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Controle Estatístico de Processos

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Apresentação em tema: "Controle Estatístico de Processos"— Transcrição da apresentação:

1 Controle Estatístico de Processos

2 Controle Estatístico de Processos - CEP
Sejam Bem Vindos ao Curso Controle Estatístico de Processos - CEP Prof. Márcio Bambirra Santos

3 Márcio Bambirra Santos (apresentação)
Administrador de Empresas e Economista com Pós-Graduação, Especialização em 3 cursos: "Ciência e Tecnologia", "Computação" e "Administração Organizacional". Mestrado em Economia e Doutorado em Administração. Exerceu cargos executivos como Diretor e Superintendente: Informar Adm. Sistemas, AWB (Academia Wanda Bambirra), ADEMG, BIT (Banco de Inteligência e Tecnologia), UBQ (União Brasileira da Qualidade). À partir de 1981 vem trabalhando como professor, instrutor e coordenador de Programas de “Qualidade e Meio Ambiente” (Treinamento, Técnicas e Ferramentas), “Sistemas de Informação” e “Planejamento Estratégico”, com atividades desenvolvidas na Andrade Gutierrez, Assembléia MG, OI, ACELOR MITTAL, Samitri, Coca-Cola, Silvânia Jóias, Adler-PTI, Grupo ISVOR, Grupo Gerdau, FIAT, ACCOR, FUNED, Votorantim, V&M, USIMINAS, VALE, UNITAS dentre outras. Já publicou dezenas de trabalhos, dentre artigos técnicos em revistas e congressos nacionais e internacionais, e crônicas em jornais de grande circulação, além dos livros “Mudanças Organizacionais: Métodos e Técnicas para a Inovação” (JURUÁ) e “Criatividade e Liderança: O desafio da Inovação” (INOVART). Examinador do Prêmio Mineiro da Qualidade (2003 a 2005, do Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental (2006 a 2012 e coord. técnico) e Prêmio Nacional da Qualidade (1998 a 2008). Atualmente é professor do CEFET-MG, FPL e PUC, além de ser diretor da UBQ (www.ubq.org.br) e LEAD Empresarial (www.leadempresarial.com.br) . Fonte:

4 EMENTA Proc. Didático Horas
Conceitos Básicos: Princípio “5 ar”, Medição e Controle na Gestão; Tipos de variáveis estatísticas. Equação da Gestão; Ciclo PDCA. Ferramentas: Lista de Verificação, Gráfico de Pareto, Estratificação, Fluxograma, Diag. Causa Efeito, GUT, 5 Por quês, Plano de Ações, Histograma, Curva Normal e Distribuição de frequência. AEX 12 CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS: Variações Normais e Especiais; Cartas de Controle por Variáveis : da média, do desvio padrão, da amplitude, e por Atributos: Carta np (número de unidades não-conforme), Carta p (porcentagem de unidades não-conforme): Carta c (número de não-conformidades): Carta u (número de não-conformidades por unidade). Exercícios; C) Análise da carta de controle. Coeficientes de Capabilidade e Capabilidade Centrada (CP, CPk). Outros coeficientes. D) Análise de Correlação e Regressão (Projeção e Planejamento dos Dados) AEX/LAB 8 E) APLICAÇÕES COMPUTACIONAIS PARA CEP : Utilização dos softwares Minitab, Excel, para exercícios de fixação, no ambiente Windows. LAB 4 TOTAL - 24

5 Objetivos do Curso 1.1 Geral:
Ao final do curso o aluno deverá conhecer as principais Técnicas (Ferramentas) da Qualidade, voltadas para aplicações Gerenciais, entendendo as questões de Produtividade e Qualidade das mesmas, bem como os fundamentos de CEP aplicado à Produção e Controle. 1.2 Específicos: Efetuar cálculos estatísticos básicos e estar capacitado a realizar atividades, com a ajuda de programas computacionais. Elaborar Cartas de Controle por variáveis e desenvolver acompanhamento de conjunto de itens necessários ao processo. 3. Preparar projeção de dados futuros, baseado na Análise de Regressão.

6 ESTATÍSTICA Princípios

7 ? O que é Estatística ? ESTATÍSTICA
conjunto de técnicas que permite, de forma sistemática, coletar, organizar, descrever, analisar e interpretar dados provenientes de estudos ou experimentos, realizados em qualquer área do conhecimento.

8 Resumo PLANEJAMENTO DE UMA PESQUISA COM LEVANTAMENTO DE DADOS: Etapas básicas de uma pesquisa com levantamento de dados. Estudo da ocorrência de resfriados na população infantil residente no Vale do Jequitinhonha O objetivo do estudo é avaliar a prevalência de transtornos físicos (resfriado e pneumonia) nas crianças de 5 cidades do Vale do Jequitinhonha. Os participantes responderam a um questionário padronizado de rastreamento de internações comuns, e se seu escore fosse acima do ponto de corte estabelecido, foram classificados como prováveis casos. Planejamento ? Variáveis ? Questões ? ?

9 Resumo AMOSTRA Opinião sobre Incidência de Hepatite B X1 X2 X3 ...
AMOSTRAGEM: Tipos de técnicas de amostragem. Distribuições amostrais da média, variância e proporção. ESTIMAÇÃO DE PARÂMETROS: Propriedades e critérios dos estimadores. Intervalos de confiança para a média, e proporção. Tamanho de amostra. AMOSTRA X1 X2 X3 ... Opinião sobre Incidência de Hepatite B

10 Resumo Salário (no de sal. mín.) dos 50 funcionários da FUNED:
ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS: Resumo de dados uni e bi-variados. Medidas de síntese: de tendência central e de dispersão. Medidas de assimetria e curtose. Salário (no de sal. mín.) dos 50 funcionários da FUNED: 5,2 6,4 5,7 8,3 7,0 5,4 4,8 9,1 5,5 6,2 4,9 5,7 6,3 5,1 8,4 6,2 8,9 7,3 5,4 4,8 5,6 6,8 5,0 6,7 8,2 7,1 4,9 5,0 8,2 9,9 5,4 5,6 5,7 6,2 4,9 5,1 6,0 4,7 18,1 5,3 4,9 5,0 5,7 6,3 6,0 6,8 7,3 6,9 6,5 5,9

11 Resumo TEORIA DA PROBABILIDADE E MODELOS TEÓRICOS: Conceitos básicos. Teoremas da adição e da multiplicação. Teorema de Bayes. Eventos conjuntos.Modelos teóricos básicos: Bernoulli, Binomial, Poisson, Exponencial e Normal (Curva de Gauss). X  180 P(X  180)

12 Raciocínio Estatístico
Estatística Descritiva População a K x y x Amostra j K y x k Amostragem p y t Simulação Otimização r Z Princípio da Eficácia Estatística Inferencial (Probabilidade) Com Suporte Computacional

13 TIPOS DE VARIÁVEIS 1. Variável Qualitativa: 2. Variável Quantitativa:
Expressa qualidade ou atributo. Ex.: sexo, estado civil, etc. a) Nominal: Não existe ordenação nas possíveis realizações (região de procedência, sexo) b) Ordinal: Existe ordenação em classes (1º grau, 2º grau, superior, etc.). 2. Variável Quantitativa: a) Discreta: Valores que formam um conjunto finito ou enumerável de coisas ( nº de filhos, população de vacinas produzidas, quantidade de compimidos em um lote, etc.). b) Contínua: Valores formam um intervalo de números reais e que resulta de uma mensuração (estatura, peso, temperatura, velocidade).

14 ETAPAS DA PESQUISA ESTATÍSTICA
1. Determinação da natureza das informações desejadas, isto é, a natureza das informações dependerá da finalidade da pesquisa. Qual a razão que a pesquisa é realizada? Sua finalidade? Diretrizes de um Planejamento Estratégico? 2. Definição de termos e variáveis, ou seja, conceituação básica científica. Por exemplo: se análise bioquímica do componente H da droga F está dentro de parâmetros críticos? Qual outro componente deve ser pesquisado? 3. Obtenção dos dados mediante consulta às fontes primárias e fontes secundárias. Dependendo do tipo de variável, tempo e recursos disponíveis, a fonte primária de dados é inesgotável em seus aspectos qualitativos, e as técnicas de amostragem serão de grande importância. 4. Tabulação dos dados, através das tabelas e gráficos que contenham os dados coletados na pesquisa, com todas as normas vigentes de construção: título, corpo, cabeçalho, fonte cálculos, etc... 5. Análise dos dados que é a depuração matemática dos mesmos, advindos das tabelas e dos gráficos. 6. Elaboração do relatório, onde são colocadas as conclusões obtidas na análise estatística.

15 GESTÃO Princípios

16 QUALIDADE &= Técnicas + Métodos + Criatividade
EQUAÇÃO DA GESTÃO Versatilidade Imaginação Cooperação Ousadia PRODUTIVIDADE QUALIDADE &= Técnicas + Métodos + Criatividade Lista de Verificação, Gráfico de Pareto, Histograma, Diagrama de Ishikawa, Cartas de Controle, Gráficos de Dispersão, Fluxograma, 5W2H, GUT,Gantt, SETFI, … MASP, FMEA, FTA, BSC, 6 Sigma, QFD, FOFA, RED X, 8D, …

17 Princípio do 5ar Para Administrar é preciso Organizar
Para Organizar é preciso Analisar Para Analisar é preciso Controlar Para Controlar é preciso Mensurar

18 TÉCNICAS Fixação das idéias Ajuste do tempo
Medição e Controle de Processos Mala de Ferramentas TI´s para agilidade na decisão

19 CICLO PDCA PLAN PLANEJAR ACT AGIR DO EXECUTAR Referencial Teórico
DEFINIR AS METAS ATUAR CORRETIVAMENTE ou NORMATIVAMENTE CICLO PDCA DEFINIR AS TÉCNICAS E MET. QUE PERMITIRÃO ATINGIR AS METAS EDUCAR E TREINAR O PESSOAL NAS TÉCNICAS E MET. VERIFICAR OS RESULTADOS DA TAREFA EXECUTADA EXECUTAR A TAREFA (COLETAR DADOS) DO EXECUTAR Referencial Teórico CHECK VERIFICAR

20 Necessidade da Sobrevivência
Perda da melhoria por falta de sistematização dos procedimentos (rotinas) EMPRESA SERROTE MELHORIA TEMPO EMPRESA ESCADA ROTINA A P C D L P L P Degeneração Evolução

21 Estudo Metodológico Comparativo
Ciclo Q Método Científico MASP FTA/FMEA 8D QFD 6 Sigma P 1-Pesquisa Bibliográfica 2- Observação 3- Formulação de Hipóteses 1 – Identificação do problema 2 – Observação 3 – Análise 4 – Planejamento da ação 1 - Identificar as características dos processos 2– Definir a equipe e coordenador da FTA/FMEA 3 – Coletar Informações disponíveis e elaborar a Árvore 4- Criar os padrões iniciais (normas e diretrizes, descrição de formulários) 1-Formação da Equipe 2-Descrever o Problema 3-Implementar Ações de Bloqueio Interinas 4-Definir Causas- Raiz 5-Desenvolver Soluções 1 - Identificar as necessidades dos clientes 2–Estabelecer as características do prod./serv 3 -Projetar o prod/serv. e seu processo 4 – Criar os padrões iniciais 1-Define 2- Measure 3- Analyse D 4- Experimen- tacão (Simula- ção) * 5 – Ação 5- Estabelecer os fatores de Severidade, Ocorrência e Detecção 6- Calcular o RPN resultante 7-Implementar a FMEA, acompanhando os processos e atualizando as normas 6-Implementar as Soluções 5- Fabricar e testar/ simular o prod/serv. serviço piloto 4- Improve C 5- Análise 6- Síntese 6 – Verificação 8– Revisão dos procedimentos 7- Prevenir a Reincidência 6 – Verificar a satisfação do cliente 5-Control A 7- Teoria (Confirmaçã o da Hipótese) 7-Padronização 8 – Conclusão 9 – Estabelecer os padrões finais 10 – Incorporar ao processo de melhoria contínua da empresa (Colaboradores, Clientes, Fornecedores). 8-Reconhecimento da Equipe 7 – Estabelecer os padrões finais 8 – Revisar e documentar o processo

22 Processo de Trabalho

23 ORGANOGRAMA FINALIDADES GERAIS
Representação gráfica das responsabilidades e autoridades de uma organização ou área funcional FINALIDADES GERAIS Descrever os níveis de autoridades e responsabilidades existentes para melhor execução, comprometimento e resultados das tarefas. Deve ser usado para: Treinamento de pessoal Definir processos Planejamento e auditoria Organograma EMBRAPA

24 Design Organizacional
Processo K Processo J

25 FORMAÇÃO DE EQUIPE Reunião de pessoas capazes de atingir
objetivos atuando de maneira participativa.    PARTICIPANTES Coordenador, envolvido no processo (origem) Representantes do processo (2) Representante do cliente do processo Representante do fornecedor do processo Convidado eventual __________________________________________________________________________________________________________________________________

26 FORMAÇÃO DE EQUIPE PASSOS PARA UM BOM TRABALHO EM EQUIPE
1 - Programar as reuniões ou tarefas e assegurando sempre compreensão clara dos objetivos. Convidar as pessoas, da situação atual e : 2 - Programar tarefas individuais ou em pequenos grupos. 3 - No caso de reunião, preparar o local e ambiente de trabalho adequados. 4 - Conduzir os trabalhos com um limite de tempo definido, obedecendo a pauta da reunião, de forma que todos possam colaborar ativamente no encontro. 5 - Elaborar 5W2H para execução e gerenciamento do plano de ações. __________________________________________________________________________________________________________________________________

27 BRAINSTORMING Técnica para auxiliar as pessoas de um grupo a expressar várias idéias em um curto intervalo de tempo. FINALIDADES GERAIS Criar muitas e diferentes idéias sobre um problema. Pode ser usado para : Estimular a participação das pessoas Identificar problemas e levantar fatores, incluindo intuição e observações experimentais Levantar o conjunto de causas relacionadas ao problema Levantar as ações conhecidas para bloquear as causas do problema __________________________________________________________________________________________________________________________________ Não Estruturado Estruturado

28 LISTA DE VERIFICAÇÃO Roteiro de obtenção e registro dos
dados de eventos, processos e produtos FINALIDADES GERAIS Registrar os dados de características do processo, facilitando sua coleta e organização, de forma que possam ser utilizados e analisados com eficácia, diagramaticamente. Pode ser usado para: Definir o conjunto de características que serão observadas Organizar os dados para análise de fatores influentes Levantar dados para uso de outras ferramentas. Elementos Principais da Lista de Verificação __________________________________________________________________________________________________________________________________

29 Aplicações Principais das
LISTA DE VERIFICAÇÃO Aplicações Principais das Listas de Verificação

30 Priorização para a Tomada de Decisões
DIAGRAMA DE PARETO Priorização para a Tomada de Decisões 1- Escolher o item a observar e a unidade de medida, exemplo: parada de motores em horas, valor do estoque por classe de material 2- Selecionar período de tempo para a observação: uma semana, um mês, um semestre. 3- Levantar os dados de registros anteriores ou de lista de verificação. 4 - Construir a tabela de ordenamento com os fatores, em ordem decrescente, indicando o número de ocorrências e porcentagem individual e o número de ocorrências e porcentagem acumuladas. __________________________________________________________________________________________________________________________________

31 Exemplo de Gráfico de Pareto
Melhoria no Atendimento Virtual

32 Elementos Principais da Estratificação
Divisão de um conjunto de dados nos fatores significativos que o compõe. FINALIDADES GERAIS Separar as situações que afetam significativamente o desempenho de um processo. Pode ser usado para : Analisar diferenças nos dados iniciais, tomados em conjunto. Mostrar os fatores mais influentes em um problema. Elementos Principais da Estratificação __________________________________________________________________________________________________________________________________

33 ESTRATIFICAÇÃO ELABORAÇÃO
Separação e organização dos dados de um problema em grupos, considerando diferentes situações, exemplo: local, turno, período material e tipo de defeito. Trata-se da apresentação dos dados na forma de um ou mais Gráficos de Pareto, cada gráfico relativo a uma situação considerada. __________________________________________________________________________________________________________________________________

34 PASSOS PARA ELABORAÇÃO
ESTRATIFICAÇÃO PASSOS PARA ELABORAÇÃO 1 - Definir no problema o ítem a ser investigado 2 - Observar as perguntas básicas para escolher os fatores que tenham maior chance de estar afetando os resultados 3 - Elaborar Lista(s) de Verificação para coletar e organizar os dados 4 - Elaborar os Gráficos de Pareto primários e quando necessário, os secundários. 5- Priorizar os fatores mais importantes e prosseguir na estratificação __________________________________________________________________________________________________________________________________

35 ESTRATIFICAÇÃO ELABORAÇÃO DA ESTRATIFICAÇÃO
__________________________________________________________________________________________________________________________________

36 GRÁFICO DE PARETO & ESTRATIFICAÇÃO
EXEMPLO 1 Identifica Problemas mais importantes, medindo-os em diversas escalas. Reclamações de Clientes no: As reclamações do tipo A ocorrem + vezes, mas as do tipo B são muito mais caras. Freqüência Tipo A B C D B C D A Custo EXEMPLO 2 Analisa diferentes formas de agrupar os dados / por partida, por operador, por máquina. Nº Defeitos Partida Turno Operador Máquina __________________________________________________________________________________________________________________________________

37 GRÁFICO DE PARETO & ESTRATIFICAÇÃO
EXEMPLO 3 Mede o impacto de mudança no processo. Nº Defeitos Tipo de Defeito C A B A C B (Antes) (Depois) EXEMPLO 4 Utiliza análise indutiva (do genérico p/ específico) Nº de Perdas Tipo Frutas Verd. Leg. Granja Hort. Padar Frios Carnes Frut. Perda Supermercado __________________________________________________________________________________________________________________________________

38 EXERCÍCIO 1 - PROCESSO DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Técnicas da QUALIDADE (Lista de Verificação, Gráfico de Pareto & Estratificação) A proporção de acidentes em uma empresa, segundo a parte do corpo que mais afetam é a seguinte: 25% na cabeça, 19% no tronco e 56% nos membros. Nestes últimos, a distribuição da proporção é a seguinte: 12% nos membros inferiores e 44% nos membros superiores. Estes 44% de acidentes se distribuem assim: 2% no braço, 5% no antebraço, 1% nas palmas da mão e o restante nos dedos. Através da Lista de Verificação, Gráficos de Pareto e da Estratificação, a equipe é capaz de indicar qual situação à CIPA? __________________________________________________________________________________________________________________________________

39 Representação gráfica das
FLUXOGRAMA Representação gráfica das etapas de um processo. FINALIDADES GERAIS Descrever um processo para compreender a sua seqüência e as relações entre seus elementos. Pode ser usado para: Mostrar como um trabalho é feito Localizar e indicar valores Mostrar etapas em uma norma Verificar desvios no processo Comparar alternativas de execução em um trabalho. Símbolos Gráficos para Fluxograma de Sistema __________________________________________________________________________________________________________________________________

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41 Fluxograma de Transportes

42 EXERCÍCIO 2 A equipe deverá elaborar um fluxograma referente ao processo de trabalho de um dos componentes com pelo menos 18 diagramas de bloco, sendo 3 estruturas de controle.

43 CAUSA E EFEITO Representação gráfica que relaciona, ordena e
registra as causas que dão origem a um efeito. FINALIDADES GERAIS Assegurar a análise completa dos fatores-causa prováveis do problema, abrangendo todos os elementos do processo-4M, 5M, 6M. Pode ser usado para: Orientar a analise para identificar as Causas fundamentais ligadas a um Efeito. Registrar as informações para permitir crítica, nivelamento e obtenção de consenso. __________________________________________________________________________________________________________________________________

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45 GUT – Gravidade, Urgência e Tendência
Matriz para a seleção de alternativas com base nos critérios de Gravidade, Urgência e Tendência, os quais indicam uma priorização. Matriz de Análise de Prioridades Causas Relacionadas com Descrição da Causa Gravidade G Urgência U Tendência T Resultado Total GxUxT Grau de Prioridade OBS. Processo Produto Observações:

46 Gravidade, Urgência, Tendência
Pontos G (Desdobramento do processo) U (Prazo para tomada de decisão) T (Evolução dos efeitos no futuro) 5 Os prejuízos ou dificuldades são extremamente graves É necessária uma ação imediata Se nada for feito haverá um grande e imediato agravamento 4 Os prejuízos ou dificuldades são muito graves É necessária uma ação com alguma urgência Se nada for feito haverá um agravamento a curto prazo 3 Os prejuízos ou dificuldades são graves È necessária uma ação o mais cedo possível Se nada for feito haverá um agravamento a médio prazo 2 Os prejuízos ou dificuldades são poucos graves Pode esperar um pouco pela ação Se nada for feito, haverá agravamento a longo prazo 1 Os prejuízos ou dificuldades não têm gravidade Não tem pressa alguma pela ação Se nada for feito, não haverá agravamento podendo até melhorar

47 GUT Seqüência 1)Pela Tabela de Pontuação acima, a equipe analisa o processo/produto destacando o quê lhe parece mais adequado, ou, em último caso, através da consideração média das pontuações individuais de cada participante é realizada uma avaliação geral; 2)Como os problemas não têm notas iguais em todas suas dimensões, a escala de pontuação variará de 1 ate 125, ocupando-se diferentes valores, como por exemplo um determinado problema pode ter 3 em Gravidade (Prejuízos ou Dificuldades são graves), 2 em Urgência (Pode esperar um pouco pela ação) e 3 em Tendência (Se nada for feito, haverá um agravamento a médio prazo), totalizando 18 pontos; 3)Uma vez estabelecido o Grau de Prioridade, alocam-se os recursos necessários para iniciar a atividade de maior pontuação (mais importante) até chegar àquela considerada mais trivial.

48 Causas Relacionadas com
EXEMPLO GUT Matriz GUT – Empresa de Medicamentos Vai Bem– Redução de 18% no faturamento 1o. sem. 2012 Causas Relacionadas com Descrição da Causa Gravidade G Urgência U Tendência T Resultado Total GxUxT Grau de Priori-dade Processo Serviço X Cobranças e Pagamentos com muitos erros 3 4 36 Técnicos, Químicos e Farmacêuticos em sobrecarregados 48 2 Infraestrutura de acondicionamento comprometida (calor e umidade) 12 Compra de matérias primas (componentes) sem verificar especificações 2icos e 8 5 Atrasos constantes nas entregas aos clientes, ocasionando cancelamentos 60 1

49 5 Por Quês Técnica utilizada, em discussões de grupos, para a priorização ou identificação das raízes de um problema, isto é, das chamadas Causas Fundamentais de um problema. Problema 1º Por Que? Provável Causa 2º Por Que? 3º Por Que? 4º Por Que? 5º Por Que? Causa Raiz

50 Seqüência 1)Descreva detalhadamente o processo ou problema a ser analisado; 2)Faça em seqüência, uma série de perguntas com a finalidade de identificar o porque do efeito (problema ou meta) apresentado. Porque ele ocorre ou deve ocorrer?; 3)Se a resposta não identificou a causa raiz, pergunte porque novamente (você sabe que identificou a causa raiz quando a pergunta “por quê?” não produz qualquer informação útil); 4) De acordo com a experiência, a causa raiz geralmente é alcançada até o 5º “por quê”.

51 PROBLEMA : Produção de Embalagem Não Conforme
Ramificação Primária Por quê ? (Causa Raiz) Mão de Obra Baixa Capacidade de Produção Mão de obra desqualificada Falta de Programa de Treinamento específico Ausência de Instrutores Não há disponibilidades no mercado funcional local Método Falhas operacionais constantes Procedimentos Obsoletos Não atualização das normas Realização de auditorias internas muito esparsas Falta de programação mais rigorosa nas auditorias Meio Ambiente Baixa luminosidade Falha no projeto luminotécnico Supervisão pouco exigente Competência duvidosa Recrutamento falho Máquinas Equip. de corte descalibrado Calibração vencida Ausência de verificação preventiva Não há plano de manut. Falta pessoal responsável Material Erro na compra Matéria prima fora das especificações Fornecimento de última hora Não previsão da produção Ausência de PCP (Planej. e Controle Prod.)

52 Lar de mineiros ingleses da 1a. metade do século XX
Filho: Mãe, acende a lareira porque estou com frio. Mãe: Meu bem, não posso porque não temos carvão. Filho: E porque não temos carvão? Mãe: Porque não temos dinheiro para comprar. Filho: E por que não? Mãe: Porque seu pai está desempregado. Filho: E por que está desempregado? Mãe: Porque há carvão demais...

53 5W2H Como planejar e desenvolver as condições básicas para Projetos
“Eu tive sete honestos servidores que me ensinaram tudo que convém. São eles: que, porque,onde, quando , como, quanto e quem.” W.E.Deming 1- Levantar os fatores ou ações que compõem um assunto O QUE e POR QUE, relacionando-os nas coluna iniciais da tabela, 2- Escolher na seqüência das colunas, as demais perguntas, segundo a necessidade da situação. 3- Preencher cada linha conforme o conteúdo exigido pela pergunta. Posicionar a pergunta QUANTO, na última coluna, nos casos em que a tabela for utilizada também como planilha de custos de acompanhamento __________________________________________________________________________________________________________________________________ 5W2H para Direcionar Ações conforme PDCA O QUE PORQUE COMO ONDE QUE M QUANTO QUANDO

54 Exemplo de 5W2H Fase 1 do PE

55 EXERCÍCIO 3 A equipe deverá definir um processo qualquer, representando-o em um fluxograma e evidenciando a sua priorização através de um Gráfico de Pareto. Em seguida, apresentará o Diagrama de Causa Efeito (Ishikawa) com uma técnica de extração da causa fundamental (GUT), para elaborar um Plano de Ação (5W2H), com pelo menos 5 atividades.

56 Acidentes de Trabalho - Partes do corpo
LISTA DE VERIFICAÇÃO Acidentes de Trabalho - Partes do corpo Empresa MB - Março/12 Cabeça Membros Superiores Tronco Membros Inferiores __________________________________________________________________________________________________________________________________

57 CONTROLE DE PROCESSOS Princípios

58 Elementos Principais do
DISPERSÃO Gráfico que representa a variação simultânea dos valores de duas características em um mesmo processo. FINALIDADES GERAIS Verificar a existência de uma relação entre duas características, mostrando seu tipo e intensidade. Pode ser usado para: Visualizar o que ocorre com certa característica quando a outra se altera para níveis diferentes Verificar os limites de validade da correlação entre as características de um processo Elementos Principais do Diagrama de Dispersão

59 FORMULARIO onde

60 Normalidade e Controle Estatístico de Processos

61 HISTOGRAMA FINALIDADES GERAIS
Gráfico de barras que mostra a Distribuição de Freqüência dos dados de uma característica do Processo FINALIDADES GERAIS Mostrar a natureza da distribuição dos valores de uma característica. Pode ser usado para: Indicar a dispersão e a forma da distribuição dos dados (D.F.) Dispor os dados de maneira que possam ser interpretados objetivamente.

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64 para a Curva Normal, a3 = 0 a3 = - (assimétrica negativa) a3 = 0 (simétrica) a3 = + (assimétrica positiva) para a Curva Normal, a4 = 0 a4 > 3 (leptocúrtica) a4 = 3 (mesocúrtica) a4 < 3 (platicúrtica)

65 DESVIO-PADRÃO O cálculo integral demonstra que a área total sob a curva é igual a 1,00. O 1º corolário que se tira é que 50% se acha de cada lado da média, e pela própria fórmula, deduz-se também que a área compreendida entre a média e 1 desvio-padrão (em termos de escore normalizado, que significa que os resultados só serão comparáveis se provierem de distribuições semelhantes), acima ou abaixo da média é de 0,3416 da área total. Isso quer dizer que a área delimitada entre:  -  e  +  = possui 68,27% dos casos incluídos;  - 2 e  + 2 = possui 95,45% dos casos incluídos;  - 3 e  + 3  = possui 99,73% dos casos incluídos. É hora então de definirmos o que é um escore normalizado ou escore Z (dzéta) representa o número de desvios-padrão (será visto mais a frente) que um escore bruto ou original se acha abaixo ou acima da média. e quando se transforma o escore bruto em escore Z, a média da distribuição passa a ser zero e o desvio-padrão igual a unidade.

66 D a3= ; a4= C a3= ; a4= H a3= ; a4= G a3= ; a4= E a3= ; a4=- A a3= ; a4= (Curva Modelo) F a3= ; a4= B a3= ; a4= Exercício II: Definir os processos/projetos de trabalho acima, e seus respectivos coeficientes.

67 Elementos principais da Carta de Controle
Gráfico de desempenho das características em um processo, com referência a limites estatísticos. Elementos principais da Carta de Controle Finalidades Gerais Acompanhar as variações em um processo controlado, pelas características escolhidas, para indicar aos operadores o desempenho e o momento de intervenção no processo. __________________________________________________________________________________________________________________________________

68 EXEMPLOS

69 Passos Para Utilização da Rotina
CARTA DE CONTROLE Passos Para Utilização da Rotina Um processo está operando sob CONTROLE ESTATÍSTICO, quando a única fonte de variação é de CAUSAS COMUNS, e as Cartas de Controle tornam-se instrumentos que viabilizam os limites e a própria variação do processo. Exemplos de Situações Operacionais a) Processo sob controle b) Processo Fora de Controle c) Processo com tendências de ruptura d) Processo com algum problema cíclico __________________________________________________________________________________________________________________________________

70 CARTA DE CONTROLE Passos Para Utilização da Rotina
Normalmente as medias () e amplitudes (R) são assinaladas juntas. A Carta de Médias nos mostra se o processo é tendencioso e a Carta de Amplitudes (Dispersão) mostra a dispersão do processo que é a diferença entre o maior e menor valor da amostra. (Mesma Média e Amplitude aumentada) (Amplitude aumentada) (Médias diferentes com mesma amplitude) (Amplitude estável) __________________________________________________________________________________________________________________________________

71 Desarmonia entre capacidade e especificações de processos
CARTA DE CONTROLE Comparações Desarmonia entre capacidade e especificações de processos em (b) deve ser feito esforço para melhorar a capacidade dos processos. em (c) ocorre quando o processo tem capacidade suficiente para a especificação, deve-se apenas melhorar a eficiência da produção.

72 CAPABILIDADE DO PROCESSO
Cp = LSE - LIE ou ð 6ð LSE - LIE Índice simples de capabilidade do processo que relaciona a amplitude permitida (desejada) para avaliar a real variabilidade. 1) Cp < 1  Variabilidade excede especificação (Ocorrência defeituosa) 2) Cp = 1  Processo atende exatamente a especificação. 3) Cp > 1  Variação do processo é menor do que a especificação.

73 Limites Unilaterais de Especificação
CONTROLE DE PROCESSOS Limites Unilaterais de Especificação Cpi = LIE Cps = LSE - 3ð ð Cpk (Limite bilateral de especificação)  Considera também a posição média do processo, utilizando o menor dos índices unilaterais. * Algumas empresas estabelecem metas específicas para a capabilidade do processo, tipicamente em Cpk = 1,33 para qualificação de fornecedor, esperando atingir um Cpk = 2,0 ou maior no futuro. Exercício : = 212,5 Especificação = 2103 R = 1, LSE = 213 n = LIE = 207 ð = R/ð = 1,2/2,326 = 0,51 Cp=LSE-LIE = = 1,96 6ð (0,51) Cpi= -LIE = 212,5-207 = 5,5 = 3,6 3ð (0,51) ,53

74 CONTROLE DE PROCESSOS Cps = LSE - = 213 - 212,5 = 0,5 = 0,32
3ð (0,51) ,53 Cpk = 0,32

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76 O trabalho de cuidar das Causas Especiais (resolver um problema) é totalmente diferente do trabalho de cuidar das Causas Comuns (aprimorar todo o processo). Alcançar um “estado regular” não é perfeição. ATÉ OS ANJOS PODEM FAZER MELHOR SE APARECER UM PROCESSO MAIS AVANÇADO.

77 Fluxo CEP

78 EXERCÍCIOS

79 EXERCÍCIO 4 04 07 12 21 27 18 0,5 20 8,5 26 03 09 10 11 1,5 08 02 13 34,5 05 25 16 19 5,5 01 06 Considerando o tempo de espera, em minutos, na fila da emblistadeira KZ de comprimidos revestidos em um dos processos da produção da FUNED, pede-se: a) Desenvolva os cálculos necessários para elaborar o Histograma e interpretá-lo; Calcule as Medidas de Tendência Central/ Dispersão analisando-as; Calcule os coeficientes de Assimetria e Curtose, interpretando-os; Para uma especificação da Gerência de Projetos no tempo de embalagem de 8±1,5’, calcule o percentual que não condiz com o JIT da empresa.

80 EXERCÍCIO 5 Dadas as variáveis da tabela ao lado, pede-se:
Y 1 3 2 4 6 8 5 9 7 11 14 Dadas as variáveis da tabela ao lado, pede-se: Elaborar o Diagrama de Dispersão; Calcular o coeficiente de correlação de Pearson; Para X=55, qual será o valor de Y?

81 EXERCÍCIO 6 Para a Lista de Verificação abaixo, pede-se: Anos
Produção de Vacinas (M. unid) Evasão Escolar Educ. Básica (M. Pessoas) 2003 66,6 30 2004 70,8 28,4 2005 71,9 25,2 2006 69,3 27,1 2007 78,4 23,5 2008 79,1 22,7 2009 81,0 19,4 2010 84,5 18,3 2011 98,4 19,0 TOTAL a) Representar graficamente os dados; b) Determinar a correlação entre Produtos de Aço e Evasão Escolar; c) Avaliar a produção de aço para os anos 2012 e 2013; comparar o primeiro com o valor real de 106,3; e) Avaliar a evasão para os alunos do primeiro ano do milênio. f) Conclusão Geral, baseada na técnica de previsão para “Projetos”.

82 EXERCÍCIO 7 01- Uma máquina de embalar OURO EM PÓ está regulada para produzir pacotes com peso médio de 250 gramas. Para verificar se o peso está sob controle, foram obtidas amostras de 5 pacotes em 5 dias da semana. a) Faça as Cartas de Controle. b) Se a especificação técnica é de ,5 g., calcular o percentual que não atende as especificações ; c) Calcular a Capabilidade do processo. Dias Medidas das Amostras 1 252 251 247 2 250 249 3 248 4 5

83 Carta de Controle por Atributos:
Os característicos de qualidade que resultam de uma operação de contagem são chamados de atributos. O produto pode ser classificado em “conforme” ou “não conforme” (lâmpadas), ou por seu número de defeitos (computadores, carros, etc). Exercício 8: Carta P AMOSTRA Med 1 2 3 4 5 6 Total n 300 320 350 325 1945 d 9 16 7 13 21 69 p 0,03 0,01 0,05 0,02 0,04 0,06 0,035476 Pede-se: Desenvolver a Carta P da processo acima, com limites de controle para cada amostra e tamanho médio das amostras.

84 Exercício 10 O número de defeitos por unidade produzida é dado na tabela abaixo. Qual a a carta de controle a ser empregada. O processo está sob controle? UNIDADE Número de Defeitos 1 2 3 4 5 6 7 8

85 NÚMERO DE NÃO CONFORMIDADES
Exercício 11 Os dados apresentados abaixo são o resultado da inspeção de todas as unidades de kits de diabetes produzidos nos últimos 10 dias. Qual a carta a ser utilizada? O processo está sob controle? DIA NÚMERO INSPECIONADO NÚMERO DE NÃO CONFORMIDADES 1 80 4 2 110 7 3 90 5 75 8 130 6 120 70 125 9 105 10 95

86 Obrigado !!!! Referências:
SANTOS, M.Bambirra “Mudanças Organizacionais: Métodos e Técnicas para a Inovação”, ed. Juruá, 3ª. edicão, 2011

87 ANEXOS

88 Tipos de Cartas de Controle

89 Estimativa do Desvio-Padrão
Cálculo do % que não atende as Especificações e Limites

90

91

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