A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mamíferos Nomes: Tatiane, Rafaela, Jaqueline e Lara. Grupo: 9.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mamíferos Nomes: Tatiane, Rafaela, Jaqueline e Lara. Grupo: 9."— Transcrição da apresentação:

1 Mamíferos Nomes: Tatiane, Rafaela, Jaqueline e Lara. Grupo: 9

2 Introdução: Os mamíferos formam o grupo mais evoluído e mais conhecido dos cordados. Nesta classe incluem-se as toupeiras, morcegos, roedores, gatos, macacos, baleias, cavalo, veados e o próprio homem entre tantos outros; A maioria apresenta pelos por todo o corpo e têm a temperatura interna constante.

3 Respiração: Os mamíferos possuem respiração exclusivamente pulmonar; Seu sistema respiratório é formado pelas fossas nasais, faringe, laringe, traqueia e brônquios.

4 Inspiração: Entrada de ar nos pulmões; Dá-se pela concentração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais.

5 Expiração: Saída de ar dos pulmões; A expiração acontece quando há o relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais.

6 Fossas nasais: Filtram e umedecem o ar que é inspirado; Localizam-se na base do nariz, paralelas que começam nas narinas e terminam na faringe; São separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa denominada septo nasal.

7 Faringe É um canal que se comunica com a boca e as fossas nasais; O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe, antes de atingi laringe.

8 Laringe: É um tubo sustentado por peças de cartilagem articuladas; A entrada da laringe chama-se glote; Acima da glote existe uma pequena cartilagem denominada epiglote.

9 Traqueia: É um tubo de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro e 10 à 12 cm de comprimento; Contém paredes reforçadas por anéis cartilaginosos.

10 Brônquios: Nos mamíferos, os brônquios compreendem estruturas tubulares encarregados de encaminhar ar aos pulmões.

11 Excreção: Os mamíferos marcam seus territórios com urina, os odores deste líquido pode conter muitas informações, como a idade e o sexo do animal.

12 Sistema Digestivo: Os órgãos do sistema digestivo oferecem a ingestão e nutrição do que ingerimos, permitindo com que seja feita a absorção de nutrientes e eliminação do que não é utilizado no nosso organismo; Para que haja a digestão, o alimento deve passar por modificações físicas e químicas ao longo deste processo; Esse processo inicia-se na boca até ser finalizado e eliminado pelo reto.

13 Boca: Permite a diminuição, umidificação e em alguns casos até a transformação do glicogênio e do amido em maltose.

14 Faringe - Esôfago Após a mastigação, o bolo alimentar passa pela faringe e é direcionado para o esôfago; No esôfago ocorre os movimentos peristálticos permitindo que o bolo seja direcionado ao estômago.

15 Estômago: No estômago, o suco gástrico fragmenta e desnatura proteínas do bolo alimentar; Neste processo também ocorre a absorção de cálcio, ferro e elimina as bactérias.

16 Intestino Delgado: Este órgão é compreendido pelo duodeno, jejuno e íleo; A digestão se encerra na segunda e terceira porção do intestino delgado, pela ação do suco intestinal; Neste momento o alimento passa a ter aspecto aquoso, esbranquiçado, e é chamado de quilo.

17 Intestino Grosso: Órgão dividido e apêndice, cólon e reto; Absorve água e saís minerais; Direciona a parte digerida do quilo para o reto eliminando-o.

18 Sistema Tegumentar: Conhecido como pele; É o maior órgão do corpo; Sua principal função é proteger estruturas vitais.

19 Principais funções: Proteger o corpo de ações do meio ambiente; Evitar perda de líquido; Evitar entrada de substâncias ruins no corpo; Regular a temperatura; Garantir a sensibilidade através dos nervos da pele.

20 Existem:  Epiderme: Também chamada de cutícula; Encontra-se na camada papilar da derme e pode adquirir espessuras diferentes em determinadas partes do corpo humano e dos animais.

21  Derme: Também chamada de pele verdadeira; Pode ser elástica, rija e flexível; Fica em baixo da epiderme.

22 Anexos da pele: são os pelos, glândulas sebáceas, glândulas sudoríparas e unhas.

23 Unhas: São achatadas, elásticas e em alguns mamíferos são duras como cascos; Ela morda-se a superfície e sua raiz recebe o nome de matriz; As unhas adquirem formas distintas dependendo da espécie.

24 Pelos: São apêndices que possuem uma estrutura composta de haste e raiz; São constituídos de queratina; Também tem como função servir de isolante térmico junto com a pele.

25 Glândulas Sudoríparas: Responsáveis por liberar o suor; Também liberam substâncias tóxicas para o corpo.

26 Glândulas sebáceas: São microscópicos e guardam matéria oleosa chamada “sebo”; Este “sebo” é usado para lubrificar e proteger a pele dos mamíferos. O “sebo” é principalmente formado por lipídios.

27 Sistema nervoso: Os mamíferos tem o sistema nervoso mais completo do planeta com os humanos sendo os mais avançados ; O sistema nervoso funciona com os sentidos, para transmitir informação para o cérebro do mamífero; Este processo leva menos de um centésimo de segundo; O cérebro dos mamíferos e proporcionalmente maior que os outros animais, possibilitando uma inteligência e uma agilidade maior.

28 Partes do cérebro: Encéfalo:  Conjunto de tecidos nervosos;  Pode ser dividido em cérebro, Cerebelo e tronco encefálico;  Essas divisões correspondem às porções do tubo neural.

29 Ponte e bulbo:  Têm função semelhante a da medula;  Eles modificam informações sensoriais antes de encaminhar ao cérebro.

30 Cerebelo:  Monitora e ajusta, em tempo real, o funcionamento do córtex cerebral.

31 Medula espinhal:  É uma extensão do cérebro;  É a principal via de comunicação do cérebro com o resto do organismo;  Responsável por conduzir impulsos sensitivos.

32 Reprodução: Em muitos grupos de mamíferos, há rituais de "namoro" antes do acasalamento. Na fecundação interna, o macho coloca o esperma dentro do corpo da fêmea, onde ocorre o encontro dos gametas. Esses seres chamados vivíparos têm filhotes que nascem após serem gerados no útero da mãe.

33 Gestação: Os filhotes mantidos dentro do corpo da fêmea durante um período maior ficam mais protegidos do que os que terminam o seu desenvolvimento no interior de ovos como acontece com aves e répteis, por exemplo; No caso dos ovíparos também, a reserva de energia e água para se desenvolverem ate eclodirem esta dento do próprio ovo.

34 Tempo de gestação de alguns mamíferos: BALEIA: 365 A 547 dias. BURRO: 330 dias. CABRA: 151 dias. CACHORRO: 63 dias. CHIMPANZÉ: 237 dias. COELHO: 30 dias. GATO: 63 dias. HIPOPÓTAMO: 240 dias. LEÃO: 100 dias. RATO: 19 dias.

35 Curiosidades: Defesa contra os predadores:  Fingir de morto: - Possum é um animal parecido com gambá que quando se sente ameaçado se finge de morto;  Transformar-se em bola: - O tatu-bola e outro animal com uma defesa bem interessante de se transformar em bola em segundos;  Garras venenosas: - O ornitorrinco quando ameaçado finca suas garras pontiagudas e com veneno no agressor.

36


Carregar ppt "Mamíferos Nomes: Tatiane, Rafaela, Jaqueline e Lara. Grupo: 9."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google