A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INFORMÁTICA ANDRÉ ALENCAR. PACOTE OFFICE MICROSOFT OFFICE X BROFFICE/LIBRE OFFICE Editor de texto Word Writer Planilha eletrônica Excel Calc Apresentações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INFORMÁTICA ANDRÉ ALENCAR. PACOTE OFFICE MICROSOFT OFFICE X BROFFICE/LIBRE OFFICE Editor de texto Word Writer Planilha eletrônica Excel Calc Apresentações."— Transcrição da apresentação:

1 INFORMÁTICA ANDRÉ ALENCAR

2 PACOTE OFFICE MICROSOFT OFFICE X BROFFICE/LIBRE OFFICE Editor de texto Word Writer Planilha eletrônica Excel Calc Apresentações Power Point Impress

3 Microsoft Office INTERFACE: (Menus e Barras de Ferramentas) /2010 (Guias e Faixa de Opções)

4

5 Introdução Programa editor de planilhas (tabelas de cálculos). O arquivo do Excel é chamado (temporariamente) de PASTA1, PASTA2... Cada arquivo ("Pasta") contém três Planilhas, Plan1, Plan2, Plan3 O usuário pode renomear (Clique duplo ou botão direito/renomear). Pode criar novas planilhas ou excluir uma planilha atual. Também é possível copiar ou mover uma planilha para outro local ou para outra pasta (arquivo).

6 Planilha É formada por Linhas e Colunas Linhas = números arábicos, vai da linha 1 até a linha Colunas = nomeadas com as letras do alfabeto, vai da coluna A até a coluna IV (256 Colunas). Cada encontro de uma coluna com uma linha forma uma CÉLULA. É o núcleo de trabalho do Excel. Cada célula tem um endereço próprio, a primeira é A1 e a última é IV65536.

7

8

9

10 Podem conter FÓRMULAS (FUNÇÕES DO EXCEL ou FÓRMULAS MATEMÁTICAS "SIMPLES"). *TODA FÓRMULA NO EXCEL É PRECEDIDA DE = (IGUAL)* Exemplo: =A1+A2 =56-22 =SOMA(A1:A4)

11 Operadores aritméticos + : Soma - : Subtração * : Multiplicação / : Divisão ^ :Exponenciação/Potência.

12 Obs: Ordem dos operadores 1º resolve o que estiver dentro dos parênteses ( ). 2º faz a exponenciação; 3º resolve Multiplicação ou Divisão (pode ser na ordem que aparecem). 4º resolve Soma ou Subtração (pode ser na ordem que aparecem). ex: =b2+b3+b4/3

13 FUNÇÕES (MAIS IMPORTANTES): 1º: SOMA 2º: MÉDIA 3º: MÁXIMO e MÍNIMO 4º: SE 5º... MAIOR, SOMASE, CONT.NUM, CONT.SE, MED, MOD, MODO, AGORA, E, OU

14

15

16

17 Obs: ' (APÓSTROFE): O excel irá interpretar os dados como texto, porém, o apóstrofe não será exibido na tela.

18 Operadores de comparação = : Igualdade > : Maior que < : Menor que >= : Maior ou igual a <= : Menor ou igual a <> : Diferente de

19 FÓRMULA DO SE =SE(TESTE_LÓGICO;SE_VERDADEIRO;SE_FALSO) = SE ( TESTE_LÓGICO ; SE_VERDADEIRO ; SE_FALSO )

20

21

22 2ª forma de utilizá-lo: Clicar a célula onde ficará o resultado. Exemplo: Clicar a célula B5. Depois clicar o botão Autosoma, aparecerá a fórmula somando, por padrão, os elementos não vazios acima da célula atual. Poderá ser confirmada a fórmula, pressionando-se a tecla ENTER. Exemplo: Clicar a célula B5, clicar o botão autosoma, aparecerá a fórmula: =SOMA(B2:B4) e pressiona-se ENTER para confirmar.

23 Obs: Se os dados selecionados pelo Excel estiverem errados pode-se corrigir com o mouse ou com o teclado antes de pressionar Enter para confirmar. Obs2: Se várias colunas forem selecionadas, o Excel fará a soma de cada coluna separadamente. Obs3: Para o Excel fazer a soma de várias linhas deve- se selecionar as linhas e também onde ficará o resultado.

24 a2) Botão dropdown É possível fazer outras funções além da SOMA: MÉDIA, CONTAR (CONT.NUM), MAX (MÁXIMO), MIN (MÍNIMO) e OUTRAS FUNÇÕES (Caixa de diálogo de Inserir Função).

25 B) CLASSIFICAR EM ORDEM CRESCENTE 1ª Forma: Colocar os dados selecionados em ordem crescente (do menor para o maior, do mais antigo para o mais recente ou de A para Z - ordem alfabética).

26 2ª Forma: Se os dados estiverem relacionados a outros (dados ao lado) o Excel irá perguntar se também deve ser expandida a seleção para os dados relacionados (por padrão a resposta pré-selecionada é que deve ser expandida a seleção) - Quando se expande a seleção a classificação será feita da "PLANILHA TODA"

27 C) CLASSIFICAR EM ORDEM DESCRESCENTE 1ª Forma: Colocar os dados selecionados em ordem decrescente (do maior para o menor, do mais recente para o mais antigo ou de Z para A - ordem alfabética).

28 2ª Forma: Se os dados estiverem relacionados a outros (dados ao lado) o Excel irá perguntar se também deve ser expandida a seleção para os dados relacionados (por padrão a resposta pré-selecionada é que deve ser expandida a seleção) - Quando se expande a seleção a classificação será feita da "PLANILHA TODA"

29 Obs: Também é possível fazer a classificação (da planilha inteira) utilizando-se o menu Dados, opção Classificar! Obs2: Pelo menu Dados é possível também especificar critérios de desempate - "em seguida classificar por"

30 D) ASSISTENTE DE GRÁFICO Abre um "assistente" (passo a passo) com 4 (quatro) etapas: 1ª Selecionar o tipo de gráfico (Colunas, Barras, Pizza...) 2ª Selecionar os dados de origem (O excel seleciona a planilha inteira por padrão - é possível modificar a seleção para apenas uma parte (uma ou mais colunas, por exemplo). 3ª Opções do Gráfico: Títulos, tabela, cores... 4ª Local do gráfico: Por padrão é como objeto na planilha atual mas pode ser posicionado como uma nova "planilha" (folha de gráfico).

31

32

33 Obs1: É possível mesclar na horizontal (para os lados) ou na vertical (cima/baixo) ou ainda na diagonal (horizontal e vertical ao mesmo tempo). Obs2: Quando se tenta mesclar células não vazias o Excel avisa que só será mantida a célula "primeira" a do canto superior esquerdo. Quando se desfaz a mesclagem os dados originais não são recuperados no Excel (serão recuperados no CALC). Obs3: Mesmo que se faça a mesclagem de mais de uma linha o Excel não faz alinhamento vertical. Obs4: Mesmo que sejam selecionadas as células da direita para a esquerda (ou de baixo para cima) o Excel só manterá o dado superior esquerdo.

34 B) ESTILO DE MOEDA (Estilo Contábil) Transforma os valores numéricos em valores de moeda no formato contábil. Ex: 7 --> R$ 7,00 Evita que o usuário tenha que digitar o símbolo de moeda e também evita que se tenha que digitar as casas decimais! Moeda: O símbolo de moeda é alinhado junto ao número; Contábil: O símbolo de moeda é alinhado à esquerda e o número é alinhado à direita. Obs1: Por meio do Menu Formatar / Opção Células (CTRL + 1) é possível selecionar várias opções de moeda ou de contabilização, incluindo opções de símbolo de moeda e de casas decimais.

35 C) ESTILO DE PORCENTAGEM O botão de porcentagem trabalha com porcentagens numa escala de 0 (0%) a 1 (100%). Ex: 2 --> 200% "Macete": Decora que esse botão "multiplica por 100" e coloca o sinal de porcentagem.

36 D) SEPARADOR DE MILHARES Transforma os números em formato de millhares > ,00

37 E) AUMENTAR CASAS DECIMAIS Acrescenta casas decimais ao número, por exemplo: 3 --> 3,0; Acrescenta uma casa decimal a cada clique. Ex2: 3,14 --> 3,140

38 F) DIMINUIR CASAS DECIMAIS "Arredondamento" Ex: 5,1--> 5 Ex2: 5,9 --> 6 Regra de arredondamento: Quando a casa decimal for maior ou igual a 5, arredonda para cima. Menor que 5 arredonda para baixo.

39 REFERÊNCIAS São os endereços das células e são utilizadas para "retomar" o valor/dado existente na célula. Considerando que A1= 18 e A2 = 14, então ao invés de se fazer =18+14, utiliza-se as referências das células =A1+A2;

40 A) RELATIVAS (Padrão) São aquelas que se atualizam automaticamente e na mesma proporção em que for alterado o endereço da célula por meio de ações de copiar ou propagar. São as mais utilizadas. Ex: A1, D6, G3

41 B) ABSOLUTAS (Precisam do símbolo $) São aquelas que não se alteram / não se atualizam mesmo quando copiadas ou propagadas para outro local. Ex: $A$1, $D$6, $G$3

42 C) MISTAS (metade relativa e metade absoluta) Contém uma parte que pode se alterar (porque é relativa) e uma parte que não sofre alterações (porque é aboluta). Ex: $A1, A$1 O símbolo $ torna absoluta a parte posterior a ele da referência.

43 Preste atenção no endereço da fórmula E3 =B$2+$C3 E4 =B$2+$C4 0|1 E3 =B$2+$C3 F4 =C$2+$C4

44 O símbolo !é utilizado para se referir a outra planilha, por exemplo: =plan2!A5*3 "Excel calcule a multiplicação da célula A5 da plan2 por 3. []: São utilizados para se referir a outro arquivo, por exemplo: =[arquivox.xls]plan1!A2 Excel pegue a célula A2 da plan1 do arquivox.xls

45

46

47

48

49


Carregar ppt "INFORMÁTICA ANDRÉ ALENCAR. PACOTE OFFICE MICROSOFT OFFICE X BROFFICE/LIBRE OFFICE Editor de texto Word Writer Planilha eletrônica Excel Calc Apresentações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google