A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO Pedagogia de Projetos COLÉGIO NACIONAL 2 0 0 8.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO Pedagogia de Projetos COLÉGIO NACIONAL 2 0 0 8."— Transcrição da apresentação:

1 GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO Pedagogia de Projetos COLÉGIO NACIONAL 2 0 0 8

2 Introdução Ambientação: mensagem Repórteres Secretários Introdutores Bibliotecários Sintetizadores

3 Questionamentos O que é Pedagogia de Projetos? É a arte de ensinar através de projetos. Projeto é uma palavra que vem do latim é significa “lançado para adiante”. No dicionário Aurélio, projeto significa idéia que se forma de executar ou realizar algo, no futuro; plano, intento, desígnio; empreendimento a ser realizado dentro de determinado esquema; esboço ou risco de obra a se realizar.

4 Questionamentos Quais são suas características? Envolvimento do grupo – alunos e professor. É uma atividade intencional, ou seja, em que as pessoas têm intenção, vontade de fazer; Responsabilidade e autonomia – os alunos são co-responsáveis pelo trabalho e pelas escolhas ao longo do projeto; Cooperação – em geral, os trabalhos são desenvolvidos em equipe; Resolução de problemas – o objetivo central do projeto constitui um problema ou uma fonte geradora de problemas, que exige uma atividade para sua resolução;

5 Questionamentos Fases – um projeto é composto por diversas fases, sendo: 1. Tópico motivador – vindo dos alunos ou do professor; 2. Formulação do objetivo central; 3. Formulação dos problemas; 4. Planejamento; 5. Execução; 6. Avaliação; e 7. Divulgação dos trabalhos. Obs.: A participação dos alunos na elaboração destas fases é imprescindível para a construção da sua autonomia, no entanto, o grau de liberdade que eles terão para isso vai depender da sua maturidade. Ex.: Na Escola da Ponte, em Portugal, os alunos do

6 Questionamentos Núcleo Inicial aprendem a elaborar estes projetos com os orientadores. No núcleo seguinte, eles passam a ter mais liberdade na escolha dos temas, e de todas as fases, mas há alunos que nunca saem do Núcleo Inicial; Postura do aluno – deve ser ativa, participativa. Ele deve aprender fazendo, falando, ao contrário da postura tradicional: passiva, estática; Surgimento do projeto – deve surgir dos alunos ou professores ou comunidade escolar como um todo tendo como grande ponto central o envolvimento do grupo.

7 Questionamentos Como surgiu esta Pedagogia? Surgiu na área de Arquitetura e Engenharia no século XVI e XVII. No século XIX, Dewey e a sua adesão ao Pragmatismo trouxe o projeto para a área pedagógica. W. H. Kilpatrick, que foi discípulo de Dewey, sistematizou a pedagogia de projetos em seu livro “The Project Method”.

8 Questionamentos Na Pedagogia de Projetos há conteúdo programático? Sim, pois sem conteúdo não há aprendizado. Mas não há um conteúdo inflexível ao longo do ano. Existe o risco de eu me perder do conteúdo programático estabelecido no Projeto? Sim. Por isso a necessidade de um registro, um “Diário de Bordo”, que vai acompanhar tudo o que acontece num Projeto, para serem feitos ajustes ao longo deste.

9 Questionamentos Qual a relação entre Projeto e Conteúdo Programático? O conteúdo está dentro dos Projetos. Nós temos que rever nosso conteúdo programático para trabalhar com Pedagogia de Projetos? Temos que ter um local onde queremos chegar, por isso, podemos ter um programa a ser cumprido, mas o projeto vai sendo formado de acordo com as idéias do grupo, que é composto pelos pais e principalmente pelos profissionais de educação e os alunos. Por isso, pode ser que tenhamos que rever os nossos conteúdos ou não. Vai depender do grupo e das necessidades.

10 Questionamentos A Escola Democrática é uma escola que trabalha com a Pedagogia de Projetos? Não necessariamente. No entanto, é uma Pedagogia que tem grandes afinidades com o trabalho da Escola Democrática. Mas na prática vemos o seguinte: na escola de Summerhill, na Inglaterra, não se trabalhava com projetos. Ela era democrática na área administrativa, mas na pedagógica, era tradicional. Uma diferença que podemos destacar na parte pedagógica desta escola era que o aluno poderia decidir se queria assistir aula ou não. Já na Escola da Ponte em Portugal e na Lumiar em São Paulo, trabalha-se com Projetos, se bem que de formas diferentes em cada instituição.

11 Questionamentos Educadores que trabalharam e trabalham com pedagogia de projetos? John Dewey, W. H. Kilpatrick, Fernando Hernández. Como retirar dos alunos seus interesses? Se utilizando de motivadores de aprendizagem, experiências científicas, etc. Um projeto exige registro? Sim. Precisamos de um “diário de bordo” para estarmos sempre vendo para onde estamos indo.

12 Questionamentos Qual o objetivo de terem vários projetos como exemplos em livros e sites na internet já que o caráter de originalidade é imprescindível para a elaboração de um Projeto? Quais os riscos? Servirem de orientação, de exemplo. O risco é o pessoal copiá- los, o que pode descaracterizar a Pedagogia de Projetos. Qual deve ser a postura do aluno e do professor? Do aluno: ativa, pesquisadora. Do professor: provocadora, pesquisadora.

13 Questionamentos Uma escola que faz um projeto sobre pintura para todas as turmas está utilizando Pedagogia de Projetos? É bem provável que não, pois, os projetos surgem com as necessidades dos alunos, professores e comunidade escolar. Além disso, é uma atividade intencional. A não ser que a escola promova uma atividade em que todas as turmas participem desta decisão, com suas dúvidas, etc, que haja o envolvimento de todo o grupo, não se está trabalhando com Pedagogia de Projetos.


Carregar ppt "GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO Pedagogia de Projetos COLÉGIO NACIONAL 2 0 0 8."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google