A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Há algo de errado com as licenciaturas? Um convite a uma olhada no espelho Reinaldo Calixto de campos Departamento de Química, PUC-Rio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Há algo de errado com as licenciaturas? Um convite a uma olhada no espelho Reinaldo Calixto de campos Departamento de Química, PUC-Rio."— Transcrição da apresentação:

1 Há algo de errado com as licenciaturas? Um convite a uma olhada no espelho Reinaldo Calixto de campos Departamento de Química, PUC-Rio

2 Um rápido diagnóstico Movimento em direção ao ensino de ciências: encontros nacionais, grupos de pesquisa, áreas de pós graduacao; Novos livros, novos materiais didáticos Questionamento ao ensino “tradicional” Crítica ao professor: resistente a mudancas Reação do professor  abismo Universidade falando para si:

3 Olhando dentro da Universidade… Quem forma os professores? Como formamos os professores? O movimento é majoritário? Um exemplo vale mais que mil discursos! A formação que fica é a do exemplo!! E ai, As novas diretrizes curriculares!

4 O costume A simbiose bacharelado/licenciatura (3+1) Quem dá o tom? A música vem de fora… Quem escolhe quem? E como? Os monstros da Capes! Esta Universidade está preparada para formar estes profissionais? Um chá de humildade Atualização neles!

5 Passando a limpo Não há modelo único Simbiose bacharelado / licenciatura Aproximação entre-cursos (um básico?) Caráter específico: um instituto virtual? Simbiose com a pedagogia: sempre! Aprender a ensinar, aprender a criar Aprender a improvisar. Viver, na formação, a prática que se prega.

6 Uma questao de conteúdo Qual o conteúdo Em que nível? Conhecimentos (Universos) paralelos Cultura! para o trânsito interdisciplinar! Reflexão crítica: para que Ciências? Formação continuada: apoio e referência. Estágios de pesquisa?

7 Prá terminar Reforma Universitária Novas diretrizes Há muito o que se discutir, sugerir, ouvir, e o mundo lá fora deve se manifestar.


Carregar ppt "Há algo de errado com as licenciaturas? Um convite a uma olhada no espelho Reinaldo Calixto de campos Departamento de Química, PUC-Rio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google