A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARTROLOGIA. O que é?  Parte da anatomia que estuda as articulações;  Podem ser classificadas em:  Fibrosas (Sinartrose)  Cartilaginosas (Anfiartrose)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARTROLOGIA. O que é?  Parte da anatomia que estuda as articulações;  Podem ser classificadas em:  Fibrosas (Sinartrose)  Cartilaginosas (Anfiartrose)"— Transcrição da apresentação:

1 ARTROLOGIA

2 O que é?  Parte da anatomia que estuda as articulações;  Podem ser classificadas em:  Fibrosas (Sinartrose)  Cartilaginosas (Anfiartrose)  Sinoviais (Diartrose)

3 Fibrosas (Sinartrose)  As articulações fibrosas incluem todas as articulações nas quais os ossos são mantidos por tecido conjuntivo fibroso também conhecido como ligamento sutural.  São imóveis;  Há dois tipos principais de articulações fibrosas:

4 Suturas  Nas suturas as extremidades dos ossos têm interdigitações ou sulcos, que os mantêm firmemente unidos;  as fibras de conexão são muito curtas preenchendo uma pequena fenda entre os ossos;  Este tipo de articulação é encontrado somente entre os ossos planos do crânio.  Na maturidade, as fibras da sutura começam a ser substituídas completamente, tornando- se firmemente unidas, fundidas. Esta condição é chamada de sinostose.

5 Suturas Recém Nascido Adulto

6 Sindesmoses  Nestas suturas o tecido interposto é também o conjuntivo fibroso, mas não ocorre nos ossos do crânio.  Na verdade, a nomenclatura anatômica só registra dois exemplos: sindesmose tíbio-fibular e sindesmose radio-ulnar.

7 Gonfoses  Também chamada de articulação em cavilha, é uma articulação fibrosa especializada restrita à fixação dos dentes nas cavidades alveolares na mandíbula e maxilas.

8 Cartilaginosas (Anfiartrose)  Nas articulações cartilaginosas os ossos são unidos por cartilagem pelo fato de pequenos movimentos serem possíveis nestas articulações,  Também são camadas anfiartroses.  Sincondroses  Sínfises

9 Sincondroses  Os ossos de uma articulação do tipo sincondrose estão unidos por uma cartilagem hialina.  Muitas sincondroses são articulações temporárias, com a cartilagem sendo substituída por osso com o passar do tempo ( isso ocorre em ossos longos e entre alguns ossos do crânio).  As articulações entre as dez primeiras costelas e as cartilagens costais são sincondroses permanentes.

10 Sínfises  As superfícies articulares dos ossos unidos por sínfises estão cobertos por uma camada de cartilagem hialina.  Entre os ossos da articulação há um disco fibrocartilaginoso é característica distintiva da sínfise.  Esses discos por serem compressíveis permitem que a sínfise absorva impactos.

11 Sínfises Núcleo Pulposo Anel Fibroso

12 Sincondroses

13 Sinoviais (Diartrose) - Móveis  Neste tipo de articulação, as faces articulares do ossos não estão em continuidade.  Elas estão cobertas por uma cartilagem hialina especializada e o contato está restrito a esta cartilagem.  O contato é facilitado por um líquido viscoso, o líquido sinovial.  Essas articulações são revestidas por uma cápsula fibrosa.

14 Elementos da Art. Sinovial  Cartilagem articular - Fina camada que recobre as superfícies articulares lisas dos ossos;  Cápsula articular - Tecido conjuntivo que envolve a articulação; unida ao periósteo;  Líquido sinovial - Secreção viscosa lubrifica e nutre a articulação;  Membrana sinovial - Superfície mais interna da cápsula articular, vascularizada, produz o líquido simnovial;  Ligamentos – limitam o movimento.

15 Articulação do ombro

16 Articulação do cotovelo

17 Articulação do quadril

18 Articulação do joelho

19

20

21 ATM  Essa articulação envolve o tubérculo articular do osso temporal, a fossa mandibular e o processo condilar da mandíbula.

22


Carregar ppt "ARTROLOGIA. O que é?  Parte da anatomia que estuda as articulações;  Podem ser classificadas em:  Fibrosas (Sinartrose)  Cartilaginosas (Anfiartrose)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google