A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ajuste a Valor Presente CPC 12

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ajuste a Valor Presente CPC 12"— Transcrição da apresentação:

1 Ajuste a Valor Presente CPC 12

2 Ajuste a Valor Presente (CPC 12)
O Valor Presente tem como objetivo efetuar o ajuste para demonstrar o valor presente de um fluxo de caixa futuro. Esse fluxo de caixa pode estar representado por ingresso ou saída de recursos. Para determinar o valor presente de um fluxo de caixa, três informações são necessárias: valor do fluxo futuro, data do referido fluxo financeiro e taxa de desconto aplicável a transação. (CPC 12; p. 12)

3 Ajuste a Valor Presente (CPC 12)
Utilizar informações com base no valor presente incrementa o valor preditivo da Contabilidade. As premissas, os cálculos levados a efeito e os modelos de precificação utilizados devem ser passiveis de verificação por terceiros, e a custodia dessas informações deve ser feito com todo o zelo e sob condições ideais.

4 Ajuste a Valor Presente (CPC 12)
Valor justo é o valor pelo qual um ativo pode ser negociado, ou um ativo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória. Valor presente é a estimativa do valor corrente de um fluxo de caixa futuro, no curso normal das operações de uma entidade. (CPC 12; p. 12)

5 Ajuste a Valor Presente (CPC 12)
Quando forem utilizadas, para fins contábeis, informações com base no fluxo de caixa e no valor presente, é obrigatório considerar incertezas inerentes para efeitos de mensuração (riscos e taxa de retorno)

6 Ajuste a Valor Presente (CPC 12)
A adoção pela Contabilidade de informações com base no valor presente de fluxo de caixa provoca discussões em torno de suas características qualitativas: relevância e confiabilidade

7 Ajuste a Valor Presente (CPC 12)
O ajuste a valor presente deve ser observado sempre que houver operações de longo prazo, ou de curto prazo, desde que resultem em efeitos relevantes. Esses efeitos não são lançados no resultado de forma imediata, por isso, normalmente a melhor técnica contábil é a utilização de contas retificadoras, como “Ajustes a Valor Presente de ativos e passivos” contempladas no nosso plano de contas.

8 Ajuste a Valor Presente (CPC 12)
Essas contas serão apropriadas ao longo do tempo, para o resultado como receita financeira. A abordagem corrente deve ser usada como método de alocação dos juros para o resultado, salientando que por essa sistemática, deve ser utilizada para desconto, a taxa contratual ou implícita e, uma vez aplicada, deve ser adotada consistentemente até a realização do ativo.

9 Ajuste a Valor Presente (CPC 12)

10 Ajuste a Valor Presente (CPC 12)

11 Ajuste a Valor Presente (CPC 12)

12 Ajuste a Valor Presente (CPC 12)


Carregar ppt "Ajuste a Valor Presente CPC 12"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google