A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARTROLOGIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARTROLOGIA."— Transcrição da apresentação:

1 ARTROLOGIA

2 O que é? Parte da anatomia que estuda as articulações;
Podem ser classificadas em: Fibrosas (Sinartrose) Cartilaginosas (Anfiartrose) Sinoviais (Diartrose)

3 Fibrosas (Sinartrose)
As articulações fibrosas incluem todas as articulações nas quais os ossos são mantidos por tecido conjuntivo fibroso também conhecido como ligamento sutural. São imóveis; Há dois tipos principais de articulações fibrosas:

4 Suturas Nas suturas as extremidades dos ossos têm interdigitações ou sulcos, que os mantêm firmemente unidos; as fibras de conexão são muito curtas preenchendo uma pequena fenda entre os ossos; Este tipo de articulação é encontrado somente entre os ossos planos do crânio. Na maturidade, as fibras da sutura começam a ser substituídas completamente, tornando-se firmemente unidas, fundidas. Esta condição é chamada de sinostose.

5 Suturas Recém Nascido Adulto

6 Sindesmoses Nestas suturas o tecido interposto é também o conjuntivo fibroso, mas não ocorre nos ossos do crânio. Na verdade, a nomenclatura anatômica só registra dois exemplos: sindesmose tíbio-fibular e sindesmose radio-ulnar.

7 Gonfoses Também chamada de articulação em cavilha, é uma articulação fibrosa especializada restrita à fixação dos dentes nas cavidades alveolares na mandíbula e maxilas.

8 Cartilaginosas (Anfiartrose)
Nas articulações cartilaginosas os ossos são unidos por cartilagem pelo fato de pequenos movimentos serem possíveis nestas articulações, Também são camadas anfiartroses. Sincondroses Sínfises

9 Sincondroses Os ossos de uma articulação do tipo sincondrose estão unidos por uma cartilagem hialina. Muitas sincondroses são articulações temporárias, com a cartilagem sendo substituída por osso com o passar do tempo ( isso ocorre em ossos longos e entre alguns ossos do crânio). As articulações entre as dez primeiras costelas e as cartilagens costais são sincondroses permanentes.

10 Sínfises As superfícies articulares dos ossos unidos por sínfises estão cobertos por uma camada de cartilagem hialina. Entre os ossos da articulação há um disco fibrocartilaginoso é característica distintiva da sínfise. Esses discos por serem compressíveis permitem que a sínfise absorva impactos.

11 Sínfises Anel Fibroso Núcleo Pulposo

12 Sincondroses

13 Sinoviais (Diartrose) - Móveis
Neste tipo de articulação, as faces articulares do ossos não estão em continuidade. Elas estão cobertas por uma cartilagem hialina especializada e o contato está restrito a esta cartilagem. O contato é facilitado por um líquido viscoso, o líquido sinovial. Essas articulações são revestidas por uma cápsula fibrosa.

14 Elementos da Art. Sinovial
Cartilagem articular - Fina camada que recobre as superfícies articulares lisas dos ossos; Cápsula articular - Tecido conjuntivo que envolve a articulação; unida ao periósteo; Líquido sinovial - Secreção viscosa lubrifica e nutre a articulação; Membrana sinovial - Superfície mais interna da cápsula articular, vascularizada, produz o líquido simnovial; Ligamentos – limitam o movimento.

15 Articulação do ombro

16 Articulação do cotovelo

17 Articulação do quadril

18 Articulação do joelho

19

20

21 ATM Essa articulação envolve o tubérculo articular do osso temporal, a fossa mandibular e o processo condilar da mandíbula.

22


Carregar ppt "ARTROLOGIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google