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CONTATO: Telefone: 54 3316 8316 Site: “COMO PLANEJAR UMA VISITA A UM MUSEU E QUE ATIVIDADES DESENVOLVER ATRAVÉS.

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2 CONTATO: Telefone: Site: “COMO PLANEJAR UMA VISITA A UM MUSEU E QUE ATIVIDADES DESENVOLVER ATRAVÉS DE SUAS EXPOSIÇÕES

3 1º Momento: AINDA EM SALA DE AULA: como planejar um Passeio de Estudos AO MUSEU?

4 - Atualmente, o meio informativo mais disponível é o eletrônico, via internet é possível buscar informações sobre a maioria dos assuntos e locais de interesse educativo. - Através do site é possível conhecer o Muzar e saber: o que é? que objetivos tem? o que oferece para a comunidade e como trabalha? - Maiores informações, também podem ser solicitadas por e- mail ou telefone ( ). - Dentro de suas condições visite a instituição pessoalmente e solicite informações e construa propostas originais e exclusivas com seus O primeiro passo do educador, deve ser de obter o máximo de informações sobre o local onde pretende levar seus alunos.

5 - De forma criativa podes motivar seus alunos a representarem o que significa “museu” para eles e com isso desmistificar as representações equivocadas de museu que a sociedade cria e valorizar a diversidade de ideias que podem surgir. Use diferentes materiais e deixe seus alunos construírem seus museus, guardarem suas histórias, seus objetos e organizarem suas identidades. É importante observar que a finalidade de um museu é conservar um acervo pelo máximo de tempo possível e desenvolver a educação dos povos através desse acervo. Como preparar seus alunos para uma atividade em um museu? A primeira pergunta: - O que é um museu para você e seus alunos?

6 A segunda pergunta é: o que é um Museu de Ciências Naturais? o que é o Muzar? Com as informações coletadas apresentará o Muzar aos seus alunos, decifrando o significado dessa sigla: MUZAR “MU” - Museu (já estudado); “Z” - Zoobotânico – “zoo” de zoologia - a ciência que estuda os animais, “botânico” de botânica – a ciência que estuda as plantas. Portanto, o Muzar é um museu da categoria Ciências Naturais; “AR” - Augusto Ruschi - o patrono da ecologia no Brasil, que dá nome ao Muzar.

7 Nas asas dos beija-flores e no perfume das orquídeas, o logotipo do Muzar foi inspirado nos principais focos de estudo de Augusto Ruschi. Muitas relações pode ser construídas no exemplo ecológico que esse naturalista capixaba nos deixou. Lembrando também, de contextualizar com os ecologistas e grupos ecológicos da cidade. AUGUSTO RUSCHI

8 Enquanto trabalha tudo isso em sala de aula, fora dela tens que programar o deslocamento e fazer o agendamento da atividade por telefone ou pelo site Contate e acorde com o veículo que irá levar seus alunos, peça autorização por escrito dos pais e os oriente do tempo em que estará fora da escola com os seus filhos, informe o percurso que farão, bem como, acrescente informações sobre o Muzar e a atividade que irá realizar: PASSEIO DE ESTUDO, enfatize que é uma atividade curricular complementar, e quais os objetivos que irá buscar.

9 Seus alunos devem ter claro que objetivo a atividade tem e como irá alcançá-lo. Se os alunos têm claro o que e como vão fazer a atividade, mais facilmente serão conduzidos no passeio de estudos. Falando em objetivos, esse é a terceira pergunta: o que vamos conquistar com esse passeio de estudos?

10 - com a atividade bem conduzida, os alunos entenderão os momentos de estudo e de brincadeira, assim sendo, deixe claro o cronograma de atividades do passeio de estudos; - geralmente a primeira orientação em um museu é que não se deve tocar no material, muito bem, o Muzar também solicita essa colaboração e explica o motivo: - primeiro, os animais que estão conservados no Muzar, estão conservados para tempo indeterminado e devem ser cuidados para que não estraguem e para que muitas pessoas possam conhecê-los; - segundo, o material muitas vezes é conservado com produtos químicos tóxicos, que conforme a sensibilidade das pessoas pode causar reações. Portanto, ainda tem algumas orientações importantes que devem ser lembradas aos mesmos: É importante que seus alunos saibam disso, por você professor e depois a equipe do Muzar reforçará a atenção sobre essa questão.

11 - no museu também não se deve levar alimentos e bebidas, oriente seus alunos que haverá um guarda-volumes na recepção do museu para deixar os materiais; - os alunos deverão entrar na exposição com o mínimo de material necessário para realização da atividade. No Muzar, é possível tirar fotografias, mas alguns museus proíbem esse hábito, para melhor preservar o material e ter exclusividade de imagem; - seus alunos serão recepcionados e conduzidos pela equipe do Muzar, que podem fazer esclarecimentos, mas a condução da atividade está sob a responsabilidade do professor. Sugestão: Programar um piquenique para a hora do lanche, aproveitando o espaço verde do Campus Universitário. Incentivar a alimentação saudável e a hidratação do corpo. Portanto, ainda tem algumas orientações importantes que devem ser lembradas aos mesmos:

12 Ao voltar para a sala de aula faça a avaliação dos objetivos propostos, se foram alcançados, por que, e instigue os alunos para apresentarem suas atividades a outros colegas, por exemplo, da série anterior, motivando-os para no próximo ano visitarem o Muzar também. E busque ir além. Em que mais seus alunos o desafiarão a partir dessa atividade? O Muzar e equipe estão a sua disposição. Fim do passeio de estudos!!! Não deve ser o fim. O Muzar tornou-se um meio educativo, como é a maioria dos museus. A partir dessa atividade muitas outras poderão surgir. Aí vem a quarta pergunta: como dar continuidade?

13 2º Momento: SUGESTÕES DE ATIVIDADES: o que trabalhar em uma visita no Muzar?

14 Atividade n° 1 - CADEIAS ALIMENTARES Público: crianças de 6ª série ou 7º ano Objetivos: Oportunizar que o aluno possa visualizar alguns animais nativos da região e conseguir fazer a relação desses animais com as cadeias alimentares. Identificando os produtores, consumidores e os decompositores.

15 Metodologia: Primeiramente, o professor realizará uma aula expositiva sobre o assunto em sala de aula. No Muzar, os alunos deverão identificar na exposição quais são os produtores, os consumidores e os decompositores e poderão identificar também os animais herbívoros, carnívoros e onívoros. O professor irá desafiar os alunos a escolherem alguns animais e montar uma cadeia alimentar e ao chegar em sala de aula explicar para os outros colegas como funciona a relação dos animais que escolhidos.

16 Podem ser propostas algumas perguntas para os alunos responderem durante ou após visita: 1.Por que os produtores são assim chamados? 2. Dê exemplos de produtores 3. Quais são os tipos de consumidores? 4. Dê exemplos de consumidores 5. De que se alimenta um animal herbívoro? 6. De que se alimenta um animal onívoro? 7.De que se alimenta um animal carnívoro? 8. Qual o papel dos seres decompositores num ecossistema?

17 Avaliação: Ao retornar na escola avalie o que seus alunos apreenderam com o Passeio de Estudos e se o objetivo proposto na atividade foi alcançado.


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