A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIAED 2014 Integração das modalidades a distância e presencial por meio da virtualização Roberto Iunskovski.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIAED 2014 Integração das modalidades a distância e presencial por meio da virtualização Roberto Iunskovski."— Transcrição da apresentação:

1 CIAED 2014 Integração das modalidades a distância e presencial por meio da virtualização Roberto Iunskovski

2 UNISUL 50 anos Universidade do Sul de Santa Catarina - comunitária, fundação, beneficente, sem fins lucrativos. Nasceu em Tubarão, em 1964 – IMES, passando a FESSC, em 1967, e transformando-se em universidade (UNISUL) em Expansão física: 1990 Araranguá; 1998 Grande Florianópolis; 2003 Norte da Ilha; 2005 Campus Virtual Faz parte do sistema ACAFE – Associação Catarinense de Fundações Educacionais. Em 2009 a UNISUL passou por uma Reforma Estatutária separando as estruturas da Fundação e da Universidade.

3 SEDE – Campus Tubarão Campus UnisulVirtual Campus Fpolis –Pedra Branca Unidade Florianópolis Unidade Braço do Norte Unidade Içara Unidade Imbituba Unidade Araranguá ONDE ESTAMOS

4 CAMPUS UNISUL VIRTUAL O Campus Universitário Unisul Virtual foi fundado em Responsável pelos projetos e programas de educação a distância da Unisul. Baseado no conceito de universidade virtual, o modelo pedagógico adotado pela Unisul Virtual garante flexibilidade aos estudantes, permitindo a escolha dos horários e locais de estudo, com o acompanhamento permanente de professores, via internet. O estudante tem a disposição também o polo de apoio presencial para atividades presenciais, quando necessário. O Campus Universitário Unisul Virtual está localizado na cidade de Palhoça, Grande Florianópolis, e conta ainda com 77 polos de apoio presencial em todo país.

5 Planejamento e implementação de cursos a distância. Capacitação de docentes e equipe técnica para a metodologia EaD. Desenvolvimento de aplicações para as novas tecnologias web na EaD e no ensino presencial da Unisul. RESPONSABILIDADES DO CAMPUS

6 Cursos e Projetos a Distância Unidades de Aprendizagem a Distância Apoio Online Graduação, Pós- Graduação, Sequenciais, Cursos de Curta Duração, Extensão e Pesquisa. Produção e oferta de Unidades de Aprendizagem a distância para atender alunos dos cursos presenciais da instituição (limite de até 20%). Capacitação de professores, criação e oferta de sistema para criação de “espelhos virtuais” para as Unidades de Aprendizagem do ensino presencial. Atendimento Corporativo Criação e oferta sob demanda de cursos e programas de capacitação a distância. LINHAS DE AÇÃO

7 Primeiro Movimento da Virtualização Disciplina a Distância - DAD Disciplinas oferecidas para os estudantes do ensino presencial, desenvolvidas integralmente a distância. Conforme a previsão legal da possibilidade de oferta a distância de até 20% da carga horária de cursos presenciais. A oferta das disciplinas a distância (DADs) teve início no segundo semestre de 2003/B, com a disciplina de Sociologia.

8 Primeiro Movimento da Virtualização Disciplina a Distância - DAD Os estudantes poderiam matricular-se em até 2 disciplinas por semestre. Turmas compostas apenas por estudantes provenientes de cursos da modalidade presencial. O período de realização das disciplinas correspondia ao mesmo calendário das disciplinas presenciais. Materiais didáticos: Os estudantes recebiam livros didáticos para cada disciplina. Sistema de Avaliação: 02 avaliações a distância (AD) + 02 Avaliações Presenciais (AP) + Avaliação Final (AF – Destinada apenas aos estudantes que não atingiam a média 7,0) O Modelo DAD vigorou na Unisul até 2013A.

9 Primeiro Movimento da Virtualização Disciplina a Distância - DAD

10 Primeiro Movimento da Virtualização Disciplina a Distância - DAD

11 Primeiro Movimento da Virtualização Disciplina a Distância - DAD Matrícula APCE (Alunos Presenciais em Caráter Especial) As matrículas APCE permitiam aos alunos de cursos presenciais realizarem disciplinas dos cursos da modalidade a distância. A matrícula era solicitada administrativamente e o estudante precisaria se enquadrar nos requisitos abaixo: - Ser aluno formando no semestre, - Ter pendências em disciplinas cujo curso não será mais ofertado presencialmente.

12 Segundo Movimento da Virtualização Unidade de Aprendizagem a distância - UAV Movimento institucional pedagógico em vista da Formação por Competências Reformulação dos Projetos Pedagógicos de todos os cursos Articulação em 4 áreas de conhecimento – UnAs Princípio da Educação Permanente, valorizando a trajetória formativa dos estudantes, permitindo a construção de diferentes itinerários formativos.

13 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR Projeto Pedagógico de Curso - PPC Enquanto percurso formativo, a graduação resulta de certificações estruturadas para o desenvolvimento de competências em campos específicos de saber e de atuação. As certificações são organizadas em quatro grandes conjuntos: Os PPC são elaborados de forma articulada, inclusive entre as modalidades. Certificações estruturantes Certificações complementares Certificações eletivas Certificações específicas

14 Segundo Movimento da Virtualização Unidade de Aprendizagem a distância - UAV A partir de 2013 o portfólio da Unisul foi aberto aos estudantes, independente da modalidade. Definição de até 20% das certificações dos PPCs de cursos presenciais, a serem realizadas a distância Os estudantes tem autonomia para matricular-se, devendo estar atendo ao calendário das avaliações e as equivalências com as Unidades de Aprendizagem (UA) entre os cursos. Turmas no EVA compostas por estudantes provenientes dos cursos da modalidade presencial e também dos cursos a distância – conforme número de matrículas.

15 Segundo Movimento da Virtualização Unidade de Aprendizagem a distância - UAV A estrutura de oferta e metodologia é única – que difere é a mediação pedagógica, conforme o perfil dos estudantes Há uma equipe de coordenação da UAVs, para o apoio aos estudantes e articulação entre o campus virtual e os cursos presenciais. Estudantes contam também com o apoio presencial nos Polos situados nas unidades da Unisul – os mesmos que atendem estudantes da modalidade a distância (laboratórios, livros didáticos, orientações em geral.

16 Segundo Movimento da Virtualização Unidade de Aprendizagem a distância - UAV São realizadas de atividades juntos aos estudantes, professores e coordenadores dos cursos presenciais para conhecimento, aproximação e articulação com o Campus Virtual Oficina “Conheça UnisulVirtual” – Metodologia EaD Acompanhamento sistemático de professores e estudantes nas turmas do ambiente virtual Repasse de informações às coordenações dos cursos presenciais sobre os desenvolvimento dos estudantes nas UAVs.

17 OFERTAS DA GRADUAÇÃO As unidades de aprendizagem (UA) são ofertadas de forma que o estudante realize aproximadamente 6 por semestre. O semestre letivo é dividido em três períodos letivos, sendo assim, a cada período o aluno cursará duas ou três unidades de aprendizagem (conforme organização curricular do curso). No final de cada período letivo o aluno realizará as avaliações presenciais obrigatórias das UA cursadas. 1º PERÍODO2º PERÍODO3º PERÍODO SEMESTRE LETIVO

18 EVA ESPAÇO UNISULVIRTUAL DE APRENDIZAGEM O EVA é um conjunto de elementos tecnológicos disponíveis na internet. É um local virtual onde são disponibilizadas ferramentas destinadas a permitir acesso a um curso ou disciplina, bem como permitir a interação entre a comunidade envolvida no processo de ensino-aprendizagem (estudantes, professores e tutores).

19 Os laboratórios da Unisul Virtual visam a oferecer um espaço no qual os estudantes podem encontrar ferramentas para solucionar problemas e realizar experiências. LABORATÓRIOS VIRTUAIS Geral e específicos

20 Segundo Movimento da Virtualização Unidade de Aprendizagem a distância - UAV

21 UNIVERSIDADE R Obrigado!


Carregar ppt "CIAED 2014 Integração das modalidades a distância e presencial por meio da virtualização Roberto Iunskovski."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google