A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RÉPTEIS Profº André Maia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RÉPTEIS Profº André Maia."— Transcrição da apresentação:

1 RÉPTEIS Profº André Maia

2 Considerações do Professor
Os répteis são os animais rastejantes, como o nome da classe indica. Dentre os seus representantes são encontrados os ápodos (sem extremidades locomotoras), e os tetrápodos (com extremidades curtas e cuja implantação não permite que o animal suporte bem o peso do seu corpo, o qual se apóia no solo).

3 Considerações do Professor
Representam o primeiro grupo de vertebrados bem sucedidos na conquista do meio terrestre, não dependendo mais da água para reprodução. Os répteis já apresentam ovos com casca protetoras e anexos embrionários como o córion, alantóide e âmnion. Essas características garantem aos répteis total independência da água do meio para o desenvolvimento embrionário.

4 ANEXOS EMBRIONÁRIOS São membranas especiais formadas por extensão dos três folhetos germinativos. Constituem-se numa adaptação para que o embrião possa desenvolver-se em ambiente terrestre. São quatro os anexos embrionários: Saco vitelínico; Alantóide; Amnion; Córion

5 Função: Fornecer nutrientes ao embrião
Saco vitelínico Uma bolsa localizada na posição ventral do embrião, com a finalidade de armazenar as reservas nutritivas (vitelo), que irão nutrir o embrião. Função: Fornecer nutrientes ao embrião

6 Função: excretora e respiratória
Alantóide: Bolsa localizada na posição ventral do embrião, em posição caudal. Serve para armazenar os excretas armazenados pelo embrião, alem de participar das trocas de gases entre o embrião e o meio externo. Função: excretora e respiratória

7 Amnion: É uma membrana que envolve o embrião como um saco, delimitando uma cavidade denomonada “Cavidade amniótica”, sendo preenchida por um líquido denominadao “Líquido amniótico”. O Amnion separa o embrião do meio circundante. Função: proteção mecânica do embrião (contra choques físicos) e proteção contra a dessecação

8 Córion É uma membrana ou película que se encontra aderida internamente a casca do ovo, envolvendo os demais anexos embrionários e o próprio embrião. Função: regular a temperatura interna do ovo e participar das trocas gasosas.

9

10 OCORRÊNCIA DOS ANEXOS NOS VERTEBRADOS
Cordão umbilical Vesícula vitelínica âmnion alantóide córion placenta Mamíferos x Aves Répteis Anfíbios peixes

11 Características Gerais
A pele é seca, sem glândulas e na epiderme há cromatóforos amebóides. A epiderme forma escamas ou placas córneas. Na boca há dentes com diversos tipos de implantações. A língua é desenvolvida. As glândulas anexas ao sistema digestório são o fígado e o pâncreas. Em todas as espécies há uma cloaca.

12 Características Gerais
São animais Pecilotérmicos ou Ectodérmicos (de temperatura inconstante). A respiração é exclusivamente pulmonar mesmo nas espécies aquáticas. As hemácias são ovais e nucleadas. O telecéfalo é bem desenvolvido e já há dose pares de nervos cranianos.

13 Características Gerais
A circulação é fechada, dupla e incompleta. Nos crocodilianos já existem dois ventrículos, com isso não ocorrem mistura de sangue venoso com sangue artéria no coração, porém, fora dele, no cruzamento das duas aortas, há uma ligação, o “forâmen de Panizza”, que determina uma mistura parcial do sangue.

14 Características Gerais
Os rins funcionam como metanefros. Os dois ureteres desembocam numa cloaca. Nos ofídios e crocodilianos não há bexiga urinária. O produto final é excretado é o ácido úrico. Há olhos, epitélio olfativo nas fossas nasais, ouvido interno, médio e um curto condutivo externo. Nos lagartos e cobras existem dois órgãos olfativos no fundo da cavidade bucal, denominados órgãos de Jacobson.

15 Características Gerais
São animais de sexo separados. A grande maioria é ovíparo, mas há também espécies ovovivíparos. Os ovos são do tipo telolécito completo. A fecundação é interna. Não há fases larvárias.

16 AS PRINCIPAIS ORDENS DE RÉPTEIS
Ordem Rhynchocephalia (rinococéfalo) Ordem Chelonia (quelônios) Ordem Lacertília (lacertílios e lagartos) Ordem Crocodilia (crocodilianos) Ordem Phidia (ofídios)

17 Ordem Rhynchocephalia (rinococéfalo)
EX: Sphenodon punctatum (vive na Nova Zelândia)

18 Ordem Chelonia (quelônios)
EX: Jabutis e tartarugas

19 Rara Tartaruga de Carapaça Ondulada do Zambeze
SERÁ? Rara Tartaruga de Carapaça Ondulada do Zambeze

20 Ordem Lacertília (lacertílios e lagartos)
EX. Heloderma suspectum (monstro-de-gila)

21 SERÁ?

22 Veneno!!!

23 Ordem Crocodilia (crocodilianos)
EX: crocodilos e jacarés

24 SERÁ?

25 Ordem Phidia (ofídios)
EX: cobras

26 SERÁ?


Carregar ppt "RÉPTEIS Profº André Maia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google