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CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE

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Apresentação em tema: "CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE
São João da Boa Vista – SP PPG – Programa de Pós-Graduação em Administração Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida DESENHO DE PESQUISA RICARDO AUGUSTO DA SILVA ALFENAS SD – Seminários de Dissertação Prof. Luciel Henrique de Oliveira – 2012

2 Um estudo de caso com servidores públicos.
Qualidade de Vida no Trabalho: relações entre a importância atribuída pelos gestores e sua percepção pelos subordinados. Um estudo de caso com servidores públicos. Ricardo Augusto da Silva Alfenas Orientadora: Profª. Dra.Valdete Maria Ruiz

3 Problema de pesquisa A percepção da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) de servidores públicos está relacionada com a atribuição de importância aos fatores críticos de QVT por seus gestores?

4 Objetivos GERAL : verificar se há relações entre a atribuição de importância aos fatores críticos de QVT pelos gestores e a QVT percebida pelos seus subordinados, no órgão público federal pesquisado. ESPECÍFICOS Descrever a percepção de QVT dos subordinados. Identificar a valorização dos fatores críticos de QVT (conceito, produtividade, legitimidade, nova competência e práticas e valores) pelos gestores. Verificar se há correlações entre as variáveis independentes (fatores críticos) e a variável dependente QVT. ????? Verificar se há diferenças entre os diferentes grupos de trabalho gestor/subordinados, em relação aos objetivos 1 e 2.

5 1. Decisões / Justificativas
1.1. Origem da ideia Por atuar na área de gestão de pessoas, surgiu a curiosidade de avaliar a relação entre a percepção dos chefes sobre os fatores críticos de QVT e a percepção da mesma pelos seus subordinados. Por ser servidor público, houve o interesse em verificar como tal relação ocorre no serviço público. 1.2. O que será feito Um questionário de avaliação da percepção sobre a QVT será aplicado aos funcionários que não desempenham função de chefia em um órgão público. Outro será aplicado aos seus chefes e avaliará a percepção destes sobre os fatores críticos para a gestão da QVT. Haverá uma ou algumas questões abertas para verificar o conceito de QVT nos dois grupos. Por fim, haverá a correlação dos dados dos grupos.

6 1. Decisões / Justificativas
1.3. Como será feito A coleta de dados será por meio de aplicação dos dois questionários. A análise dos Dados quantitativos será feita mediante o pacote estatístico SPSS e cálculos de correlação apropriados. As questões abertas serão analisadas qualitativamente pela análise do discurso. 1.4. Recursos 2 meses para aplicar os questionários; 2 a 3 meses para organizar e analisar o dados; Aproximadamente 170 cópias dos questionários; Acesso ao software estatístico SPSS (UNIFAE tem); Acesso ao campo (já há uma pré-autorização).

7 Mapa mental do desenho da pesquisa
Resultados esperados: Contribuições ao público para o qual se dirige o trabalho. Domínio Substantivo: Tema de interesse. Fato ou fenômeno específico, circunstância empírica ou contexto a ser estudado. Domínio Conceitual: Ideias fundamentais que dão sentido ao tema. A perspectiva teórica que orienta o trabalho de pesquisa. Conjunto de conceitos, e relacionamento entre eles, a serem explorados no trabalho. Domínio Metodológico: Técnicas pelas quais as ideias e o tema podem ser estudadas. Conjunto de procedimentos para coletar e analisar dados.

8 Mapa mental do desenho da pesquisa
DOMÍNIO CONCEITUAL DOMÍNIO METODOLÓGICO QVT Conceito Histórico Modelos clássicos No Brasil e no mundo Fatores de influência Influência da chefia Serviço Público Características próprias, no Brasil QVT e Desenvolvimento Sustentável Organização Amostra: base funcional + chefes imediatos Planejamento da Coleta de dados Questionários: Quanti e quali Análises estatística e pela técnica da análise do discurso Descobrir que o conhecimento e valorização sobre QVT dos chefes se relaciona com a QVT percebida pelos seus subordinados, no serviço público. RESULTADOS ESPERADOS DO TRABALHO Relação entre chefia e a QVT percebida pelos subordinados; QVT no serviço público. DOMÍNIO SUBSTANTIVO

9 3. Parâmetros delineadores
3.1. Público e forma do trabalho Gestores públicos Interessados em QVT, em geral 3.2. Generalização pretendida Estudo de caso, sem generalização. Caráter exploratório. 3.3. Comparações pretendidas Com outros estudos sobre QVT realizados em órgãos públicos federais; Com estudos que verifiquem a relação entre gestão e QVT.

10 3. Parâmetros delineadores
3.4. Amostragem Gerência de órgão federal situada no sul de Minas Gerais. Funcionários da base e seus chefes imediatos (+- 85% do total). 3.5. Critérios e estratégias para a qualidade do estudo Planejamento detalhado do estudo; Manter o forte apoio do dirigente do órgão – deixar claro todas precauções éticas e metodológicas do estudo; Aplicação pessoal dos questionários;

11 3. Parâmetros delineadores
3.6. Triangulação Uso de diversos e respeitados autores para embasar o conhecimento Uso de dois questionários validados, de diferentes autorias, mas com objetivos claros Utilização de análises quantitativas (estatística) e qualitativa (análise do discurso) para obter conhecimentos mais abrangentes Pesquisa de campo em local neutro (nem o autor, nem a orientadora fazem parte da organização). Não haverá influência ou vícios dos autores quanto ao campo utilizado 3.7. Limitações da Pesquisa Amostra não representativa e restrita a um órgão público Provável uso de instrumento de coleta de dados novo


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