A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Principais Grupos de Protozoários e Metazoários em que há Parasitos do Homem ou seus Vetores Prof. Ricardo Laino.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Principais Grupos de Protozoários e Metazoários em que há Parasitos do Homem ou seus Vetores Prof. Ricardo Laino."— Transcrição da apresentação:

1 Principais Grupos de Protozoários e Metazoários em que há Parasitos do Homem ou seus Vetores
Prof. Ricardo Laino

2 Nomenclatura Científica
Surge da enorme variedade dos seres vivos Regras precisas e capaz de assegurar a distinção clara entre uma espécie e outra Espécie: Coleção de indivíduos (atuais ou que viveram no passado) que se assemelham entre si como os seus ascendentes e descendentes Semelhanças por possuírem o mesmo patrimônio genético Em função da nomenclatura científica utilizada na parasitologia, disserte como a mesma surgiu abordando a sua real importância. Descreva como é caracterizada uma espécie dos parasitos? Aborde ainda a carcterísitica genética das espécies.

3 Designação de cada espécie
Linneu Norma de designar cada espécie com dois nomes: nomenclatura binominal: Primeiro – gênero Segundo – espécie Utilização de palavras latinas Nome do gênero sempre com inicial maiúscula grifado ou em itálico Nome da espécie com inicial minúscula grifado ou itálico 3. Exemplifique de três formas como podemos descrever cientificamente um parasito.

4 Exemplificação Nomenclatura
Nome comum: lombriga do homem Ascaris lumbricoides Nome comum: lombriga do porco Ascaris suun No mesmo texto mencionado várias vezes; A. lumbricoides

5 Exemplificação Nomenclatura
Espécie compreende duas ou mais sub espécies: Acrescentar o nome da sub espécie depois da espécie: Trypanosoma brucei gambiense Trypanosoma brucei rhosiense 4. Escreva tecnicamente um parasito abordando seu gênero, sua espécie e sua sub espécie. Doença do sono africana. Forma rodesiana (do leste) é aguda Forma gambiense (oeste) é mais crônica mosca tsé-tsé (Glossina)

6 Nomenclatura Científica
Espécies próximas são reunidas em um mesmo GÊNERO: Vários agentes da malária humana no gênero Plasmodium: Plasmodium falciparum, Plasmodium vivax, Plasmodium malariae e Plasmodium ovalae. Plasmodium spp. Refere-se a espécies do gênero Plasmodium sem mencioná-las individualmente

7 Nomenclatura Científica
Os gêneros afins são colocados em uma mesma FAMÍLIA e as famílias que mostram certo parentesco, em uma ORDEM. As ordens por sua vez, agrupam-se em CLASSES e as classes afins em FILOS. O conjunto de todos os filos constitui um REINO: Por exemplo o reino Animalia.

8

9 PROTOZOÁRIOS (REINO PROTISTA, SUB-REINO PROTOZOA)
Os Flagelados Subfilo MASTIGOPHORA As amebas Subfilo SARCODINA Os esporozoarios Filo APICOMPLEXA Os ciliados Filo CILIOPHORA

10 PROTOZOÁRIOS (REINO PROTISTA, SUB-REINO PROTOZOA)
Classificação em Reinos: Monera Protista Plantae Fungi Animalia Sub-reino Protozoa Organismos Unicelulares Eucariotas

11 PROTOZOÁRIOS (REINO PROTISTA, SUB-REINO PROTOZOA)
espécies identificadas Cerca de correspondem a parasitos Protozoários Divididos em sete filos Três de maior importância: Sarcomastigophora Apicomplexa Ciliphora Diga quais são os três filos de maior importância entre os protozoários para a nutrição.

12 Filo Sarcomastigophora
Protozoários que se locomovem por meio de flagelos, de cílios ou de pseudópodes Possuem um ou mais núcleos, sempre de um só tipo Reprodução geralmente assexuada Subfilos onde se encontram os parasitos humanos: Mastigophora Sarcodina Diga quais são os meios de locomoção para os protozoários.

13 FLAGELADOS (SUBFILO MASTIGOPHORA, CLASSE ZOOMASTIGOPHOREA)
Protozoários que apresentam um ou mais flagelos Multiplicam-se assexuadamente por divisão binária Desconhecido em muitos grupos formas de reprodução sexuada.

14 FLAGELADOS (SUBFILO MASTIGOPHORA, CLASSE ZOOMASTIGOPHOREA)
Família Trypanosomatidae Gêneros Trypanosoma e Leishmania Infecções graves e doenças consumptivas de animais domésticos No homem: Tripanossomíase americana ou doença de chagas – Trypanosoma cruzi Tripanossomíases africanas ou doença do sono – Trypanosoma brucei gambiense ou T. brucei rhodesiense Leishmanioses cutâneas e mucocutâneas – L. brazilienses, L. mexicana, L. peruviana, L. tropica, etc. Calazar – L. donovani, L. infantum, etc.

15 Doença de Chagas Barbeiro Trypanosoma cruzi Leishmanioses cutâneas Leishmania

16 FLAGELADOS (SUBFILO MASTIGOPHORA, CLASSE ZOOMASTIGOPHOREA)
Outros Flagelados parasitos do homem (mais importantes): Giardia intestinalis – habita o intestino delgado podendo ocasionar diarréias Espécies do gênero Trichomonas, Pentatrichomonas e Dientamoeba Encontradas no aparelho digestório ou genitourinário

17 AS AMEBAS (SUBFILO SARCODINA. CLASSE LOBOSEA)
Protozoários que se movem por meio de pseudópodes ou mediante fluxo de citoplasma, sem formação de pseudópodes evidentes. Em alguns casos há também flagelos, presentes apenas em determinados períodos do ciclo evolutivo

18 AS AMEBAS (SUBFILO SARCODINA. CLASSE LOBOSEA)
Entamoeba histolytica – responsável por várias formas da amebíase Colite amebianas, disenterias e abscessos amebianos do fígado, pulmão, etc.

19 OS ESPOROZOÁRIOS (FILO APICOMPLEXA, CLASSE SPOROZOEA)
Agrupamento bastante homogêneo de protozoários cujas formas infectantes trazem na extremidade anterior um complexo de organelas destinadas a penetração nas células de seus hospedeiros, o complexo apical ou conóide. Apresentam reprodução assexuada e sexuada, com produção de oocistos (ou esporocistos) que dão origem a formas infectantes denominada esporozoítos

20 ESPOROZOÁRIOS Esporocistos

21 OS CILIADOS (FILO CILIOPHORA, CLASSE KINETOFRAGMINOPHOREA)
Protozoários com dois tipos de núcleo: Macronúcleo e micronúcleo Possuem cílios simples ou organelas compostas que estão tipicamente presentes em pelo menos uma fase do ciclo evolutivo. Única espécie capaz de infectar o homem e produzir disenteria semelhante a da amebíase: Blantidium coli – habitual do porco

22 Blantidium coli


Carregar ppt "Principais Grupos de Protozoários e Metazoários em que há Parasitos do Homem ou seus Vetores Prof. Ricardo Laino."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google