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PublicouSofia Carvalho Alterado mais de 9 anos atrás
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Áreas de Conhecimento: RISCOS COMUNICAÇÃO
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Gerência de Riscos Processos necessários para a identificação, análise e resposta aos riscos do projeto, ou seja, redução dos impactos das incertezas sobre os objetivos do projeto. Riscos são todos os eventos que envolvem a possibilidade de “perda” no projeto, seja em função do Prazo, Custo, Qualidade ou Satisfação do Cliente, ou ainda uma nova “oportunidade” de negócio para o projeto.
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Gerência de Riscos Composto por: Planejar o gerenciamento dos riscos – decisão de como abordar, planejar e executar. Identificar os riscos – priorizar os riscos para análise. Análise qualitativa dos riscos – Quais têm maior chance de acontecer.
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Gerência de Riscos Composto por: Análise quantitativa dos riscos – Quais riscos podem gerar maior impacto no projeto. Planejamento das respostas aos riscos Controle dos riscos “ Se você não consegue pensar em 3 coisas que podem dar errado em seus planos, então há qualquer coisa errada com o seu modo de pensar”
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Gestão de riscos x Gerente de Projeto A missão do gerente de projetos é usar seus recursos para atingir os objetivos do projeto dentro do prazo e orçamento estipulados. SUCESSO prever, tratar e contornar riscos e problemas que podem colocar em risco seu projeto
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Categorias de Risco Riscos Técnicos, de Qualidade ou Desempenho – incluem o uso de tecnologia não comprovada, metas irrealistas, etc. Riscos de GP – aplicação das disciplinas e práticas de GP como qualidade do planejamento e do plano do projeto. Riscos Organizacionais - ambiente e influência. Riscos Externos – influências externas ao ambiente e entidades que tenham influência sobre o projeto
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Níveis de incerteza
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São características dos Riscos : Ser parte de qualquer atividade; Nunca podem ser totalmente eliminados; Não é possível conhecer a todos; Em si, não são maus; São essenciais para o progresso (assim como as falhas são importantes para o aprendizado).
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Dimensões chaves do risco
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Identificação dos Riscos È o processo de determinação dos riscos que podem afetar o projeto e de documentação de suas características. Pode-se utilizar várias técnicas já discutidas: Brainstormings, Delphi, Mapas mentais, Entrevistas, Fluxogramas, etc.
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Processos de identificação de riscos:
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Estratégias de respostas aos riscos
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A importância de um determinado risco para o projeto pode ser dada pelo produto do impacto x a probabilidade. ◦ Exemplo: Rompimento do link de acesso de uma siderúrgica conectada através de anel óptico com sua operadora de Telecom e backup do site via satélite. Impacto: Alto Probabilidade: Baixa: Risco: Médio
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A importância de um determinado risco para o projeto pode ser dada pelo produto do impacto x a probabilidade. ◦ Exemplo: Rompimento do link de monitoração das comportas de uma hidroelétrica, localizada em local com pouca infra -estrutura de TI Impacto: Alto Probabilidade: Alto: Risco: Alto
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Incerteza X Impacto do Risco Incerteza do Risco Impacto do Risco Tempo Região de Maior Impacto! Intensidade
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Uma vez que você tenha estabelecido um Plano, você tem que gerenciar o dia-a-dia. É vital que você monitore, acompanhe e registre as medidas aplicadas, se foram bem sucedido, ou não, em reduzir o perfil de risco global do projeto. Se você agir, administrar e registrar regularmente os riscos e problemas, você terá melhorado significativamente as chances de sucesso de seu projeto.
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Mas se a sorte não nos favorecer... Qual o valor de estarmos preparados?
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Mapa de Riscos Causa raiz do riscoEfeito Probabilida de de acontecer Impacto Severidade Multiplicar Probabilidade X Impacto {Exemplo: Falta de apoio da diretoria para a implantação das ações propostas pelo Projeto} {Exemplo: Dificuldade na implantação das ações que promoverão a melhoria dos serviços prestados pelo Setor.} ( ) 1-Baixo ( ) 2-Médio ( x) 3-Alto ( ) 4-Muito alto ( ) 1-Baixo (x) 2-Médio ( ) 3-Alto ( ) 4-Muito alto Severidade 6
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Mapa de Riscos Plano de Resposta AçõesData limiteResponsável Área {Exemplo: promover campanhas de sensibilização}
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Riscos - Anfiteatro
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Comunicações
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Gerência das Comunicações Processos necessários para assegurar que a geração, captura, distribuição, armazenamento e apresentação das informações do projeto sejam feitas de forma adequada e no tempo certo. EMISSOR ← COMUNICAÇÃO → RECEPTOR
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Algumas Barreiras de Comunicação segundo o PMI: Falta de canais de comunicação claros; Distância física ou temporal entre o emissor e o receptor ; Uso inadequado da linguagem técnica; Fatores ambientais de distração; Atitude prejudiciais (hostilidade, descrença, preconceitos); Informação excessiva; Diferenças culturais.
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Comunicação X Conflitos A presença das barreiras de comunicação aumenta os conflitos nos projetos. O gerente deve aplicar o processo de audição “Ativa”. Uso do Feedback.
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Gerência das Comunicações Composta por: Planejamento o gerenciamento das comunicações; Gerenciar as comunicações; Controlar as comunicações;
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Gerência das Comunicações Para que os objetivos do projetos sejam cumpridos é fundamental que a equipe esteja informada sobre o andamento do projeto e seus problemas. Reuniões de acompanhamento geram oportunidades para: ◦ Alinhamento da equipe com o progresso do projeto ◦ Entrosamento ◦ Identificar e antecipar problemas ◦ Comprometimento
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Mapa de Comunicações Quem (Destino) O quê (Conteúdo) Como / Onde (Meio de Comunicação) Quando (Periodicida de) Responsável Equipe Cliente Patrocinador Fornecedor Demais Stakeholders
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