A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução……………………………………………………………………………….. 3 O que é o endoparasitismo?.......................................... 4 Exemplo 1……………………………………………………………………..………..

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução……………………………………………………………………………….. 3 O que é o endoparasitismo?.......................................... 4 Exemplo 1……………………………………………………………………..……….."— Transcrição da apresentação:

1

2 Introdução……………………………………………………………………………….. 3 O que é o endoparasitismo? Exemplo 1……………………………………………………………………..……….. 5 Exemplo 2…………………………………………………………………..………….. 6 Exemplo 3…………………………………………………………………………..….. 7 Exemplo 4……………………………………………………………………………….. 8 Conclusão……………………………………………………………………………….…9 Bibliografia………………………………………………………………………….…..10

3 ∂Vamos falar sobre o Endoparasitismo que provem do grego “para” (perto) e “sítios” (alimento). ∂O endoparasitismo e quando uma espécie vive a custa de outra para obter o alimento que necessita. Vamos também dar 4 exemplos de endoparasitas.

4 ∂O endoparasitismo está relacionado com o parasitismo, que significa “perto do alimento”. ∂Um dos seres vivos é beneficiado e o outro e prejudicado. ∂ O parasita causa ao hospedeiro um enfraquecimento progressivo, por vezes até chegando a matar a longo prazo. ∂Estes parasitas vivem no interior do corpo do hospedeiro. Têm o nome de endoparasitas. ∂Estes servem-se de hospedeiro como fonte de alimento: entram no organismo e dele retiram substâncias nutritivas.

5 ∂A ténia estabelece uma relação com o porco(hospedeiro) de forte dependência, onde um lado é beneficiado (ténia) e o outro prejudicado (hospedeiro). ∂A ténia é um animal que sobrevive retirando nutrientes de outro ser. ∂Muitas vezes, o hospedeiro que sofre a ação do parasita, pode chegar a morte devido a doenças que este lhe transmitiu(Teníase).

6

7 ∂O Míldio é um fungo parasita da videira, do tomateiro, da batateira,… ∂É uma espécie de bolor que forma manchas descoloradas e faz com que fiquem secas e quebradiças. ∂ Este encontra-se dentro do hospedeiro e alimenta-se deste.

8 ∂ O fungo parasita a formiga usando-a como fonte de alimentação. ∂Este fungo, dentro do corpo da formiga, prejudica os seus músculos e o seu sistema nervoso central para "assumir o comando". ∂O resultado é que a formiga é obrigada a caminhar em direção a uma região húmida e fria – o ambiente perfeito para o crescimento e reprodução deste fungo - bem diferente das partes altas da floresta onde costumam ficar.

9 Conclusão ∂Podemos concluir que o Endoparasitismo é uma relação biótica interespecífica entre dois seres vivos da mesma espécie, que pode causar graves danos no corpo do hospedeiro, sem matar a curto prazo, mas pode provocar doenças mortais. ∂ Os Endoparasitas alimentam-se à custa do hospedeiro, como as lombrigas/ténias, míldios, entre outros.

10 Bibliografia Bioterra - sustentabilidade na terra Sistema Terra - sustentabilidade na terra Planeta Vivo - sustentabilidade na terra

11 Trabalho realizado por: ∂ João Pedro 13 ∂ José Nuno Mota Fernandes 15 ∂ Mariana Passadouro 20 ∂ Tiago Marques 27


Carregar ppt "Introdução……………………………………………………………………………….. 3 O que é o endoparasitismo?.......................................... 4 Exemplo 1……………………………………………………………………..……….."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google