A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXERCÍCIOS SOBRE VERBO HAVER Professora Cristiane Orzil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXERCÍCIOS SOBRE VERBO HAVER Professora Cristiane Orzil."— Transcrição da apresentação:

1 EXERCÍCIOS SOBRE VERBO HAVER Professora Cristiane Orzil

2 Pref. de BH – 2010 – Fund. Guimarães Rosa 1.Assinale a alternativa cujo período apresenta ERRO na sintaxe ou morfologia das formas verbais: (A) Haviam, entre as gerações, ocorrido significativas influências. (B) Se houver novos serviços e produtos no mercado, será bom para o consumidor. (C) Ninguém sabe se vão haver ou não melhorias para o consumidor. (D) Mesmo que muitos consumidores houvessem entendido o surgimento das gerações X e Y, alguns desconhecem a terminologia.

3 2. FUNDEP 2004 (adaptada) O item em que é incorreto o emprego do verbo haver é: a) Mas até entre os miseráveis houve algum ganho. No caso da classe média, houveram perdas. b) Muitas empresas, com a concorrência estrangeira, haviam quebrado... c) Há de haver mudanças econômicas que atinjam todos... d) Hão de existir pessoas assim.

4 Adaptada 3.Assinale a alternativa em que se cometeu erro no emprego do verbo. a) Podia haver mais bois no curral. b) Existiriam outras aves ali além de anus? c) Deveriam haver muitas assombrações na vila. d) Na opinião de Paulo, haviam de votar muitos habitantes da vila.

5 CESGRANRIO PETROBRÁS 4. Considere as frases abaixo. I – Há amigos de infância de quem nunca nos esquecemos. II – Deviam existir muitos funcionários despreparados; por isso, talvez, existissem discordâncias entre os elementos do grupo. Substituindo-se em I o verbo haver por existir e em II o verbo existir por haver, a sequência correta é (A) existem, devia haver, houvesse. (B) existe, devia haver, houvessem. (C) existe, devia haver, houvesse. (D) existem, deviam haver, houvesse. (E) existe, deviam haver, houvessem.

6 FUNDEP 2012 – INDI 5.Há dez anos, operar no Brasil era barato, mas não havia perspectivas de crescimento. (linhas 83-84) Desconsideradas as alterações de sentido, assinale a alternativa que contém uma redação que respeita a norma culta. A) Devem estar fazendo uns dez anos que não já não é mais barato operar no Brasil, mas hoje no País há grandes perspectivas de crescimento. B) Embora hajam boas perspectivas de crescimento no Brasil, fez dez anos que operar no País já não é barato. C) Já faz dez anos que não está mais tão barato operar no Brasil, mas há grandes perspectivas de crescimento. D) No momento, há grandes perspectivas de crescimento no Brasil, mas fazem já dez anos que não está barato operar no País.

7 6. FUNDEP – SUPERIOR

8 GABARITO 1 C 2 A 3 C 4 A 5 C 6 C


Carregar ppt "EXERCÍCIOS SOBRE VERBO HAVER Professora Cristiane Orzil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google