A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gnu / Linux Relatório de Portfólio Fernando Filipe Teixeira nº 3113 Beja 2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gnu / Linux Relatório de Portfólio Fernando Filipe Teixeira nº 3113 Beja 2007."— Transcrição da apresentação:

1 Gnu / Linux Relatório de Portfólio Fernando Filipe Teixeira nº 3113 Beja 2007

2 Resumo Objectivo  Divulgação de um S.O. alternativo.  Instalação e configuração.  O que se pode aprender.  Mostrar que é possível utilizar o intelecto para um objectivo comum.  Divulgar uma comunidade que aposta na liberdade.

3 A Actividade 1/10 Gnu/Linux é um sistema operativo completo composto:  Núcleo (Linux)‏  Aplicações GNU Linux foi desenvolvido por Linus Torvalds. Projecto GNU da Free Software Foundation, fundação criada por Richard Stallman.

4 A Actividade 2/10 Material  Uma distro Existem muitas distros para as mais variadas utilizações. Escolher a que satisfaz as necessidades de cada utilizador. Escolher com base na experiência. É aconselhável o uso das mais divulgadas. Não existe nenhuma distro que se possa considerar a melhor.

5 A Actividade 3/10  Um computador X86 X86-64 ARM PowerPC Alpha Consolas

6 A Actividade 4/10 Instalação 1/4  Possuir um DVD/CD’s de uma distro.  A instalação esta facilitada e acessível ao mais comum dos utilizadores(as).  Os passos básicos e essenciais são iguais em todos as distros.

7 A Actividade 5/10 Instalação 2/4  Escolher o tipo de instalação: Servidor. Estação de trabalho. Instalação personalizada.

8 A Actividade 6/10 Instalação 3/4  Criar partições.  Boot Loader.  Configurar a rede.  Configurar o nível de segurança do Firewall.  Configurar a línguagem do sistema e o fuso horário.  Definir o(s) utilizador(es)(as) do sistema.

9 A Actividade 7/10 Instalação 4/4  Escolher o(s) ambiente(s) gráfico(s).  Escolher os pacotes a instalar.  A escolha do hardware é detectado automaticamente.

10 A Actividade 8/10 (Re)Compilação do Kernel 1/3  O processo de compilação não é uma tarefa aconselhada aos utilizadores recém-chegado ao GNU/Linux.

11 A Actividade 9/10 (Re)Compilação do Kernel 2/3  As distro possuem ferramentas específicas para compilar o Kernel. Código fonte do Kernel make gcc gzip ou bzip2 e tar ncurses

12 A Actividade 10/10 (Re)Compilação do Kernel 3/3  Necessita do acesso administrativo.  Instalar o código fonte do Kernel.  Escolher opções de suporte no menu de configuração.  Compilar através de comandos específicos.  A imagem e os módulos são criados e posteriormente instalados.

13 Competências vs Tarefas 1/4 Prazer  Criatividade universal. Liberdade  O uso da GPL (Gnu Public Licence) Licença que regula o copyright da grande maioria do software livre.  A liberdade de executar, estudar, redistribuir, aperfeiçoar um programa.

14 Competências vs Tarefas 2/4 Aprendizagem e constante actualização  Induz a auto formação.  Surgem constantemente novas distros, novas tecnologias e novas. linguagens de programação. Muita ajuda  Revistas especializadas.  Sites de Internet e foruns relacionados com o assunto.  Não existem dúvidas que não sejam solucionadas.

15 Competências vs Tarefas 3/4 Sempre actualizado  Praticamente todos dias existe algo a ser actualizado. Ética  Existe toda uma cultura por detrás do mundo do Open Source que mantem a cultura de desenvolvimento livre conhecida actualmente.

16 Competências vs Tarefas 4/4 Conclusão  GNU/Linux continua a ser uma alternativa viável.  É o sistema operativo que utilizo no computador pessoal.  Neste momento tenho muita facilidade em interagir com o Linux.

17 Desenvolvimento Pessoal 1/3 Permitiu melhorar o trabalho intelectual. Acrescentou conhecimentos:  Área técnica.  Capacidade de programação.  Interesse em tecnologia. Permitiu aumentar a minha necessidade de adquirir conhecimento.

18 Desenvolvimento Pessoal 2/3 Viver com o Linux  No presente é possível o uso GNU/Linux no dia-a-dia.  É utilizado em escolas, laboratórios, e inúmeras casas como sistema padrão.  Todos os tipos de Softwares existentes no Windows possuem um correspondente para GNU/Linux.

19 Desenvolvimento Pessoal 3/3  Open Source, permitiu-me ver que a partilha de informações pode ser bastante positiva.  Facilita o acesso à informação e o acesso os recursos disponíveis para computadores.  A compatibilidade de arquivos do Windows no GNU/Linux é muito boa.

20 Referências http://pt.wikipedia.org/ http://www.devin.com.br http://www.revolution-os.com/ LOZANO, Fernando. Instalação e Operação do GNU/Linux (Aula 1), 2002.

21 FIM


Carregar ppt "Gnu / Linux Relatório de Portfólio Fernando Filipe Teixeira nº 3113 Beja 2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google