A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tanto na Am. Norte quanto na Am Sul, existem rios extensos que se comparados a outras regiões do mundo, a disponibilidade de água é confortável. - A Am.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tanto na Am. Norte quanto na Am Sul, existem rios extensos que se comparados a outras regiões do mundo, a disponibilidade de água é confortável. - A Am."— Transcrição da apresentação:

1 Tanto na Am. Norte quanto na Am Sul, existem rios extensos que se comparados a outras regiões do mundo, a disponibilidade de água é confortável. - A Am. Central não apresenta rios de grande extensão. - A Vertente Ártica: Os centros dispersores dos rios são as montanhas Rochosas e o planalto canadense onde se destaca o Mackenzie que nasce no Grande Lago do Escravo e deságua no oceano Glacial Ártico após 4.600km de extensão. É o maior do Canadá. As águas do Mackenzie permanecem congeladas durante grande parte do ano. AS ÁGUAS CONTINENTAIS AMERICANAS

2 - O Rio São Lourenço: É o rio principal da vertente do Atlântico Norte. Liga o oceano Atlântico e a região dos Grandes Lagos, entre os EUA e o Canadá. - Com a construção de canais e eclusas nos Grande Lagos e no rio São Lourenço, as embarcações podem chegar à cidade de Chicago, localizada às margens do lago Michigan.

3 Nesta hidrovia, o trafego é intenso entre as cidades de Quebec(Canadá) e Toronto(Canadá). Nesta hidrovia, o trafego é intenso entre as cidades de Quebec(Canadá) e Toronto(Canadá). - Com exceção do lago Michigan, que pertence aos EUA, os demais lagos constituem fronteiras naturais entre os EUA e Canadá. RIO MISSISSIPI - É o rio principal da mais importante bacia hidrográfica da Am. Norte pois é navegável em quase toda a sua extensão ( mais de 6 mil km).

4 - Alguns dos afluentes do Mississipi, como o rio Tennessee, provocavam enchentes com grandes conseqüências, mais tarde, construíram diques e represas que regularizaram os seus cursos. - A fronteira entre os EUA e o México, de 3140km é delimitada em sua maior extensão pelo rio Grande ou Bravo do Norte. A outra parte é ostensivamente policiada pelos EUA e delimitada por muros para impedir a travessia ilegal.

5 VERTENTE DO PACÍFICO NORTE - Os rios mais expressivos desta vertente são o Colorado e o Sacramento. - Os picos das montanhas formam geleiras, que retêm a água durante o inverno e alimentam esses rios na primavera e no verão. - O rio Colorado, nasce no planalto do Colorado e possui uma extensão de 1 mil km. - O rio Sacramento corre pelo vale da Califórnia e separa a cadeia da Costa da serra Nevada. - O rio Colúmbia serve para a irrigação e obtenção de energia elétrica.(Grand Coulee).

6 Grand Coulee

7 Represa Grand Coulee

8 BACIA AMAZÔNICA - Possui o rio Amazonas que entra no Brasil como rio Solimões e ao encontrar-se com o rio Negro, passa a se chamar Amazonas. - Possui 7 milhões de km quadrados onde 4,8 milhões se localizam no Brasil. - É propício à navegação, que permite a entrada de navios até a cidade de Manaus, situada às margens do rio Negro.

9 BACIA PLATINA - Considerada a segunda maior bacia do mundo com km quadrados, abrangendo o Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Bolívia. - Os principais rios dessa bacia são o Paraná, Paraguai e Uruguai.

10


Carregar ppt "Tanto na Am. Norte quanto na Am Sul, existem rios extensos que se comparados a outras regiões do mundo, a disponibilidade de água é confortável. - A Am."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google