começa a carie, a aparência do dente por fora e os danos dentro do dente. Quando ainda há tempo de recuperar e quando já está mais difícil de reverter com tratamentos. O dente por ser um do lado do outro tem mais facilidade de ficar restos de alimentos entre si e só o fio dental consegue limpar no movimento de ir até a gengiva e voltar, não precisa apertar e nem fazer movimentos rotativos. Nessa região do dente é bem freqüente surgir cáries e mais difícil de se observar o surgimento das mesmas, muitas vezes só o dentista no consultório que pode afirmar como está, isso ocorre na visita ao dentista que devemos fazer a cada seis meses ou quando achar necessário.24/01/2012 manhã.

6 Com o cartaz o macro modelo da boca e o modelo dos dentes fiz demonstrações praticas de como usar o fio dental e examinar a língua e toda a região da boca. Devemos passar com o dedo indicador nos arredores dos dentes do lado de dentro e de fora da boca, sentir, observar todas as mudanças que ocorrem nos lábios na parte inferior e superior em caso de duvidas procurar um dentista. Esse auto exame deve ser feito uma vez por semana. O fio dental também tem seu jeito correto de ser usado, com vinte centímetros mais ou menos, enrolar nos dedos indicadores colocando um dedo dentro da boca e fazer movimento de descer até a gengiva e voltar.Caso sangra não desista pois o sangramento é a gengiva inflamada por falta do uso do mesmo e esse sangramento diminui a cada dia. Com o cartaz Saúde Bucal é uma Escolha apresentei como é um dente com cárie, como fica quando está limpo e restaurado. O lembrete foi que dente restaurado nunca é um dente perfeito, dente perfeito é o dente livre de caries, tártaros, restaurações e outras doenças.25/01/2012 manhã.

7 Para as mães e as pessoas que se envolvem no dia a dia das crianças, vou passar a vocês da importância dos dentes decíduos ou dentes de leite. O dente de leite é normal e igual aos outros precisa ser escovado, passar o fio dental, fazer limpeza normal ele também dói ,tem raiz e pode ter cáries. Para retirar o dente de leite o procedimento é o mesmo que um dente permanente e a criança nem sempre aceita o processo de anestesia. Limpar os dentes desde criança e escovar os nossos dentes junto com as crianças é a melhor maneira de criar hábitos de higiene bucal, a criança faz o que os adultos fazem. Alcançar o fio dental para a criança e mostrar como usar, ela vai tentar fazer o mesmo com dificuldade mas ela vai experimenta assim está sendo motivada a limpeza da boca. A criança mesmo que não tenha dentes precisa fazer a limpeza da boca. O leite mesmo sendo materno possui açúcar que fica alojado na boca da criança. Mais ou menos quando a criança tem seis anos de idade nasce um dente sem cair nenhum, esse dente não é dente de leite ele é permanente e como é o ultimo localizado no fundo da boca e mais difícil de escovar tem um grande risco de ter cáries bem cedo. A tarefa dos responsáveis é ajudar a escovar bem esses dentes pelo menos uma vez por dia. Cuidar para que a criança não vai dormir sem escovar os dentes, é muito tempo com os carboidratos agindo na boca e causando placas bacterianas e se transformando em cáries gengivites e outros.25/01/0212 tarde.

8 Encerrei os trabalhos com satisfação as pessoas foram participativas, demonstraram interesse nos assuntos, tiveram a liberdade de perguntar, tirar dúvidas e se sentir a vontade em todos os encontros, após passar as explicações existiu diálogos entre si, isso completou a satisfação das orientações passadas . Tive a presença da dentista em todas as atividades e o trabalho teve resultado positivo.

9 OBJETIVO DO TRABALHO: Conscientizar a ter hábitos de higiene bucal todos os dias ; valorizar os dentes naturais ; orientar mostrar e conscientizar da importância da saúde preventiva para a saúde bucal. OS RECURSOS USADOS: Folder explicativo, cartaz, macro modelo da boca, macro modelo dos dentes, escova de dente e fio dental.

10 A SEGUIR ALGUMAS IMAGENS DO PROJETO SENDO EXECUTADO:

11 SEAC Serviço de Educação a Distância

12 Apresentação do folder

13 Demonstração da técnica correta de escovação


Carregar ppt "ALUNA: LUCI FERNANDES COCZENSKI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google