A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividades complementares 2009 Universidade Católica de Pelotas Pró-Reitoria Acadêmica Coordenação: Prof. Francisco Rodrigues.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividades complementares 2009 Universidade Católica de Pelotas Pró-Reitoria Acadêmica Coordenação: Prof. Francisco Rodrigues."— Transcrição da apresentação:

1 atividades complementares 2009 Universidade Católica de Pelotas Pró-Reitoria Acadêmica Coordenação: Prof. Francisco Rodrigues

2 O que são as atividades complementares? As atividades complementares compõem um dos aspectos constitutivos das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e devem ser, necessariamente, respeitadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES).

3 O que são as atividades complementares? São componentes curriculares que possibilitam a prática de estudos e atividades independentes, transversais, enriquecendo a formação integral dos estudantes.

4 Como entender o conjunto de atividades de ensino-aprendizagem da UCPel? carga horária de disciplinas + carga horária de estágio(s) – quando for o caso + carga horária de trabalhos de conclusão – quando for o caso + carga horária de prática educativa-pedagógica – licenciaturas + carga horária de atividades complementares

5 Então, as atividades complementares integram o conjunto de atividades de ensino-aprendizagem da UCPel.

6 Como são trabalhadas as atividades complementares na UCPel? As atividades complementares dividem-se em atividades complementares gerais e atividades complementares específicas. AC = ACG + ACE ATIV. COMPLEMENTARES AC GERAIS AC ESPECÍFICAS

7 Cada curso possui um número diferente de horas destinadas às atividades complementares gerais e às atividades complementares específicas. Por exemplo: CursoACG+ACE=AC ______________________________________________ Administração160h+140h=300h Arquitetura e Urbanismo240h+100h=340h Ciência da Computação180h+400h=580h

8 As atividades complementares gerais serão apresentadas hoje, com suas modalidades, vagas e ementas. As atividades complementares específicas ficarão sob a responsabilidade dos cursos e serão esclarecidas pelos respectivos coordenadores.

9 atividades complementares gerais

10 modalidades Educação a Distância Semipresencial Presencial em módulos de 20h 4930 vagas para o primeiro semestre de 2009

11 modalidade a distância material e tarefas disponibilizados no ambiente de aprendizagem Moodle. Para conhecer este ambiente, serão oferecidas oficinas pelo grupo de educação a distância da UCPel. pré-requisitos: conhecimentos básicos de Internet e condições de acesso de, no mínimo, 1 hora semanal.

12 vagas na modalidade EaD Estudos em língua espanhola I - compreensão escrita 220 vagas Estudos em língua espanhola II - compreensão escrita 220 vagas Estudos em língua inglesa I - compreensão escrita 110 vagas Estudos em língua inglesa II - compreensão escrita 110 vagas Estudos de raciocínio lógico e resolução de problemas 440 vagas Estudos de web vagas

13 compreensão escrita através de textos, contendo particularidades, dados culturais e sociais do povo hispânico, em estrutura linguística e vocabulário jornalísticos e de expressões idiomáticas, gírias e slogans. Professora Matilde Contreras estudos em língua espanhola I ementa

14 compreensão escrita da língua espanhola através de textos científicos. estudos em língua espanhola II Professora Matilde Contreras ementa

15 compreensão escrita da língua inglesa por meio da leitura. Aspectos da compreensão geral, de pontos principais e de detalhes, com o objetivo de alcançar um nível básico de competência linguística em inglês. estudos em língua inglesa I Professora Christiane Heemann ementa

16 compreensão escrita da língua inglesa por meio da leitura de textos de nível intermediário. Aspectos da compreensão geral, de pontos principais e de detalhes, com o objetivo de alcançar um nível intermediário de competência linguística em inglês. Aspectos culturais da língua. Professora Christiane Heemann estudos em língua inglesa II ementa

17 raciocínio lógico e compreensão de processos, tomada de decisão e resolução de problemas; desenvolvimento da capacidade de observação. Professora Rose de Pinho Vargas raciocínio lógico e resolução de problemas ementa

18 conhecimentos tecnológicos para apoio à prática da profissão através de atividades de cooperação e construção individual e coletiva, utilizando as ferramentas de web2.0 estudos em web2.0 Professores Christiano Otero Ávila e Regina Trilho Otero Xavier ementa

19 atividades presenciais de UMA hora a cada quinze dias (10 horas); atividades a distância (10 horas) por meio de leituras pertinentes (acesso pelo SAPU). modalidade semipresencial

20 Português passado a limpo Serão oferecidas 6 turmas, com 100 vagas cada uma Segundas ou quartas ou sextas-feiras das 11h às 12h (quinzenalmente)‏ 600 vagas Técnicas de produção textual Serão oferecidas 6 turmas, com 100 vagas cada uma terças ou quintas-feiras das 11h às 12h, ou ainda quartas-feiras das 18h às 19h (quinzenalmente)‏ 600 vagas Estudos em musicalidade Serão oferecidas 4 turmas, com 360 vagas cada uma terças-feiras das 13h às 14h ou das 18h às 19h (quinzenalmente)‏ 1440 vagas vagas na modalidade semipresencial

21 adequação às novas normas ortográficas ; reconhecimento dos desvios lexicais, sintáticos e semânticos no uso da modalidade escrita da língua; aperfeiçoamento da qualidade da comunicação escrita para transmitir ideias e atingir objetivos. Professor Wallney Joelmir Hammes português passado a limpo ementa

22 organização, expressão e comunicação do pensamento por meio de questionamentos sobre produção de textos escritos com uso de operadores argumentativos e de vocabulário de nível culto. Professora Ângela Treptow Sapper técnicas de produção textual ementa

23 estímulo à reflexão crítica e desenvolvimento da percepção musical. Panorama histórico dos períodos, estilos e manifestações musicais, contemplando compositores e intérpretes consagrados. Atividades audiovisuais, leitura de textos, relatos históricos, estilísticos, sociais e cotidianos. Professor Fernando da Silveira Filho estudos em musicalidade ementa

24 atividades presenciais em projetos de extensão, pesquisa e estudos de cinema. modalidade presencial

25 Estudos em cinema Serão oferecidas 2 turmas, com 360 vagas cada uma terças-feiras, das 11h às 13h ou quintas-feiras, das 17h às 19h 720 vagas Participação em projetos de extensão da UCPel informações com o professor responsável 114 vagas Participação em projetos de pesquisa da UCPel informações com o professor responsável 136 vagas vagas na modalidade presencial

26 Desenvolver a percepção de valores éticos e culturais a partir da linguagem cinematográfica. Professores Padre Antonio Reges Brasil e Michael Kerr estudos em cinema ementa

27 participação em projetos de extensão multi, pluri e interdisciplinares, com atuação ética e responsabilidade social, objetivando a construção de uma sociedade includente e solidária. participação em projetos de extensão da UCPel

28 integrar equipes multi, pluri e interdisciplinares de projetos de pesquisa, tendo em vista desenvolver o raciocínio lógico e a análise crítica, conhecimentos tecnológicos para a prática da profissão e assimilação de novos conceitos científicos e de novas tecnologias. participação em projetos de pesquisa da UCPel

29 Mais Informações Saguão do campus I Em frente ao espaço de alimentação.


Carregar ppt "Atividades complementares 2009 Universidade Católica de Pelotas Pró-Reitoria Acadêmica Coordenação: Prof. Francisco Rodrigues."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google