A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO. Escola Estadual Alfredo Soares Vianna Local:Caarapó-Mato Grosso do Sul  Série: 2º ano A NÚMERO DE ALUNOS: 27  Autora do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO. Escola Estadual Alfredo Soares Vianna Local:Caarapó-Mato Grosso do Sul  Série: 2º ano A NÚMERO DE ALUNOS: 27  Autora do."— Transcrição da apresentação:

1  PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO

2 Escola Estadual Alfredo Soares Vianna Local:Caarapó-Mato Grosso do Sul  Série: 2º ano A NÚMERO DE ALUNOS: 27  Autora do projeto:CAROLINE DA SILVA CARVALHO   PROFESSORES ENVOLVIDOS: Caroline da Silva Carvalho e Lucimara Benites Carlos

3  As salas de tecnologias devem ser utilizadas como instrumento colaborativo no processo de ensino- aprendizagem na busca da melhoria da educação.Tendo em vista que a alfabetização é o ponto determinante no decorrer da vida escolar dos estudantes,a sala de tecnologia entra como parceira na realização de reforço escolar realizado de forma lúdica e prazerosa,valendo-se dos recursos tecnológicos,através de jogos que complementem o conteúdo trabalhado em sala pelo professor regente auxiliando a fixação do aprendizado.As atividades realizadas na sala de tecnologia promoverá o vivenciar diferencializado o que fora ensinado em classe de forma a contribuir para um melhor aproveitamento do conteúdo.

4  Geral:  Utilizar as tecnologias na melhoria no processo de ensino aprendizagem;   Específico:  Alfabetizar as crianças do 2ºano A do ENSINO FUNDAMENTAL no turno vespertino  Utilizar as tecnologias na melhoria no processo de ensino aprendizagem;  Aumentar o desempenho dos educandos na disciplina de língua Portuguesa.;  Propiciar aprendizagem com recursos tecnológicos ;  Integrar os estudantes a era digital;  Contribuir no índice de aprovação;  Aprender através do lúdico.

5  Alfabeto;  Formação silábica.  Relação do significante com o significado.  Formação de palavras.  Construção de frases  Leitura de textos curtos.

6  LÍNGUA PORTUGUESA

7  O projeto necessita de dois ambientes sendo o primeiro realizado na sala de aula seguindo a metodologia do professor regente de acordo com os conteúdos que lhe são atribuídos.  Depois o professor regente sentará com o professor de tecnologia para a escolha de quais serão as atividades a se trabalhar na sala de tecnologia como reforço tendo em vista o conteúdo que fora ensinado a as atividades encontradas nos sites educativos,história,exercícios online.  Na sala de tecnologia o professor regente e o professor de tecnologia coordenam as atividades auxiliando os alunos na realização das mesmas. As aulas ocorreram a cada quinze dias.  Cronograma as aulas: quinzenais ocorrendo conforme necessidade.  A o fim de cada quinzena os professores avaliam a melhoria de desempenho dos alunos. 

8  Sala de tecnologia educacional,Micros,Internet,Site educativo Aprender é sempre bom,WWW.sol.ethi.com.br,www.smartkids;  sala de aula comum.cartilhas;lousa e giz.  Cartazes com o alfabeto;  Dvd A galinha pintadinha com a legenda.

9  Espera-se que ao fim do Primeiro bimestre os alunos reconheçam as letras e formem sílabas e que a partir daí os estudantes consigam formar palavras conseguinte frases e ler pequenos textos.

10

11  No primeiro contato muita euforia com o computador;  A primeira aula fora somente para apresentação da máquina e ensinamento de manuseio básico;  Os alunos são colocados em pares.A escolha é feita pela professora titular que seleciona um estudante mais habilidoso com um que tenha mais dificuldade;pois propor o uso compartilhado de um mesmo computador entre duas ou três crianças promove o diálogo e cooperação mútua,o revezamento e a transmissão de conhecimentos.

12

13

14

15

16

17

18  Ao fim do primeiro bimestre da sala do 2ºano A,apenas quatro alunos não consegue ler.  Isso demonstra que a parceria com a sala de tecnologia pode fazer a diferença.

19 O USO DAS TECNOLOGIAS É UM RECURSO QUE PODE AUXILIAR MUITO OS PROFESSORES COMO UMA NOVA FERRAMENTA NO AUXILIO PARA A MELHORIA DO ENSINO APRENDIZAGEM. NO ENTANTO PARA QUE ISSO OCORRA FAZ-SE NECESSÁRIO A CRIATIVIDADE E DEDICAÇÃO DO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO. NÃO SÃO AS TECNOLOGIAS QUE VEM TRANSFORMAR A PEDAGOGIA.OS MATERIAIS,POR SÍ SÓ, NÃO ENSINAM.AS APRENDIZAGEM IMPLICAM EM ORGANIZAÇÕES INTELIGENTES,PROCESSOS SIGNIFICATIVOS INTERATIVOS E AJUDA MÚTUA E RECURSOS DIVERSIFICADOS DE ACESSO AOS SABERES.

20  Coll,c.;MONERO,C.e cols.Psicologia da Educação virtual:aprender cnologias e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação.VEEN,W.;WRAKKING,B.Homo zappiens:educando na era digital.Porto Alegre:ARTMED,2009.  ETD – EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL. Campinas, SP: FE/UNICAMP, v. 12, n. esp., mar Tecnologias na Educação. Disponível em:. Acesso em: 12 abr  GARCÍA LABORDA, J.; GIMENO, SIQUEIRA, J. M. da. Experimentación de las soluciones tecnológicas del proyecto PAULEX para optmizar La prueba de inglés del examen de acceso a la universidad em España. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p. 1-11, mar Disponível em: w/2278/pdf_44. Acesso em: 7 abr  RIVILLA MEDINA, A.; DOMÍNGUEZ GARRIDO, M. C.; SÁNCHEZ ROMERO, C. La comunicación didáctica en la

21  social. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p , mar Disponível em:. Acesso em: 7 abr  TORRES, T. Z.; AMARAL, S. F. do. Aprendizagem colaborativa e web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p , mar Disponível em:. Acesso em: 7 abr  NUÑEZ GÓMEZ, P. GARCÍA GUARDIA, M. L. Nativos digitales y nuevas tecnologias: implantación em la universidad. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p , mar Disponível em:. Acesso em: 7 abr  GARCÍA GARCÍA, F.; GARCÍA FERNANDEZ, R. SOUZA, K. I. de. Lousa digital interativa: avaliação da interação didática e proposta de aplicação de narrativa audiovisual. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p , mar Disponível em:. Acesso em: 7 abr  AMIEL, T.; OREY, M.; WEST, R. Recursos educacionais abertos (REA): modelos para localização e adaptação. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p , mar Disponível em:. Acesso em: 7 abr  VIZCONDE VERASZTO, E.; BARROS FILHO, J.; SILVA, D. da. Educación, tecnologia y sociedad: relaciones de causalidad de la influencia social em los procesos de toma de decisiones tecnológicas. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p , mar Disponível em:. Acesso em: 7 abr

22  social. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p , mar Disponível em:. Acesso em: 7 abr  TORRES, T. Z.; AMARAL, S. F. do. Aprendizagem colaborativa e web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p , mar Disponível em:. Acesso em: 7 abr  NUÑEZ GÓMEZ, P. GARCÍA GUARDIA, M. L. Nativos digitales y nuevas tecnologias: implantación em la universidad. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p , mar Disponível em:. Acesso em: 7 abr  GARCÍA GARCÍA, F.; GARCÍA FERNANDEZ, R. SOUZA, K. I. de. Lousa digital interativa: avaliação da interação didática e proposta de aplicação de narrativa audiovisual. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p , mar Disponível em:. Acesso em: 7 abr  AMIEL, T.; OREY, M.; WEST, R. Recursos educacionais abertos (REA): modelos para localização e adaptação. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p , mar Disponível em:. Acesso em: 7 abr  VIZCONDE VERASZTO, E.; BARROS FILHO, J.; SILVA, D. da. Educación, tecnologia y sociedad: relaciones de causalidad de la influencia social em los procesos de toma de decisiones tecnológicas. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p , mar Disponível em:. Acesso em: 7 abr

23


Carregar ppt " PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO. Escola Estadual Alfredo Soares Vianna Local:Caarapó-Mato Grosso do Sul  Série: 2º ano A NÚMERO DE ALUNOS: 27  Autora do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google