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PAPÉIS DO GESTOR DE PESSOAS Profª. Sônia Veiga.

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1 PAPÉIS DO GESTOR DE PESSOAS Profª. Sônia Veiga

2 Gerenciar é a arte de pensar, de decidir e de agir; é a arte de fazer acontecer, de obter resultados. Resultados que podem se definidos, previstos, analisados e avaliados, mas que têm de ser alcançados através das pessoas e numa interação humana constante. De um lado, pode-se tratar a gerência como algo científico, racional, enfatizando as análise e as relações de causa e efeito, para se prever e antecipar ações de forma mais conseqüente e eficiente. De outro, tem-se de aceitar a existência, na gestão, de uma face de imprevisibilidade e de interação humana que lhe conferem a dimensão do ilógico, do intuitivo, do emocional e espontâneo e do irracional. Dirigentes devem entender a gestão moderna em ambos os sentidos.

3 PAPÉIS DO GESTOR DE PESSOAS
ESTUDO DE CASO Perfil do Gestor de Pessoas Empresas INVENTIVE - Parte A e B Consultor: Marcos Graco Principais Características: Alberto Martins Marcelo Jerônimo Alexandre Verdugo

4 HABILIDADES NOS DIVERSOS NÍVEIS
Administrativos Alta direção CONCEITUAIS Administração Nível Intermediário HUMANAS TÉCNICAS Administração Nível Supervisão

5 Habilidades Necessárias Habilidades Necessárias
TÉCNICA HUMANA CONCEITUAL Capacidade de aplicar: Conhecimentos Métodos Técnicas Equipamentos. Capacidade de Compreender a complexidade da organização como um todo, agir de acordo com objetivos globais e não em função de metas e necessidades imediatas do próprio grupo. Capacidade e discernimento para trabalhar com e por meio de pessoas, incluindo o conhecimento do processo de motivação e flexibilidade de estilo ao liderar.

6 Eficácia Gerencial Resultados + Pessoas Motivadas
Comportamento do Gestor Variáveis da Situação Atributos Pessoais Cultura Organizacional

7 PAPÉIS DO GESTOR DE PESSOAS
Líder Gestor de Pessoas Gerente Treinador

8 PAPÉIS DO GESTOR DE PESSOAS
LÍDER . Compartilhamento da visão . Difusão dos valores e princípios . Alinhamentos das pessoas . Fonte de motivação e inspiração TREINADOR . Desenvolvimento Pessoas . Construção de relações . Artífice do ambiente de trabalho . Promoção de inovações GERENTE . Planejamento . Organização e alocação recursos . Controle e solução de problemas . Coordenação e decisão

9 ATIVIDADE DE GRUPO “A Torre”

10 Desempenho x Potencial
. Futuro . Promessa . Expectativa . Algo que pode vir a ser . Oportunidade Pode garantir ganhos futuros, Estratégicos DESEMPENHO . Passado . Resultados Garante resultados Performance O Que Como . Resultados Padrões de . Metas/ Objetivos comportamento

11 Desempenho x Potencial
Alto . Transferir? . Dar treinamento? . Acompanhar de perto? . Direcionar? . Outras... . Reconhecer? . Premiar $? . Promover? . Treinar em liderança? . Sucessão? . Outras... A P B D A P A D P o t e n c i a l LS-Pers. LS-Del. . Resgatar? . Controlar? . Rever permanência? . Demitir? . Outras... . . Reconhecer? . Manter na função? . Transferir? . Treinamento? . Premiar $? . Outras... B P B D B P A D Baixo LS-Det. LS-Comp. Alto Baixo D e s e m p e n h o

12 HIERARQUIA DAS NECESSIDADES - Maslow
SATISFAÇÃO FORA DO TRABALHO SATISFAÇÃO NO TRABALHO Comida Água Sexo Sono e repouso Autonomia Liberdade Proteção Abrigo Família Amigos Grupos sociais Comunidade Aprovação da família Aprovação dos amigos Reconhecimento da comunidade Educação Crescimento pessoal Passatempos Religião Fisiológicas Segurança Sociais Estima Auto- Realiz. Trabalho desafiante Diversidade Autonomia Crescimento pessoal Participação nas decisões Reconhecimento Responsabilidade Orgulho Promoções Amizade dos colegas Interação com clientes Chefia amigável Camaradagem Trabalho seguro Permanência no emprego Proteção Remuneração e benefícios Horário de trabalho Intervalos de descanso Conforto físico

13 TEORIA DOS DOIS FATORES
Remuneração e benefícios Horário de trabalho Intervalos de descanso Conforto físico Trabalho seguro Permanência no emprego Proteção Reconhecimento Responsabilidade Orgulho Promoções Amizade dos colegas Interação com clientes Chefia amigável Camaradagem Trabalho desafiante Diversidade Autonomia Crescimento pessoal Participação nas decisões Auto- Realiz. MOTIVACIONAIS Estima Sociais Segurança HIGIÊNICOS Fisiológicas

14 TEORIA DOS DOIS FATORES
Fatores Higiênicos: Quando excelentes, evitam a insatisfação FATORES HIGIÊNICOS: São extrínsecos ou ambientais, como: . Políticas da organização . Salário . Benefícios . Condições de trabalho . Estilo de supervisão . Status . Segurança no trabalho Fatores Motivacionais: Quando excelentes, motivam para o trabalho FATORES MOTIVACIONAIS: São intrínsecos à pessoa, como: . Realização pessoal . Reconhecimento . Responsabilidade . Trabalho em si . Crescimento pessoal . Avanço na carreira

15 ATUAÇÃO GERENCIAL . Impacta 70% no clima. . Clima impacta em 30% nos
resultados operacionais LIDERANÇA PARTICIPAÇÃO . Objetivos . Metas . Restrições O QUE ? . Métricas . Recursos . Prazos . Padrões de Qualidade COMPROMETIMENTO CLAREZA . Comportamento esperado . Como será a execução COMO ? . Permite participar . Resultados duplos: Comport. e metas


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