A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cloud Computing Também conhecido no Brasil como computação nas nuvens ou computação em nuvem, cloud computing se refere, essencialmente, à ideia de utilizarmos,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cloud Computing Também conhecido no Brasil como computação nas nuvens ou computação em nuvem, cloud computing se refere, essencialmente, à ideia de utilizarmos,"— Transcrição da apresentação:

0 Tópicos especiais em Sistemas de Informação
Cloud Computing Tópicos especiais em Sistemas de Informação

1 Cloud Computing Também conhecido no Brasil como computação nas nuvens ou computação em nuvem, cloud computing se refere, essencialmente, à ideia de utilizarmos, em qualquer lugar independente da plataforma, as mais variadas aplicações por meio da internet com a mesma facilidade de tê-las, instaladas em nosso próprio computador.

2 Definições Os dados armazenados podem ser acessados de qualquer lugar do mundo, bastando existir uma conexão com a internet. Não existe a necessidade da instalação de programas para armazenar os dados. O acesso as dados é feito de maneira remota, através da internet Não existe necessidade de uma plataforma especifica para acessar os dados baste ter acesso a internet.

3 Pioneiros Amazon Google IBM Microsoft
Essas foram as primeiras empresas a iniciar uma grande ofensiva nessa "nuvem de informação" (information cloud), que especialistas consideram uma "nova fronteira da era digital".

4 Cloud Computing no Brasil
O Brasil representa apenas 1,4% do trafego mundial enquanto países desenvolvidos como EUA respondem a 37% e a Europa 18%, é a prova de que há muito para se fazer no brasil para incentivar esta tendencia tecnológica.

5 Características Acesso independente do software ou hardware;
Não existe necessidade da preocupação com backup, manutenção, controle de segurança entre outros; Compartilhamento simples e fácil; Muitas são gratuitas e quando pagas não funcionam como as licenças integrais de softwares; Mesmo que precise instalar algum aplicativo o processo fica por conta do fornecedor do serviço.

6 SaaS – Software as a Service (Software como Serviço)
- Forma de trabalho onde o software é oferecido como um serviço; - Usuário não precisa de licença de uso para instalação; - Não necessita de computadores ou servidores para executá-lo; - É pago, no máximo, um valor periódico, relativos aos recursos utilizados e/ou tempo de uso.

7 Entendendo melhor os benefícios
Caso uma empresa deseje utilizar um software que será utilizado por pelo menos vinte funcionários, há várias soluções prontas no mercado, porém a empresa terá de arcar com as licenças de uso. Já no SaaS não, a empresa apenas proverá o acesso à nuvem (Internet) e o fornecedor do serviço fará toda a parte relativa à manutenção, atualização, software, hardware, entre outros. Portanto, haverá economia de tempo e investimento financeiro. IBM e HP são dois exemplos de companhias que já oferecerem soluções em SaaS: HP SaaS; IBM SaaS.

8 PaaS, DaaS, IaaS e TaaS Há no mercado, atualmente, alguns conceitos derivados do SaaS, as quais: PaaS, DaaS, IaaS e TaaS. - Platform as a Service (PaaS): Plataforma como Serviço. Trata-se de um tipo de solução mais amplo para determinadas aplicações, incluindo todos (ou quase todos) os recursos necessários à operação, como armazenamento, banco de dados, escalabilidade (aumento automático da capacidade de armazenamento ou processamento), suporte a linguagens de programação, segurança e assim por diante;

9 PaaS, DaaS, IaaS e TaaS - Database as a Service (DaaS): Banco de Dados como Serviço. O nome já deixa claro que esta modalidade é direcionada ao fornecimento de serviços para armazenamento e acesso de volumes de dados. A vantagem aqui é que o detentor da aplicação conta com maior flexibilidade para expandir o banco de dados, compartilhar as informações com outros sistemas, facilitar o acesso remoto por usuários autorizados, entre outros;

10 PaaS, DaaS, IaaS e TaaS - Infrastructure as a Service (IaaS): Infraestrutura como Serviço. Parecido com o conceito de PaaS, mas aqui o foco é a estrutura de hardware ou de máquinas virtuais, com o usuário tendo inclusive acesso a recursos do sistema operacional; - Testing as a Service (TaaS): Ensaio como Serviço. Oferece um ambiente apropriado para que o usuário possa testar aplicações e sistemas de maneira remota, simulando o comportamento destes em nível de execução.

11 Aplicações nas nuvens Compartilhamento de Fotos: flickr;
Compartilhamento de Vídeos: YouTube, vimeo; Disco Virtual: GoogleDrive, DropBox, Onedrive, SugarSync, ICloud, BoxNet; Antivírus: Panda; s: Outlook, Gmail; Serviços: Aprex, GoogleApps, Office365.

12

13

14

15

16

17

18 Tipos de Cloud Private Cloud:
Equipamentos e sistemas que constituem a nuvem estão dentro da infraestrutura da própria corporação; Considera a cultura corporativa, de forma que políticas, objetivos e outros aspectos inerentes às atividades da companhia sejam respeitados; Mais segurança e privacidade. Uma empresa pode ter dados críticos por demais para permitir que outra companhia responda pela proteção e disponibilização destas informações; A proteção oferecida pode simplesmente não ser suficiente.

19 Tipos de Cloud Private Cloud:
Pode oferecer a vantagem de ser "moldada" com precisão às necessidades da companhia; Pode ser melhor controlado, assim como a disponibilização de recursos pode ser direcionada de maneira mais eficiente, aspecto que pode impactar diretamente na rotina corporativa; Microsoft, IBM e HP oferecem soluções para nuvens privadas; Disponibilidade, agilidade de processos e segurança, especialmente se a implementação for otimizada com virtualização, padronização de serviços, entre outros.

20 Tipos de Cloud Hybrid Cloud: Flexibilidade de operações;
Custos reduzidos; Determinadas aplicações são direcionadas às nuvens públicas; Aplicações mais críticas permanecem sob a responsabilidade de sua nuvem privada; Pode haver também recursos que funcionam em sistemas locais, complementando o que está nas nuvens; São uma tendência muito forte nas corporações; pode ser feita tanto para atender a uma demanda contínua, quanto para dar conta de uma necessidade temporária.

21 Cloud em Empresas A P&G(Procter & Gamble): contratou o Googleapps para mais de 130 mil colaboradores; Amazon: Utiliza a Nuvem Publica para suportar o volume de vendas no período de Natal já que, uma estrutura física ficaria ociosa na maior parte do ano. Rock In Rio: Utiliza a Nuvem para atender a grande procura por ingressos, suportando milhares de acessos simultâneos à pagina de venda de ingressos.

22 Por que uma nuvem? Uma nuvem é utilizado para fins de abstração. Neste sentido, a nuvem representa uma rede de algum tipo cuja estrutura não precisa ser conhecida, pelo menos não naquele momento. O desenho de uma nuvem, seguindo a ideia da abstração, passou também a representar a internet.

23 Conclusao Na verdade, qualquer tentativa de definir o que é cloud computing pode não ser 100% precisa. Há muitas divergências sobre o assunto; A ideia das informações armazenadas em computadores de terceiros (no caso, os fornecedores de serviço), preocupam pessoas e, principalmente, empresas; Dependência de acesso à internet: o que fazer quando a conexão cair? Dell, Intel, Oracle e Microsoft já estão trabalhando nas mais variadas soluções para cloud computing.


Carregar ppt "Cloud Computing Também conhecido no Brasil como computação nas nuvens ou computação em nuvem, cloud computing se refere, essencialmente, à ideia de utilizarmos,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google