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E-BUSINESS Arquitetura PROFª. ADRIANA VETTORAZZO.

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1 E-BUSINESS Arquitetura PROFª. ADRIANA VETTORAZZO

2 Arquitetura E-business 2 Componentes de Processos do E-Business Componentes de Processos do E-Business Componentes Genéricos de E-Business Componentes Genéricos de E-Business Serviços e Utilitários da Internet Serviços e Utilitários da Internet Servidor de Aplicações e Infra-Estrutura Servidor de Aplicações e Infra-Estrutura Plataformas de Hardware Componentes que adicionam funciona- lidades a solução de comércio eletrônico. Podem ser inseridos de acordo com as necessidades de mercado e possibilidade financeira. Não difere entre B2B e B2C. Componentes que adicionam funciona- lidades a solução de comércio eletrônico. Podem ser inseridos de acordo com as necessidades de mercado e possibilidade financeira. Não difere entre B2B e B2C. Serviços baseados na Internet e utili- zados pela solução de comércio eletrônico. Ex.: acesso a BD. Serviços baseados na Internet e utili- zados pela solução de comércio eletrônico. Ex.: acesso a BD. Middleware que disponibiliza alguns serviços e possibilita a inserção de componentes. Middleware que disponibiliza alguns serviços e possibilita a inserção de componentes. Plataforma de Hardware que dá suporte aos níveis superiores. Plataforma de Hardware que dá suporte aos níveis superiores.

3 Componentes de Processo 3 Componentes do E-Business Marketing e Vendas Serviços de Personalização Serviços de Membership Busca de Mercadoria Mecanismos de Transação Entrada do Pedido Shopping Cart Serviços de Taxação Serviços de Pagamento Vale Presente Efetivação do Pedido Consolidação do Pedido Serviços para o Cliente Pedido Agregação e Entrega Despachante de Pedido Gerenciamento de Inventário Faturamento Treinamento Log de Problemas

4 Marketing e Venda 4 Marketing e Vendas Serviços de Personalização Serviços de Membership Busca de Mercadoria Mecanismos de Transação Apresentação de informações e funcionalidades específicas para cada cliente. Aumenta a satisfação do cliente. Requer solicitação de informações. Cadastro de Clientes. Momento em que se adquire as informações do mesmo. Contribui para a fidelização do cliente. Ferramentas que facilitam a busca de produtos e/ou serviços disponibilizados no site. Deve sempre estar bem visível. Mecanismos que possibilitam a disponibilização de produtos e/ou serviços ao cliente. A limitação em apenas um mecanismo pode causar perda de clientes.

5 Entrada de Pedido 5 Entrada do Pedido Carrinho de Compras Serviços de Taxação Serviços de Pagamento Vale Presente Banco de dados lógicos que contém os itens selecio- nados. Pode ser capaz de acumular cupons. Pode ser capaz de conter itens de diferentes vendedores. Taxas referentes aos produtos sendo vendido,basea- das no produto e/ou na localização do vendedor e comprador. O serviço de pagamento deve disponibilizar uma ou mais formas do cliente realizar o pagamento do pro- duto e/ou serviço adquirido. Vales presentes e recompensas. Busca a maior satisfação e fidelização do cliente.

6 Efetivação do Pedido 6 Efetivação do Pedido Pedido A efetivação do pedido é realizada: Confirmação por parte do cliente, verificação de disponibilidade em estoque, fechamento do pedido, aviso aos fornecedores, emissão de confirmação do fechamento do pedido ao cliente.

7 Consolidação do Pedido 7 Consolidação do Pedido Agregação e Entrega Despachante do Pedido Gerenciamento de Inventário Faturamento Responsável pela entrega do produto e/ou serviço após o pedido ser confirmado. A Agregação de produtos é uma forma de redução de custo do envio. Saída do produto propriamente dita. Um e-mail de aviso pode ser enviado ao cliente. Sistema de gerenciamento de estoque. É mais com- plexo em sistemas online. Apenas o que está dispo- nível em estoque deve ser oferecido ao cliente. Realização do pagamento. Em B2B o pagamento acontece depois do envio do produto/serviço. Em B2C, antes do envio do produto/serviço.

8 Serviços Prestados ao Cliente 8 Serviços para o Cliente Treinamento Log de problemas Treinamento via Web pode ser altamente interativo: simulações, suporte técnico, comunicação em tempo real com instrutores, etc. Um log de problemas comuns, com suas respectivas soluções, pode ser mantido e disponibilizado para o acesso de clientes.

9 Componentes Genéricos de Negócio 9 Componentes Genéricos de Negócios Gerenciamento de Pedidos Gerenciador de Clientes Gerenciador de Inventário WorkflowContabilidade

10 10 Gerenciamento de Pedidos Funções deste módulo »capturar informações do pedido (entrada do pedido). »gerenciar pagamento, envio, taxação e inventário. Browser Internet Servidor Web Serviços de Personalização, Membership, Gerenciamento de Clientes Entrada do Pedido Processamento do Pagamento Catálogo Clientes Pedidos Efetivação do Pedido Sistema de Gerenciamento de pedidos pode pertencer ao legado corporativo. Host Integration Server 2009 (BizTalk) Lotus Domino

11 11 Gerenciador de Clientes Funções deste módulo: –Verificar, editar e mudar perfis de clientes –Revisar pedidos de clientes –Revisar histórico de pagamentos. Internet Servidor Web Serviços de Personalização Serviços de Membership Processamento do Pagamento Pagamentos Clientes Pedidos Gerenciamento de Pedidos Sistema de Gerenciamento de Clientes pode pertencer ao legado corporativo. Host Integration Server 2009 (BizTalk) Lotus Domino Browser

12 Gerenciador de Inventário Disponibilidade do produto representa um grande papel na venda: –Comércio face-a-face (visível ao cliente) –Pedido por telefone (operador tem acesso a informações) –Comércio eletrônico (apenas uma promessa de disponibilidade). Compradores desejam saber se a mercadoria desejada está disponível ou não. Catálogo deve ser atualizado de acordo com a disponibilidade do produto em estoque. Muitas empresas já possuem sistemas de gestão de inventário. A integração do sistema de comércio eletrônico e o sistema corporativo deve ser feito. 12

13 Gerenciador de Inventário Integração do sistema de comércio eletrônico com o sistema de inventário corporativo. 13 Integração do catálogo: O sistema de catálogo é atualizado periodicamente com as informações do inventário real. O catálogo usa estas informações para marcar, ou simplesmente não mostrar, itens que não estão mais no estoque. Itens que estão com baixa saída podem ser candidatos a promoções. Integração com o sistema de transação. O sistema de transação do comércio eletrônico é integrado com o sistema de controle de estoque. Itens no formulário de pedido do cliente são confirmados disponíveis ou marcados como não disponíveis no momento (indicando o tempo para a disponibilidade do produto).

14 Workflow Representa o fluxo de atividades pertencente a empresa que não está entre os componentes citados (Contabilidade, gerenciamento de estoque, gerenciamento de pedidos,...). O fluxo de atividades vai depender do escopo da empresa –Ex.: B2C - Aquisição de matéria prima –Ex.: B2B - E-procurement, contratação de pessoal. Integração com os componentes de processos. –Flexibilidade. 14

15 Contabilidade O comércio eletrônico requer sistemas financeiros e de contabilidade especiais. –O uso de novos sistemas de pagamento, tais como dinheiro eletrônico (eletronic cash) torna a contabilidade complicada porque envolve assuntos legais e acordos em padrões internacionais. Uma transação eletrônica requer funcionalidades tais como checar disponibilidade de produto, movimentos em contas a pagar e a receber, faturamento, etc. –Estas atividades devem ser eficientes e rápidas para que o comércio eletrônico não torne-se muito lento. 15

16 Serviços Internet 16 Banco de Dados de Pedidos Processamento de Transações Repositório de Meta Dados Máquina de Dedução baseada em regras Banco de Dados de Clientes Serviços Internet Serviços de Autenticação Componentes estão ligados a alguns serviços. Serviços vs. Componentes Distinção arbitrária Sistemas de Banco de dados, Processamento de transações, serviços de autenticação, etc.

17 Banco de Dados de Pedidos Informações referentes aos pedidos realizados. –Arquivo de log. Informação importante para traçar o histórico de determinado cliente especificando seu perfil. É informação fonte para o Data Warehouse 17

18 Processamento de Transações 18 Catálogo Online 1. Seleciona itensComprador 2. Informações de envio e cartão de crédito Base de Dados 3. Produtos taxas e envio são computados 4. Informações computadas são enviadas. O comprador aceita. CA 5. Autorização de cartão de crédito EMPRESA Centro de Fulfillment (consolidação) 6. O pedido é enviado para o centro de fulfillment 7. Envia um recibo Legado CA – Autoridade Certificadora

19 Processamento de Transações Transação deve ser atômica (indivisível) 19 CA Comprador Vendedor 1.Pagamento = R$10,00 3. Autorização Banco 4. Débito = 10,00 5. Crédito = 10,00 2. Req. Autorização 6. Recibo

20 Processamento de Transações Transações devem manter o estado consistente 20 CA Comprador Vendedor 1.Pagamento = R$10,00 3. Autorização Banco 5. Crédito = 10,00 2. Req. Autorização 6. Recibo Saldo Comprador:10,00 Vendedor: 10,00 4. Débito = 10,00 Saldo Comprador:0,00 Vendedor: 10,00 Estado inconsistente!!!!!

21 Processamento de Transações Transações devem ser realizadas isoladamente 21 CA Comprador A Vendedor 2.Pagamento = R$10,00 4. Autorização Banco 3. Req. Autorização 4. Débito A = 15,00 Comprador B 1.Pagamento = R$15,00 5. Débito B = R$10,00 6.1 Crédito B = 15,00 6.2 Crédito A = R$10,00 Crédito A = Saldo_old + 10 = 20 Crédito B = Saldo_old + 15 = 25

22 Processamento de Transações Transações devem ser duráveis –Resultado das transações devem ser armazenadas de forma confiável. 22 Pedido Base de Dados EMPRESA Gerenciador de Transações Base de Dados Réplicas Transação

23 Repositório de Meta Dados Um data warehouse é um banco de dados derivados de transações, e estruturado para consultas complexas e análise. 23

24 Máquina de Dedução Baseada em Regras Máquinas de Regras: Possibilitam a execução de regras de negócios que determinam qual conteúdo será mostrado para cada visitante. –WebSphere Personalization Fundamental para alcançar personalização. Utiliza-se da base de dados para obter informações e realizar a personalização. –Pode utilizar Data Mining 24

25 Banco de Dados de Clientes Informações referentes aos clientes registrados no serviço de Membership. Contém informações que servem de base (juntamente com os pedidos realizados pelo cliente) para a personalização. É informação fonte para o Data Warehouse. 25

26 Serviços de Autenticação Requerimentos de Segurança  Autenticação: Método para verificar a identidade dos participantes.  Criptografia: Processo que torna mensagens indecifráveis exceto para aqueles que possuem a chave de decodificação.  Integridade: Garante que a informação não é alterada ou destruída durante a transmissão.  Não Repúdio: Negação  Clientes: Não realização de pedidos.  Comerciantes: Não realização de pagamentos por parte do cliente. 26

27 Serviços de Autenticação Criptografia Simétrica 27 Scrambled Message Original Message Sender Internet Scrambled Message Key sender (= Key receiver ) Encryption Original Message Receiver Key receiver Decryption

28 Serviços de Autenticação Criptografia Assimétrica 28 Sender Original Message Scrambled Message Public Key receiver Original Message Receiver Private Key receiver InternetMessage Sender Original Message Scrambled Message Private Key sender Original Message Receiver Public Key sender Internet Digital Signature

29 Serviços de Autenticação Certificado  Uma espécie de identidade de seu proprietário.  Contém informações referente ao seu proprietário, bem como as suas chaves públicas.  É emitido pela Autoridade Certificadora (CA). 29 Name : “Richard” key-Exchange Key : Signature Key : Serial # : 29483756 Other Data : 10236283025273 Expires : 6/18/96 Signed : CA’s Signature

30 Middleware e Infra-Estrutura 30 Middleware e Infra-Estrutura Modelos Server Component/Arquiteturas: Java 2 Enterprise Edition/Enterprise JavaBeans, DNA/COM Padrões EAI - Enterprise Application Integration CORBA, RMI, DNA Padrões Internet TCP/IP, HTML, XML Servidores de Aplicações Enterprise JavaBean Application Server, WebSphere

31 Cenário Possível 31 Browser Cliente Web Server Servlet EJB Application Server Middleware Toplink BDR HTML RMI Corba Celular WAP

32 Plataforma de Hardware 32 Cliente Browser Cliente Browser Internet HTTP TCP/IP HTTP TCP/IP Firewall Servidor de Aplicações Servidor de Base de Dados Base de Dados Servidor Web


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