A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano Curso de Formação Ministerial Teologia da Igreja de Nova Vida Prof. Martinho Lutero.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano Curso de Formação Ministerial Teologia da Igreja de Nova Vida Prof. Martinho Lutero."— Transcrição da apresentação:

1 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano Curso de Formação Ministerial Teologia da Igreja de Nova Vida Prof. Martinho Lutero Semblano Aula 03 Trinitarianismo (2ª parte)

2 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano Doutrina Trinitariana III: Finalizando a análise das hipóteses relacionadas ao termo Elohim

3 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano As hipóteses “abstrata” e do “plural majestático” do termo Elohim encontram um problema básico: As hipóteses “abstrata” e do “plural majestático” do termo Elohim encontram um problema básico:

4 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano A complementação de Elohim na frase através da utilização de verbos e pronomes pessoais no plural: A complementação de Elohim na frase através da utilização de verbos e pronomes pessoais no plural:

5 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano “Também disse Deus: Façamos (נַֽעֲשֶׂ ֥ ה ) o homem à nossa imagem ( בְּצַלְמֵ ֖ נוּ ), conforme a nossa semelhança ( כִּדְמוּתֵ ֑ נוּ )” (Gn 1.26).

6 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano “Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem de outro... Chamou-se-lhe, por isso, o nome de Babel, porque ali confundiu o SENHOR a linguagem de toda a terra” (Gn 11.7,9).

7 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano “A quem enviarei, e quem irá por nós?” (Gn 11.7,9).

8 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano Doutrina Trinitariana IV: Atributos exclusivos da divindade observados no Filho

9 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano Eterno

10 Deus Pai: “Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus” (Is 44.6).

11 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano Jesus: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim... Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã.” (Ap 22.13,16).

12 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte ( אֵ ֣ לגִּבֹּ ֔ ור ), Pai da Eternidade ( אֲבִיעַ ֖ ד ), Príncipe da Paz” (Is 9.6). “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte ( אֵ ֣ ל גִּבֹּ ֔ ור ), Pai da Eternidade ( אֲבִיעַ ֖ ד ), Príncipe da Paz” (Is 9.6).

13 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano “E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade” (Mq 5.2).

14 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano “E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade” (Mq 5.2).

15 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano Criador

16 “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez” (Jo 1.1-3).

17 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano “Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste” (Cl ).

18 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano Onipresente

19 “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles” (Mt 18.20).

20 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano “O qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas” (Ef ).

21 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano Onisciente

22 “Jesus viu Natanael aproximar-se e disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo! Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus: Antes de Filipe te chamar, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira. Então, exclamou Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!” (Jo ).

23 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano “Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e vem cá; ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido; porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade” (Jo ).

24 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano Onipotente

25 “Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo- Poderoso (Παντοκράτωρ)” (Ap 1.8).

26 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas” (Hb 1.1-3).

27 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas” (Fp ).

28 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano Soberano

29 “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra” (Mt 28.18).

30 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano “Porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade” (Cl ).

31 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano “Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES” (Ap 19.16).

32 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano Imutável

33 “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hb 13.8).

34 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano Impecável

35 “Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo” (1Pe ).

36 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano “Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano” (1Pe ).

37 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano “Sabeis também que ele se manifestou para tirar os pecados, e nele não existe pecado” (1Jo 3.5).

38 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano “Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado ” (Hb 4.15).

39 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano “Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus” (Hb 7.26).

40 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano Destinatário das orações

41 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano “E apedrejavam Estêvão, que invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito!” (At 7.59).

42 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano Digno de adoração

43 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano “E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem” (Hb 1.6).

44 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano “Subindo ambos para o barco, cessou o vento. E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: Verdadeiramente és Filho de Deus!” (Mt ).

45 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano “Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto... E os quatro seres viventes respondiam: Amém! Também os anciãos prostraram-se e adoraram” (Ap 5.6,14).

46 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano Salvador

47 É Deus quem perdoa pecados... “Purificá-los-ei de toda a sua iniquidade com que pecaram contra mim; e perdoarei todas as suas iniquidades com que pecaram e transgrediram contra mim” (Jr 33.8).

48 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano... Jesus salva: “Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (At ).

49 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano Só Deus salva... “Todavia, eu sou o SENHOR, teu Deus, desde a terra do Egito; portanto, não conhecerás outro deus além de mim, porque não há salvador, senão eu” (Os 13.4).

50 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano... Jesus perdoa os pecados: “Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados” (At 5.31).

51 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano “Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados... Mas alguns dos escribas estavam assentados ali e arrazoavam em seu coração: Por que fala ele deste modo? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus?” (Mc 2.5-7).

52 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano Deus salva ao que clamar o seu nome... “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo” (Jl 2.32a).

53 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano... Jesus salva ao que clamar o seu nome: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo... Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm 10.9,13).

54 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano Citações diretas

55 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano “Seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (1Jo 5.20b).

56 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano “Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador (μεγάλου Θεο ῦ κα ὶ Σωτ ῆ ρος) Cristo Jesus” (Tt 2.13).

57 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano “Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! ( Ὁ κύριός μου κα ὶ ὁ θεός μου)” (Jo 20.28).

58 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano Doutrina Trinitariana V: Atributos exclusivos da divindade observados no Espírito Santo

59 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano Citações diretas

60 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano “Disse Pedro: Ananias, porque encheu Satanás o teu coração para que mentisses ao Espírito Santo... Não mentiste aos homens, mas a Deus” (At 5.3-4).

61 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano Criador

62 “A terra era sem forma e vazia... e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” (Gn 1.2).

63 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano “O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida” (Jó 33.4).

64 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano Eterno

65 “Muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!” (Hb 9.14).

66 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano Onipotente

67 “Eu, porém, estou cheio do poder do Espírito do SENHOR, cheio de juízo e de força, para declarar a Jacó a sua transgressão e a Israel, o seu pecado” (Mq 3.8).

68 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano “Então, Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galileia, e a sua fama correu por toda a circunvizinhança” (Lc 4.14).

69 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano Onisciente

70 “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus” (1Co ).

71 CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano Onipresente

72 “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá” (Sl ).


Carregar ppt "CFM - Teologia da Igreja de Nova Vida - Prof. Martinho Lutero Semblano Curso de Formação Ministerial Teologia da Igreja de Nova Vida Prof. Martinho Lutero."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google