A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 9° Ano Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 9° Ano Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças."— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 9° Ano Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé entre outras) identificando motivações, origens das danças e passos característicos

2 EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Arte Cênica é uma forma de arte apresentada em um palco ou lugar destinado a espectadores. O palco é compreendido como qualquer local onde acontece uma representação, podendo acontecer tanto em praças como em ruas. (1) (1) Imagem: José Goncalves / Dançarinos tradicionais na rua em Saint John festa, Braga, Portugal. / GNU Free Documentation License Imagem: jeff de Denver, EUA / grace and christian / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic

3 A Arte Cênica abrange o estudo e a prática de toda forma de expressão que necessita de uma representação, como o teatro, a música ou a dança. (2) (2) Nesta aula, vamos conhecer um pouco mais sobre a dança, em particular a dança teatral! EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Imagem: Stephen Moorer / O elenco de Buddy - O Buddy Holly Story, produzido pela Pacific Repertory Theatre no Post. St. Theatre, em San Francisco. CA. A produção ganhou inúmeros prêmios da Bay Area SF Critics Circle, incluindo Melhor Musical. / GNU Free Documentation License Imagem: Matthew Reinschmidt / Ilustrando o Chapeleiro Maluco, Lebre de Março e Mouse Porta no Tea Party durante a última apresentação de Ballet do Norte de Alice no País das Maravilhas 10 de junho de 2000 na Liberdade Performing Arts Theater. / GNU Free Documentation License Imagem: Knight Foundation / Alvin Ailey American Dance Theatre realiza Revelations lendário Alvin Ailey em Miami Adrienne Arsht Center for the Performing Arts. / Creative Commons Atribuição- Partilha nos Termos da Mesma Licença 2.0 Genérica

4 A dança se caracteriza pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos. (3) (3) EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Imagem: Knight Foundation / Clarita Filgueiras & Flamenco Dance Company Puro em produção de Carmen de Georges Bizet (FGO Fotos / Gaston De Cardenas), parte do Opera FGO é grátis para todo o projeto. / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic

5 Danças Teatrais EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Imagem: Effie / A Dança dos Vampiros show "promocional em CH Reduta em Varsóvia - Finale. / GNU Free Documentation License

6 A história das danças teatrais (cênicas) representa uma mudança de significação dos propósitos artísticos através do tempo. (3) (3) Vamos entender melhor! EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Imagem: Nazareth College de Rochester, NY, EUA / Dança contemporânea no seu melhor. / Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica

7 Balé  O Balé (do francês, Ballet) surgiu nas cortes da Itália, século XV;  Foi nas cortes francesas, no século XVII, que teve seu maior desenvolvimento reflexo no vocabulário do balé;  Declínio na França depois de Entretanto, continuou a ser aperfeiçoado na Dinamarca, Itália e Rússia; (4) (4) EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Imagem: jeff medaugh de Denver, EUA / Três bailarinas executam uma jeté grande salto / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic

8  O Balé dança influente a nível mundial (técnica e vocabulário próprio);  Balé romântico ou “Ballet Blanc” (forma mais conhecida) valoriza a bailarina, focando a fluidez e movimentos acrobáticos precisos; (4) (4) EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Imagem: Frode Inge Helland / Foto da filha Silje autores / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

9  Os princípios básicos do balé são: postura ereta; uso de dehors (rotação externa dos membros inferiores); movimentos circulares dos membros superiores; verticalidade corporal; disciplina; leveza; harmonia; simetria. (4) (4) EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Imagem: Terry Robinson / Ballet no baile, St Annes- on-Sea... Como fazê-lo! Estes três jovens foram realizar alguns movimentos de balé quando eu estava passeando ao longo do baile em St Annes... e foram felizes para posar. / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 2.0 Genérica Imagem: Scillystuff / Alexandra Ansanelli como Aurora na produção Royal Ballet da Bela Adormecida, 29 de abril de 2008 / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

10 Alguns passos do balé EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. GLISSADE - to glide BATTEAU - Beat. BATTEMENT DEVELOPPE - developed FOUETTE - Whipped TOUR EN L'AIR – A turn in the air croise devant A la seconde Epaule Quatrieme devant Croise derriere Quatrieme derriere Efface (devant) Ecarte Efface derriere Imagem: SEE-PE

11 Balé Moderno  Ênfase em movimentos corporais assimétricos;  Surgiu no século XX e seus precursores procuravam maneiras mais modernas e pessoais de expressar ideias através da dança; (7) (7)  Entre os pioneiros estão Isadora Ducan, Émile Jacques–Dalcroze, Rudolf von Laban, François Delsarte, entre outros. EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Imagem: jeff de Denver, EUA / balé contemporâneo / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 2.0 Genérica

12 O Balé Moderno expressa os sentimentos de um modo mais atual. Explora as possibilidades motoras do corpo humano, como o dinamismo, o emprego do espaço e o ritmo corporal em movimento. (8) (8) EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Imagem: Loadmaster (David R. Tribble) / Jovens mulheres modernas (contemporânea) dançarinos. / GNU Free Documentation License Imagem: Fanny Schertzer / janeiro de 2010( ) / GNU Free Documentation License

13 Passos do Balé Moderno  Combinam as técnicas do balé clássico aliadas à força, flexibilidade, resistência, equilíbrio, criatividade, e beleza de movimentos. (9) (9) EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Imagem: Fanny Schertzer / janeiro de 2010( ) / GNU Free Documentation License

14 Dança Contemporânea  No Brasil, a dança contemporânea vive seus prenúncios na década de 80 e vai se consolidando através de pesquisadores teóricos e práticos;  Seus referenciais, anteriormente constituídos, sofrem um processo de desconstrução, anunciando o caos;  O bailarino pode dividir a cena com câmeras (adaptadas ou não ao corpo); a iluminação pode ser natural ou artificial; o público pode ou não ser coparticipante da obra, que pode estar ou não acabada (work in progress);  Surge a necessidade de pensar tanto no bailarino quanto no espectador. (7) (7) EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Imagem: Barry Goyette de San Luis Obispo, EUA / Um homem e uma mulher executando uma dança moderna. / Creative Commons Attribution 2.0 Generic

15 Passos da Dança Contemporânea  Diferente dos estilos convencionais que têm passos definidos, a dança contemporânea é marcada pela inovação e criatividade. A modalidade busca explorar os movimentos com maior liberdade, englobando influências de outros tipos de dança e do teatro. (7) (7) EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Imagem: Severuksen/ Apresentação da Companhia de Dança Contemporânea "Danzart“ / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

16 Sapateado (Tap)  Os primeiros passos do sapateado surgiram na Irlanda, no século V;  Os camponeses usavam sapatos de madeira que ajudam a aquecer os pés do frio a distração deles era “brincar com os ritmos” que os solados faziam no chão;  Com a Revolução Industrial, ganhou novo adeptos; EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Imagem: Joe Mabel/Century Ballroom / Dançarino Chazz jovem aparecendo no Masters de Lindy Hop e Tap, Century Ballroom, Templo Oddfellows, Pine Street, Capitol Hill, Seattle, Washington, EUA. Veja Chazz jovem no local do evento para que mais sobre Young. / GNU Free Documentation License

17  Foi na América que o sapateado ganhou novas dimensões;  Foram colocadas chapinhas nas solas dos sapatos e, por volta de 1920, surgiu o Sapateado Americano;  Nos EUA, o sapateado começou com os negros, mas o auge veio com o cinema entre 1930 e (5) (5) EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Imagem: Joe Mabel/Century Ballroom / Dançarino Chazz jovem aparecendo no Masters de Lindy Hop e Tap, Century Ballroom, Templo Oddfellows, Pine Street, Capitol Hill, Seattle, Washington, EUA. Veja Chazz jovem no local do evento para que mais sobre Young. / GNU Free Documentation License Imagem: Uploader original era Calliopejen1 em en.wikipedia / Toque sapatos de dança do Flickr por Maria. / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic

18 Alguns passos do Sapateado  STEP – bater a chapinha da frente com peso;  STAMP – bater o pé inteiro no chão com peso;  TAP – bater a chapinha da frente sem peso;  DIG – bater o calcanhar na frente;  STOMP – bater o pé inteiro no chão sem peso;  HEEL BEAT – bater o calcanhar com o pé que está com o peso;  HEEL STEP – bater o calcanhar com transferência de peso;  TOE – bater a ponta do sapato;  BRUSH BACK – arrastar a chapinha da frente para trás, como uma escovada;  SCUFF – arrastar o calcanhar no chão para frente. (6) (6) EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Imagem: Oxborrow at Flickr / Toque dançarino no Tokyo Disney Sea / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic

19 Jazz  Surgiu nos EUA, no fim do século XX;  Forma de expressão artística que recebeu influência do balé e da dança contemporânea;  O Jazz é uma forma de expressão pessoal criada e sustentada pelo improviso;  Possui diversas variações como: Modem Jazz Dance, Soul Jazz, Rock Jazz, Jazz de Rua, Free Style, entre outros; EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Imagem: Dpickard / Benjamin FeliksPublic domaindal - tap / jazz dançarino da Holanda /

20  Jack Cole (pai da dança Jazz) foi um dos primeiros a utilizar fundamentos da dança moderna e sua técnica de isolamento das partes do corpo;  O jazz tem características marcantes, incluindo: explosão de energia que se irradia dos quadris, isolação, ritmo pulsante e a qualidade do movimento. (10) (10) EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Imagem: Inaside09 / Inaside Chicago Dança é uma companhia de jazz contemporâneo localizado em Chicago, Illionis. Inaside representa a integridade, orgulho, paixão e. Inaside Chicago Dança está sob a direção artística de Richard A. Smith. / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

21 Alguns passos do Jazz  Mesmo tendo influência do Balé, o Jazz é uma dança livre (criativa), não existindo passos definidos como no Balé;  O Jazz constitui uma mistura de vários estilos pessoais derivados de um processo de improvisação, que, organizados, formam uma coreografia. (10) (10) EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Imagem: Bem / Dançando para uma banda de jazz nas ruas do bairro francês, Nova Orleans / Creative Commons Attribution 2.0 Generic

22 EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Imagem: Stano Novak / Clássico ballet-dancer / Creative Commons Attribution 2.5 Generic Do Balé à Dança Contemporânea, passando pelo Sapateado, Dança Moderna e pelo Jazz, foi possível conhecer as diferentes maneiras de pensar e fazer dança, construindo um rico cenário em que a diversidade é uma das principais características, sem estabelecer hierarquias de valor. (11) (11)

23 Extra Aí vai um convite para você: vamos organizar uma Mostra de Dança Teatral? Mas para que essa proposta seja efetivada, é importante que os grupos discutam e elaborem coletivamente os critérios que serão seguidos. Os grupos deverão considerar os seguintes objetivos: EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Imagem: nattu / Silhueta e por do sol em Fuvahmulah, Maldivas. / Creative Commons Attribution 2.0 Generic

24 a)eleger um tema que possibilite nortear as apresentações; b)discutir e apresentar aspectos como: características mais marcantes, situar as danças escolhidas no contexto cultural, explicar as indumentárias, entre outras questões necessárias; c)assegurar a participação de todos os envolvidos; d)discutir e organizar a formação coreográfica, direcionando também a aprendizagem dos colegas que sentirem mais dificuldades; e)dar significado às coreografias criadas, ousando, experimentando e sugerindo movimentos, tentando se reconhecer nos movimentos elaborados. (Adaptado de SEED-PR, 2007) EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos.

25 Referência Bibliográfica PARANÁ, SEED. Educação Física. Curitiba: Livro Didático Público, Sites consultados disponíveis nos hiperlinks. EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos.

26 Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informaçãoData do Acesso 2ajeff de Denver, EUA / grace and christian / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dq1.jpg12/09/2012 2bJosé Goncalves / Dançarinos tradicionais na rua em Saint John festa, Braga, Portugal. / GNU Free Documentation License https://commons.wikimedia.org/wiki/File:St_John_ Feast_Dancing_(2).JPG 12/09/2012 3aMatthew Reinschmidt / Ilustrando o Chapeleiro Maluco, Lebre de Março e Mouse Porta no Tea Party durante a última apresentação de Ballet do Norte de Alice no País das Maravilhas 10 de junho de 2000 na Liberdade Performing Arts Theater. / GNU Free Documentation License https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ballet_N orth_Alice_in_Wonderland.JPG 12/09/2012 3bStephen Moorer / O elenco de Buddy - O Buddy Holly Story, produzido pela Pacific Repertory Theatre no Post. St. Theatre, em San Francisco. CA. A produção ganhou inúmeros prêmios da Bay Area SF Critics Circle, incluindo Melhor Musical. / GNU Free Documentation License https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Buddy- cast-3_000.gif 12/09/2012

27 Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informaçãoData do Acesso 3cKnight Foundation / Alvin Ailey American Dance Theatre realiza Revelations lendário Alvin Ailey em Miami Adrienne Arsht Center for the Performing Arts. / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 2.0 Genérica https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Alvin_Ail ey_-_Revelations.jpg?uselang=pt-br 12/09/2012 4Imagem: Knight Foundation / Clarita Filgueiras & Flamenco Dance Company Puro em produção de Carmen de Georges Bizet (FGO Fotos / Gaston De Cardenas), parte do Opera FGO é grátis para todo o projeto. / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Florida_ Grand_Opera_-_Flickr_- _Knight_Foundation_(49).jpg 12/09/2012 5Effie / A Dança dos Vampiros show "promocional em CH Reduta em Varsóvia - Finale. / GNU Free Documentation License mpirow_CHReduta1.jpg 11/09/2012 6Nazareth College de Rochester, NY, EUA / Dança contemporânea no seu melhor. / Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica d_Snap,_contemporary_dance_performance_at_N azareth_College_Arts_Center,_Rochester,_New_Yo rk_-_ jpg?uselang=pt-br 11/09/2012

28 Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informaçãoData do Acesso 7jeff medaugh de Denver, EUA / Três bailarinas executam uma jeté grande salto / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic 11/09/2012 8Frode Inge Helland / Foto da filha Silje autores / Creative Commons Attribution- Share Alike 3.0 Unported Silje_Studio_11%C3%A5r.jpg 11/09/2012 9aTerry Robinson / Ballet no baile, St Annes- on-Sea... Como fazê-lo! Estes três jovens foram realizar alguns movimentos de balé quando eu estava passeando ao longo do baile em St Annes... e foram felizes para posar. / Creative Commons Atribuição- Partilha nos Termos da Mesma Licença 2.0 Genérica _the_Prom,_St_Annes-on- Sea_..._How_to_do_it%5E_-_geograph.org.uk_- _ jpg?uselang=pt-br 11/09/2012 9bScillystuff / Alexandra Ansanelli como Aurora na produção Royal Ballet da Bela Adormecida, 29 de abril de 2008 / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported _Ansanelli_Aurora_Sleeping_Beauty_Royal_Ballet.j pg 11/09/2012

29 Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informaçãoData do Acesso 10SEE-PEAcervo SEE-PE23/10/ jeff de Denver, EUA / balé contemporâneo / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 2.0 Genérica winter,_contemporary_ballet.jpg?uselang=pt-br 11/09/ aFanny Schertzer / janeiro de 2010( ) / GNU Free Documentation License to,_There_Where_she_Loved_- _Prix_de_Lausanne_ jpg?uselang=pt-br 11/09/ bLoadmaster (David R. Tribble) / Jovens mulheres modernas (contemporânea) dançarinos. / GNU Free Documentation License Dancers_1.jpg 11/09/ Fanny Schertzer / janeiro de 2010( ) / GNU Free Documentation License _Captain_Alving_-_Prix_de_Lausanne_ jpg?uselang=pt-br 11/09/ Barry Goyette de San Luis Obispo, EUA / Um homem e uma mulher executando uma dança moderna. / Creative Commons Attribution 2.0 Generic cers.jpg 11/09/ Severuksen/ Apresentação da Companhia de Dança Contemporânea "Danzart“ / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 3%B1%C3%ADa_de_Danza_Contempor%C3%A1ne a_Danzart.jpg 11/09/2012

30 Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informaçãoData do Acesso 16Joe Mabel/Century Ballroom / Dançarino Chazz jovem aparecendo no Masters de Lindy Hop e Tap, Century Ballroom, Templo Oddfellows, Pine Street, Capitol Hill, Seattle, Washington, EUA. Veja Chazz jovem no local do evento para que mais sobre Young. / GNU Free Documentation License ung_04.jpg 11/09/ aJoe Mabel/Century Ballroom / Dançarino Chazz jovem aparecendo no Masters de Lindy Hop e Tap, Century Ballroom, Templo Oddfellows, Pine Street, Capitol Hill, Seattle, Washington, EUA. Veja Chazz jovem no local do evento para que mais sobre Young. / GNU Free Documentation License ung_06.jpg 11/09/ bUploader original era Calliopejen1 em en.wikipedia / Toque sapatos de dança do Flickr por Maria. / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic jpg 11/09/ Oxborrow at Flickr / Toque dançarino no Tokyo Disney Sea / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic per.jpg 11/09/2012

31 Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informaçãoData do Acesso 19Dpickard / Benjamin FeliksPublic domaindal - tap / jazz danarino da Holanda / Feliksdal.jpg 11/09/ Inaside09 / Inaside Chicago Dança é uma companhia de jazz contemporâneo localizado em Chicago, Illionis. Inaside representa a integridade, orgulho, paixão e. Inaside Chicago Dança está sob a direção artística de Richard A. Smith. / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported hicago_Dance.jpg 11/09/ Bem / Dançando para uma banda de jazz nas ruas do bairro francês, Nova Orleans / Creative Commons Attribution 2.0 Generic ans_Dancing_in_the_Sky.jpg 11/09/ Stano Novak / Clássico ballet-dancer / Creative Commons Attribution 2.5 Generic dancer_01.jpg 11/09/ nattu / Silhueta e por do sol em Fuvahmulah, Maldivas. / Creative Commons Attribution 2.0 Generic ndependence.jpg 11/09/2012


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 9° Ano Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google