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O AMBIENTE DE MARKETING Marcos Vasconcellos. O AMBIENTE DE MARKETING A concorrência representa apenas uma das forças no ambiente em que a empresa opera.

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1 O AMBIENTE DE MARKETING Marcos Vasconcellos

2 O AMBIENTE DE MARKETING A concorrência representa apenas uma das forças no ambiente em que a empresa opera. “O ambiente de Marketing é constituído de atores e forças externas ao Marketing que afetam a capacidade da administração de desenvolver e manter bons relacionamentos com seu mercado-alvo.” Inclui: Microambiente: consiste em forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes. Macroambiente: consiste em forças sociais maiores que afetam todo o microambiente.

3 A EMPRESA E SEU AMBIENTE AMBIENTE DE MARKETING Ambiente interno é Alta administração é Finanças é P & D é Compras é Produção é Contabilidade é Intermediários de Marketing é Clientes é Concorrentes é Públicos Microambiente Macroambiente  demográfico  econômico  natural  tecnológico  político  cultural

4 Empresa Clientes Público Fornecedores Concorrentes Intermediários Forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes Forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes O MICROAMBIENTE

5 Ao fazer planos de marketing, a gerência de marketing leva em consideração outros grupos da empresa, tais como: Alta administração Finanças Pesquisa e Desenvolvimento Compras Produção Contabilidade Todos esses grupos inter-relacionados formam o ambiente interno da empresa. O AMBIENTE INTERNO DA EMPRESA

6 Empresa Mercados Consumidores Mercados Internacionais Mercados Governamentais Mercados Empresariais Mercados Revendedores TIPOS DE MERCADOS TIPOS DE MERCADOS

7 TIPOS DE PÚBLICOS O ambiente de marketing da empresa inclui também vários tipos de público. O público é qualquer grupo que tenha interesse real ou potencial ou que cause impacto na capacidade da empresa de atingir seus objetivos  Públicos financeiros  Públicos de mídia  Públicos governamentais  Grupos de interesse  Públicos locais  Público geral  Públicos internos

8 Demográfico Tecnológico Cultural Econômico Político Natural Forças sociais maiores que afetam todo o microambiente Forças sociais maiores que afetam todo o microambiente O MACROAMBIENTE

9 Demográfico: monitora a população em termos de idade, sexo, raça, ocupação, localização e outras estatísticas. Econômico: fatores que afetam o padrão de dispêndio e poder de compra dos consumidores. Natural: recursos naturais que os profissionais de marketing usam como insumos ou que são afetados pelas atividades de marketing. O MACROAMBIENTE

10 Tecnológico: forças que criam novos produtos e oportunidades de marketing Político: leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade. Cultural: instituições e outras formas que afetam os valores básicos, as percepções, as preferências e os comportamentos da sociedade. O MACROAMBIENTE

11 Modismo: é imprevisível, de curta duração e não tem significado social, econômico e político. Tendências: são mais previsíveis e duradouras. Uma Tendência revela como será o futuro. Megatendências: são grandes mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que se formam lentamente, e nos influenciam por algum tempo. O MACROAMBIENTE

12 John Naisbitt e sua equipe, indicam dez megatendências : 1.A explosão da economia global. 2.O renascimento das artes. 3.O surgimento do socialismo de livre mercado. 4.Estilos de vida globais e o nacionalismo cultural. 5.A privatização do sistema de seguridade social. 6.A ascensão dos países da orla asiática do Pacífico. 7.A década das mulheres na liderança. 8.A era da biologia. 9.A revitalização da religião no novo milênio. 10.O triunfo do indivíduo. O MACROAMBIENTE

13 IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS FORÇAS : 1.Rápido crescimento do Comércio Mundial. 2.Crescente poder econômico dos países da Ásia. 3.Ascensão de blocos econômicos(União Européia). 4.Movimento direção a economias antes socialistas. 5.Disseminação dos estilos de vida globalizados. 6.Abertura de novos mercados(China, Índia, Árabes). 7.Crescimento de empresas transnacionais. 8.Crescente alianças estratégicas. 9.Crescente conflitos étnicos e religiosos. 10.Os grandes problemas de dívidas de vários países. O MACROAMBIENTE

14 è É a base de todo o planejamento empresarial, pois norteia todas as ações futuras da empresa. è Otimista, realista e pessimista. è Reduzem as chances de cometer erros (sondas para o futuro). è Maior o nível de incerteza, maior o número de cenários:  econômico (inflação, juros, PIB, investimentos,importação etc.);  político (apoio dos partidos ao governo, reforma fiscal etc) ;  social (nível de emprego, saúde, educação, segurança etc);  tecnológico (novas descobertas, investimento na pesquisa etc);  legislação (regulamentações e normas pelos governos etc). O MACROAMBIENTE

15 TENDÊNCIAS NO BRASIL (Stephen Kanitz) è Desnacionalização e crescimento da economia. è Ingresso maciço das mulheres no mercado de trabalho. è Queda da taxa de crescimento da população. è Surgimento de um novo consumidor: jovem casal sem filhos, com renda supérflua. è Novo modelo industrial voltado aos produtos populares. è Interiorização através de franquias. è Número de ricos diminuindo. NOVOS PARADIGMAS (significa PADRÃO em Grego) è A maneira de compreender e agir sobre a realidade, superando padrões e modelos há muito estabelecidos, estarão transformando a política, a economia, os negócios, a educação, a saúde, a cidadania, o comportamento e a espiritualidade.

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17 Análise Ambiental Slide 2-1 A prática de rastrear as mudanças externas que podem afetar os mercados, incluindo demanda por bens e serviços. Indústria de computadores Indústria de máquinas de escrever Indústria de Segurança Residencial Indústria do Turismo OportunidadeDeclínio Avanços Tecnológicos (Mudança Positiva) Aumento da taxa de Criminalidade (Mudança Negativa)

18 AMBIENTE EXTERNO Critérios para avaliar o AMBIENTE EXTERNO t4/e2 Existe possibilidade de decretos ou decisões que favoreçam meu negócio? Posso fornecer para esferas do poder público? Existe alguma legislação vigente ou a ser aprovada que restrinja a atuação de minha empresa? Política de Governo Oportunidades Ameaças Áreas de análise

19 t5/e2 Tenho domínio do que há de novo em minha área de atuação e posso explorar esse diferencial? Disponho de tecnologia e equipamentos de última geração? Posso aproveitar o desenvolvimento em meu setor de atividade? A área de conhecimento do meu negócio está evoluindo mais rápido do que eu consigo acompanhar? Há muita coisa nova que não conheço? Há novas técnicas que tornam meu negócio obsoleto? Tenho perda de clientes por desatualização? Ciência e Tecnologia OportunidadesAmeaças Áreas de análise AMBIENTE EXTERNO Critérios para avaliar o AMBIENTE EXTERNO

20 t6/e2 Tenho posição favorável em relação aos concorrentes? A qualidade dos meus produtos e serviços é superior? Tenho preços competitivos? Minha empresa tem concorrentes com produtos e serviços melhores ou mais ágeis ou atualizados que os meus? Meus preços e condições são inferiores aos dos concorrentes? Concorrên cia Oportunidades Ameaças Áreas de análise AMBIENTE EXTERNO Critérios para avaliar o AMBIENTE EXTERNO

21 t7/e2 Meus produtos e serviços estão entre os bens em expansão de consumo? Os clientes estão buscando bons produtos e serviços na minha área de atuação? Há um visível declínio do uso ou consumo de produtos e serviços como os de minha empresa? Há substitutos no mercado com maiores vantagens? Tendências e Modismos OportunidadesAmeaças Áreas de análise AMBIENTE EXTERNO Critérios para avaliar o AMBIENTE EXTERNO

22 t8/e2 Minha empresa, ou as empresas do meu setor, são vistas com apreço ou simpatia pela opinião pública? Minha empresa, ou as empresas do meu setor, sofrem algum tipo de restrição pela opinião pública? Opinião pública Oportunidades Ameaças Áreas de análise AMBIENTE EXTERNO Critérios para avaliar o AMBIENTE EXTERNO

23 t9/e2 Posso exportar produtos e serviços? Meus produtos e serviços são melhores do que os importados? Existe a possibilidade de importação de produtos e serviços como os meus, com vantagens para o cliente? Economia internacional Oportunidades Ameaças Áreas de análise AMBIENTE EXTERNO Critérios para avaliar o AMBIENTE EXTERNO

24 t10/e2 Tenho condições de tornar os clientes cativos ao meu negócio? Tenho diferenciais e atrativos para isso? Meus clientes exigem padrões que tenho dificuldade em atender? Meus clientes estão sumindo? O mercado em que atuo está diminuindo? Mercado e clientes Oportunidades Ameaças Áreas de análise AMBIENTE EXTERNO Critérios para avaliar o AMBIENTE EXTERNO

25 t11/e2 Critérios para avaliar o AMBIENTE INTERNO Tenho naturalidade e desapego para enfrentar coisas novas? Conto com colaboradores dispostos a tentar o novo? Eu e/ou meus colaboradores têm resistência a mudanças? Identifico medo ou receios fortes em relação a tentar novas formas de fazer as coisas? Comportamen to em relação a mudanças Pontos fortesPontos fracos Áreas de análise

26 t12/e2 Minha empresa é composta por pessoas com alto grau de capacitação para suas atividades? Temos problemas de capacitação das pessoas, para fazer o que fazem? Várias tarefas e atividades poderiam ser melhor realizadas com capacitação adequada. Preparo e capacitação das pessoas da empresa Pontos fortesPontos fracos Áreas de análise AMBIENTE INTERNO Critérios para avaliar o AMBIENTE INTERNO

27 t13/e2 Temos critérios e procedimentos bem definidos para atender clientes e manter relações regulares com eles. Não há rotinas estáveis nem procedimentos claros de atendimento e relacionamento. Não existem contatos regulares com clientes. Não temos critérios para definir clientes ativos ou inativos. Estrutura de atendimento e relações com o cliente Pontos fortesPontos fracos Áreas de análise AMBIENTE INTERNO Critérios para avaliar o AMBIENTE INTERNO

28 t14/e2 Estamos preparados para lidar com equipes e temos objetivos e metas claramente definidos que acompanhamos regularmente. Realizamos reuniões de avaliação de resultados. Não há formação ou preparo em liderança de equipes. Não temos objetivos ou metas claramente definidas. Não há o hábito de reuniões de avaliação de resultados. Direção da empresa Pontos fortesPontos fracos Áreas de análise AMBIENTE INTERNO Critérios para avaliar o AMBIENTE INTERNO

29 t15/e2 São baseadas em objetivos comuns. Há forte senso de responsabilidade para com a empresa e seus resultados? São relações cordiais e baseadas no profissionalismo e na colaboração recíproca. As relações são geralmente rotineiras e baseadas na obrigação de trabalhar juntos? As relações têm fortes componentes familiares que geralmente predominam sobre os interesses profissionais ? Relações internas na empresa Pontos fortes Pontos fracos Áreas de análise AMBIENTE INTERNO Critérios para avaliar o AMBIENTE INTERNO

30 t16/e2 Aumenta o grau de colaboração recíproca e disposição para vencer a crise? Há comprometimento das pessoas para jornadas maiores de trabalho, se for necessário, para lidar com problemas e solucioná-los? Costumam acontecer discussões internas que afetam a qualidade do trabalho? Os objetivos pessoais são muito diferentes entre integrantes da empresa e, em certos casos, conflitantes? Eventualmente chega-se a climas de acusações entre os colaboradores quanto às razões das crises da empresa? Qualidade das relações internas em situações de crise Pontos fortesPontos fracos Áreas de análise AMBIENTE INTERNO Critérios para avaliar o AMBIENTE INTERNO


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