A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Yahweh como pastor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Yahweh como pastor."— Transcrição da apresentação:

1 Yahweh como pastor

2 1. O termo “pastor” e sua utilização no Antigo Oriente Próximo
É óbvio que a noção de pastor era originalmente aplicada aquelas pessoas que se dedicavam ao cuidado de animais não só no Antigo Oriente Próximo “Uma vez que, desde tempos remotos, a ocupação mais comum na Palestina era o pastoreio, o termo é fundamental para a descrição das pessoas do campo em todos os períodos da história” (Dicionário AT, p. 1438).

3 a atribuição do termo ao Deus dos hebreus não é uma exclusividade desse povo
No Oriente antigo, já em data recuada “pastor” era um título de honra que se aplicava a soberanos e divindades de igual modo. Este uso da palavra se acha em forma estereotipada nas listas de reis sumerianos, nos registros da corte de Babilônia, e nos textos das pirâmides” (Dicionário NT, p. 1587)

4 Na literatura sapiencial egípcia, encontramos
essa mensagem destinado ao rei e datada de cerca de 2000 a.C. Cuida do povo, que é rebanho do deus. Foi por amor aos homens que ele fez o céu e a terra e conteve a avidez das águas. Foi para que seus narizes vivam que ele fez o vento, uma vez que eles são semelhanças dele, saídos do seu corpo. É por amor a eles que ele surge no céu; para eles fez as ervas, os animais, os pássaros e os peixes, para que lhes saciem a fome.

5 Bosetti e Panimolle resumem a teologia do deus-pastor na Mesopotâmia e Egito:
o conceito do deus bom, que cria por amor, e não por interesses egoísticos; o tema da providência divina: a bondade do criador se manifesta no dar a vida, mas também no conservá-la e no assegurar a ela condições para desenvolver-se;

6 o tema do socorro e da proteção: a confiança do crente se apóia na certeza de que o deus intervém, socorre e protege; o tema da imortalidade: o deus-pastor é aquele que assegura a vida também no além, que guia a julga com verdade também o belo Ocidente (a morada dos mortos).

7 Por fim, ainda na perspectiva “secular” do termo, o Theological Dictionary of the New Testament (p. 901), o dicionário arqueológico Jesus and His World (p. 251) e o Harper's Bible Dictionary (p. 941) apontam algumas características dessa profissão (e, em contrapartida, do próprio rebanho) em Israel.

8 por habitar uma terra extremamente árida, os pastores precisam percorrer áreas muito amplas para que seu rebanho pudesse encontrar água e alimento; por isso, a tarefa envolvia um risco considerável; normalmente os pastores eram membros da própria família (o proprietário mesmo ou seus filhos e filhas), ainda que pessoas pudessem ser contratadas para desempenhar a função;

9 4. o trabalho era considerado terrivelmente aborrecido, por isso exigia muita diligência e perseverança; 5. a posse de um rebanho podia oferecer uma conotação de poder; 6. ao mesmo tempo, o rebanho era uma fonte de riqueza (os proprietários extraíam dali a carne, o leite, a lã e o couro); 7. no sistema religioso sacrificial, as ovelhas eram as vítimas mais comuns.

10 2. A atribuição da metáfora de pastor a Yahweh
Poucas são as nominações diretas de Yahweh como pastor do povo de Deus (Gn 19:24; 48:15; Sl 23:1; 80:2) No entanto, são inúmeras as alusões a atitudes pastorais tomadas por Deus

11 Yahweh lidera o seu povo, seu rebanho (Sl 68. 7; 23
Yahweh lidera o seu povo, seu rebanho (Sl 68.7; 23.3; 28:9; Jr 13:17; Ez 34:31) busca pastagens para ele (23.2; Jr 50.19); reúne o seu rebanho quanto este se encontra disperso (Zc 10.8); ele cuida do rebanho (Is 40.11); conduz o seu povo (Sl 80.2).

12 Quatro grandes funções ou papéis pastorais exercidos por Yahweh
a) O pastor que guia  Aqui aparece a idéia de que o pastor é aquele que caminha à frente de suas ovelhas, abrindo e mostrando o caminho. Um bom exemplo é o do Salmo 77:20 – “guiaste teu povo como a um rebanho pela mão de Moisés e Arão”.

13 b) O pastor que provê Destaca-se aqui o papel exercido por Deus na provisão oferecida ao seu rebanho. Fala-se aqui não só do oferecimento de alimentos e de água, mas também da criação de um ambiente em que haja uma otimização das condições para que o rebanho possa crescer e se multiplicar. Devemos nos lembrar também que a provisão, na imagem do pastor do Antigo Oriente Próximo, também fala do suprimento de um lugar de descanso. O salmista é muito claro nesse sentido: nada me faltará (Sl 23:1).

14 c) O pastor que liberta  Aqui estão envolvidas as tarefas de defender e vigiar o rebanho. Mas isso não é feito apenas de maneira passiva, ou seja, como se Deus-pastor ficasse “esperando” o aparecimento do perigo para então proteger o seu rebanho, mas também de maneira ativa: Deus ativamente providencia o livramento de todo e qualquer perigo. Ele está totalmente envolvido com a tarefa de buscar a ovelha perdida, de reunir o rebanho disperso e de defender a ovelha mais fraca.

15 c) O pastor que liberta “O Pastor de Israel toma conhecimento da situação de falência e dispersão do povo que ele ama; envolve-se pessoalmente para fazê-lo passar da escravidão à liberdade e se entrega ao trabalho paciente de procurar e de reunir” (p. 36).

16 d) O pastor que se alia O Deus-pastor “se sente ligado afetivamente ao seu rebanho. Estabelece relações de conhecimento, amizade e de solidariedade para com as ovelhas.” (p. 22). Todo o vocabulário da aliança faz referência à relação afetiva desse Deus com o seu rebanho.


Carregar ppt "Yahweh como pastor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google