A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO."— Transcrição da apresentação:

1 DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO

2 Fornece a movimentação do exercício nas diversas contas do PL;
DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO Fornece a movimentação do exercício nas diversas contas do PL; Indica a origem e o valor de cada acréscimo ou diminuição do PL; Complementa as demais Demonstrações Contábeis.

3 Indica claramente a formação e a utilização de todas as Reservas;
DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO Indica claramente a formação e a utilização de todas as Reservas; Serve como auxiliar para o cálculo dos Dividendos obrigatórios;

4 DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Elaborando a DMPL deixa-se de elaborar a DLPA; Uma das colunas da DMPL será a da conta Lucros ou Prejuízos Acumulados.

5 Mutações nas Contas Patrimoniais
DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO Mutações nas Contas Patrimoniais Itens que afetam o Patrimônio Total: Acréscimo pelo Lucro ou redução pelo Prejuízo; Redução por Dividendos; Redução por pagamento ou crédito de juros sobre o Capital próprio;

6 Mutações nas Contas Patrimoniais Itens que afetam o Patrimônio Total:
DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO Mutações nas Contas Patrimoniais Itens que afetam o Patrimônio Total: Acréscimo por Subscrição e Integralização de Capital; Redução por ações próprias adquiridas ou acréscimo por sua venda; Acréscimo ou redução por Ajustes de Exercícios Anteriores.

7 Mutações nas Contas Patrimoniais
DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO Mutações nas Contas Patrimoniais Itens que não afetam o Patrimônio Total: Aumento de Capital com a utilização de Lucros e Reservas; Redução da conta de “Lucros” para a formação outras de Reservas; Reversão de Reservas Patrimoniais para a conta de Lucros Disponível ou absorção de Prejuízos Acumulados.

8 DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Técnica de Preparação A preparação é relativamente simples pois basta representar, de forma sumária e coordenada, a movimentação ocorrida durante o exercício nas diversas contas do Patrimônio Líquido: Capital; Reservas de Capital; Lei (modificado) Reservas de Lucros; Lei (modificado) Ajustes de Avaliação Patrimonial Lei (entra) Prejuízos Acumulados. Lei (modificado) Ações em Tesouraria

9 DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Procedimentos a Serem Seguidos a) Abrir um papel de trabalho colunado, no qual se transcrevem, no topo de cada coluna, os nomes das contas, reservando espaço nas primeiras colunas para descrição da natureza das transações, e uma coluna final para o total.

10 LUCROS E PREJUÍZOS ACUMULADOS
MODELO BÁSICO a) CAPITAL RESERVA DE CAPITAL RESERVA LEGAL ESTATUTÁRIA DE CONTINGENCIA LUCROS E PREJUÍZOS ACUMULADOS TOTAL

11 DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Procedimentos a Serem Seguidos b) Saldo de abertura – transcrever os saldos de cada conta na data do Balanço final do exercício anterior. Somar os saldos por conta para preencher a coluna Total.

12 LUCROS / PREJUÍZOS ACUMULADOS
CAPITAL Reserva de capital RESERVA LEGAL ESTATUTÁRIA DE contingencia LUCROS / PREJUÍZOS ACUMULADOS TOTAL Saldos em X1 0,00 b)

13 Dividendos Distribuídos.
DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO Procedimentos a Serem Seguidos c) Adicionar ou subtrair os movimentos ocorridos nas referidas contas, no período, abrindo linhas para cada natureza de transação: Aumento de Capital; Lucro do Exercício; Dividendos Distribuídos.

14 c) Saldos em 31.12.X1 0,00 Retificação de Erros
CAPITAL RESERVA DE CAPITAL RESERVA LEGAL ESTATUTÁRIA DE CONTINGENCIA PREJUÍZOS ACUMULADOS TOTAL Saldos em X1 0,00 Ajustes de Exercícios Anteriores Retificação de Erros Mudança de Critério Contábil Aumento de Capital Com Lucros Reversões Reservas Lucros Realiz Lucro Líquido do Exercício Proposta de Destinação Lucro: Reserva Legal Reserv.Estatutária Reserva Dividendos a Distribuir

15 DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Procedimentos a Serem Seguidos d) Totalizar, ao final, as colunas, cujos saldos devem coincidir com os saldos do Balanço, e totalizar também as linhas.

16 d) Saldos em 31.12.X1 0,00 Retificação de Erros Saldos em 31.12.X2
CAPITAL REALIZADO RESERVA PARA INVESTIMENTO LEGAL ESTATUTÁRIA DE LUCROS PREJUÍZOS ACUMULADOS TOTAL Saldos em X1 0,00 Ajustes de Exercícios Anteriores Retificação de Erros Mudança de Critério Contábil Aumento de Capital Com Lucros Reversões Reservas Lucros Realiz Lucro Líquido do Exercício Proposta de Destinação Lucro: Reserva Legal Reserv.Estatutária Reserva Dividendos a Distribuir Saldos em X2

17 DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Modelo de Demonstração Detalhada No modelo de DMPL apresentado a seguir, estão na coluna de Prejuízos Acumulados, as mesmas informações que apresentamos anteriormente na DLPA.

18 LUCROS / PREJUÍZOS ACUMULADOS
CAPITAL REALIZADO RESERVA PARA INVESTIMENTO LEGAL ESTATUTÁRIA DE LUCROS LUCROS / PREJUÍZOS ACUMULADOS TOTAL Saldos em X1 Ajustes de Exercícios Anteriores Retificação de Erros Mudança de Critério Contábil Aumento de Capital Com Lucros Reversões Reservas Lucros Realiz Lucro Líquido do Exercício Proposta de Destinação Lucro: Reserva Legal Reserv.Estatutária Reserva Lucros Dividendos a Distribuir Saldos em X2

19 Como Substituição à Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados.
DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO Como Substituição à Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados. Detalhada: mostrando o movimento em cada conta do Patrimônio; Resumida: neste caso as Reservas de Capital e as Reservas de Lucros são apresentadas por seu total, e não por conta.

20 Prescreve critérios a serem utilizados;
DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO Instrução CVM n° 59 Obrigatória às companhias de capital aberto; Prescreve critérios a serem utilizados; Descreve modelo a ser utilizado.

21 Contemplará no mínimo:
DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO Contemplará no mínimo: Descrição das Mutações; Capital Realizado Atualizado; Reservas de Capital; Ajuste Avaliação Patrimonial; Reservas de Lucros; Prejuízos Acumulados; Ações em Tesouraria; Total do Patrimônio Líquido.

22 DMPL - EXEMPLO


Carregar ppt "DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google