A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SITUAÇÃO FINANCEIRA Não basta que uma empresa possua uma sólida posição patrimonial. É necessário que ela conte com recursos financeiros, para saldar seus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SITUAÇÃO FINANCEIRA Não basta que uma empresa possua uma sólida posição patrimonial. É necessário que ela conte com recursos financeiros, para saldar seus."— Transcrição da apresentação:

1 SITUAÇÃO FINANCEIRA Não basta que uma empresa possua uma sólida posição patrimonial. É necessário que ela conte com recursos financeiros, para saldar seus compromissos em dia, sob pena de, em casos extremos entrar em estado de insolvência. A seguir as principais fórmulas de cálculo dos índices de liquidez.

2 Liquidez Seca – Mede a Capacidade de pagamento a curto prazo sem contar com o estoque. Ativo Circulante - Estoque LS = Passivo Circulante Liquidez Corrente – Mede a liquidez a Curto Prazo Ativo Circulante LC = Passivo Circulante

3 Liquidez Geral – Comparação entre os grupos do Circulante e Longo Prazo Ativo Circ. + Realiz. A Longo Prazo LG = Passivo Circ. + Exig. A Longo Prazo

4 Desequilíbrio Financeiro Caracteriza-se pela impossibilidade de pagamento das dívidas nos devidos prazos, é a principal causa de falência de empresas. Principais Causas - Excesso de Imobilização em relação ao Capital Próprio - Excesso de Estoques em relação as vendas - Baixa rotação de créditos -Desequilíbrio entre prazos de compras e vendas -Prejuízos Operacionais.

5 Grau de Imobilização É a comparação de PL Líquido com o Ativo Imobilizado Ativo Imobilizado GI = x 100 = PL

6 Grau de Endividamento Serve para medir a capacidade de pagamento de capital de terceiros com capital próprio. PL GE = PASSIVO REAL

7 Rentabilidade O índice de rentabilidade refere-se ao lucro gerado pela empresa e é de interesse de seus sócios, que por ele verificam a remuneração do capital aplicado, e de terceiros, com os Bancos e Fornecedores, que medem a capacidade de pagamento das dívidas assumidas pela empresa. Rentabilidade do Capital Próprio Lucro Líquido RCP = x 100 PL Anterior(ou PL Final)

8 Rentabilidade sobre Vendas Lucro Líquido RV = x 100 Vendas Líquidas

9 Capital de Giro Capital de giro é o que esta em circulação, ou seja, o que esta sujeito a permanente renovação, como as disponibilidades, os estoques e os créditos da empresa, a curto e longo prazo, não devendo ser confundido com o Ativo Circulante que representa valores realizáveis em até 12 meses. Dependendo do aspecto que se queira destacar, essa renovação e circulação de capitais pode assumir diferentes designações: -Capital de Giro -Capital de Giro Próprio -Capital em Giro

10 Capital de Giro ATIVO CIRCULANTE300 R.L.P.100 IMOBILIZADO PASSIVO CIRCULANTE200 E.L.P. 50 P.L

11 Ativo Circulante 300 R.L.P. 100 Capital de Giro 400 P.L. 350 Ativo Imob. 200 Cap.Giro Prop. 150 Ativo Circ. 300 R.L.P Passivo Circ. 200 E.L.P Cap.Giro Próprio 150 Ativo Circ. 300 A.R.L.P 100 Ativo Imob. 200 Capital em Giro 600

12 Estado de Insolvência/Falência A insolvência caracteriza-se pela incapacidade de pagamento das dívidas pelo devedor. É estado de completo desequilíbrio da situação financeira de uma empresa que consequentemente leva à decretação da falência.

13 Interpretação de Índices 1,80/2,00 ou mais – Situação Financeira de Absoluta Folga 1,60/1,70 - Muito Boa a Situação, relativa Folga 1,40/1,50 - Bom equilibrio financeiro, mas ñ de folga 1,20/1,30 - Situação ainda de equilíbrio, inicio de Aperto financeiro. 1,00/1,10 - Situação de mero equilíbrio, grande aperto financeiro. Abaixo de 1,00 - Situação de extremo aperto financeiro, ou de total insolvência.


Carregar ppt "SITUAÇÃO FINANCEIRA Não basta que uma empresa possua uma sólida posição patrimonial. É necessário que ela conte com recursos financeiros, para saldar seus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google