A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 O Valor Presente tem como objetivo efetuar o ajuste para demonstrar o valor presente de um fluxo de caixa futuro.  Esse fluxo de caixa pode estar representado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " O Valor Presente tem como objetivo efetuar o ajuste para demonstrar o valor presente de um fluxo de caixa futuro.  Esse fluxo de caixa pode estar representado."— Transcrição da apresentação:

1

2  O Valor Presente tem como objetivo efetuar o ajuste para demonstrar o valor presente de um fluxo de caixa futuro.  Esse fluxo de caixa pode estar representado por ingresso ou saída de recursos.  Para determinar o valor presente de um fluxo de caixa, três informações são necessárias:  valor do fluxo futuro,  data do referido fluxo financeiro e taxa de  desconto aplicável a transação. (CPC 12; p. 12)

3  Utilizar informações com base no valor presente incrementa o valor preditivo da Contabilidade.  As premissas, os cálculos levados a efeito e os modelos de precificação utilizados devem ser passiveis de verificação por terceiros, e a custodia dessas informações deve ser feito com todo o zelo e sob condições ideais.

4  Valor justo é o valor pelo qual um ativo pode ser negociado, ou um ativo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.  Valor presente é a estimativa do valor corrente de um fluxo de caixa futuro, no curso normal das operações de uma entidade. (CPC 12; p. 12)

5  Quando forem utilizadas, para fins contábeis, informações com base no fluxo de caixa e no valor presente, é obrigatório considerar incertezas inerentes para efeitos de mensuração (riscos e taxa de retorno)

6  A adoção pela Contabilidade de informações com base no valor presente de fluxo de caixa provoca discussões em torno de suas características qualitativas: relevância e confiabilidade

7  O ajuste a valor presente deve ser observado sempre que houver operações de longo prazo, ou de curto prazo, desde que resultem em efeitos relevantes.  Esses efeitos não são lançados no resultado de forma imediata, por isso, normalmente a melhor técnica contábil é a utilização de contas retificadoras, como “Ajustes a Valor Presente de ativos e passivos” contempladas no nosso plano de contas.

8  Essas contas serão apropriadas ao longo do tempo, para o resultado como receita financeira.  A abordagem corrente deve ser usada como método de alocação dos juros para o resultado, salientando que por essa sistemática, deve ser utilizada para desconto, a taxa contratual ou implícita e, uma vez aplicada, deve ser adotada consistentemente até a realização do ativo.

9

10

11

12


Carregar ppt " O Valor Presente tem como objetivo efetuar o ajuste para demonstrar o valor presente de um fluxo de caixa futuro.  Esse fluxo de caixa pode estar representado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google