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PAPÉIS DO GESTOR DE PESSOAS Profª. Sônia Veiga. Gerenciar é a arte de pensar, de decidir e de agir; é a arte de fazer acontecer, de obter resultados.

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1 PAPÉIS DO GESTOR DE PESSOAS Profª. Sônia Veiga

2 Gerenciar é a arte de pensar, de decidir e de agir; é a arte de fazer acontecer, de obter resultados. Resultados que podem se definidos, previstos, analisados e avaliados, mas que têm de ser alcançados através das pessoas e numa interação humana constante. De um lado, pode-se tratar a gerência como algo científico, racional, enfatizando as análise e as relações de causa e efeito, para se prever e antecipar ações de forma mais conseqüente e eficiente. De outro, tem-se de aceitar a existência, na gestão, de uma face de imprevisibilidade e de interação humana que lhe conferem a dimensão do ilógico, do intuitivo, do emocional e espontâneo e do irracional. Dirigentes devem entender a gestão moderna em ambos os sentidos.

3 ESTUDO DE CASO Perfil do Gestor de Pessoas Empresas INVENTIVE - Parte A e B Consultor: Marcos Graco Principais Características: - Alberto Martins - Marcelo Jerônimo - Alexandre Verdugo PAPÉIS DO GESTOR DE PESSOAS

4 HABILIDADES NOS DIVERSOS NÍVEIS Níveis Administrativos CONCEITUAIS TÉCNICAS HUMANAS Administração Nível Intermediário Administração Nível Supervisão Alta direção

5 TÉCNICA Capacidade de aplicar: Conhecimentos Métodos Técnicas Equipamentos. HUMANA Capacidade e discernimento para trabalhar com e por meio de pessoas, incluindo o conhecimento do processo de motivação e flexibilidade de estilo ao liderar. CONCEITUAL Capacidade de Compreender a complexidade da organização como um todo, agir de acordo com objetivos globais e não em função de metas e necessidades imediatas do próprio grupo. Habilidades Necessárias

6 Eficácia Gerencial Comportamento do Gestor Atributos Pessoais Cultura Organizacio nal Variáveis da Situação Resultados + Pessoas Motivadas

7 PAPÉIS DO GESTOR DE PESSOAS Gestor de Pessoas Gerente Líder Treinador

8 PAPÉIS DO GESTOR DE PESSOAS LÍDER. Compartilhamento da visão. Difusão dos valores e princípios. Alinhamentos das pessoas. Fonte de motivação e inspiração TREINADOR. Desenvolvimento Pessoas. Construção de relações. Artífice do ambiente de trabalho. Promoção de inovações GERENTE. Planejamento. Organização e alocação recursos. Controle e solução de problemas. Coordenação e decisão

9 ATIVIDADE DE GRUPO “A Torre” “A Torre”

10 Desempenho x Potencial POTENCIAL. Futuro. Promessa. Expectativa. Algo que pode vir a ser. Oportunidade Pode garantir ganhos futuros, Estratégicos O Que Como. Resultados. Padrões de. Metas/ Objetivos comportamento Performance DESEMPENHO.. Passado. Resultados Garante resultados

11 Alto Baixo P o t e n c i a l D e s e m p e n h o B P B D A P B D B P A D A P A D Resgatar?. Controlar?. Rever permanência?. Demitir?. Outras..... Transferir?. Dar treinamento?. Acompanhar de perto?. Direcionar?. Outras.... Reconhecer?. Manter na função?. Transferir?. Treinamento?. Premiar $?. Outras.... Reconhecer?. Premiar $?. Promover?. Treinar em liderança?. Sucessão?. Outras... Baixo LS-Det. LS-Pers. LS-Comp. LS-Del. Desempenho x Potencial

12 HIERARQUIA DAS NECESSIDADES - Maslow Remuneração e benefícios Horário de trabalho Intervalos de descanso Conforto físico Trabalho seguro Permanência no emprego Proteção ReconhecimentoResponsabilidadeOrgulhoPromoções Amizade dos colegas Interação com clientes Chefia amigável Camaradagem Trabalho desafiante DiversidadeAutonomia Crescimento pessoal Participação nas decisões ComidaÁguaSexo Sono e repouso AutonomiaLiberdadeProteçãoAbrigo FamíliaAmigos Grupos sociais Comunidade Aprovação da família Aprovação dos amigos Reconhecimento da comunidade Educação Crescimento pessoal PassatemposReligião Fisiológicas Segurança Sociais Estima Auto-Realiz. SATISFAÇÃO FORA DO TRABALHO SATISFAÇÃO NO TRABALHO

13 TEORIA DOS DOIS FATORES Remuneração e benefícios Horário de trabalho Intervalos de descanso Conforto físico Trabalho seguro Permanência no emprego Proteção ReconhecimentoResponsabilidadeOrgulhoPromoções Amizade dos colegas Interação com clientes Chefia amigável Camaradagem Trabalho desafiante DiversidadeAutonomia Crescimento pessoal Participação nas decisões Fisiológicas Segurança Sociais Estima Auto-Realiz. HIGIÊNICOS MOTIVACIONAIS

14 TEORIA DOS DOIS FATORES Fatores Higiênicos: Quando excelentes, evitam a insatisfação FATORES HIGIÊNICOS: São extrínsecos ou ambientais, como:. Políticas da organização. Salário. Benefícios. Condições de trabalho. Estilo de supervisão. Status. Segurança no trabalho Fatores Motivacionais: Quando excelentes, motivam para o trabalho FATORES MOTIVACIONAIS: São intrínsecos à pessoa, como:. Realização pessoal. Reconhecimento. Responsabilidade. Trabalho em si. Crescimento pessoal. Avanço na carreira

15 ATUAÇÃO GERENCIAL. Comportamento esperado. Como será a execução COMO ?. Permite participar. Resultados duplos: Comport. e metas LIDERANÇAPARTICIPAÇÃO. Objetivos. Metas. Restrições O QUE ?. Métricas. Recursos. Prazos. Padrões de Qualidade COMPROMETIMENTO CLAREZA. Impacta 70% no clima.. Clima impacta em 30% nos resultados operacionais


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