A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ATIVIDADE INDÚSTRIAL NA AFRICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ATIVIDADE INDÚSTRIAL NA AFRICA"— Transcrição da apresentação:

1 A ATIVIDADE INDÚSTRIAL NA AFRICA
Giovanna n°12 Luiza P. n° 16 Susi n° 21

2 ATIVIDADE INDUSTRIAL NA ÁFRICA
A indústria teve início na segunda metade do séc. XVIII, na Inglaterra. Ao longo do tempo, essa atividade evoluiu muito e, apenas da sua expansão, atualmente está concentrada em algumas regiões do mundo. Atualmente, os países mais desenvolvidos estão transferindo parte de suas fábricas para países menos desenvolvidos. Isso ocorre principalmente devido à isenção ou redução dos impostos, e o aceso a matérias-primas e mão de de obra abundante.

3 A INDÚSTRIA NA ÁFRICA A participação da indústria na economia do continente africano é de cerca de 26% do produto interno bruto (PIB). Na produção industrial mundial, a participação da África representa cerca de 1%. Em relação ao comércio mundial de produtos industrializados, a participação africana também é pequena.

4 A PRODUÇÃO As indústrias mais comuns são as que transformam as matérias-primas em produtos para exportação, como por exemplo usinas de açúcar, fábricas de óleos comestíveis, indústrias de beneficiamento de fibras de algodão, lã, sisal, etc. Nas últimas décadas também começaram a aparecer indústrias com técnicas avançadas e material caro e sofisticado. Estas, porém, invariavelmente pertencem a empresas internacionais e visam produzir para a exportação. Instalaram-se na África pela vantagem de conseguir minérios, mão de obra e energia baratos.

5 Dos países africanos o mais industrializado é a República da África do Sul. Apesar dos grandes recursos, os países africanos são pouco desenvolvidos industrialmente. Isso não quer dizer que vários deles não tenham procurado saídas para o problema. Em alguns, tem-se tentado reduzir a importação, incentivando a industrialização de produtos básicos. Atualmente, têm sido feitos também estudos e planejamentos com a finalidade de evitar desperdícios de recursos.

6 As dificuldades para a industrialização
A abundância (mamé) de recursos minerais no subsolo africano não impulsionou o desenvolvimento da industria da áfrica, pois é em grande parte destinada em estado bruto ao mercado externo.

7 Características das industrias africanas
A atividade industrial no continente africano do esta voltada, principalmente, para o beneficiamento de produtos agrícola como soja, cana-de-açúcar, algodão e café. Assim a maioria dos estabelecimentos industriais são usinas de açúcar, fabricas de tecido, torrefadoras de café, fabricas de sucos concentrados e óleo vegetal. A áfrica do sul possui a mais forte e moderna economia do continente africano.

8 Industrias e a presença do capital estrangeiro
A partir de novas diretrizes das indústrias multinacionais que estão transferindo as multinacionais, que estão transferindo suas fábricas para países menos industrializadas e necessitam de muita matéria-prima e mão de obra barata, os países africanos vem atraindo investimentos em diversos setores. Além disso muitas impressas de médio porte, a procura de oportunidade que não encontram na Europa, na América do norte e no Japão.

9 A industria e as transformações do espaço geográfico
A implantação de indústrias desencadeia uma serie de transformações do espaço geográfico dos países. Para o bom funcionamento das fabricas precisa de infraestrutura como o fornecimento de água, energia e telefonia. Alguns países africanos como África do Sul, Líbia, Angola, Guiné Equatorial, Gabão e Botsuana vem melhorando sua infraestrutura. Os governos locais precisão estar atentos para evitar a degradação ambiental tendo como exemplo a experiência de outros países que já enfrentaram ou ainda enfrentam as consequências da poluição industrial.


Carregar ppt "A ATIVIDADE INDÚSTRIAL NA AFRICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google