A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Esquenta Enem 2014 Redação Professora Cíntia Maia Fontes: Guia do Participante – A redação no ENEM 2013 Edital do ENEM 2014 Correção de redações do ENEC.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Esquenta Enem 2014 Redação Professora Cíntia Maia Fontes: Guia do Participante – A redação no ENEM 2013 Edital do ENEM 2014 Correção de redações do ENEC."— Transcrição da apresentação:

1 Esquenta Enem 2014 Redação Professora Cíntia Maia Fontes: Guia do Participante – A redação no ENEM 2013 Edital do ENEM 2014 Correção de redações do ENEC 2014

2

3

4 Atente também à estética e à organização. Para isso: delimite os parágrafos; escreva até o fim da linha; não ultrapasse as margens da folha definitiva; se errar, passe um traço na palavra e escreva a versão correta em seguida. Cuidado com o excesso de rabiscos.

5 Avaliação Avaliação 5 competências cujas notas são distribuídas em níveis:

6 Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Competência 1: Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. Competência 2: Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Competência 3: Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Competência 4: Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Competência 5:

7 O que se avalia: O que se avalia: nível de linguagem, concordância, regência, pontuação, ortografia, acentuação, colocação pronominal, dentre outros aspectos.Atenção: recorrência A recorrência dos desvios prejudica a nota máxima. leitura atenta Uma leitura atenta do texto antes da versão final na folha definitiva pode eliminar a maioria dos desvios.

8 propostatextos motivadores Cuidado com a FUGA AO TEMA. Para evitá-la, leia atentamente a proposta e os textos motivadores. Considere todas as palavras do tema: Problematize o tema.

9

10 ponto de vista  Defenda um ponto de vista, isso é imprescindível. Não faça somente uma exposição do problema. Reflita, seja crítico:  Defendi algo ou somente expus fatos, expliquei o problema?  Será que meu texto ficará diferente dos textos dos meus colegas? O que defendi é fato ou é minha opinião? Não Não construa trechos injuntivos, ou seja, não aconselhe o leitor, não mantenha, pois, interlocução. Busque Busque argumentos de outras áreas do conhecimento.

11 Não invente dados, não crie conceitos, não faça referências equivocadas a episódios históricos. Desenvolva a argumentação sem saltos temáticos. Argumente sem apelações. Fuja ao senso comum. Selecione as informações e analise se há relação entre elas. Busque a originalidade.

12 Não crie parágrafos com apenas um período. Atente ao excesso de períodos simples. Dê preferência aos períodos mais complexos, formados por 2 ou mais orações. Evite repetições. Atente ao emprego equivocado de conectores, o que pode comprometer a coerência. Articule os períodos e também os parágrafos. Varie os recursos coesivos.

13 Desenvolva a proposta de intervenção a partir do que foi discutido; Não dê CONSELHOS; Detalhe as ações; Fuja da simples conscientização: Bras. Ato ou efeito de conscientizar(-se). Pol. Soc. Processo de conhecer, de tornar consciente o sentido e o caráter das relações humanas na sociedade em que se vive e dos mecanismos sócio-políticos que regem o funcionamento dessa sociedade. Psic. Processo de trazer à consciência elementos psíquicos e motivações que se encontram no domínio inconsciente

14 Lembre-se Tese Proposta de intervenção

15 Importante Releia seu texto, não tenha preguiça! É preciso priorizar a clareza. Não mantenha interlocução com o corretor, mas o respeite. Um texto organizado, com tese explícita, bem escrito é um bálsamo para quem está corrigindo há horas. Pense nisso! Não faça do seu texto um palanque nem um muro de lamentações. Seja objetivo, evite inferências. Relativize sempre, não seja radical. Não brigue com o ENEM, afinal, você precisa dele.

16


Carregar ppt "Esquenta Enem 2014 Redação Professora Cíntia Maia Fontes: Guia do Participante – A redação no ENEM 2013 Edital do ENEM 2014 Correção de redações do ENEC."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google